Amostras grátis: como fidelizar clientes com brindes

18/10/2017
Por cbbr
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Amostras grátis: como fidelizar clientes com brindes
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O uso de amostra grátis tem sido muito utilizado por empresas com o intuito de fidelizar clientes. E, não é por menos, é uma técnica que tem mostrado um ótimo retorno para organizações.

Dessa forma, usar amostra grátis para fidelizar é baseado em questões de psicologia. Veja a importância desse método e dicas de brindes para usar na sua empresa.

Como os brindes ajudam a fidelizar clientes?

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A psicologia explica que o uso de amostra grátis ajuda os clientes na hora de se dedicarem às compras. Isso acontece por conta de que quando cliente passa pelo processo de compra quanto geralmente precisam ter um produto ou serviço precisam perceber que têm necessidade em possuir.

Dessa forma, a análise da solução e possíveis alternativas precisam ser feitas durante todo o processo.  É essencial levar em conta que existem muitos fatores de influencia na decisão dos clientes na hora de escolher entre as alternativas de disponibilidades, preço, predisposição e preferências pessoais, por exemplo.

Além disso, a prova social é um fator realmente poderoso e pode ser usado com a ciência para que se consiga aumentar as vendas do seu negócio. É por isso que possibilitar uma amostra grátis pode superar muitos obstáculos e ser essencial para convencer o seu cliente na hora de tomar decisões de compra favorável.

Os clientes poderão experimentar o produto e tomar suas próprias conclusões, o que torna uma maneira mais objetiva de avaliar e entender soluções. Assim, se pode concluir que a amostra grátis segue a regra da reciprocidade, segundo a psicologia.

Por exemplo, quando você fornece algo ao cliente de forma gentil e gratuita, ele irá sentir a necessidade de responder da mesma maneira. Isso significa ou comprar o produto ou recomendar a empresa para alguém. Além disso, a probabilidade de fidelizar o cliente é muito maior.

Esse tipo de fenômeno determinado como reciprocidade. A reciprocidade, inclusive, é muito usada no marketing digital como disparo psicológico para gerar maiores resultados de vendas. Alguns empreendedores determinam que existem diferentes tipos de disparos, veja as principais!

  • vida, que funciona remissões à curiosidade que existe nos seres humanos;
  • Ocomando, que acorda o respeito, além da admiração por quem é um especialista no assunto em questão;
  • O motivo, baseado no fato de pessoas necessitam de uma razão para aceitarem determinada situação;
  • carência, que tem relação com a disponibilidade de uma mercadoria ou serviço;
  • Asociedade, que é associada com desejo de as pessoas necessitarem pertencer a um grupo;
  • prova social, que estimula a real necessidade em saber o que as outras pessoas estão pensando sobre alguma coisa;
  • evento, que determina qual a participação de uma pessoa nos eventos baseado na necessidade de cada um em interagir, além da de se conectar com alguém que possa agregar valor.

De forma resumida, os disparos de compras são métodos usadas pelo marketing com o intuito de gerar maior interesse nos produtos para os clientes que já foram conquistados e nas pessoas que se deseja conquistar. Dessa forma, o uso de amostra grátis é todo estudado pela psicologia para dar resultados.

Dicas de brindes para fidelizar clientes.

dicas de brindes para fidelizar clientes

Agora que você já sabe como funciona a técnica da amostra grátis na fidelização de clientes, veja algumas dicas de brindes que são, geralmente, fornecidos por muitas empresas e que realmente funcionam.

1. Caneta esferográfica personalizada.

Esse é um brinde muito usado por conta que uma caneta é sempre um objeto necessário, independentemente do perfil do cliente. Assim, é considerado alguns hábitos dos consumidores para fornecer uma caneta personalizada para seus consumidores.

Geralmente é uma boa técnica por ser um objeto que irá fazer o consumidor lembrar do seu negócio sempre que usar o objeto. Ou seja, constantemente.

2. Botton personalizado.

O objeto é uma ótima opção de mimo pois é algo feito, exclusivamente, para fazer o cliente se lembrar da sua empresa. O botton é um objeto que pode ser preso em tecidos ou qualquer material flexível.

Assim, para ser um método realmente eficaz, procure não estampar apenas a logo da empresa no botton. O uso de frases ou figuras criativas pode agradar diversas pessoas.

O modelo mais usado é o americano, que é aquele famoso arredondado, que possui em média 35mm de tamanho e é feito com metal.

3. Pingentes personalizados.

O pingente demonstra uma relação ainda mais próxima e de carinho com seus clientes. Isso se deve por conta que um pingente, de forma geral, é um verdadeiro mimo.

O pingente é um acessório que pode ser usado de forma pessoal, tanto com um colar no pescoço quanto em uma pulseira ou tornozeleira. A variedade das formas irá variar bastante, mas certamente é uma boa opção para ser usado como uma amostra grátis ou um simples mimo.

4. Calendários personalizados.

Os calendários são indispensáveis para qualquer tipo de pessoa, por isso o calendário é sempre muito útil de forma pessoal, já que pode ajudar muito na organização diária.

Além disso, se você parar para pensar, a maioria das companhias de gás ou de empresas que trabalham com contratação de serviços usa esse método para que as pessoas tenham sempre o contato da empresa nas suas casas ou ambiente de trabalho.

5. Marcadores de página personalizados.

Outro objeto muito útil usado como mimo ou amostra grátis são os marcadores de página personalizados. Eles são ideais para todos os clientes leitores ou amantes da informação. Geralmente são fornecidos em eventos específicos de leitura, para alcançar um público maior.

Assim, é um objeto que certamente fará parte do dia a dia de cada um deles e será algo muito útil. Isso fará com que sua empresa seja sempre lembrada pelo cliente que tiver contato com a leitura.

6. Chaveiro personalizado.

Os chaveiros personalizados são excelentes brindes e possuem a vantagem de ter preços bem acessíveis. Os chaveiros podem ser personalizados de acordo com o serviço ou produto que sua empresa fornece.

Essa é a maneira ideal para manter o seu cliente fidelizado devido o mimo que isso demonstra.

7. Squeeze

Uma amostra grátis barata e bastante útil pode ser uma garrafinha, já que todas as pessoas podem usar. Dessa forma, as squeeze se tratam como uma opção uito em conta devido sua funcionalidade e usabilidade.

Fornecê-la personalizada é ainda melhor. Existem squeezes térmicas que funcionam para manter bebidas quentes ou geladas. Independentemente do modelo, você terá feito uma boa escolha.

8. Sacolas recicláveis.

A maioria dos supermercados ainda não fornecem gratuitamente sacolas plásticas, ou as sacolas recicláveis. Dessa forma, existem duas opções, o cliente precisará comprar ou levar sacolas de caso, a segunda opção é levar as compras nas mãos.

Isso, além de ajudar o meio ambiente, as sacolas serão fortes, estilosas e personalizadas pela sua empresa.

9. Bloco de notas.

Fazer anotações é muito comum, e isso também acontece com seus clientes. Dessa forma, não existe nada mais inteligente do que fornecer algo que eles precisam e que, certamente, ficará exposto em local de trabalho ou na sua casa.

Os blocos de notas são um brinde muito prático e que pode ser personalizado de acordo com o que você desejar estampar. Pode ser uma amostra grátis barata de produzir.

10. Power bank.

O power bank é, certamente, o melhor tipo de brinde a se fornecer atualmente. O power bank é carregador portátil.

As amostras grátis e brindes fazem com que os clientes fiquem mais empolgados com a sua empresa.

As amostras grátis não servem somente para atrair e conquistar novos clientes ou apresentar suas mercadorias às pessoas. Esse método de fornecimento tanto de produtos da própria marca ou em brindes possui a finalidade maior de fidelizar o cliente à sua marca.

Dessa forma, assim como em outras ferramentas de como os incentivos e promoções, por exemplo, as amostras e os brindes possuem a capacidade de fixar a sua empresa na mente dos seus consumidores, além de serem usados como motivação de compra do produto depois de serem experimentados.

Nesse caso a empresa não precisa, necessariamente, gastar muito dinheiro em amostras ou brindes, já que existem muitas sugestões práticas que podem ser usadas. Porém é importante estar atento, pois é essencial oferecer as amostras ou brindes junto com um bom serviço ou produto.

Assim, se você decidiu entre usar as amostras para conquistar novos clientes, apresentar ao seus clientes e a públicos diferente e até convencer pessoas que já compraram a comprar mais. Porém, é preciso ter cuidado, pois antes de permitir que os seus clientes possam experimentar todos os artigos da sua loja, procure saber o excesso das ofertas para não ser um tiro pela culatra.

Quando clientes em potencial encaram apenas uma única opção ou então até mesmo um número reduzido das opções, fazer a escolha da compra pode ser uma atividade muito difícil. Assim, no lugar de forçar os seu clientes na hora da escolha diante de um pequeno número de alternativas, permita que eles experimentem mais opções de produtos para que se sintam mais à vontade e atinja um maior número de interessados no produto.

Ao fornecer mais opções você irá diminuir a capacidade do cliente de simplesmente escolher um único item. Por isso, no fim das contas, sua estratégia de marketing pode funcionar muito melhor com mais opções de amostra grátis.

Leve em consideração alguns dos fatores essencial na hora de disponibilizar o estoque da sua empresa para fazer esse tipo de divulgação para a fidelização de clientes.

  • Qual a finalidade de fornecer as amostras grátis? Qual o seu objetivo e o que espera alcançar? As respostas dessas questões poderão ajuda-lo(a) na decisão sobre o que você quer oferecer e por quanto tempo irá fornecer.
  • Quais são as pessoas que você deseja que você deseja que experimente o seu produto? Sabendo a definição do público alvo, você deverá garantir que o produto chegue até esses consumidores em potencial.
  • De que forma você pretende avaliar o grau de sucesso da estratégia de divulgação? Será necessário a monitoração de campanhas de amostra grátis e averiguar se ajudaram ou não no aumento das vendas.
  • Abranja as amostras no seu negócio tanto online quanto off-line.

Se acredita muito no fato de que as amostras ajudam a fomentar as ideia de fidelidade dos clientes regulares. Além de tudo isso, se pode estimular qual a adesão de novos clientes, e isso pode ser ideal para a sua empresa, desde que você possua um local físico ou que tenha a capacidade de fazer entregar de amostras aos clientes.

Assim, se você possui uma loja apenas de comércio eletrônico, se torna mais complicado ter proveito fazendo uso de amostra grátis, mas isso não significa dizer que o método não irá funcionar.  Assim, se pode concluir que o fornecimento de amostras de produtos não são um privilégio das lojas físicas.

Espero que tenha gostado das dicas e orientações. Não deixe de nos acompanhar para não perder nada. Até breve!

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