ISRC – Um código para identificar gravações musicais

18/05/2016
Por cbbr
ISRC – Um código para identificar gravações musicais
Avalie este artigo

Muitas pessoas, especialmente aquelas que não estão envolvidas na indústria da música, não têm conhecimento do que são os chamados códigos de barras (ISRC) SISRC. E até agora, nós na Códigos de Barras Brasil não tínhamos necessariamente conhecimento da sua existência também. O código de barras ISRC é o Código de Gravação Padrão Internacional – atuando como um sistema de identificação das gravações de som e clipes musicais.

A regra geral é que cada número de código de barras é único, e o mesmo se aplica para o ISRC. Ele identifica uma determinada gravação, e a cada versão da gravação é atribuído o seu próprio ISRC. O código fica gravado (queimado) na gravação. E, uma vez gravado, permite ao usuário acompanhar as vendas, quando está tocando em uma estação de rádio e até mesmo quando está tocando em um local físico, como em clubes ou bares. O código também é usado por sociedades de direitos autorais para rastrear o uso para o pagamento de royalties. ISRCs estão sendo cada vez mais utilizados pelos principais sites de download, empresas de distribuição digital e sociedades de gestão coletiva como uma ferramenta para gerenciar repertório digital e controlar o comércio.

Um ISRC é composto de 12 caracteres e dividido em quatro seções:

1. Os dois primeiros caracteres identificam o país onde o membro está localizado (por exemplo, “BR” representa o Brasil) .
2. Os próximos três caracteres identificam o titular do direito de gravação. Essas três letras e números é para cada gravação e eles são específicos para os direitos do proprietário. No entanto, ter um código ISRC não implica a propriedade sobre uma gravação particular – se a gravação é passada mais tarde para um novo proprietário, o código não vai mudar.
3. Os próximos dois caracteres identificam o ano em que foi dado um código ISRC a uma gravação específica.
4. Os últimos cinco caracteres caracteres são a escolha do titular quando da atribuição de gravações com um ISRC. Estes caracteres são sempre números. A maneira mais fácil de organizar esta seção do código é dar a primeira parta da gravação ‘00001’ , a segunda ‘00002’, etc.

Mas será que você realmente precisa de um código ISRC para suas gravações?

Tecnicamente, não. Se você estiver gravando faixas para uso pessoal ou para criar uma gravação demo ou ensaio, não é necessário que você adquira um código ISRC. Se você estiver querendo acompanhar as vendas e quando sua gravação é tocada em rádios, um código ISRC é, com certeza, altamente recomendado. E, tipicamente, você irá só gravar (queimar) o código na versão final da sua música. Tenha em mente que estes códigos não fazem rastreamento de inventário, como em CDs, se você pretende vender a um nível de varejo – varejistas precisam que você consiga um código de barras UPC ou EAN normal, a fim de que você possa vender o seu CD em suas lojas. No entanto, isso é completamente diferente e irá acompanhar as vendas de seu CD físico uma vez que cada unidade for escaneada no momento do checkout (finalização de compra).

Então, se você precisa de um código ISRC, como você vai fazer para adquirir um?

Você terá que comprar os códigos da Agência Nacional ISRC do seu país. No Brasil é chamado SISRC, você provavelmente terá que pedir para se tornar membro da agência Abramus http://www.abramus.org.br/musica/720/isrc/. Uma vez que esta adesão for aprovada, você será capaz de atribuir códigos ISRC a gravações a um custo específico, e terá de renovar essa taxa anualmente, a fim de continuar a usar os códigos – independentemente de quantos códigos você usou para um ciclo particular. Se você é apenas um compositor ou artista, sem a intenção ou experiência no acompanhamento de vendas de CDs e acompanhamento de quando sua gravação estiver tocando em rádios, existem gestores dentro da agência que podem lhe ajudar a lidar com essa responsabilidade para você.
Ganhar dinheiro na indústria da música pode ser complexo, mas o primeiro passo para acompanhar quando tocarem sua música em uma plataforma digital ou rádio, bem como as vendas, é através da aquisição de um código ISRC. Embora a Códigos de Barras Brasil não possa emitir esses códigos, nós esperamos que esta publicação tenha sido útil na obtenção de algumas informações sobre este código relativamente desconhecido aí fora. Mas é claro, não hesite em nos visitar para conseguir um código de barras para o seu CD físico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *