Por que é tão importante criar um diferencial competitivo online?

15/09/2017
Por cbbr
diferencial competitivo

Diferencial competitivo significa todas as características e atributos que fazem a empresa ser única e superior a concorrência. Ele inclui todas as vantagens exclusivas que a empresa fornece aos seus clientes que os concorrentes não conseguem proporcionar que a tornam mais competitiva.

O mercado online oferece uma grande oportunidade para quem sabe oferecer um diferencial competitivo ao seu negócio. Isso porque a maioria das pessoas chega nesse mercado de paraquedas.

A razão pela qual as pessoas estão migrando para o mercado digital são as mais variadas possíveis. Mas, em grande parte elas chegam em busca de novas oportunidades e de um lucro extra ou mesmo buscando a independência financeira.

Isso porque a crise econômica no Brasil atingiu níveis inimagináveis e já dura tempo o suficiente para fazer as pessoas terem um plano B. Mas você sabe como se destacar neste mercado?

Por essa razão é que hoje oferecemos a solução completa para os seus problemas com relação a isso, mostrando o que você precisa para conseguir um diferencial competitivo para o seu negócio online. Quer saber mais? Então leia este artigo até o final e descubra!

Por que criar um diferencial competitivo é tão importante?

importância diferencial competitivo

Criar um diferencial competitivo no mercado online é importante principalmente porque a concorrência é grande.

Afinal se você chegou até este mercado, já deve saber que muitas pessoas já estão buscando formas de ganhar dinheiro através da internet.

Isso porque, apesar do mercado está em crise, na internet as coisas não andam tão ruins assim. Aliás, nunca estiveram melhores, já que, aparentemente o mercado não arrefeceu com a crise e continua bastante aquecido.

Apesar disso, as pessoas ainda precisam entender como o ambiente online funciona, e principalmente ter diferencial competitivo para lidar tanto com os concorrentes diretos (pequenos e microempreendedores do seu mesmo nicho e segmento) como os indiretos.

Sim, pois, em se tratando do mercado online, as grandes empresas, por exemplo, que já estão no mercado há mais tempo já possuem boa parte dos seus lucros baseados nas vendas de suas lojas online.

Quer um exemplo?

Grandes lojas, como as Americanas, por exemplo, vendem boa parte de seus grandes produtos muito mais através de sua loja online do que em suas lojas físicas.

As razões para isso são várias.

Em primeiro lugar é preciso compreender que o público consumidor procura uma maior variedade em termos de preços, opções e principalmente de vantagens.

E nesse aspecto, as grandes lojas possuem serviços que atendem a essa demanda e a esse público consumidor.

Por isso, se você está pensando em ingressar no mercado online é preciso que você busque formas de garantir o seu diferencial competitivo para angariar uma boa parte desse público e garantir os maiores lucros para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como você pode garantir esses diferenciais? Listamos neste artigo alguns pontos aos quais você deve estar familiarizado. Vamos lá?

Atendimento

atendimento

Antes de mais nada, para garantir um diferencial competitivo e fidelizar o seu público você precisa buscar formas de oferecer um atendimento completo e diferenciado.

Isso porque, por se tratar de um mercado onde suas transações majoritariamente serão online é preciso que você compense este diferencial do seu comércio com um atendimento diferenciado.

Como você pode fazer isso?

Simples: basta que você esteja disponível para atender o seu público e deixe isto claro no momento da experiência de compra.

Pode parecer um gasto desnecessário de dinheiro, por exemplo, quando se investe em ferramentas de análise de compras, mas é importante que você saiba que boa parte do fracasso total de lojas online reside em mal atendimento.

Basta abrir a página de sites como o Reclame Aqui e ver o quanto isto é importante para que você possa criar um diferencial competitivo para o seu negócio.

Por isso, não pense duas vezes na hora de investir em ferramentas de análise e gestão, para que você possa oferecer os suportes necessários, por exemplo, nos momentos em que a maioria dos seus visitantes desiste do processo de compra.

Além disso, vale ressaltar que um cliente bem atendido sempre volta.

Ofereça uma experiência de compra incrível para o seu cliente

Muitos negócios online pecam na hora da criação de suas lojas virtuais quando pensam que fornecer um bom preço é o maior diferencial que eles podem oferecer.

Na verdade isto também, mas a experiência de compra do seu cliente se inicia muito antes de colocar os seus produtos no carrinho de compras.

Uma boa campanha de marketing é o grande diferencial para fazer com que os seus clientes tenham uma boa impressão do seu e-commerce.

Além disso, é preciso que, além do diferencial de compra, você invista em promoções, num design de ambiente (da sua página) acolhedor e uniforme, para que assim o seu cliente possa ter essa tão famosa boa experiência de compra.

Dentro deste pacote está incluso também uma boa quantidade de formas de pagamento que facilitará o processo de compra.

Bem como, evitar redirecionar o seu visitante para outras páginas enquanto ainda se está no processo de compra. Isso faz com que o seu cliente fique desconfiado e até mesmo desista.

Assim como evitar o excesso de etapas durante essa parte das vendas também é um grande diferencial competitivo.

Mesmo que, por exemplo, as estratégias de marketing digital exijam que você capte dados para praticar estratégias de SEO, o mais importante você capta no momento em que colhe o e-mail dos seus visitantes.

Isso porque, a partir disso você poderá criar estratégias de e-mail marketing para garantir que os clientes que fizeram compras no seu comércio digital possam sempre voltar.

Outra forma de se adaptar a esse atual momento de compras é oferecer soluções mobile, através de aplicativos e de páginas pensadas para facilitar esse acesso.

Pois é preciso pensar que boa parte dos brasileiros hoje têm acesso a internet através de smartphones e cada vez maior é o número de pessoas que estão adquirindo esses aparelhos.

Valorize o seu produto

A valorização do seu produto é outro ponto que deve ser levado em conta no momento de criar seu diferencial competitivo.

Isso porque, se você está vendendo quaisquer produtos, sejam eles físicos, serviços ou infoprodutos, é necessário que você os conheça muito bem.

Pois faz parte de muitas das estratégias de marketing digital a criação de conteúdos para atrair cada vez mais clientes e assim garantir o interesse de cada um deles pela sua marca.

A esse processo, chamamos marketing de atração e está inserido no que concerne ao marketing digital.

Através de um maior conhecimento acerca do que você vende, você poderá identificar o seu público-alvo, o nicho ao qual ele pertence e investir pesadamente em campanhas nessas regiões.

Além disso, um diferencial competitivo se constrói quando você promove dentro das estratégias de marketing a empatia.

Isso é, saber de que maneira aquele produto pode servir ao seu consumidor. E, partindo desse princípio criar maneiras de fazer campanhas certeiras e artigos que ofereçam informações que as pessoas que vão adquirir aqueles produtos gostariam de ouvir.

Por isso, conheça bastante do seu produto e o valorize através destas técnicas, que podem ser ainda mais ampliadas através de ferramentas de SEO.

Elas vão identificar para os conteúdos que você vai criar as palavras-chave mais pesquisadas por quem procura as soluções oferecidas pelo seu produto e assim encontrar uma boa maneira de fazer o seu site ou loja virtual estar entre os primeiros resultados do Google.

Faz sentido analisar essa informação para buscar diferencial competitivo se você parar pra pensar que nem mesmo você, ao fazer buscas triviais no Google, chega até além da terceira página.

Por isso, pense no marketing digital como uma ponte para que você possa valorizar o seu produto.

Além disso, é preciso que você pense também em formas de logística reversa para lidar, por exemplo, com as devoluções que ocorrem com frequência em lojas digitais.

Oferecer uma entrega rápida, continuar com as estratégias de atendimento, entre outras coisas, é importante para que você possa ter um grande diferencial competitivo no momento em que vende o seu produto.

Preço competitivo

Preço competitivo, como já falamos, é uma parte importante do negócio, mas não somente.

O valor agregado ao seu produto deve ser levado em consideração no momento da compra.

Pois um diferencial competitivo se cria também através de preços que sejam enxutos, mas que também não deixem de lado o seu lucro, que é o mais importante no momento em que você abre um comércio online.

Procure fornecedores que permitam que você ofereça um bom preço por seus produtos e procure compensar algumas fraquezas típicas de pequenas e microempresas.

Como por exemplo, no caso de fretes.

Se por acaso você não consegue oferecer produtos por um preço mais baixo do que o da sua concorrência, procure compensar com a busca de formas de baixar o valor do frete.

Você sabia que a maioria dos carrinhos de compras abandonados em compras virtuais se dão no momento em que as pessoas se deparam com os valores absurdos de frete praticados?

Mas, se você consegue um grande diferencial com o preço, não esqueça de usar isso como gatilho para campanhas de venda.

Eles serão essenciais no momento de angariação de clientes para a sua loja virtual e serão o carro-chefe do diferencial competitivo da sua empresa.

Seja criativo, se reinvente

Um dos grandes problemas enfrentados pelos investidores de negócios online é o fato de que a maioria deles não procura maneiras de se reinventar dentro de seu próprio mercado.

Não basta ter um mercado online e achar que você está a frente da concorrência por essa razão.

Se reinventar tem a ver com criar oportunidades através dos mínimos gatilhos. Como por exemplo, aproveitar-se de feriados nacionais, oferecer cupons de desconto através de compartilhamento entre tantas outras formas.

Além disso, mudar o design do seu site ou página, oferecer novas formas de atendimento, estar sempre em movimento é a arma do negócio se você quiser sempre se manter com diferencial competitivo para concorrer na internet.

Pense nisso de tempos em tempos e não espere, por exemplo, passar por situações difíceis, como perda de clientes, baixas de vendas, para ter essas ideias.

Tecnologia como aliada

Estar com um comércio online pode ser um passo à frente das lojas virtuais de uma forma geral.

Mas apenas isso não basta para fazer com que você garanta um diferencial competitivo para o seu comércio online.

É preciso pensar em ferramentas e em implementar a sua empresa como um negócio completamente informacional.

Por essa razão, o uso de aplicativos de monitoramento e gestão devem ser pensados para garantir uma maior e melhor experiência com a área de gestão da sua empresa.

Além disso, é preciso pensar também em formas de criar campanhas de forma mais tecnológica, com o uso de softwares que permitam monitorar o perfil de cara usuário e cada cliente que finaliza compras ou não em seu site.

Esses dados podem se transformar em boas formas de afunilar ainda mais as estratégias de promoções e campanhas de divulgação de novidades que atrairão cada vez mais clientes e lucros.

E então, você tem o que é preciso para conseguir o seu diferencial competitivo no mercado online? Aplique as dicas acima e tenha êxito nesse mercado!

E aí, gostou do artigo acima? Que tal compartilhar em suas redes sociais? Não esqueça de comentar e de marcar os seus amigos e fique de olho em mais novidades para você! Até a próxima!

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