• (11)  3197-4704
    (21)  3958-0735
  • VIVO/         (51) 99902-0011
  • [email protected]

Códigos de barras para jornais

Como posso adquirir códigos de barras para jornais?

Picture

Os códigos de barras utilizados para jornais são os mesmos utilizados em revistas e publicações periódicas. Neste caso, nós não fornecemos este tipo de produto, por se tratar de um código de barras específico e onde o mesmo é gerado somente por um órgão responsável, aqui no Brasil chamado de IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Você pode conseguir os códigos de barras para jornais através do site:  www.ibict.br

O ISSN é o International Standard Serial Number e permite que os varejistas, bibliotecas e qualquer outra entidade que lida com grandes quantidades de seriados para localizar e acompanhar cada número da publicação. Outra vantagem de ter atribuído um ISSN é que a sua série será automaticamente incluído no banco de dados e cadastro do IBICT, oferecendo publicidade para o seu título. Sem um código de barras ISSN você pode demorar para obter a sua publicação.

Picture

Vamos explicar um pouco mais como funciona o ISSN:

A série de números ISSN é basicamente qualquer publicação, seja em forma impressa ou formato eletrônico, o que é publicado em uma base recorrente. Qualquer título que sai com um número de emissão e intervalo de datas é uma publicação seriada, se é emitido mensalmente, 2 vezes mensalmente, ou até mesmo uma vez por ano. Estes podem variar de normais revistas e jornais, de periódicos e revistas científicas, as memórias e os relatórios econômicos ou financeiros. Basicamente, se você pretende publicar qualquer coisa indefinidamente, você precisará comprar um código de barras ISSN.

Então, como funciona o ISSN ou código de barras para jornais?

O Número ISSN é fornecido pela agência responsável e deverá ser convertido em código de barras para que a publicação possa passar pelos equipamentos de um ponto de venda, permitindo a informatização do processo e consequentemente a obtenção de agilidade a venda deste produto.

O Código de Barras ISSN representa o Número ISSN sem o seu último dígito e acrescentando o Prefixo de Identificação, mais 2 zeros e o dígito verificador do código de barras (não se deve confundir o dígito verificador do código de barras com o Dígito Verificador do Número ISSN, que são dois elementos diferentes).

Ao contrário do sistema de código de barras ISBN que discutimos em um post anterior, o código de barras ISSN não contém informações como país de origem ou de informações do editor. Sua ISSN simplesmente distingue sua série de outras publicações em série, mas inclui informações como quais emissão e data de alcance do código de barras pertence.

Picture

Então, como você pode ver, o código de barras ISSN é diferente do código de barras EAN-13 varejo normal em que o número do ISSN é parte integrante do próprio código de barras, portanto, o primeiro passo no sentido de obter um código de barras ISSN é adquirir um ISSN exclusivo para a primeira edição de sua publicação, antes de projetar o código de barras que irá aparecer na capa. Idealmente, isso deve aparecer no canto superior direito da sua revista ou outra série, embora isso não seja obrigatório. Publicações on-line devem exibir sua ISSN na página inicial ou na tela de título.

Para a maioria dos seriados um ISSN é suficiente  no entanto, se a sua publicação sai em outro idioma, país ou em mais de um formato digamos impressos e eletrônicos que você pode precisar de um ISSN para cada uma delas.

No Brasil quem controla e fornece todos os códigos ISSN é o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). 

A maioria das mudanças não afetam a atribuição de seu ISSN, incluindo o formato, edição, e mudança de editora no entanto, se o título de suas mudanças de série significativamente você precisará solicitar um novo ISSN pelo menos um mês de antecedência.
Tem mais alguma dúvida ou quer falar com a Códigos de Barras Brasil? Fique a vontade e entre em contato conosco!

Imagens retiradas dos sites:

http://i.dailymail.co.uk
http://image.shutterstock.com
https://lh5.ggpht.com