Informações Importantes Sobre Código de Barras

Já sabemos que o código de barras é indispensável aos produtos no Brasil e no mundo pela fácil organização dos produtos e mapeamento de todo o estoque dentro de uma empresa.

Os códigos de barras utilizados no Brasil são os chamados EAN-13 enquanto nos Estados Unidos e Canadá são utilizados o UPC.

Algumas informações importantes sobre os códigos de barras e as etiquetas para impressão comercializados pela CBBR são:

Se dermos uma pequena olhada no Decreto nº 90.595, o Brasil adotou o padrão Internacional EAN como sendo o correto. Mas em nenhum momento se diz que os códigos de barras devem começar com uma numeração 789 ou 790 ou qualquer outra.

Seguem alguns links para quem quer se informar mais sobre o assunto:

As sequências 789 e 790 identificam o Brasil. Mas “Não necessariamente estes três primeiros dígitos dizem que o item foi produzido no Brasil”.

Outras empresas oferecendo serviços de códigos de barras podem não estar de acordo com as regulações, entre em contato conosco para mais informações. Você também deve ler todos os nossos Termos e Condições para saber se as imagens de códigos que comercializamos e as imagens de etiquetas são os corretos para a sua empresa.

Vantagens dos códigos de Barras Mais Comuns

Código de Barra UPC-A

O código de barras UPC-A também é utilizado no varejo, mas nos Estados Unidos e Canadá. Ele possui 12 dígitos.

Código de Barras EAN-13

Esse é o código de barras mais comum utilizado para comercialização dos produtos de varejo no Brasil e, portanto, o mais utilizado por pequenas empresas e empreendedores.

Hoje em dia, a maioria das lojas virtuais e físicas ao redor do mundo aceita tanto os códigos de barras UPC quanto EAN. Apenas sistemas realmente muito arcaicos aceitam somente um dos dois. No Brasil, a grande maioria aceita ambos códigos.

Significado dos números

O EAN-13 contém os dados de identificação do país, nome da empresa fabricante do produto, número de identificação do produto e um dígito verificador.

Vantagens do código de barras EAN-13

Código de Barras EAN-14 ou DUN-14

Ele é usado pela maioria dos varejistas na identificação de unidades logísticas, caixas ou agrupamentos padronizados de produtos. Também é chamado de SCC-14, GTIN-14 e Código de Unidade de Distribuição.

Este modelo de código de barras não pode ser utilizado para produtos únicos. Ele foi desenvolvido para atender grandes comércios de varejo para ajudar o comerciante a controlar a sua mercadoria.

Ele contém 14 dígitos e é geralmente colocado na parte exterior da caixa ou do palete, o que permite que as caixas sejam digitalizadas de uma distância maior.

Vantagens do código EAN-14