• (11)  3197-4704
    (21)  3958-0735
  • VIVO/         (51) 99902-0011
  • [email protected]

Como códigos de barras funcionam?

Como códigos de barras funcionam?

como códigos de barras funcionam

Você já viu um código de barras ou símbolo EAN-13 em um rótulo e se perguntou como os códigos de barras funcionam? Os códigos de barras são apenas uma maneira diferente de rotulagem dos produtos. Ao invés de usar um adesivo de fixação de preços, a maioria das empresas já utilizam códigos de barras em seus itens.
Isto permite checkouts rápidos como normalmente tudo o caixa tem que fazer é executar etiqueta EAN-13 de um item ao longo de um scanner.

Mas como funciona um código de barras?
Os códigos de barras funcionam como um “registro geral” dos produtos, ou seja, na identificação de cada ítem de consumo, o código de barras é um grande aliado dos grandes e pequenos mercados em todo o mundo e tem um papel muito importante, ou seja, ele é capaz de registrar várias informações sobre o produto.
As vantagens das barras é que elas podem ser identificadas rapidamente pelo leitor de códigos de barras. As barras são uma representação gráfica do código binário.

Entenda um pouco sobre os números dos códigos:
Os três primeiros números dos códigos de barras indicam qual país o produto foi cadastrado, mas isso não é uma exigência, ou seja, você poderá utilizar códigos de barras nos seus produtos sem serem códigos 789, como os utilizados aqui no Brasil. Isso não interfere em nada na comercialização dos seus produtos.

A segunda sequência de números, que pode variar de quatro a sete algarismos, é a identificação da empresa fabricante. Este número EAN-13 é fornecido por uma organização internacional, que faz o controle para que não sejam distribuídos números iguais.

A terceira sequência identifica o produto em si. A numeração varia conforme o tipo, o tamanho, a quantidade, o peso e a embalagem do produto. Uma Coca-Cola em lata, por exemplo, tem uma sequência diferente de uma em garrafa.

O último número é um dígito verificador. Ao ler todo o código do produto, o computador faz um cálculo complexo, somando, dividindo e multiplicando os dígitos anteriores. Se a leitura estiver correta, o resultado desse cálculo é igual ao do dígito verificador.

Os códigos de barras funcionam para rastrear tudo, desde e-mails até os mais variados e diferentes produtos.
Uma vez que as barras e espaços do código de barras podem ser dispostas de muitas formas diferentes, existem como resultado, muitas diferentes simbologias de código de barras possíveis. Estes incluem os formatos comuns de código de barras UPC-12 ( código universal de produto ) e EAN-13 ( Número de Artigo Europeu ), que são utilizados para conectar um único tipo de produto para o seu número de código de barras único.
Cada produto deve ter o seu código de barras único e nunca antes utilizado. Isso é primordial para que seus produtos cheguem as prateleiras com total segurança.
Os códigos de barras são realmente fantásticos! Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco!

Imagem retirada do site:

http://lh5.ggpht.com

Como códigos de barras funcionam?
5 (100%) 1 vote