10 razões para ter um código de barras no seu negócio

06/09/2017
Por cbbr
codigo de barras

Já pensou em ter um código de barras no seu negócio? Saiba que esta característica pode ser um fator fundamental e muito importante para o sucesso da sua empresa.

Através de um processo simples, fácil e prático de fazer, você tem em mãos uma chance enorme de crescimento, de acompanhamento de tendências de mercado e sai na frente em relação a outros estabelecimentos.

O código de barras é uma forma de facilitar o desenvolvimento das suas atividades operacionais e comerciais. Os resultados são favoráveis não só em questão de competitividade no mercado, mas também na confiança que você gera no cliente e no seu fornecedor.

Saiba um pouco mais como funciona o sistema de código de barras no seu negócio e conheça 10 motivos para passar a utilizá-lo.

Como funciona um código de barras?

Com certeza, você já deve conhecer um modelo de código de barras. Os centros comerciais de varejo e atacado, principalmente, são os grandes usuários deste tipo de controle. No entanto, pequenos comércios também estão aderindo a esta tendência de mercado.

O uso comum que nós conhecemos do código de barras é a precificação, o valor que você vai pagar quando chegar no caixa. Mas, esse leitor oferece outras informações além desta.

Entre eles podemos destacar a data de fabricação e a validade dos produtos, a posição daquele produto dentro do estoque, o volume de vendas, verificar a necessidade de reposição ou não da mercadoria, etc.

O código de barras funciona como se fosse um documento do produto em que as informações são captadas através dos caracteres numéricos e alfa numéricos.  O aparelho que lê esse código, ou seja, as barras, é chamado de scanner.

O scanner emite uma luz vermelha que absorve as informações contidas nas barras de cor preta. Onde houver um espaço em branco, a luz é refletida. Assim, tudo o que existir de informações a cerca daquele produto é revelado.

10 razões para aderir ao código de barras no seu negócio

codigos de barras 2

Quem tem uma empresa e está sempre em busca de novas formas de crescer sabe que estar atualizado é um dos principais pré requisitos para prosperar. E quando esta atualização ainda acelera resultados, se torna mais valiosa ainda.

É o que acontece com a inserção do código de barras na sua empresa. Um mecanismo que só traz benefícios e que deixa o seu negócio em uma situação privilegiada em relação a outras empresas na hora de fechar novas parcerias.

Conheça agora os motivos pelos quais você precisa aderir a um código de barras no seu negócio. Veja como ele pode ser vantajoso e deixar a sua empresa em uma posição muito melhor do que a que se encontra hoje.

  1. Agilidade nas operações de compra e venda de produtos

Aquela fila típica de supermercado poderia ser muito pior se não existisse código de barras nas mercadorias. Já pensou nisso? Quanto tempo seria gasto em contabilizar o valor de cada produto de forma manual, sem o uso do scanner?

Mesmo em empresas pequenas é possível otimizar este tempo gasto na compra e venda de produtos. Quando falamos em grande volume de vendas, este processo se torna muito mais valioso, visto que está em jogo uma quantidade muito grande de material e também de informação.

  1. Aquisição de informações de produtos

Como dissemos mais acima, não é só o preço que consta no código de barras de um produto. Outras informações como data de validade, data de fabricação, valor total do produto, no caso de peças, muito comum em comércio de alimentos, são adquiridas com o código de barras.

Além disso, há uma prévia descrição do produto, informações sobre o fornecedor, país de origem, tamanho, cor etc. São informações que podem ser úteis em determinados momentos e que você tem acesso de uma maneira rápida e fácil.

É como se você tivesse em mãos um catálogo, só que automatizado, sem a necessidade de ficar virando páginas e páginas em busca de informações. Quem faz isso por você é o scanner quando lê o código de barras.

  1. Automatização dos processos operacionais

A automatização dos processos já é, por si só, uma prática que causa muitos efeitos positivos em uma empresa. Quando esta automatização está relacionada a compra e venda de produtos, ela ganha mais força ainda.

O código de barras impede que atividades que antes eram feitas manualmente continuem a ser desempenhadas desta forma. O resultado é mais tempo para investir em outros processos, informações concretas e mais agilidade nas transações.

  1. Maior controle do estoque da empresa

Esta é uma das grandes vantagens do uso de código de barras para o seu negócio. Fazer um controle correto do estoque da empresa impacta profundamente todos os outros departamentos da empresa.

Com o código impresso nos produtos, é possível verificar a posição dele no estoque, se é preciso fazer reposição ou se o prazo de validade está perto de vencer e é preciso acelerar o processo de vendas.

  1. É essencial para quem deseja negociar com outras empresas

O código de barras é uma ferramenta que padroniza informações e facilita muito a divulgação e conhecimento do produto. Se um gestor deseja aumentar suas relações comerciais com outras empresas, precisa acompanhar o mercado.

É uma credibilidade a mais que o gestor passa para a empresa com a qual ele deseja se relacionar. Afinal, é uma prova de que ele está caminhando conforme as tendências do mercado e merece confiança.

Além disso, ao inserir o código de barras no seu negócio, você consegue se destacar entre as demais empresas que ainda não incorporaram este sistema. Se a sua intenção e alçar vôos maiores e fechar grandes parcerias, vale a pena investir nesta ferramenta.

armazém

  1. Facilidade de inclusão de mudanças no produto

Cada produto possui um código de barras específico. Mesmo que pertençam à mesma linha, cada um funciona como um produto único. Se o fornecedor desejar alterar alguma característica da mercadoria, o código não irá mudar.

E esta alteração é muito simples de fazer. Não requer treinamentos ou estudo aprofundado. Basta incluir o que for desejado na área de cadastro de cada produto. Esta mudança ocorre em tempo real, agilizando as operações.

  1. Segurança para as suas negociações

Uma consequência positiva da automatização de processos, o uso do código de barras no seu negócio garante informações precisas, diminuindo de forma drástica a chance de erros ou informações desencontradas.

Dados incorretos são comuns em transações realizadas manualmente como a digitação de números por parte dos profissionais responsáveis por esta função. Com esta ferramenta, você garante que tudo está correto.

Importante lembrar que qualquer alteração nas informações iniciais do produto deve ser feita no sistema específico responsável por isso. Assim, você evita dados incorretos como preços diferentes de um produto, por exemplo.

  1. Custos reduzidos para a empresa

Imagine ter que refazer todo um trabalho de precificação e atualização de informações a cada vez que há uma mudança em um produto da sua empresa? Além do tempo gasto nesta tarefa, há uma demanda grande de custos.

O sistema de código de barras faz todo este processo para você de forma rápida, precisa, ágil, segura e de acordo com qualquer nova informação que precisar ser anexada à mercadoria.

  1. Todo o processo de logística é melhor organizado

O código de barras possui uma gama incrível de informações do produto. Caso haja necessidade de algum tipo de armazenamento especial que favoreça o transporte do produto, isso pode ser verificado através do código de barras.

Além disso, o fluxo de distribuição em grandes centros tem todo o processo acelerado, sem precisar se preocupar com perda de tempo e demora na conferência e liberação de mercadorias.

Como sabemos, a área de transporte, armazenagem e entrega de produtos é uma das que mais demanda tempo e pessoal para realização de todas as operações de pesagem, vistoria, conferência e liberação de mercadoria.

A automatização transforma toda esta atividade e torna tudo mais simples. E no final todos ganham saem ganhando, desde o fornecedor, empresa dona dos produtos e o cliente, que é o consumidor final.

  1. Clientes e fornecedores satisfeitos com a sua empresa

Um dos pontos muito favoráveis para o seu negócio é a boa relação que você constrói com cada um dos seus clientes e, claro, com os seus fornecedores. Neste quesito, a aquisição do código de barras para o seu negócio também tem influência positiva.

Os clientes ficam satisfeitos, pois perdem menos tempo na hora de adquirir os seus produtos. Além disso, se o preço não estiver disponível, é possível verificá-lo através de um aparelho encontrado no interior de alguns setores comerciais.

Já para os fornecedores, o código de barras é uma garantia de segurança, confiança e credibilidade que eles sentem em relação a sua empresa. Toda a facilidade nas operações realizadas estreita e favorece esta parceria.

Como implementar um sistema de código de barras na sua empresa.

como implementar sistema de código de barras

Agora que você já sabe da real importância do código de barras para o seu negócio, vem a pergunta: como fazer isso?

A resposta é simples. Veja um passo a passo:

  • Escolha o tipo de código que você deseja. O mais usado é o chamado EAN-13 e as cores devem ser, de preferência, branco e preto.
  • Depois, é hora de produzir os códigos.
  • A última etapa é a geração, de fato, do código de barras.

Quanto custa a instalação de um sistema de código de barras?

Para viabilizar todo este processo é preciso algum investimento por parte da empresa interessada na implementação deste sistema. Pequenas empresas podem investir mais do que empresas maiores. Os valores são variáveis.

Mas, é possível ter uma prévia do quanto será gasto através do material necessário para este processo ser validado.

É cobrada uma taxa única de inscrição. O pagamento desta anuidade é importante para que você permaneça ativo junto à empresa.

Depois, há o investimento em um software de impressão das etiquetas. Também é possível alugar este sistema ou contratar um profissional para realizar este serviço.

Para a impressão você vai precisar de uma impressora. Neste momento, é bom se atentar para o fato de que esta máquina deve realizar a impressão com qualidade para evitar problemas na hora da leitura do código.

E, por fim, você deve escolher o scanner, o aparelho que vai fazer a leitura da etiqueta. Existem vários modelos no mercado e você pode escolher aquele que achar mais conveniente para o tamanho da sua empresa.

Entre os disponíveis no mercado podemos destacar:

  • Leitor manual CCD – indicado para estabelecimentos pequenos, com baixo fluxo de pessoas. Os códigos devem ser grandes e com ótima definição.
  • Leitor manual laser – é o mais popular e mais indicado para locais com grande fluxo de pessoas e produtos.
  • Leitor fixo laser – é aquele que você costuma ver em grandes redes de supermercados. É voltado especialmente para locais em que haja um fluxo grande pessoas e de produtos circulando o tempo inteiro.

Apesar dos investimentos necessários para a instalação do código de barras no seu negócio, é uma implementação que vale a pena. É uma maneira de aumentar vendas, se solidificar no mercado, se diferenciar da concorrência, padronizar produtos e concorrer de igual para igual com outras empresas.

10 razões para ter um código de barras no seu negócio
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *