6 Dicas para criar uma etiqueta de produto
Quando estiver em dúvida, corte o máximo possível
O copywriting otimizado para design é importante para todos os projetos e, particularmente, para o design de etiqueta. Como o espaço é um prêmio, criar copywriting conciso e claro se torna mais importante.
Uma etiqueta de produto geralmente contém certas informações importantes que incluem:
- O nome do produto
- Um logotipo para a marca maior, se o produto fizer parte de uma linha
- Unidades de medida que denotam o tamanho, quantidade ou peso do item
- Uma breve descrição ou slogan
Isso é tudo para a frente da etiqueta. Para um design de pacote, informações mais longas estão incluídas na parte de trás e incluem:
- Relação de ingredientes
- PRODUCT STORY
- Modo de uso
Desses elementos, os dois mais importantes para editar e acertar são a história do produto e as instruções de uso, porque eles tendem a exigir mais informações e, portanto, podem facilmente se tornar volumes épicos.
Se você quiser ter mais informações junto com seu produto, considere colocá-lo online, ou no caso deste exemplo, na embalagem do estojo.
Torne a etiqueta legível
Ao criar uma etiqueta, verifique se o tipo é claramente legível através do tamanho e da cor da fonte.
Use um tamanho de fonte grande o suficiente, idealmente para todos, incluindo pessoas com óculos de leitura. O texto deve ser dimensionado acima de 6 pontos no mínimo, e se você puder, tente criar uma etiqueta com as informações importantes em 10 pontos e acima.
A cor da fonte também deve ter contraste suficiente com o fundo. Se puder, escolha uma cor de fonte que tenha contraste de valor e intensidade, então brilhante + claro e sem brilho + escuro.
As cores brilhantes são consideradas boas escolhas para o tipo porque são pensadas para influenciar um cliente a comprar. A escolha da cor deve realmente depender do tipo de produto e seu estilo de marca visual existente.
Ao usar o tipo em um rótulo, você provavelmente pode renunciar a ter uma foto ou padrão de fundo por trás dele também — isso realmente afeta a legibilidade e nem apresenta o texto ou a imagem de fundo favoravelmente.
Use emparelhamento tipográfico
Uma vez que o design da etiqueta inclui pouca informação e espaço, a combinação de tipo, emparelhamento tipográfico, também é importante.
É uma maneira de criar uma justaposição visual entre diferentes tipos de informações em um design. Pode ajudar a criar uma distinção entre duas ou três coisas, o que ajuda o espectador a reconhecer que essas informações são totalmente diferentes.
Por outro lado, ela pode ser usada para criar continuidade entre as informações, através do uso da mesma fonte, ou apenas diferença sutil, através do uso de uma versão ligeiramente mais ousada ou drop caps do mesmo tipo de letra.
O objetivo final com o emparelhamento tipográfico é apresentar a relação real das informações através das escolhas de tipo.
Crie espaço com espaço em branco
Além do emparelhamento tipográfico, o espaço em branco pode ser usado para separar informações e criar distinção visual também.
No projeto Fic Ginger Ale, o design do rótulo usa espaço em branco e um design minimalista discreto para apresentar as informações do rótulo de uma maneira discreta e quase silenciosa. Espaço em branco sempre empresta um design uma sensação calmante e aberta.
Decore e ilustre
Um design de rótulo pode parecer bastante básico sem a adição de algum tipo de elemento ilustrativo ou decorativo. Elementos ilustrativos também podem ser usados para nos dizer mais sobre um produto visualmente. Para o projeto Evolution Fresh, ilustrações abstratas de tinta colorida são usadas para falar com o sabor frutado de cada novo suco.
Preste atenção à qualidade de impressão
Por último, mas não menos importante, é fundamental imprimir o rótulo usando cartolina de qualidade para dar a ele a maior presença visual e panache. Se você escolher um brilho liso, superfície revestida ou fosca são fatores importantes a considerar. Você pode querer escolher algo distinto que melhore a aparência do produto, como no caso do design de etiquetas Llanos Negros, onde as técnicas de folha de ouro e camadas de impressão são usadas para criar um design de etiquetas que é como uma obra de arte: