6 lições para quem deseja empreender no Brasil

25/03/2017
Por cbbr
Empreender no Brasil
6 lições para quem deseja empreender no Brasil
Avalie este artigo

Um dos maiores benefícios de se tornar um empreendedor é ter o controle total da sua vida. Você será responsável pela sua renda, pelo seu tempo, pelo seu sucesso. No entanto, criar uma nova empresa pode ser algo assustador para qualquer pessoa. Conhecimentos adquiridos em cursos, livros e palestras podem ser úteis, mas tirar as ideias do papel é um grande desafio. E mesmo com muita sabedoria, algumas barreiras só a experiência ajudará a solucionar. Porém, certas lições precisam ser aplicadas logo no início da sua nova empresa. E é para isso que estamos aqui. Confira abaixo algumas delas:

1- Desenvolva a sua ideia

Não comece um negócio com base no que está na moda ou pensando apenas no lucro. Fuja de notícias como: “As 10 franquias mais lucrativas”. Pense em algo que você ame fazer, tenha experiência e estará disposto a lidar com os altos e baixos. Pensou em um produto ou serviço que mudará a vida das pessoas?
Então você está no caminho certo.

2- Ofereça o que as pessoas querem comprar

Muitas vezes o pequeno empreendedor passa muito tempo pensando no que ele quer vender e pouco tempo pensando no que as pessoas querem comprar. É bem provável que esse seja o seu caso. Para ser um empreendedor de sucesso você precisa adaptar o seu produto ou serviço para a necessidade do seu possível cliente. Observe, pesquise e não tenha medo de mudar. Se o seu negócio não está dando certo, pode ser porque você não está fazendo boas escolhas.

3- Defina sua missão, visão e objetivos

A missão do seu negócio deve explicar o motivo dele existir, já a visão deve apontar para onde o seu negócio quer chegar e os objetivos são as ações que você irá fazer para alcançar a sua visão. Embora seja importante você definir esses três pontos, eles não precisam ser escritos em pedra. Eles podem, e provavelmente irão, mudar ao longo do curso da sua empresa.

4- Desenvolva uma rede de contatos

Você provavelmente já ouviu muito falar sobre networking. Desenvolver uma rede profissional de contatos é importante para qualquer pessoa, seja ela empreendedora ou não. Agora, se você quiser empreender, isso é fundamental. Poucos são os negócios que começam do topo. Até que o seu negócio seja estabelecido, você precisará divulgá-lo no velho estilo “boca-a- boca”. Ou seja, você será o embaixador da sua marca e precisará de pessoas que confirmem os benefícios do seu negócio. Para isso, feiras, eventos, redes sociais são fundamentais para conectar com outros profissionais. Você fará parcerias, ouvirá dicas de quem já está no mercado a mais tempo e terá boas ideias de como expandir o seu negócio.

5- Encontre um equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Para ter um negócio bem-sucedido, muitas pessoas pensam que é preciso se dedicar 100% ao trabalho e esquecer da vida pessoal. Saiba que isso é impossível a simples tentativa só trará prejuízos para você. É importante saber separar o horário de trabalho e horário de lazer. Embora em alguns momentos você precise sacrificar um cinema para conquistar um novo cliente, isso não pode virar uma rotina, já que irá te desgastar e prejudicar o sucesso da sua empresa.

6- Não desista

Empreender não é fácil para ninguém, mas para nós brasileiros é uma tarefa ainda mais árdua. Alta carga tributária, limite de crédito, processos burocráticos, legislação trabalhista que não facilita, concorrência pesada, podem fazer você pensar em desistir logo no primeiro mês. Seja persistente! Não desista. O que vai determinar o seu sucesso são as suas escolhas.
Esses foram seis importantes conselhos para você ter em mente enquanto se aventura em empreender no Brasil! Aplique essas lições, desde o início, e mantenha a mente e o coração aberto. Seja corajoso e assuma riscos com cuidado, aprendendo com os erros e sem medo de mudar. Boa sorte nessa jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *