6 Vantagens de Ter um Centro de Distribuição

04/10/2017
Por cbbr
centro de distribuição
6 Vantagens de Ter um Centro de Distribuição
Avalie este artigo

Para muitas empresas, existem muitas vantagens em ter o seu próprio centro de distribuição.

A supply chair (ou seja, uma cadeia de suprimentos) tem como referência fundamental, a gestão nos recursos necessários nas atividades de uma empresa ou o fornecimento em uma rede de varejo.

Como departamento, o centro de distribuição é muito importante para muitas áreas comerciais.

Com o seu fornecimento, a competitividade é conquistada por várias empresas em diferentes segmentos, influenciando assim o mercado de forma geral.

Ademais, as empresas com um bom planejamento estratégico, conseguem diminuir seus custos através da logística, levando seus produtos mais baratos até suas lojas.

Então, nesse artigo você entenderá melhor e conhecerá vantagens em ter o seu próprio centro de distribuição.

Redução de custos gerais

redução de custos

Para um fornecimento mais rápido, flexível e abrangente, os centros de distribuição podem ser a melhor forma em suas economias.

A redução de custos é uma das maiores vantagens que se pode ter em um centro de distribuição.

Primeiramente, deve-se ter uma separação dos custos que influenciam em um centro de distribuição. Nessa separação é possível enxergar:

  • Transportes, fretes e logística;
  • Gastos em aluguéis para vários galpões;
  • Armazenamento dos produtos;
  • Redução de perdas de estoque pelo desenvolvimento dos processos relacionados à área.

Com um centro de distribuição, o armazenamento de produtos de sua empresa ficará centralizado em um único ponto. Dessa maneira, haverá mais facilidade para o seu fornecedor entregar suas mercadorias.

Como tudo será fornecido para apenas um lugar, seu fornecedor não precisará entregar poucos produtos para cada ponto ou loja, aumentado assim o custo do frete.

Esse fator ajuda na economia da locação no transporte efetuado, também baixa o custo em sua locomoção.

Os custos nesses processos podem variar de acordo com a localização de seu centro de distribuição, por conta dos tributos, cobranças de impostos aplicados para cada estado e município.

Com base nisso, o ICMS pode apresentar valores baixos em consonância no preço da mercadoria, como também, nas isenções tributárias.

Os gastos quando você tem um centro de distribuição, diminuem também a forma do armazenamento dos produtos.

Por exemplo: você tem algumas lojas e é informado que alguns produtos já estão perto de sair de suas validades. Infelizmente, mesmo baixando seus custos para poder vender mais rápido, você acabando tendo prejuízos com essas validades.

Com o centro de distribuição, você tem um melhor controle e as estatísticas fundamentais para cada produto. Os prejuízos diminuirão de forma surpreendente.

Nessas reduções de perdas no estoque, são otimizadas com as tecnologias necessárias de controle mais adequado nos seus produtos e as manutenções devidas nos galpões.

Outro exemplo: no seu estoque você tem frágeis latas de óleo que são manuseadas em caixas de papelão. Em certa manutenção, uma dessas latas se rompeu e vazou em toda a caixa dos óleos.  Sem perceber o ocorrido, a caixa foi levada para o seu cliente, e o mesmo lhe informou o que aconteceu dentro da caixa e quis devolver o produto.

Nesse exemplo, são citados dois problemas que poderiam ter sido evitados na hora do transporte do produto: primeiramente o melhor controle e manuseio da mercadoria, e segundo, a monitoria adequada para identificar o problema.

Com base nessa situação, é possível observar que juntamente com o controle e manuseio do produto, a formação de uma equipe também é fundamental para o melhor funcionamento de seu centro de distribuição.

Antes de qualquer ação, é preciso treinar uma equipe de forma eficiente para que não haja esses tipos de problemas.

Também, garanta embalagens de boa qualidade no transporte das suas mercadorias.

Mantenha a limpeza adequada para local e sempre verifique a umidade e temperatura.

O uso de bons equipamentos de carga e locomoção internos e a proteção individual de cada funcionário também é muito importante.

Dessa forma, diminui a possibilidade de faltas e excesso de perdas em produtos em seu centro de distribuição.

Com essas ações, podem ser evitados muito prejuízos dentro do centro de distribuição e aumenta mais ainda sua economia.

Há uma boa economia também, quando se tem um grande espaço no centro de distribuição e com vários galpões. Pois, você pode armazenar mais produtos e fornecê-los para suas lojas.

Optando por alugar galpões, sua empresa irá expandir com menores custos, possibilitando mais organização de estoque.

Com o controle adequado sobre os produtos disponíveis em seu estoque, levando em conta a quantidade a ser transportada, pode-se ter melhores possibilidades de veículos certos para cada tipo de produto transportado.

Os veículos certos com as logísticas bem planejadas podem evitar a logística reversa, desperdícios e problemas em produtos expirados.

A afiliação com parceiros de negócios e fornecedores melhoram gradativamente podem diminuir bastantes os seus custos.

A redução de custos para esses segmentos são grandes vantagens quando você opta em ter um centro de distribuição.

Controle no processo logístico

Quando se tem a possibilidade de centralizar seu estoque em um centro de distribuição, os benefícios agregados a isso são grandes e vantajosos.

Para várias empresas que atuam em vários segmentos no mercado, ter o seu próprio centro de distribuição é sinônimo de facilidade e grandes rendimentos.

Para se entender do que se trata o processo logístico dos centros de distribuição, tem-se os seguintes pontos:

  • Suprimentos (Processo de fornecimento-transporte-armazenagem-distribuição);
  • Produção (Fluxo da matéria-prima dentro da organização/indústrias até a sua expedição);
  • Distribuição (Demanda- pedidos- até chegar ao destino final).

Para ter um centro de distribuição, são necessários vários planejamentos e estratégias. Com essas medidas você conseguirá economizar bastante com a locomoção, armazenamento de produtos e distribuição.

Entende-se, portanto, que são inúmeras as vantagens de ter o seu próprio centro de distribuição, e com todas as informações desse texto, você poderá alcançar todos os lucros possíveis dentro de sua empresa.

Citando mais a respeito de centros de distribuição e controle logístico são as vantagens que um sistema logístico bem aplicado pode trazer. Vantagem competitiva afrente dos concorrentes. Este seria o grande diferencial.

Se caso, possuir mais de um centro de distribuição, a localização geográfica também é positivada se os pontos de estocagem e de fornecimento estiverem estrategicamente bem posicionados.

É interessante pois, os custos com deslocamentos são diminuídos e o seu controle de logística são mais apurados.

Atendimento Qualificado e Personalizado

Imagine que você já possui seu próprio CD (Centro de Distribuição) e, que necessita de agilidade na hora da entrega de suas mercadorias. E, que este processo seja minimizado em mais de 20% de custos na hora da entrega.

Sim, isso é possível! Agora, imagine seus clientes falando, comentando muito bem do seu serviço/produto adquirido. Na agilidade de encontrar o produto e na satisfação da entrega.

Com certeza é o ideal de qualquer empresa/empreendedor possuir este reconhecimento. Com o próprio processo logístico e centros de distribuição, isso é possível.

Possuindo o seu próprio centro de distribuição, os elogios serão unâmimes!

Investindo melhor, planejando de forma correta

Está pensando em expandir os negócios, contratar mais mão-de-obra e aumentar a gama de produtos? Quando se tem um próprio centro de distribuição, tudo isso fica mais fácil de ser planejado e investido.

Planejamento é a forma mais correta de se metrificar tudo o que pode ser feito com um determinado investimento. E, atrelado a um bom processo de estocagem de produtos (e serviços também), o investimento para tudo isso terá um retorno gratificante.

O CD próprio garante o retorno de tudo isso, também, planejado de forma correta. No atual mercado competitivo, as empresas precisam sempre estar inovando e melhorando em seus serviços/produtos ofertados.

Nada mais solucionável que um bom planejamento e investimentos feitos de maneira correta.

Tudo isso, caracterizado também com o mapeamento de pedidos dos clientes de acordo com os seus comportamentos de compra. O interessante é realizar um estudo sobre este tipo de comportamento e parametrizar de acordo com:

  • Quais as localizações que se concentram as demandas de pedidos maiores;
  • Metrificar a quantidade de vendas dos produtos;
  • Opções de vendas e prazos de entrega melhores;
  • Como manusear/entregar a carga;
  • Período de entrega (especificações).

Estes pontos, e outros mais, são os principais a serem seguidos para garantir resultados positivos quando se planeja com um centro de distribuição próprio.

Invista em inovação: Tecnologia

Inovação sempre traz resultados positivos quando o assunto são organizações, empresas, indústrias, etc.

Por este motivo, é interessante investir em sistemas ERP e softwares especializados em estoques, vendas, processos de entregas ou, um único sistema que faça a integração de todos estes pontos comerciais da sua organização.

A comodidade e praticidade de operar estes softwares em qualquer parte do mundo traz a segurança e a certeza que o produto está sendo conduzido em todos os processos da forma do correta.

Localizar dados importantes saídos do seu centro de distribuição, com a agilidade de um programa, é uma forma mais benéfica de economizar tempo e garantir que o produto foi entregue de forma correta. Reduzindo o retrabalho, as tomadas de decisões são certeiras, captação e resolução ágil de problemas e até contribui para a prevenção de situações inesperadas.

E, o principal, certifique-se que o produto foi entregue no prazo estipulado

centro de distribuição 2

Nada compensa se você tem o seu próprio centro de distribuição e o produto/serviço do (a) cliente não é entregue no prazo estipulado.

Quando o prazo é cumprido, a certeza do processo de distribuição e logística foi feita de forma correta. Se isso não ocorrer da forma esperada, um problema ocorreu.

Certifique-se da quantidade de tempo que será necessária para a entrega do seu serviço/produto. Não ofereça um prazo menor pelo motivo da concorrência está fazendo o mesmo.

Com o centro de distribuição próprio, estes empecilhos são evitados pois, o controle está dentro da organização. Errar um prazo de entrega é quase impossível.

Voltando a citar, o planejamento, quando se é feito, previne qualquer tipo de complicação dessa magnitude.

Possuir um centro de distribuição próprio para a sua empresa, indústrias e organizações no geral, requer métodos e planejamentos para ser inserido.

Os benefícios são enormes e, para uma determinada organização que aposta no diferencial na hora da entrega, este ponto é, realmente, importante de se possuir.

Para se manter um centro de distribuição em sua empresa, certifique-se que a demanda irá atender, que sua oferta de produtos comportem o CD e que os processos, desde a chegada do produto à empresa à entrega do mesmo ao cliente, seja cumprida de forma eficiente.

Você perceberá os resultados positivos a médio prazo e, os retornos benéficos serão bem tangíveis. A satisfação do cliente mostrará todas as vantagens de possuir seu próprio centro de distribuição na empresa.

Leia mais a respeito sobre este e outros mais assuntos em nosso site e certifique-se mais das vantagens de possuir seu próprio centro de distribuição (CD) em sua própria organização.

Gostou desse assunto? Então visite o nosso site e cadastre-se para receber mais notificações. Compartilhe essa informação com os seus amigos nas redes sociais.

1 pontos de vista sobre "6 Vantagens de Ter um Centro de Distribuição"

  1. AGUINALDO MOLON disse:

    BOM DIA, QUAL SERIA O CNAE PARA UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, QUE SO ARMAZENA E DISTRIBUI MERCADORIAS PROPRIAS PARA SUA REDE DE LOJAS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *