Tipos de códigos de barras

15/07/2016
Por cbbr

Códigos de barras nada mais é que um grupo de números, letras e caracteres únicos podendo ser representados de maneira gráfica também conforme os diferentes exemplos abaixo. Os números que constam nos códigos de barras não tem um importância tão relevante quanto as informações que cliente e fornecedor irão inserir em seus sistemas, o que deve ser ressaltado e respeitado é a autenticidade da ordem dos números que deve ser exclusiva. Abaixo estão os Tipos de Códigos de Barras mais usados:

code-39O código de barras CODE 39 pode conter até 255 caracteres, podendo ser eles letras maiúsculas (A,B,C…), números (1,2,3..) ou caracteres especiais (-,+,$,% e espaço) e podem ser ampliados para melhor leitura humana.

Situações onde mais é utilizado: Inventários e aplicações industriais.

 

 

Códigos de Barras EAN-13, DUN-14 e Mais

code-93O código de barras CODE 93 pode conter até 255 caracteres, podendo ser eles letras maiúsculas (A,B,C…), números (1,2,3..) ou caracteres especiais (-,+,$,% e espaço).

Situações onde mais é utilizado: Serviço de postagem Canadense.

 

comum-1Este é o código de barras mais utilizado no Brasil, possuí 13 dígitos apenas de números podendo ser usado em quase todas as áreas e lugares, permitindo a localização e rastreamento dos produtos.

Situações onde mais é utilizado: Normalmente utilizado no varejo com exceção de livros, revistas e medicamentos.

 

 

comum-2Um código linear alfanumérico podendo ser composto até por 48 caracteres, sendo eles letras maiúsculas (A,B,C…), números (1,2,3..) ou caracteres especiais (-,+,$,% e espaço).

Situações onde mais é utilizado: Onde tem necessidade de rastreamento através do lote de produção.

 

 

code-11Um código CODE 11 não pode exceder os 255 caracteres, sendo eles números e caracteres especiais.

Situações onde mais é utilizado: No ramo da telecomunicação

 

 

code-linearUm código linear alfanumérico não podendo exceder os 48 caracteres, sendo eles letras maiúsculas e minúsculas (A,b,C,d…), números (1,2,3..).

Situações onde é mais utilizado: Troca de dados entre parceiros comerciais, os quais as regras são regidas pelo órgão internacional de logística.

 

 

code-numUm código de barras numérico de no máximo 8 dígitos podendo ter mais 2 ou 5 na parte superior.

Situações onde é mais utilizado: Identificação de itens comerciais.

 

 

code-mixCódigo de barras que pode ser utilizado tanto com letras quanto com números, não podendo exceder 48 caracteres.

Situações onde é mais utilizado: Inúmeras finalidades logísticas.

 

 

code-borderCódigo numérico composto por 13 ou 14 dígitos, podendo conter uma barra protetora ao redor do código.

Situações onde é mais utilizado: Remessa de mercadorias e pacotes que contêm o sistema codificado EAN-13.

 

 

code-similar-13Código numérico composto por 12 dígitos muito similar ao EAN-13.

Situações onde é mais utilizado: Acompanhamento de itens comerciais nas lojas na América do Norte, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

 

 

 

code-mix-bigUm código linear numérico podendo ser composto até por 255 caracteres, sendo eles letras maiúsculas (A,B,C…) podendo ser usadas apenas no início e final do código, números (1,2,3..) ou caracteres especiais (-,+,$,% e espaço).

 

 

 

code-num-borderUm código numérico podendo ser composto até por 14 caracteres sendo apenas números. O segundo código mais utilizado no Brasil, para caixas com mais quantidade de EAN-13 dentro.

Situações onde é mais utilizado: Em caixas com mais de um produto dentro, com finalidade de quando for bipado pelo leitor informar a quantidade de unidades que contém a caixa.

Códigos de Barras 2D

code-2dJunto com o código Datamatrix não é necessário nenhum texto legível. É composto por padrões retangulares ou quadrados assim formando a codificação de texto e dados brutos. A informação pode chegar até 2 kilobytes.

Situações onde mais é utilizado: Indústrias aeroespaciais, automobilística, médica, farmacêutica e etc…

 

 

 

qr-codeO código QR CODE vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, podendo armazenar até 4.200 caracteres alfanuméricos.

Situações onde mais é utilizado: Pode ser lido pela câmera do celular, é muito usado em revistas, panfletos, outdoors e passagens aéreas.

 

 

 

Acima podemos ver muitas opções de códigos de barras, porém os mais utilizados no Brasil continuam sendo os códigos EAN-13 (para produtos individuais) e o DUN-14 (sendo utilizados para as caixas com os EAN-13 dentro). É necessário o código DUN-14 nas caixas para o produto, pois ao chegar ao destinatário não haverá a necessidade da caixa ser aberta e produto por produto ser conferido, o que facilita a expedição. Quando o DUN-14 for bipado, irá constar no sistema a informação de quantas unidades do produto estão dentro dessa caixa.

Acima podemos ver muitas opções de códigos de barras, porém os mais utilizados no Brasil continuam sendo os códigos EAN-13 (para produtos individuais) e o DUN-14 (sendo utilizados para as caixas com os EAN-13 dentro). É necessário o código DUN-14 nas caixas para o produto, pois ao chegar ao destinatário não haverá a necessidade da caixa ser aberta e produto por produto ser conferido, o que facilita a expedição. Quando o DUN-14 for bipado, irá constar no sistema a informação de quantas unidades do produto estão dentro dessa caixa.

Sites com informações

http://www.labeljoy.com/pt-pt/suporte/guia-codigo-de-barras/

http://educacaotecnologica.2000pt.net/codigodebarras.pdf

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são indispensáveis.