6 Vantagens e 2 Desvantagens ao Usar um Banco de Imagens Gratuito

24/02/2018
Por cbbr

Muitas pessoas têm dúvidas em como conseguir imagens de boa qualidade para usar em seus projetos, assim muitas procuram usar um banco de imagens grátis. É claro que fotos feitas pelo próprio produtor são sempre as ideias, mas existe um grande problema de tempo, variedade, qualidade e dinheiro que atrapalham todo esse processo. Entretanto, as dúvidas que pairam sobre as vantagens e desvantagens ao usar um banco de imagens grátis são grandes.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens ao um banco de imagens grátis para que você leitor saiba se precisa ou não de um:

Desvantagens

1. A originalidade pode ficar em falta

Tirando aquelas opções de uso exclusivo onde você usa uma imagem por determinado períodos de tempo que alguns bancos oferecem para seus usuários, há um risco comum na utilização de imagens de bancos de imagens, a escolha de uma mesma imagem por diferentes pessoas para as mesmas finalidades. Já aconteceram algumas vezes casos em que outdoors de diferentes anunciantes traziam no layout a mesma imagem ou o mesmo personagem, o que acabou gerando desconforto para as agências que os criaram. esse é um ponto que deve ser levado em consideração antes de optar por uma imagem de banco.

2. Uso pode ser limitado

Dependendo do tipo de imagem e/ou conteúdo contido nela provavelmente ela apresentará algumas limitações de uso. Algumas são destinadas apenas a uso editorial, por exemplo. Isso implica em fatores jurídicos quanto ao direito do uso da imagem, royalties, entres outros. Logo, nem todas as imagens disponíveis num banco de imagem podem ser utilizadas para qualquer fim, é necessário ler as implicações de uso descritas em cada uma, geralmente existem mensagens claras sobre as mesma nas páginas dos bancos de imagens.

Vantagens

1. A qualidade da imagem afeta o impacto visual

Sem dúvidas a qualidade da imagem é a coisa mais importante em uma foto, plano de fundo ou imagem. Você não quer passar uma imagem ruim para os seus clientes e sim de como sempre melhorar e buscar a perfeição. Se você quer por exemplo fazer um post de blog, apresentar um produto em uma loja ou o plano de fundo do seu site, você precisa de algo impactante e com qualidade, algo que está assegurado nas fotos que são disponibilizadas em bancos de imagens gratuitos como o Burst (https://pt.shopify.com/burst) da Shopify..

Mesmo podendo editar as imagens existentes, a edição das imagens pode distorcê-las  e criar imagens não da mais alta qualidade. Neste caso você precisa de imagens que já estão prontas para serem usadas e apenas edições muito básicas a serem feitas.

A primeira impressão é a que fica!

banco de imagens gratuito

2. Grande variedade de imagens

Imagine se você tivesse apenas 5 boas imagens, com certeza você teria dificuldades em achar aquela imagem perfeita que você está procurando. Dessa forma, assim como as pessoas buscam imagens de qualidade, elas buscam diversidades de imagens também.

Se você apresentar sem as mesmas imagens em quase todas as mídias sociais ou blog que  utiliza, o seu público-alvo vai se cansar. Portanto, em bancos de imagens gratuitos, você sempre encontrará uma grande diversidade tanto de tamanhos como de quantidade e tipos. Essa é uma vantagem que você não pode perder para o seu negócio.

3. Economiza muito o seu tempo

Imagine se você fosse ter que procurar imagens apenas no Google? Lá com certeza você encontra uma variedade de imagens grande, mas e quanto a qualidade, resolução e tipos que você precisa? O Google apenas armazena informações sobre várias imagens de vários sites.

Ainda existe um problema bem maior que é o tipo de licença. Várias imagens precisam ser pagas para serem usadas, já num banco de imagens gratuito, você tem a licença para utilizá-las como e quantas vezes quiser sem se preocupar com uma ação judicial no futuro.

Você também pode perder tempo tendo que editar as fotos que encontra, o que vai fazer você perder mais tempo ainda na produção. Quando pensar em recorrer diretamente a um banco de imagens, ter todas essas questões já resolvidas vai economizar o seu tempo.

4. Faz a sua inspiração acontecer

Quantas vezes você estava procurando uma imagem, mas simplesmente não tinha nenhuma inspiração quanto a que imagem certa usar?

Sim, os bancos de imagens também te ajudam a ter inspiração na suas imagens, basta olhar uma imagem em um ângulo diferente para mudar por completo um projeto já programado.

Se você está em dúvida de como começar um projeto de design, fotografias, artigo de blog ou outras mídias, basta dar uma olhada em bancos de imagens que eles irão te ajudar a ter uma melhor perspectiva do seu projeto.

5. Fica disponível todo o tempo

Quando você recorre a um banco de imagens e escolhe as suas fotos para qualquer tipo de trabalho exercido, você não vai correr o risco de não ter mais acesso àquela imagem.

Ela sempre vai ficar alojado no servidor do seu site 24 horas por dia e 7 dias por semana.

6. Você pode salvar muitas imagens

Essa é outra grande vantagem de bancos de imagens gratuito, você pode salvar várias imagens no seu pc para escolher à vontade depois. Muitas vezes as imagens podem ser retiradas do banco sem um aviso prévio, mas com essa possibilidade você vai sempre as ter no seu arquivo.

Se a finalidade do seu projeto te faz recorrer a bancos de imagens gratuitos é sim a melhor opção para ter velocidade e praticidade na resolução de qualquer projeto e trabalho. Você não terá nenhuma necessidade de fazer um investimento inicial para tirar suas próprias fotografias ou nada parecido e nem terá que comprar direitos ou licença das fotos, que para muitos deixa qualquer projeto inviabilizado, dado a quantidade de imagens que existe.

Deixe um comentário abaixo e nos diga o que achou do artigo!

6 Vantagens e 2 Desvantagens ao Usar um Banco de Imagens Gratuito
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *