7 dicas de como lidar com a pressão por resultados

20/09/2017
Por cbbr
como lidar com a pressão

Você sabe como lidar com a pressão do dia a dia? É importante que você tenha ciência da sua resposta pois isso pode ser essencial para que você tenha não tenha grandes problemas com a sua saúde.

Além do mais, ao nos depararmos com um mundo que exige tanto e oferece tão pouco em retorno é imprescindível que nós tenhamos alguns cuidados. Principalmente no que diz respeito a esse mundo atual repleto de inovações tecnológicas e com um senso imenso de urgência.

Mas você sabia que pode utilizar essas inovações ao seu favor para começar a aprender como lidar com a pressão e se tornar uma pessoa que ao invés de se preocupar com os resultados, mostra resultados.

Quer saber como você pode fazer isso? Então acompanhe este artigo até o final e descubra como lidar com a pressão com 7 dicas que vão transformar o seu dia a dia e no profissional que você quer se tornar. Vamos nessa?

Por que é tão importante saber como lidar com a pressão?

por que é importante lidar com a pressão

Para as pessoas que estão no mercado de trabalho e até mesmo no dia a dia é importante saber como lidar com a pressão, pois bem sabemos que infelizmente as coisas não vão mudar.

Você pode esperar por dias mais amenos, mas em geral a realidade é que a correria e o estresse do dia acabam por ser um mal deste século e provavelmente será dos que ainda virão.

Então, ter ciência de que você não pode mudar o estado das coisas pode soar um pouco conformista, mas é melhor do que lutar contra coisas que você não pode mudar.

Por isso, o essencial é que nós tenhamos que nos adaptar aos novos tempos e saber tirar o máximo de proveito disso.

A pressão por resultados sempre estará com você, e, se você parar para pensar ela sempre esteve lá: nos momentos em que você precisou tirar boas notas no colégio, na faculdade – e no mercado de trabalho isso não seria diferente.

A globalização veio para ficar e com ela o estresse e a correria do dia a dia. O que você tem a fazer então é ter cuidado com o quanto você se cobra e de como você se cobra.

Isso porque para saber bem como lidar com a pressão você precisa dosar um pouco de realismo com relação às suas próprias capacidades.

Pois existem os dois extremos de pessoas que não sabem como lidar com a pressão: as que buscam incessantemente estar dentro dos padrões e as que não se esforçam o suficiente e sofrem por isso.

Esteja em equilíbrio com quem você é para saber lidar com o mercado de trabalho e tudo o que vem com ele (a informatização, os prazos e, claro, os resultados que vêm de um esforço coletivo).

Por isso, para ajudar você a atravessar este período de pressões, separamos aqui uma lista com 7 dicas de coisas que você pode fazer por si mesmo para saber lidar com as pressões do dia a dia.

Tenha sempre em mãos uma lista de atividades

Uma boa dica que parte principalmente das pessoas bem sucedidas é o nível de organização por parte das tarefas que essas pessoas devem realizar no seu dia a dia.

Tenha em mente que o dia tem 8 horas dedicadas para o seu trabalho e em geral podem ocorrer alguns procedimentos de emergência, como entregas atrasadas por conta de outros setores e até mesmo substituir alguém.

Por essa razão é que você deve ter em mente que essas 8 horas devem ser bem distribuídas dentro do que você pode e deve fazer no seu ambiente de trabalho.

Separe momentos para se dedicar inteiramente àqueles serviços que têm maior urgência para que só em seguida você possa se dedicar a serviços que têm um prazo mais longo de entrega.

Por exemplo, em agências de publicidade, a prioridade máxima dentro dos Jobs que são entregues para os funcionários devem ser os anúncios de revistas e jornais.

Isso porque, como alguns desses meios possuem um horário de funcionamento específico, é preciso que tudo esteja pronto até o horário de funcionamento das gráficas etc.

Leve isso em consideração e faça um check-list diário para desanuviar algumas das principais pressões que possam acontecer durante a rotina de trabalho.

Além de um cronograma diário, é essencial que você faça também um cronograma semanal e mensal.

Estar organizado dessa maneira é uma das boas maneiras de saber como lidar com a pressão no seu dia a dia e driblar os estresses provenientes disso.

Converse com as pessoas mais próximas, colegas e amigos

É importante que você tenha em mente que boa parte de seus problemas pode e deve ser compartilhado com amigos e colegas mais experientes.

Isso porque muitas vezes podemos estar fazendo as coisas de tal modo que estamos nos auto sabotando se nos darmos conta.

Converse com colegas mais experientes da sua área de atuação e esteja aberto a sugestões para saber de que maneira você pode driblar as pressões do dia – pois este profissional também já passou pelo mesmo que você.

Sabemos que existe pessoas e pessoas, mas não podemos também negar o fato de que algumas vezes podemos estar mais atentos a um fato óbvio que é a busca por resultados estar te atingindo.

Por isso, seja claro e honesto com o que sente e procure estar aberto a conselhos que você pode vir a pôr em prática.

Tenha momentos de folga para desafogar o estresse

Uma boa maneira de saber como lidar com a pressão é retirar momentos para desanuviar de verdade das pressões que você põe sobre si mesmo.

Não estamos falando em negligenciar responsabilidades, mas de tirar um momento para relaxar.

Evite ao máximo levar trabalhos para a sua casa (evite, pois com essas novas leis trabalhistas, nunca se sabe!) e tire este momento para si.

Se divirta sozinho ou com os seus amigos, saia com eles, converse menos sobre o seu trabalho e mais sobre as coisas que tem visto e aprendido.

Assista uma boa série, um bom filme, pratique um esporte, tire um momento para ler um bom livro, saia para comer com alguém que gosta, visite sua família, pratique um esporte… Não importa!

O que interessa nesses momentos é que você se desligue o máximo possível das pressões da rotina de trabalho.

Seja sincero com relação às suas capacidades

Você é capaz de escrever, por exemplo, relatórios todos os dias, começando às 17 h e tendo que terminar às 18 h?

Uma dica de como lidar com a pressão é ser honesto com relação às suas próprias capacidades independentemente dos prazos e exigências da sua empresa.

Por isso é preciso que você saiba os seus limites e se conheça bem o suficiente para aceitar ou não algumas atribuições que você poderia negar mas não nega por medo ou receio de seus gestores.

Sobrecarregar-se não vai mudar quem você é e as suas capacidades. O máximo que poderá acontecer é você se tornar uma pilha de nervos, cansaço e estresse.

Por isso não hesite em ser transparente com os seus gestores com relação a este tipo de atribuição. Lembrando que, negar ao funcionário a qualidade de vida é uma forma de abuso.

Por isso, analise bem sempre que um projeto ou trabalho chegar às suas mãos e verifique se tudo está dentro das suas capacidades.

Atenção à sua saúde

Praticar esportes, exercícios ou treinar numa academia pode ser uma boa maneira de como lidar com a pressão.

Além disso, evitar excessos que geralmente estão ligados ao estresse, como por exemplo, o excesso de café, fumo e o consumo de álcool que geralmente são encarados como uma forma de compensação por quem sofre com as pressões do dia a dia.

Existem maneiras mais saudáveis de relaxar e de manter a sua mente longe das obrigações do seu trabalho.

Com isso não o estamos proibindo, entenda bem. Mas sim pedindo que evite esses hábitos como forma de compensação.

Procure em suas horas de folga fazer exercícios, alongue-se entre um trabalho e outro, além de tentar substituir o famoso café (tão famoso em escritórios e repartições) por um chá que, de preferência não contenha cafeína.

Além disso, existe também o excesso de doces, que também é uma forma de descontar crises nervosas entre outras coisas. Tenha atenção à sua alimentação também.

Procure um nutricionista para redirecionar os seus hábitos alimentares e tenha atenção à sua saúde.

Não se cobre tanto

Um meio muito comum de como lidar com a pressão dos outros é cobrar mais de si mesmo.

Isso acontece porque a maioria das pessoas têm grandes expectativas com relação ao que pretendiam fazer durante o seu dia. Não conseguir cumprir esses prazos seja por limitações próprias ou por fatores externos acabam por descarregar uma grande dose de frustração que é prejudicial.

Respeite a si mesmo, seus próprios limites físicos, emocionais, psicológicos e profissionais.

Se precisar de terapia, procure ajuda, não há vergonha nisso.

Além disso é um meio para que você pratique o autoconhecimento e saiba bem quais são esses limites, pontos fortes e pontos fracos.

O autoconhecimento sempre foi e sempre será uma boa ferramenta para saber como lidar com a pressão e, principalmente com as cobranças que fazemos a nós mesmos.

Confie em si mesmo

confie em si mesmo

Se, por um lado, devemos não nos cobrar tanto, é importante também que tenhamos confiança no que fizemos.

Afinal, você não estaria no lugar em que está se não tivesse tido experiências anteriores que levaram você a estar onde está, além do que, você provavelmente estudou o que faz ou tem conhecimento empírico do que faz.

Por isso, se você está onde está é porque você é suficientemente qualificado para tanto – então confie no seu trabalho e confie, mais ainda, no que você ainda pode fazer mais e melhor.

O processo de autoconfiança vem juntamente com o processo de autoconhecimento e serve como uma grande motivação para que você saiba como lidar com a pressão do dia a dia e perceber que é capaz de realizar grandes coisas.

Assim como, se por acaso estiver em situações de abuso trabalhista, é capaz de encontrar um emprego melhor e que reconheça os seus talentos.

Muitas vezes as pessoas têm tanto medo e uma percepção tão fraca sobre si mesmos que não conseguem se dissociar de uma situação ruim por medo de perder “tudo o que tem”.

Lembre-se: tudo o que você tem está consigo mesmo, dentro das suas habilidades e de tudo o que você conquistou para chegar até o lugar onde você está atualmente.

Por isso, não esqueça dessas dicas de como lidar com a pressão: cuide da sua saúde, converse com quem entende da sua área, conheça a si mesmo e tenha uma maior confiança nas habilidades que você sabe que possui.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar ligado em mais novidades para você. Até a próxima!

7 dicas de como lidar com a pressão por resultados
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *