7 motivos para as marcas de e-commerce considerarem o varejo físico

15/03/2018
Por cbbr

A internet chegou e revolucionou todo o mercado com o chamado de E-commerce. Mas embora, as lojas online tenham crescido, a fortes motivos para as marcas de e-commerce considerarem o varejo físico como opção de venda.

Aqui nesse artigo vamos ver os maiores, para que você veja e analise cada um.

Motivos para as marcas de e-commerce considerarem o varejo físico

Motivo 1# – Consciência da marca

marcas de e-commerce

Informar para seus clientes alvo sobre o que você está vendendo e como sua marca é diferente dos concorrentes tende a ser um grande desafio para as marcas.

Por outro lado, trazer seus produtos e sua marca para um varejo físico fornece a oportunidade para que mais pessoas se familiarizarem com ela e suas ofertas.

Ter uma loja física também oferece acesso instantâneo ao comércio de passagem, sem ter que investir em um orçamento de marketing.

Ter uma excelente localização na loja pode torná-lo facilmente visível e acessível para seu mercado-alvo e poderá construir sua marca localmente.

É verdade que é útil ter uma presença física para os transeuntes para conhecer sua marca.

Mas os locais de varejo também permitem que você mova o produto, teste exibir e convidar seus clientes a interagirem com sua marca de uma maneira diferente da on-line.

Uma loja tradicional de tijolos lhe você pode criar uma experiência única para seus clientes e expressar sua marca de forma criativa.

Motivo 2# – Melhora a experiência do cliente

Motivos para as marcas de e-commerce considerarem o varejo físico

Quando se trata de fornecer aos clientes uma experiência de marca imersiva, as lojas on-line simplesmente não têm como competir com o varejo físico.

Não só os comerciantes podem configurar seus produtos e exibir de forma a refletir a identidade da marca, mas as lojas permitem que seus clientes interajam com seus produtos de uma nova maneira.

A capacidade de ver, tocar e sentir os produtos, bem como levar itens para casa imediatamente, é o mais alto entre os motivos pelos quais os consumidores optam por comprar.

Oferecendo a seus clientes a oportunidade de ver, tocar e sentir seus produtos é especialmente benéfico se você tiver um item complexo que, de outra forma, exigiria muita explicação e recursos de marketing para em um meio digital.

É mais fácil fornecer demonstrações de produtos pessoalmente. Além disso, é possível oferecer soluções de produtos para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Motivo 3# – Potencial de upsell

Os compradores frequentemente se destinam as lojas para a gratificação instantânea que vem com a compra de um item e levá-lo para casa imediatamente.

Os compradores também querem agora e querem rápido. 49% dos consumidores dizem que escolhem lojas na web porque querem levar itens para casa imediatamente.

Isso sugere que no dia seguinte – e muito menos dois dias – o envio não pode replicar completamente a gratificação imediata de comprar produtos na loja e levá-los para casa.

Compradores que costumam fazer uma compra rápida são normalmente quem retira itens adicionais por impulso enquanto ainda estão na loja.

Motivo 4# – Conhecer seus clientes

Existem algumas formas de reunir informações sobre seus clientes on-line através de análises de comércio eletrônico. Porém, existe algo ainda mais especial para conhecer seus clientes face a face e conversar com eles.

As vendas em pessoa, seja em um local de varejo físico ou loja sazonal, são uma ótima oportunidade para ver como seus clientes interagem com seus produtos.

É verdade que há a possibilidade de enviar pesquisas para seus clientes de comércio eletrônico e esperar que eles respondam.

Porém, quando você está na loja de varejo físico, há uma chance de provocar uma conversa com eles sobre o que eles gostaram ou não gostaram sobre a mercadoria.

Esta informação é inestimável para melhorar suas ofertas de produtos, desenvolvimentos e marca.

Motivo 5# – Alcance de novos clientes

Enquanto o tráfego de pedestres está em declínio, certo público tende a preferir a experiência de compra de lojas de tijolos do que no comércio eletrônico – principalmente os idosos e adolescentes.

Ao oferecer sua mercadoria em uma configuração de varejo físico, você poderia alcançar novos clientes que, de outra forma, não encontrariam sua marca on-line, já que não é onde eles estão gastando seu dinheiro.

E mesmo que esses potenciais clientes estejam cientes de sua loja online, talvez eles não estejam dispostos a gastar seu dinheiro.

88% dos brasileiros preferem ser atendidos por vendedores com conhecimento profundo dos produtos, e isso acontece mais facilmente em uma loja física.

Motivo 6# – Custos mínimos de envio

Além de todos os motivos acima, criar oportunidades de vendas em pessoa pode ajudar seus clientes (e sua empresa) a economizar em custos.

Isso porque as vendas pessoalmente não exigem necessariamente custos de envio e manuseio para você ou seus clientes.

Embora isso possa parecer uma pequena gota em um grande lago (o que é algumas empresas), se você vender itens grandes, irregulares ou especiais que custem embalagem e envio extra, as vendas na loja podem poupar-lhe bom dinheiro a longo prazo.

Motivo 7# – Maiores benefícios

Já é algo certo que o varejo físico oferece mais benefícios que uma loja online, o que, de fato, já chama a atenção de qualquer investidor. Sua loja tende a ser melhor desenvolvida quando sua empresa pode ser acessada com facilidade.

E os benefícios são muitos, tais como a oportunidade que a pessoa tem de experimentar cada produto com antecedência, além de poder voltar ao mesmo lugar caso identifique qualquer problema com o mesmo.

Não concorda que esse é um forte motivo para considerar o varejo físico?

Benefícios

Agora que você viu os motivos reais do por que de as lojas eletrônicas precisarem considerar o varejo físico, está na hora de vermos quais são os benefícios para sua marca e clientes ao fazer isso.

Continue lendo, e você conseguirá entender com facilidade os benefícios, como complemento do motivo 7.

Benefício 1# – Experimente e pegue

Como já mencionado “Ver, tocar, sentir e experimentar itens” é a principal razão pela qual os consumidores optam por fazer compras em lojas físicas em vez de on-line.

Com 62% dos compradores que desejam provar os produtos, os varejistas conseguem aproveitar ao máximo seu jogo para criar experiências convidadas em compras na loja.

Os compradores também querem agora, e querem rápido.

49% dos consumidores dizem que querem levar os itens para casa imediatamente.

É por isso que a velocidade para o mercado e descobrir as expectativas de entrega da última milha mantém os executivos de varejo na noite.

Um em cada cinco consumidores cita retornos fáceis como uma das principais razões para fazer compras no varejo físico.

Não é de admirar por que a Amazon jogou a luva e agora exige que seus vendedores ofereçam retornos gratuitos. (1)

Apesar do robusto movimento de comércio eletrônico, aproximadamente o quinto (18%) dos consumidores ainda procuram o prazer – e provavelmente o aspecto social – de fazer compras nas lojas.

A capacidade de pedir às questões de loja associadas é bastante baixa na lista de razões para comprar em varejo físico ao invés de online, no entanto, e foi citada por apenas 13% dos consumidores.

Acostumados a ter informações na ponta dos dedos e em seus celulares, os consumidores não parecem particularmente motivados a buscar respostas dos funcionários da loja – ou, pelo menos, não é uma razão suficiente para ir à loja.

Os varejistas podem precisar repensar os requisitos de pessoal e como melhor aproveitar o poder das pessoas.

Benefício 2# – As mulheres querem ver; os homens querem levar

Ao romper com os dados, existem diferenças significativas entre os gêneros ao decidir se vão fazer compras on-line ou nas lojas.

Parte inferior do formulário

Do ponto de vista feminino, é tudo sobre a capacidade de ver, tocar e sentir itens. Dois terços (66%) das mulheres dizem que tentar isso é um fator decisivo para comprar nas lojas físicas em vez de on-line.

Comprar produtos com um quociente de alta moda – pense roupas e acessórios ou mobiliário doméstico – é uma medida provável.

Poder ver ou experimentar produtos é a razão mais elevada dada pelos homens (59%), a gratificação instantânea é quase tão importante.

Uma proporção maior de homens (54%) do que as mulheres (47%) dizem que levam itens para casa imediatamente, já que eles fazem compras nas lojas físicas.

Benefício 3# – Mais velocidade para a geração jovem

Em comparação com a média, uma porcentagem maior de compradores jovens (menores de 35 anos) e antigos (65+) citam a necessidade de ver, tocar, sentir e experimentar os itens como principal motivo para comprar no varejo físico.

Isso parece ser indicativo de grupos etários que têm mais tempo em suas mãos para ir às lojas e comprar.

Uma relação interessante surgiu entre a idade e a gratificação instantânea.

Em comparação com compradores mais velhos, uma porcentagem maior de compradores mais jovens diz que compra nas lojas para tomar posse imediata de itens.

Por exemplo: 62% das pessoas de 18 a 24 anos citam os itens imediatamente em casa porque eles fazem compras nas lojas físicas, em comparação com apenas 40% dos compradores com mais de 65 anos de idade.

O segmento de idade mais jovem (18-24) também supera os índices sobre os itens de retorno com mais facilidade, aproveitando a experiência na loja e interagindo com os associados em comparação com a população geral de consumidor.

Benefício 4# – Os compradores rurais são mais propensos a ir às lojas

A figura-chave que se destaca ao olhar através de tipos de localização – compradores urbanos, suburbanos ou turistas rurais – é a baixa porcentagem de compradores rurais que dizem comprar apenas on-line (4%) em comparação com a média nacional de 7%.

As infraestruturas de logística e de entrega subdesenvolvida nas áreas rurais provavelmente entrarão em jogo aqui.

Por outro lado, uma participação significativamente maior de compradores rurais (71%) diz que o motivo pelo qual eles fazem compras nas lojas físicas em vez de on-line é ver, tocar, sentir e experimentar itens, como os outros.

Muitas vezes, é necessário dirigir longas distâncias para fazer compras.

Os consumidores rurais podem considerar as compras na loja um evento e um investimento em tempo, para que eles desejem ter certeza de obter os itens corretamente.

Benefício 5# – A estratégia certa para a loja

Dado o ataque da concorrência on-line – e a atenção e o investimento em dinheiro sendo desviados para o avanço das capacidades de comércio eletrônico – é importante que os varejistas não percam a estratégia de sua loja física.

O varejo físico detém uma vantagem por sua capacidade de satisfazer as necessidades dos compradores para experimentar produtos e imediatamente levá-los para casa.

Uma experiência convincente de compra na loja onde os compradores podem facilmente ver, sentir e experimentar produtos – juntamente com o gerenciamento de inventário estelar para garantir que o produto esteja em estoque – pode fazer ou quebrar os varejistas físicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *