9 dicas de como aumentar as vendas através do seu site

23/02/2018
Por cbbr

Aprender a como aumentar as vendas em seu próprio site é o sonho de muita gente. É esse o seu caso? Então vamos lhe apresentar 9 dicas que com certeza lhe serão úteis para alcançar números maiores.

1. Use um Call-to-Action personalizada

Uma vez que a medição das taxas de conversão é essencial para aumentar as vendas, é importante otimizar onde essa ela ocorre: suas chamadas de ação.

Um call-to-action (CTA) é um elemento de uma página que incentiva ao leitor que a uma ação específica.

Por exemplo, nas páginas dos produtos, este poderia ser um botão com o nome “Comprar agora” ou “Adicionar ao carrinho”.

Mas os CTA também podem chamar os visitantes para fazer outras coisas, como se inscrever em uma lista de correspondência, seguir uma página de mídia social ou compartilhar conteúdo.

Um “call-to-action” personalizada é mais específico. Embora ele não envolva necessariamente cada visitante individual separadamente, ele leva em consideração onde eles estão no seu funil de vendas.

Lembre-se de onde seus usuários pertencem ao seu funil de vendas para que você possa adaptar seus CTAs às suas necessidades.

2. Escreva títulos mais claros

O texto principal também é um fator essencial para aumentar suas vendas. Se é uma manchete para um artigo, uma página de produto, ou sua página inicial, uma manchete geralmente é a primeira coisa que seus visitantes lerão.

Tem que capturar sua atenção o suficiente para mantê-los lendo ou navegando em seu site.

Primeiro, deixe sua oferta clara na manchete. Quem é o cliente-alvo para o seu negócio? O que você pode fazer por eles?

Uma empresa de tecnologia de SEO, a clareza ressoa com os leitores. Quanto mais explícito, uma manchete era sobre o que o conteúdo oferecido, mais pessoas o preferem.

Quanto mais clara é a liderança sobre o que o conteúdo está oferecendo, mais leitores tendem a preferir.

3. Facilite sua navegação do site

como aumentar as vendas através do seu site

Como você deseja que suas chamadas de ação sejam o foco principal na maioria das páginas, é importante desativar os menus de navegação em seu site.

Ao minimizar os elementos de navegação em suas páginas-chave, os olhos dos visitantes serão direcionados para o CTA.

Isso irá torná-los susceptíveis de seguir em seus CTAs em vez de desnecessariamente saltar de página para página.

Em um experimento para uma loja on-line, MECLABS descobriu que a remoção das navegações da barra superior e da barra lateral nas páginas de pagamento aumentou as taxas de check-out em 10%.

A remoção da navegação das suas páginas de destino aumenta as conversões em pelo menos 10%.

Isso não significa que todo o seu site não deve ter elementos de navegação, só que esses elementos não devem distrair o objetivo principal da página.

Existe uma navegação mínima na parte superior da página do produto, mas a foto do produto e o botão “Adicionar ao carrinho” são ambos mais proeminentes.

A navegação mínima não distrai da foto do produto ou da chamada para ação.

4. Otimize o texto perto de sua chamada para ação

Apenas porque seu call-to-action é o centro das atenções, isso não significa que você tenha que ignorar os outros elementos ao seu redor.

Normalmente, o texto ao redor ou perto do seu call-to-action pode afetar muito suas conversões.

Existem vários estudos de caso que mostram que a otimização do texto perto do seu call-to-action pode afetar positivamente suas conversões.

Em um teste dividido para uma comunidade de apostas on-line, o Unbounce viu um aumento de 31,54 por cento nas inscrições ou conversões apenas mudando o texto em torno e ao redor do CTA.

O revendedor online Zalora também mudou o texto do produto perto do CTA e encontrou um aumento de 12% nas compras.

Outro estudo para uma empresa espacial do local descobriu que mudar o texto diretamente acima do formulário de contato aumentou seu número de leads em 69 por cento.

5. Use ofertas Pop-up

É fácil ouvir a palavra “pop-up” e pensar sobre uma distração irritante que salta para você enquanto está navegando por um site.

Mas, quando empregado de forma moderada e estratégica, os pop-ups podem ajudar a diminuir as taxas de abandono do carrinho de compras e aumentar suas conversões.

A Sumo, uma empresa que fornece soluções de captura de chumbo, descobriu que, em média, os pop-ups tinham uma taxa de conversão de 3%.

Mas os 10% maiores pop-ups de maior desempenho tiveram uma taxa de conversão média três vezes maior.

Em média, as ofertas pop-up possuem uma taxa de conversão de 3,1%.

Certifique-se de que seus pop-ups funcionem bem oferecendo algo relevante e útil para o usuário.

Se a sua oferta é uma promoção ou um brinde que seus visitantes gostariam de usar, a janela pop-up será vista como um presente e não como uma distração.

A Kutoa, uma empresa que vende barras de saúde on-line, viu um aumento de 187 por cento em sua taxa de conversão de vendas apenas adicionando uma oferta pop-up de desconto.

Se é mais uma ligação, você pode encorajar os usuários a dar seu nome e endereço de e-mail em troca de um desconto. O pop-up oferece um desconto em troca de se juntar a uma lista de endereços.

6. Adicione amplo espaço em branco para seu site

Deve haver espaço suficiente para respirar ou espaço em branco entre os diferentes elementos do seu site e loja online.

Caso contrário, seus elementos ficarão lotados, tornando mais difícil o olhar de seus visitantes para navegar entre os diferentes elementos do seu site.

Em uma série de estudos de caso, The Good, uma empresa de otimização de taxa de conversão, descobriu que algumas lojas online levaram a maiores taxas de conversão e mais vendas.

Em um exemplo particular, eles mais do que duplicaram a conversão de uma página de produto, eliminando elementos desnecessários e aumentando o uso de espaços em branco.

Adicionar “espaço de respiração” entre os elementos da página do produto pode aumentar as conversões

7. Substitua seu estoque de fotos

Se você está usando atualmente fotos em estoque na sua loja online, não se sinta muito mal. A maioria dos novos negócios muitas vezes não pode dar ao luxo de tirar fotos profissionais de seus produtos ou equipes.

Mas o custo ou esforço de usar suas próprias fotos pode ser justificado porque fotos reais de pessoas e produtos têm um efeito positivo nas conversões.

Uma série de experiências da Bllush, uma empresa de soluções de comércio eletrônico, descobriram que ter fotos de produtos geradas pelo usuário aumentou as conversões pelo menos duas vezes mais do que apenas uma imagem de estoque.

Em outras palavras, você não deve apenas mostrar seus produtos na frente de um fundo branco – mostre-os “na natureza”, sendo usado por outros.

Algumas empresas possuem grandes fotos de todo o produto, mostradas em diferentes ângulos, bem como close-ups de pequenos detalhes em seu site.

Mas é preciso também ter uma seção “No campo”, mostrando o produto que está sendo usado na configuração correta.

Inclua fotos de clientes que usam seus produtos. O mesmo acontece com fotografias de pessoas. Ao invés de mostrar fotos de ações que representam sua equipe ou seus clientes, é melhor optar por fotos de pessoas reais.

Uma empresa de treinamento de caminhão viu um aumento de 161 por cento em conversões apenas trocando suas fotos de caminhões com fotos de seus alunos reais.

8. Melhore a legibilidade

Os pontos anteriores enfatizaram a importância do conteúdo do texto em sua loja online, seja o título, a cópia de vendas ou as palavras em seus botões CTA.

Além do conteúdo em si, a legibilidade do conteúdo também é importante. Se o conteúdo persuasivo não é legível em primeiro lugar, não vai ter oportunidades para convencer os usuários a comprarem de você.

Veja como tornar a sua cópia de vendas mais fácil de ler:

Faça tamanhos de fonte maiores

Se o texto da sua loja online for dimensionado em 10pt, então pode ser muito pequeno.

Click Laboratory, uma empresa de design especializada em otimização de taxa de conversão, descobriu que aumentar o tamanho da fonte no site de uma empresa de software diminuiu a taxa de rejeição em 10% e levou a um aumento de 133% nas conversões.

Embora o tamanho original da fonte de 10pt tenha ficado melhor, aumentando o tamanho para 13pt e melhorando o espaçamento entre os personagens e as linhas, resultou em melhores resultados comerciais.

Simplifique seu idioma

Se você quiser verificar o idioma do seu site para a legibilidade, você pode usar ferramentas como a Ferramenta de teste de legibilidade e Readable.io .

Um exemplo de um site que faz bem todos os elementos acima é Basecamp. A ferramenta de teste de legibilidade indica que sua cópia da página inicial pode ser compreendida por 10 a 11 anos de idade.

Os tamanhos das fontes também são grandes, tornando o texto legível mesmo de longe. Os pontos de bala e a hierarquia implícita pelos diferentes tamanhos de fonte também aumentam a legibilidade da página.

O grande tamanho da fonte e o idioma simples tornam sua página fácil de ler.

9. Prove a satisfação do cliente

Para incentivar mais vendas para sua loja online, você também precisa provar que sua empresa tem um histórico de clientes satisfeitos.

Sua prova pode vir na forma de prêmios da indústria, uma lista de clientes anteriores ou atuais, estudos de caso e depoimentos.

Este tipo é especialmente importante para novas empresas que desejam se estabelecer rapidamente como uma marca confiável.

Na verdade, uma pesquisa da BrightLocal descobriu que 84 por cento dos consumidores confiam em uma revisão online tanto quanto uma recomendação pessoal.

Além disso, quanto mais avaliações um produto tem, melhor para suas taxas de conversão. Ter mais de cinquenta comentários de produtos pode aumentar as taxas de conversão em 4,6 por cento.

Se você ainda não coletou depoimentos ou avaliações, agora é sua chance.

Você pode incluir solicitar depoimentos, pesquisar ferramentas que pode usar e uma lista de perguntas de amostra que você pode solicitar aos clientes quando solicita revisões.

Um exemplo de uma loja online que faz prova de segurança social é Casper. Cada uma das suas páginas de produtos exibe comentários e avaliações de estrelas.

Quando você passa o mouse sobre a classificação de estrelas de um produto, uma pequena janela abre exibindo a quantidade de classificações, bem como um link onde você pode ler todos os comentários.

Mas acima de tudo as vendas tendem a crescer quando os usuários notam que uma marca não tem a esconder com relação ao seu produto. E ela faz isso através do comentário e avaliação de pessoas reais.

Conclusão

Esperamos que tenha aprendido a aumentar as vendas em seu site com essas 9 dicas. Para ver elas funcionando, é preciso colocar em prática, e somente assim você sentirá os resultados.

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