Guia prático para alcançar o sucesso da sua empresa

16/08/2017
Por cbbr
alcançar o sucesso da empresa
Guia prático para alcançar o sucesso da sua empresa
Avalie este artigo

O objetivo de toda e qualquer empresa pode ser resumido a uma única palavra, sucesso. Quando estamos a frente de uma empresa alcançar o sucesso é um marco importante, mas o caminho para chegar ao objetivo é longo e árduo, necessitando uma quantidade enorme de esforço e dedicação.

Por muitas vezes não sabemos qual o caminho a ser guiado para alcançar o sucesso, quais estratégias e conhecimentos precisamos ter, trazemos hoje para você um guia que te levará certamente ao objetivo conquistando o sucesso da empresa.

Você é a chave principal para o sucesso da sua empresa

chave para o sucesso

Uma vez que você trabalha como o dono da própria empresa você precisa entender este conceito, pois tudo será de sua responsabilidade no final das contas, você é quem toma as decisões e quem investe para que a empresa cresça.

Por isso, antes de qualquer coisa, você precisa se preparar e entender tudo o que envolve comandar uma empresa.

Para ter uma empresa de sucesso, você precisa ser um empreendedor de sucesso!

Seja um ótimo profissional

seja um ótimo profissional

Para alcançar o sucesso, você tem que ser um profissional muito além do excelente, isso por que você não será apenas um funcionário com uma única função baseada na profissão que escolheu e sim um empreendedor, responsável pela empresa e que precisa ter conhecimentos em suas diferentes áreas.

Podemos dizer ainda que para ser a pessoa por trás do sucesso da sua empresa é preciso ainda trabalhar características especificas que são comuns a todo empreendedor de sucesso.

As principais características que um empreendedor precisa ter são:

  • Iniciativa: o empreendedor nunca é acomodado, ele nunca espera as oportunidades chegarem, ele corre atrás delas, se existe um problema ele é o primeiro a querer resolver.
  • Persistência: na busca pelo sucesso é natural que existem diversas dificuldades no caminho, e claro, nem tudo irá acabar com os resultados que você deseja. Você pode até mesmo perder objetivos pelo caminho, mas o empreendedor não se deixa abater e apesar de tudo continua na luta.
  • Confiança: essa é uma característica importante, ser confiante naquilo que você está fazendo eleva sua autoestima, conquista a admiração das outras pessoas e faz de você alguém mais produtivo e estimulado a conquistar o objetivo.
  • Organizado: se organizar e planejar é importante para que você não perca oportunidades por não estar preparado para elas. Além disso, ser organizado afeta diretamente na sua produtividade, aumentando-a drasticamente.
  • Liderança: essa de todas é sem dúvida a principal qualidade de um empreendedor, uma vez que você é o responsável pela empresa é exigido que você saiba liderar e gerir todos que estão trabalhando com você.

Um empreendedor de sucesso é aquele que gosta e sabe lidar com as pessoas, sabe cativá-las e as estimula a subir junto com ele ao sucesso.

Ser líder não é apenas comandar e esperar resultados, mas trabalhar junto, tomando a maioria dos riscos para você e mostrar para todos as suas voltas o quanto o trabalho é importante.

Conhecimento é essencial para alcançar o sucesso

Conhecimento é necessário em qualquer área, mas para fazer um empreendedorismo de sucesso o conhecimento se torna algo trivial, sendo preciso estar além dos conhecimentos específicos da sua área.

Vamos supor que você seja da área de moda e tenha uma marca de roupas, as atividades que você deverá executar para a sua marca vão além de desenhar os modelos e fabricá-los.

Você terá que atender clientes, vender roupas, divulgar sua marca, lidar com funcionários e cuidar da parte financeira.

Essas são apenas algumas das diversas atividades presentes na vida de um empreendedor e que acaba sendo preciso ter pelo menos o conhecimento básico em cada uma delas.

Para sua empresa alcançar o sucesso, você terá ao seu lado bons profissionais para as atividades as quais você tiver mais dificuldade ou que não pode cuidar diretamente conforme o crescimento da sua empresa.

Alguns dos conhecimentos básicos essenciais para um empreendedor de sucesso são:

  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Empreendedorismo;
  • Vendas;
  • Gestão de pessoas.

Esses são alguns conhecimentos básicos que você pode buscar e que vão te ajudar bastante no processo de levar a sua empresa ao sucesso, não se pode esquecer também de sempre se aperfeiçoar na sua própria área de atuação no mercado.

Conciliando o pessoal e o profissional

conciliando profissional e pessoal

Uma das grandes dificuldades que todos têm ao comandarem as suas próprias empresas é conseguir conciliar o trabalho na empresa com a vida pessoal.

Como comandante do seu negócio, a maioria das empresas serão de sua responsabilidade.

Como o lucro da empresa influência diretamente no que você irá ganhar, você pode acabar passando muito tempo trabalhando, ultrapassando até mesmo a carga horária tradicional.

Para um empreendedor é preciso entender que o seu profissional e o seu pessoal estarão sempre se cruzando, não existe um horário certo para o final do expediente, então a melhor maneira de lidar com isso é aprender a cuidar das duas coisas como algo da sua vida pessoal.

Algumas dicas que podem te ajudar:

  • Planeje as atividades do seu dia a dia sem separar as duas coisas: ao construir uma rotina você conseguirá manter atividades chaves para o seu corpo como lazer, alimentação, atividades físicas, dormir e ainda saber seus horários de reuniões e atividades da empresa com clareza.
  • Separe horários para ficar completamente desconectado da empresa: pode ser um almoço com sua família, um momento de lazer, estudar, etc.
  • Tire férias: você não precisa sair do modo tradicional ficando 15 a 30 dias fora da empresa, pode se ausentar por 1 semana por exemplo, e voltar as atividades podendo ir parcelando as suas férias e ficando sempre ligado sobre o que acontece na sua empresa, só não trabalhe no período de descanso.

Outro ponto trivial para que você não comprometa o sucesso da sua empresa é que apesar da sua vida profissional e pessoal serem praticamente a mesma coisa o mesmo não pode acontecer com as suas finanças.

É preciso ter uma divisão clara de qual é seu dinheiro e qual o da sua empresa, a melhor maneira é calcular o quanto é essencial para manter o seu estilo de vida sem comprometer os lucros da empresa.

Um pensamento que pode te ajudar bastante, é que a empresa precisa ser sempre mais rica do que você, pois esta pequena característica vai manter a sua empresa em um sucesso contínuo.

Estratégias para o sucesso da sua empresa.

estratégias para o sucesso da sua empresa

Uma vez que você trabalhou no seu profissional e está pronto para fazer do seu empreendimento um sucesso, é necessário estudar estratégias e ações para o seu negócio, conquistando assim o sucesso da sua empresa.

Podemos dizer ainda que uma empresa no caminho para a alcançar o sucesso passa por algumas etapas que quando bem trabalhadas sem dúvidas trazem o resultado esperado.

Vamos então as estratégias essenciais para o sucesso da sua empresa.

  1. Tenha um bom plano de negócios.

Podemos dizer que o plano de negócio é o principal guia para auxiliar no caminho de sucesso da empresa.

Um bom plano de negócio traz não só informações sobre a empresa, mas define de forma bem clara como a empresa se identifica e se comunica, o que ela faz, os custos que ela tem, e muitas outras características.

O plano de negócio é uma ferramenta que ajuda a empresa a focar nas atividades que são essenciais para a empresa se manter e evoluir.

Um modelo de plano de negócio que dá uma ótima visualização da sua empresa é o canvas, nele você consegue separar muito bem todos os recursos e atividades chaves para sua empresa.

Planejar é a primeira atividade que você deve executar, o planejamento te dá o conhecimento das ações antes mesmo de você realizá-las para assim diminuir os riscos.

  1. Marketing é tudo!

O marketing trabalha a relação da sua empresa com os seus clientes, é através dele que você decide, preço, propaganda, posicionamento.

Marketing é essencial em qualquer negócio e não seria diferente com a sua empresa.

  1. Construa relacionamentos fortes.

Independe de ser com seus clientes ou fornecedores, construa relacionamentos duradouros, uma verdade do mercado é, ninguém cresce sozinho, alcançar o ápice do seu negócio é satisfatório e com certeza você terá o crédito pela sua conquista, mas não se esqueça das pessoas ao seu redor que também te ajudaram de diversas formas diferentes.

  1. Invista na gestão de pessoas

Um dos maiores responsáveis pelo sucesso da empresa são seus funcionários, eles carregam a sua marca juntamente com você, por isso, invista na gestão de pessoas de forma a ter sempre funcionários responsáveis e focado no trabalho.

Uma vez que a sua empresa trata bem todos os que nela trabalham e sabe como dialogar com eles das mais diferentes formas, o resultado é que as pessoas que trabalham na sua empresa estarão mais motivadas a desempenharem seus papéis.

Quando cada um cuida das suas responsabilidades e ainda se sentem motivados a se esforçarem no trabalho, a empresa cresce naturalmente.

  1. Invista na sua empresa

Acho que não é preciso dizer que investir na empresa para alcançar o sucesso é essencial, certo? Porém, às vezes, podemos acabar cometendo o erro de não investir na empresa.

É preciso ter cuidado para não manter as atividades da empresa de forma estática apenas por estar trazendo resultados. Procure sempre descobrir novas formas de comunicação, achar equipamento com tecnologia mais atualizada, treinar seus profissionais, investir em novos serviços ou produtos.

Para a sua empresa crescer ela precisa ter um investimento continuo em diversas áreas.

  1. Encontre o seu diferencial

Em um grande oceano de empresas é preciso encontrar um diferencial para a sua, uma vez que você encontre o motivo que faz a sua empresa ser especial, quando comparada com as concorrentes, explore esse diferencial ao máximo.

  1. Faça a sua empresa crescer

Expandir a sua empresa é essencial para o sucesso, uma vez que você comece a fazer sucesso e a sua empresa estiver lucrando de forma estável, procure fazer ela crescer, abra novas lojas para seus serviços e produtos, por exemplo.

Normalmente, montar um modelo de franquia do seu negócio é uma forma eficiente e lucrativa de alcançar o sucesso.

  1. Mude

Caso seja necessário, não tenha medo de fazer mudanças dentro da sua empresa. Ao longo do tempo é bem comum vermos empresas grande e com muito tempo de mercado mudar seu posicionamento, imagem, logo ou até mesmo a forma de trabalhar.

Os tempos passam e as novas gerações querem coisas diferentes, o que obriga as empresas a se adaptarem para continuarem no mercado.

Então é aquela velha história, mudar é preciso, isso faz parte da evolução da sua empresa.

  1. Faça pesquisa

Seja pesquisar o que os seus clientes querem, ou até mesmo as atividades dos concorrentes, sempre que possível faça pesquisas.

As pesquisas são importantes para guiar as suas ações e você não acabar dando “tiros no escuro”.

Elas trazem informações essenciais para qualquer atividade. Se você vai lançar um produto novo, ela te ajuda a saber se o produto será um sucesso antes mesmo de começar a vender por todos os cantos.

Ter o conhecimento através das pesquisas te dá segurança e evita desperdício de dinheiro com atividades que podem não te trazer retorno algum ou até mesmo prejuízos.

  1. Não desista

Essa além de ser uma característica do empreendedor deverá ser uma atividade dentro da sua empresa. Se você tem algum objetivo, corra atrás dele, e mesmo que muitas vezes os resultados não sejam o esperado, não desista de forma alguma.

A persistência será a peça chave para o sucesso da sua empresa

  1. Parta para a ação.

Tenha cuidado para não passar muito tempo em atividades de planejamento ou definição de estratégias, é importante sim planejar, mas é muito mais importante colocar em prática todo o seu conhecimento e estratégias decididas.

O sucesso não vem se você não colocar o plano em ação, por isso, sempre tenha a atitude de um empreendedor de sucesso e se envolva nas atividades da sua empresa.

sucesso total

Os pontos abordados nesse artigo, tanto sobre as características essenciais de um empreendedor como as atividades chaves para o seu negócio são triviais para quem busca alcançar o sucesso da empresa.

Procure aplicar essas nossas dicas e sempre buscar maiores conhecimentos sobre os assuntos, e claro, parta para a ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *