As Competências e Habilidades de um Líder

13/10/2017
Por cbbr
habilidades de um líder

Você sonha em construir uma carreira sólida e deseja conhecer as habilidades de um líder?

Para comandar uma determinada equipe, é necessário ser um chefe ou um líder?

Vários líderes conhecidos na história, já comandaram equipes, tropas, e seguidores de sucesso. Que tal ser um líder dessa magnitude?

Como também, são de existência em algumas organizações, os chamados “Chefes”. Onde, os mesmos, não desempenham um papel fundamental de gerir equipes.

Então com essa leitura, você entenderá as habilidades de um líder e como você pode-se desenvolver a fim de ser um grande gestor. Ficou curioso (a)? Então, permaneça na leitura e saiba mais!

Habilidades de um líder: Seis grandes líderes que fizeram história

líderes que fizeram história

Diante da história da humanidade, grandes líderes deixaram seus legados e nos ensinaram como gerenciar equipes e atingir resultados.

Listamos aqui alguns líderes que foram, e ainda são referências em liderança:

-Júlio Cesar

Este foi um grande líder que teve muita influência em tempos antes de Jesus Cristo. Responsável em transformar a república romana em um império como um grande governo na antiguidade.

2-Jesus Cristo

Foi um grande líder quando comparamos suas atitudes com as linhas de pensamentos administrativas e gestão de pessoas.

Sua doutrina envolvia ensinamentos que são empregados hoje em dia pela escola científica da administração, como, por exemplo: conhecer as pessoas e administrá-las.

3-Napoleão Bonaparte

Um dos mais icônicos líderes já conhecidos na historia, Napoleão Bonaparte, era conhecido por sua exatidão, força moral, simplicidade, caráter e flexibilidade.

4-Abraham Lincoln

Este grande político Estadunidense, era conhecido por suas características inovadoras, obtinha força popular e sua figura pública de bastante poder influenciadora pelos americanos, tornando-o um dos três presidentes mais importantes na história da América do Norte.

5-Nelson Mandela

Como ex-presidente da África do sul, Nelson Mandela, deixou grandes ensinamentos não só quando lutava pela igualdade entre raças, ou seja, ele tinha um ideal de diversidade entre pessoas.

Como líder ele ensinou que devemos aprender com os nossos próprios medos, uma forma de crescimento pessoal que reflete em qualquer segmento da vida. E para ele, um verdadeiro líder deve possuir caráter para comandar uma equipe.

6-Steve Jobs

Um dos maiores líderes e influenciadores de todos os tempos, construiu uma marca poderosa, a Apple.

Steve Jobs é a referencia na atualidade em liderança por conta de suas caraterísticas inovadoras e a paixão pelo trabalho, tornando quaisquer atividades em grandes parâmetros de qualidade.

Como se pode observar, o líder caracteriza-se pela força motriz aplicada a seus liderados.

Esta é a diferença entre um líder de sucesso o qual influência a sua equipe de forma benéfica comparada a um chefe.

Chefe versus Líder

É importante a distinção quando o assunto é gestão de pessoas, sobre líderes e chefes. As habilidades de um líder devem ser desenvolvidas para que atinjam um objetivo comum: o benefício.

Você como um gestor atuante na área detém das informações necessárias para gerir sua equipe de forma positiva?

Então, está na hora conhecer as diferenças sobre líderes e chefes, e como se posicionar diante de situações a que venham a acontecer durante a sua gestão.

Primeiramente, as características de um chefe não visam o bem mútuo, sendo assim, considerado individualista em suas ações.

Um chefe é autoritário por sua natureza e impõem ordens e tarefas para seus designados.

Por ser temido e não considerado de forma respeitosa, o relacionamento com o subordinado é tido como uma maneira fria e apática, pois, acha que suas ordens são eficazes e resolvem problemas.

Para o chefe, o trabalho imposto aos funcionários deve ser feito de forma excepcional, e quando o trabalho apresenta erros, ele simplesmente aponta esses erros para os funcionários e a responsabilidade fica por conta da equipe.

Não pensa no bem estar de sua equipe e sempre visa o lucro e seus status de “chefe”.

Dessa forma, o chefe possui características de um gestor que apenas impõem ordens e não se preocupa em atender as necessidades de seus funcionários.

Já o Líder, além de comandar as pessoas, ele os inspira. Sabe muito bem das necessidades de cada funcionário em particular e mostra o direcionamento certo para a equipe alcançar ótimos resultados.

O respeito que o líder tem com sua equipe, não é imposto, e sim conquistado por sua postura de lidar com cada funcionário.

Os resultados sempre estão em consonância com as conquistas do trabalho, pois, para o líder, é importante a descentralização do poder e a distribuição justa de valores e responsabilidades em sua equipe.

O feedback formulado pelo líder é feito de acordo com o que ele escuta e presencia, pois, para o líder é muito importante escutar cada um de sua equipe que ele mesmo o gerencia.

Ele eleva e valoriza as características e habilidades de cada um no seu time, porque entende que cada um possui dificuldades e trabalha junto para que estas dificuldades sejam superadas.

A habilidade em orientar as falhas e acertos ocorridos em sua determinada equipe também é uma característica muito importante de um líder. Os feedbacks fornecidos pelo líder para os membros de sua equipe fazem-se necessário de forma importante a beneficiar com o crescimento pessoal e profissional do membro da equipe. Assim, agregando também em resultados positivos de desenvolvimento de pessoas e atingimentos de resultados.

O as habilidades de um líder podem trazer grandes resultados para toda a empresa, auxiliando e ajudando a fortalecer equipes e tornando-as motivadas para atingirem grandes metas.

Diferentes tipos de líderes para diferentes tipos de setores

diferentes tipos de líderes

Existem diferentes tipos de lideres nos mais variados segmentos empresariais.

Como, por exemplo: os líderes para o segmento de vendas devem ser inovadores, corajosos, destemidos e acima de tudo possuir desejo de vitória.

Para um líder que atual no segmento administrativo, se faz necessário ter exatidão, senso crítico, curiosidade, conhecimento estratégico e técnico, saber lidar com diferentes personalidades.

Para o gestor líder de recursos humanos, se faz necessário ter empatia, solidariedade, flexibilidade, pró-atividade, senso comum, poder de persuasão e senso analítico.

Existem outras funções que requerem habilidades necessárias para compor o cargo de líder, frisando que o poder de liderança está atrelado ao comprometimento e se faz necessário a equipe a qual é gerida.

Não é aplicada de forma correta, a designação de características oriundas de um definido “chefe”.

Estes são considerados de forma a não agregar evolução para a empresa e sua respectiva equipe, pois, não apresentam caraterísticas de forma a consolidar resultados positivos.

Por exemplo: Quando um subordinado apresenta uma ideia nova para o seu respectivo “chefe” e o mesmo não leva em consideração.

Segundo exemplo: Quando o “chefe” obriga o subordinado a trabalhar em condições precárias a fim de benefício próprio ou destaque próprio, sem levar em consideração o esforço do subordinado.

Terceiro exemplo: quando um subordinado apresenta destaques em tarefas desenvolvidas e o mesmo passa a ser visto de forma benéfica pelos diretos, sócios ou proprietários da determinada empresa.

O “chefe” acaba sentindo-se ameaçado pelo destaque do subordinado e, com isso, desliga-o da empresa.

Estas e outras situações são corriqueiras, praticamente acontecem todos os dias nas mais variadas empresas dos mais variados segmentos.

É necessária a descoberta precoce destas situações onde podem acarretar em problemas maiores, como, por exemplo: a desmotivação de toda a equipe relacionada a este chefe.

Qualificando-se para ser um líder

qualificação para ser líder

O que se faz necessário em ter habilidade de ser um líder são os seguintes pontos:

  • Escolha um curso onde o tema principal seja a gestão de pessoas;
  • Coaching;
  • Estratégia;
  • Ter a certeza de ser um espelho e inspiração para a sua equipe;
  • Seja participativo com a sua equipe.

Escolha um qualificação específica para sua profissão onde possa agregar conhecimento em gestão de pessoas, assim, a equipe a qual você gerencia será a mais beneficiada de tudo.

Os cursos de Coaching são específicos para líderes que buscam maior atingimento de metas e gestão de equipe. Estes cursos consistem pilares como motivação, conhecimentos técnicos, etc.

A estratégia sendo uma forma para conquistar resultados positivos dentro da empresa, acaba-se tornando muito importante para líderes. A estratégia faz com que líderes tomem atitudes exatas e mostre segurança para toda a equipe.

Quando o líder busca o atingimento de resultados positivos ou toma as devidas decisões de forma consciente e preciso, isso é refletido de forma benéfica aos seus subordinados. Fica explicito que ele é a figura a ser seguida pelos seus respectivos subordinados.

Um líder é uma inspiração para a sua equipe quando tem as atitudes, conhecimentos e habilidades empregadas de forma concisas e corretas. Além de entender cada um em sua equipe mostrando-se transparente em várias situações.

O líder participa de todas as situações presentes em sua equipe, sejam elas positivas ou negativas.

É de extrema importância que este líder possa ter o domínio total do que se passa com a equipe a qual é gerida.

E a partir disso cabe a ele tomar as devidas providências das formas mais assertivas possíveis.

Para um bom líder é essencial o conhecimento em novas tecnologias, pois, a modernidade beneficia a facilidade de comunicação e interação de seus subordinados.

A tecnologia em si proporciona novas possibilidades para qualquer setor, isso se evidência pelas grandes conquistas alcançadas com novos conceitos tecnológicos.

Estes conceitos fazem total diferença quando o gestor tem o total conhecimento em gestão dessas novas ferramentas.

Para um bom líder é importante conhecer seus passos, pois em determinadas situações, podem acontecer erros de gerenciamento. Por isso, é essencial o conhecimento de seus pontos que precisam ser trabalhos e evoluídos.

Estes pontos podem ser caracterizados de forma pessoal e profissional, desta forma, uma boa preparação evita que o determinado líder apresente determinadas falhas em seu gerenciamento de equipes.

É fundamental um estudo embasado referente a esta área, onde poderão ser necessárias as aplicações para este tipo de liderança.

O tempo deve ser bem utilizado pelo líder, por isso, se caso você já desempenhar um cargo de liderança, conceda tarefas onde os seus subordinados poderão desenvolver melhor e você como líder poderá ter mais tempo para desenvolver estratégias e tarefas para o alcance benéfico de resultados.

Estas e outras qualificações e características se fazem necessárias para ser um líder de sucesso, com isso, garantir resultados positivos para você e sua equipe.

líderes encaminhando

Durante a história da humanidade, surgiram grandes líderes que influenciaram com suas formas de pensar e agir, consolidando os ensinamentos de como os líderes portar-se em suas respectivas gestões de equipes.

Há diferenças extremas entre chefes e líderes, onde as mesmas podem ser identificadas de tal forma aos resultados obtidos pela equipe o qual é gerida por ambos.

No texto ficou bem claro que os líderes são a parte principal de um bom relacionamento de equipes e pessoas.

Portanto, as habilidades de um líder são variadas e podem fazer total diferença com a gestão de pessoas e equipes.

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