Avaliações de produto: como usar para aumentar vendas na empresa

12/03/2018
Por cbbr
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As avaliações de produto positivas são tudo o que você precisa para mostrar as pessoas o valor de seu produto ou loja na internet. Mas o problema vem quando poucas pessoas sabem como usá-las para aumentar as vendas no e-commerce.

É esse o seu caso? Pois é isso que veremos nesse artigo a partir de agora.

Por que você precisa de comentários e avaliações dos clientes

Simplesmente, os comentários dos usuários aumentam as conversões. Eles podem eliminar quaisquer dúvidas que os potenciais clientes possam ter sobre um produto ou podem ajudar a seleção de produtos.

Você pode gostar de deixar as revisões também. As estatísticas revelam que 47% dos brasileiros revisaram produtos on-line, o que sugere que não há escassez de pessoas prontas para fornecer suas opiniões.

As estatísticas

  • De acordo com as estatísticas de Reevoo, 50 ou mais avaliações por produto podem significar um aumento de 4.6% nas taxas de conversão.
  • 63% dos clientes são mais propensos a fazer uma compra de um site que tenha opiniões de usuários. (iPerceptions, 2011).
  • Os visitantes do site que interagem com as críticas e as perguntas e respostas dos clientes são 105% mais propensos a comprar durante a visita e gastam 11% a mais do que os visitantes que não interagem. (Bazaarvoice, Conversation Index, Q2 2011).
  • As avaliações dos consumidores são significativamente mais confiáveis ​​(quase 12 vezes mais) do que as descrições que provêm dos fabricantes, de acordo com uma pesquisa de usuários de internet dos Brasil pelos sites de revisão.
  • De acordo com Reevoo, as avaliações produzem uma elevação média de 18% nas vendas.

Os benefícios de SEO das revisões

Melhorar as conversões e a experiência do cliente deve ser o principal objetivo das avaliações dos usuários, mas não esqueçamos os consideráveis ​​benefícios de SEO.

Esses incluem:

1. Conteúdo fresco e exclusivo para mecanismos de busca

Os destaques do mecanismo de pesquisa, como o conteúdo exclusivo que é atualizado regularmente, e as avaliações dos usuários são uma ótima maneira de atrair mais conteúdo

Quando muitos sites de comércio eletrônico apenas usam as mesmas descrições padrão do fabricante e as especificações do produto, o conteúdo gerado pelo usuário pode diferenciar uma página do produto nos resultados da pesquisa.

Isso é importante porque torna as páginas mais úteis para os clientes e também aumenta a chance de se classificar altamente no topo dos mecanismos, aumentando as oportunidades de vendas no e-commerce.

2. Melhore os rankings para ‘nome do produto’ + comentário

Os comentários são uma parte cada vez mais importante da viagem de compra para consumidores online.

Na verdade, uma pesquisa recente descobriu que 64% dos consumidores leriam avaliações on-line ao comprar itens de tecnologia, como leitores de MP3 e câmeras.

Isso também significa que mais consumidores estarão procurando o nome do produto mais a palavra “revisão”, ou palavras relacionadas, como “avaliações”.

Se você tiver opiniões no seu site, então terá uma melhor chance de obter esse tráfego.

3. Aumento da CTR nas páginas de resultados

Se o conteúdo da revisão for formatado corretamente, esses trechos ricos podem ajudar a aumentar os acessos de cliques nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

A adição da classificação torna o seu resultado destacado.

De acordo com as estatísticas, esses fragmentos ricos podem significar um aumento de 10-20% nas taxas de cliques.

4. Mire palavras-chave de cauda longa

O conteúdo adicional gerado pelas críticas dos usuários aumenta a chance de se classificar bem para palavras-chave de cauda longa.

Além disso, as pessoas que deixam críticas tendem a usar o mesmo idioma que as outras pessoas usarão quando estiverem procurando por elas.

Principais considerações de SEO para avaliações de usuários

  • Indexação

Para garantir que os mecanismos de busca alcancem o conteúdo gerado pelo usuário, ele deve aparecer no formulário de texto no HTML.

Você também deve evitar a dependência de JavaScript, cookies, Flash, imagens, iFrames ou outras tecnologias que limitam a acessibilidade de qualquer conteúdo que você deseja que os mecanismos de busca vejam.

  • Sem duplicação

Embora fragmentos de comentários possam aparecer em várias páginas, como páginas de categoria ou promovidos através da página inicial, é importante que a revisão completa tenha uma única página e um único URL.

  • O máximo de páginas

Tantas páginas no site quanto possível devem incluir críticas dos usuários para maximizar a oportunidade de classificar bem esse conteúdo e capitalizar o tráfego de longa busca. Isso vai facilitar conquistar a venda no e-commerce.

E os comentários ruins? Tem como usá-los?

Todas as avaliações são valiosas, e uma mistura de avaliações positivas e negativas ajuda a melhorar a confiança dos consumidores nas que estão lendo.

De fato, as estatísticas recentes da Reevoo sugerem que a presença de críticas ruins realmente melhora as conversões em 67%.

Reevoo descobriu que as pessoas que procuram e leem críticas ruim se convertem melhor, pois o próprio fato de estarem prestando uma atenção tão importante significa que eles são mais propensos a estar no modo de compra.

68% dos consumidores confiam nas opiniões mais quando veem notas boas e ruins, enquanto 30% censura suspeita ou revisões falsas quando não veem opiniões negativas na página.

Portanto, ao ver comentários e avaliações negativas, e como sua empresa responde a elas, suas vendas no e-commerce tendem a crescer, por passar mais confiança.

Muitas críticas ruins não são boas (é claro)

Os benefícios de críticas ruins muito dependem da proporção de bom a mau. As críticas negativas tornam os mais aceitáveis, mas há um ponto em que eles tocam sinos de alarme para os consumidores.

Se, por exemplo, uma página do produto contém 15 comentários, e dois são negativos, então os outros 13 ficam confiáveis. Se essa proporção muda, é uma questão diferente.

Pesquisas recentes da Lightspeed descobriram que entre uma e três avaliações on-line ruins seriam suficientes para impedir a maioria (67%) dos compradores de comprar um produto ou serviço.

1. Quantas avaliações ruins são necessárias para dissuadir os clientes?

A tolerância de críticas ruins varia de acordo com as faixas etárias.

Por exemplo, 28% da faixa etária 45-54 e 33% dos 55-64 anos de idade seriam dissuadidos depois de ler duas críticas ruins, em comparação com apenas 10% de 18 a 24.

Também depende do tipo de produto em oferta. Um livro, um jogo ou um filme dividirão muitas vezes a opinião, mas as críticas de produtos elétricos que destacam as falhas serão mais propensas a dissuadir outros.

Muito depende do contexto e da maneira como os comentários são exibidos.

Mas todo cuidado é pouco, já que é necessário o comentário bom e ruim para afetar as vendas no e-commerce.

Como atrair avaliações de produto de clientes

  • Use um provedor de avaliações

Um método garantido de obter opiniões de clientes suficientes para tornar suas páginas de produtos mais persuasivas para compradores é usar um provedor de comentários de terceiros.

Muitos varejistas usam essas empresas para adicionar críticas aos seus sites. Esta é uma maneira útil de criar um conjunto de avaliações confiáveis ​​para páginas de produtos que, de outra forma, poderiam demorar algum tempo.

Essas revisões também são autenticadas, então os clientes sabem que a pessoa que deixou a revisão realmente comprou o produto em questão.

As desvantagens incluem o fato de que tais revisões dizem a outros potenciais clientes nada sobre a compra de seu site em particular, já que as revisões são geralmente sindicadas.

De qualquer forma, você pode conseguir avaliações suficientes para conseguir melhorar as vendas no e-commerce.

  • E-mail clientes pós-compra

Enviar um e-mail depois que um cliente comprou um item para solicitar uma revisão é uma boa ideia, mas o tempo é uma questão chave aqui.

Você precisa dar aos clientes tempo suficiente para ter recebido o produto e ter a chance de começar a usá-lo e formar uma opinião, mas ainda precisa ser enviado quando a compra é nova na mente do cliente.

Esta é uma tática que funcionou recentemente para a M & S. Graças à inclusão da funcionalidade de comentários da Bazaarvoice em e-mails pós-compra, a M & S aumentou os comentários dos clientes em mais de 400%.

  • Peça revisões sobre as páginas do produto

Existem muitas páginas de produtos que ainda não conseguiram atrair avaliações de clientes, talvez porque os produtos são nicho ou recém-lançados.

No entanto, se você está atraindo comentários de pessoas que não usaram o produto ou, como é frequentemente o caso da Amazon, opiniões para itens que nem mesmo foram lançados, eles podem ser menos úteis para outros compradores.

  • Faça o processo tão simples quanto possível

Alguns usuários podem não ter muito a dizer sobre alguns produtos, ou podem ter uma capacidade de atenção limitada, por isso tornam agradável e fácil deixar opiniões.

Oferecer aos clientes a opção de deixar uma avaliação rápida de cinco ou dez é uma maneira, e fornece uma pontuação de resumo útil para adicionar às páginas do produto.

Outra maneira de obter um pouco mais de detalhes úteis é pedir aos usuários que dê diferentes aspectos dos produtos uma classificação.

Isso também fornece alguns detalhes úteis para outros clientes

  • Ofereça incentivos para deixar opiniões

Se um cliente comprou um item, uma maneira de levá-los a tomar um tempo para escrever um comentário é oferecer um incentivo.

Este é possivelmente melhor limitado aos e-mails pós-compra, para que as pessoas não saem de comentários apenas para entrar em uma competição ou receber um desconto.

Como apresentar avaliações e classificações para melhorar as vendas no e-commerce

É ótimo ter muitos comentários, mas uma vez que o número de comentários chega a um certo ponto, é importante encontrar maneiras de organizar críticas e ajudar outros compradores a entenderem.

1. Destaque as críticas dos seus clientes em seu estado.

Apenas uma avaliação de clientes em seu site pode aumentar sua taxa de conversão em 10% e 100 avaliações podem aumentar sua taxa de conversão em 37%, de acordo com a Bazaarvoice.

Então, não hesite em colocar seus comentários em sua página inicial, sua média de todas as estrelas e os principais comentários positivos podem aprimorar todas as etapas do seu túnel de compra.

Isso garantirá que você esteja tranquilizando seus visitantes a cada passo.

2. Integre as avaliações de seus clientes em todos os seus canais

Integre as avaliações dos clientes em todas as suas comunicações de marketing: boletins informativos, propagandas e assim por diante.

Por exemplo, se você está enviando um boletim informativo para clientes potenciais, os comentários dos atuais podem ajudá-lo a conhecer sua empresa rapidamente e dar-lhes a confiança, no seu estado e produtos, para comprar.

Você também pode exibir sua pontuação média (com o número total de avaliações) em seus anúncios de banner para aumentar sua taxa de cliques.

3. Adicionar uma guia de revisão em sua página do Facebook

Aproveite ao máximo sua conta na rede social e dê a seus seguidores a chance de sair e compartilhar críticas, o que também pode ajudar a desenvolver sua comunidade.

Você pode publicar seu catálogo no Facebook em apenas um clique! Cresça o seu seguimento e aumente suas vendas!

Para aumentar o impacto da sua presença no Facebook, adicione uma guia de revisão do cliente à sua página e ligue-a às suas avaliações de satisfação do Shopping genuínas e verificadas.

Além disso, o Facebook é uma excelente ajuda para divulgar e aumentar as vendas no E-commerce.

4. Coloque suas avaliações de clientes no Google

A conta do Google para a grande maioria das pesquisas na Internet começa sua loja online usando um mecanismo de pesquisa, então, tenha seu Comentários e classificações de estrelas no Google.

Isso é uma vantagem definitiva.

Você pode exibir suas estrelas usando os artigos ricos em SEO.

O Google Adwords também exibe suas classificações de estrelas quando você integra avaliações em sua campanha (um mínimo de 30 comentários nos últimos 12 meses é o requisito inicial).

Graças aos comentários dos clientes, você aumentará sua visibilidade e deixará a sua concorrência atrasada.

5. Gerencie seus comentários negativos

Sempre há algo positivo em uma revisão, mesmo que seja negativo!

65% dos consumidores têm mais confiança nos sites que mostram suas críticas negativas, bem como as suas positivas, assim como vimos agora a pouco.

Além disso, sem avaliações negativas, mais de 30% dos consumidores assumem que as revisões são falsas, o que prejudica suas vendas no e-commerce.

Portanto, aprenda a usá-las a seu favor.

Conclusão

Sim, todo tipo de comentário e avaliação pode aumentar suas vendas no e-commerce. Portanto, não deixe de aproveitar o que cada comentário tem a lhe oferecer, pois isso pode ser um grande salto para sua loja.

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