Capacitação profissional: o que é e por que você deve começar hoje!

08/12/2017
Por cbbr

A capacitação profissional é o sonho e objetivo de muitas pessoas, mas de forma geral, ela também é realmente precisa para quem deseja ganhar evidencia no mercado de trabalho e seguir sua profissão por muitos anos. Veja mais sobre o assunto neste artigo!

Afinal, o que é a capacitação profissional?

Antes de determinar que você precisa, definitivamente, investir na sua capacitação profissional. É muito importante nortear e explicar, afinal, o que é essa capacitação. Dessa forma você pode seguir o objetivo com boa definição de para onde deseja ir.

Dessa forma, como o nome já anuncia, trata-se das capacidades técnicas que é possível se adquirir dentro de sua própria profissão, e tem por objetivo maior abastecer o repertório afim de se tornar mais competente e, dessa forma, conseguir desenvolver uma determinada atividade.

Dessa forma, se considera que a capacitação profissional pode ser feita de muitas maneiras. Dentre elas, o mais comum para atingir o objetivo é investir em graduações no ensino superior e fazer cursos que auxiliem em uma área que já exerce, ou deseja exercer.

Objetivamente falando, precisam ser cursos que possibilitam um contato mais prolongado na profissão que se quer seguir. Porém, a capacitação em uma profissão não está restrita à sala de aulas.

Pois é um processo rotineiro de todo profissional em qualquer área. Quanto mais tempo atuar em algo, mais saberá informações, técnicas e conhecimentos sobre o que faz. É o que chamamos de capacitação através da experiência.

Portanto, mesmo que se consiga o emprego sonhado e o cargo ideal, uma pessoa pode não durar se não for evidente o seu crescimento no cargo em questão. A empresa sempre dará mais valor para os profissionais que possuem capacitação profissional, tanto através de cursos quanto de experiências.

É importante investir na capacitação profissional?

É essencial considerar que a maioria dos profissionais de sucesso, ou seja, os que conseguem bons cargos ou realizam projetos grandes dentro à área de atuação (independentemente de qual seja) eles não param de investir em si mesmos.

E esse investimento inclui, principalmente, a capacitação profissional.  Dessa forma, tê-los como exemplo certamente fará grande diferença para que você consiga seguir caminhos semelhantes ou ter dicas que possam ajudar.

Por isso, conseguir estar sempre adquirindo conhecimentos, se especializar na área de atuação que você deseja, fará com que você consiga se tornar, através de certo esforço, autoridade e ganhe maior credibilidade.

Consequentemente, através da capacitação, se torna possível conseguir um emprego ou clientes suficientes para garantir uma renda melhor. Assim, se você ainda possui receio em investir para aprimorar seu conhecimentos e habilidades, acompanhe orientações e informações sobre como a capacitação profissional irá ajudá-lo(a).

Porque é importante investir na capacitação profissional?

O principal ator de importância nesse tipo de investimento, além do acesso à novas informações, é a criação de um bom networking. O networking é, de forma direta, um conceito-chave presente no mundo profissional.

Por isso, ele considera que conhecer pessoas que você possa divulgar o trabalho, além de definir contatos para parcerias e possíveis recomendações, pode ser o melhor a se conquistar.

Ao participar de formas de capacitação profissional, mesmo que seja um curso livre, uma pós-graduação ou um evento, é necessário que você tenha contato de outras pessoas que possam estar à sua disposição. Então, aproveite-os e conserve pessoas para garantir melhores oportunidades de atuação profissional.

Outros fatores além das indicações e possíveis parcerias, é o contato om muitas pessoas da sua área, o que irá garantir a troca de informações e experiências e crescer algumas ideias juntos.

É por causa disso que você também conseguirá adquirir novos pontos de vista e encarar coisas pré-estabelecidas mais vezes e, assim, se tornar um profissional e uma pessoa em crescimento.

1. Professores gabaritados.

Nas aulas para melhorar a sua capacitação profissional, você irá ter a oportunidade de aprender e tirar dúvida com profissionais gabaritados na sua área. Ter influência e construir até uma boa relação com eles pode ser vantajoso de muitas formas.

Por exemplo, em cursos ou eventos maiores, além de palestras e congressos, o profissional que está à frente é realmente autoridade no que está atuando, já que têm respaldo para ensinar. Ter contato com “inspirações” pode fazer muita diferença.

2. Aumento da empregabilidade.

Apesar de existirem muitas outras, uma das principais razões responsáveis por fazer as pessoas buscarem a capacitação profissional é fazer com que estas se capacitem sempre para garantir lugar na concorrência do mercado de trabalho.

Assim, possuir uma graduação ou formação técnica é, para as organizações, principalmente, o mínimo que se espera de qualquer profissional. Alguns exemplos de profissões fundamentais e que existe grande competitividade são: Contabilidade e a Administração.

Assim, pode-se considerar que os diferenciais na apresentação do seu currículo passam a ser:

  • Níveis superiores de estudo;
  • Os cursos complementares;
  • Saber outros idiomas;
  • Experiência acumulada.

Esses fatores são realmente necessários para aumentar sua empregabilidade, isso quer dizer que suas chances de alcançar maior espaço no mercado de trabalho, além de considerar considerando o conjunto de habilidades profissionais que você precisa e conhecimentos que você já possui.

É muito importante considerar guardar muito bem esta informação: Todo profissional bem capacitado nunca fica parado!

  • Como funciona a inserção no mercado?

Para entender melhor a necessidade da capacitação profissional, podemos demonstrar dados e informações para exemplificar.

De forma resumida, foi feito uma análise com 11 importantes agenciadoras de empregos brasileiras e foi demonstrado que, quanto mais capacitação um profissional tem, mais chance de encontrar uma vaga ele tem. E, claro, isso pode ser observado até no nosso dia a dia.

A mesma coisa é válida para os profissionais que ainda estão trabalhando, os mais capacitados são, geralmente, não são dispensados pelas empresas de maneira fácil. Por isso, está claro que, ao investir em si mesmo, você também estará se preparando para melhores oportunidades.

Quem já tem um trabalho estará preparado para oportunidades de promoção dentro da organização. Aqueles que, por alguma situação, possam a vir precisarem serem reinseridos no mercado depois de algum tempo ou sem cursos recentes, dificilmente voltarão a conseguir algo de forma rápida.

3. Atualização constante na área de atuação no mercado de trabalho.

Referente ao que já abordamos, a capacitação de qualquer profissional é algo indispensável para qualquer pessoa que deseja se manter crescendo e, em alguns casos, permanecer, no mercado de trabalho.

Dessa forma, se considera que, atualmente, a primeira formação será responsável por formar uma base. Porém, é preciso considerar que ela pode não ser o suficiente para que você consiga se manter até a sua aposentadoria.

É exatamente por isso que acompanhar as descobertas e mudanças descobertas, além de estar atento à criação de leis ou medidas que podem impactar no seu trabalho e, então, acompanhar o desempenho do mercado no qual você está inserido.

Existem diversos cursos capacitores que são focados, diretamente, em fatores como estes. A maioria são sempre recomendados e promovidos por órgãos regulamentadores de profissões.

Isso é feito, pois, um dos deveres das instituições é, justamente, garantir que os profissionais tenham maior acesso a toda a informação que seja necessária.

4. Maior incentivo na construção de um pensamento crítico.

Se já aconteceu de você passar por uma situação em que estava em uma discussão sobre temas referentes à sua área de atuação, mas não entendeu, realmente, o que foi pautado, simplesmente por não ter tido tempo para estudar sobre o assunto, você realmente precisa conseguir métodos para retornar as “ativas”.

Passar por situações como estas pode ser frustrante por diversos motivos, principalmente porque a impressão que fica é que, mesmo que você trabalhe bem, você não conhece a sua área a ponto de discutir sobre um assunto que pode impactar você de forma direta.

Nestes casos, é importante que você saiba que isso é natural, o que torna a necessidade da capacitação profissional também algo natural e necessário. Ou seja, é um erro encarar isso como uma forma de privilégio ou algo colocado em segundo plano.

Com isso, você estará sempre preparado para envolver-se em discussões e até mesmo em projetos que fujam um pouco da área na qual se manteve focado. Será possível também pensar criticamente a respeito de diversos temas, devido aos subsídios trazidos pelos conhecimentos adquiridos nos cursos.

5. Maior capacidade para enxergar novos rumos.

O mais interessante sobre os cursos de capacitação é que eles servem, como uma forma de abrir a mente outros novos rumos. Você pode descobrir gostar de algo que nunca pensou exercer ou trabalhar.

Não precisa nem ser algo muito longe da profissão, mas é capaz de saber informações sobre outros cargos e funções e estudar para alcançar novos objetivos. Porém, por outro lado, você pode optar por se especializar em áreas que podem não ter “relação” com o que estuda.

Por exemplo, um advogado que resolve fazer alguma especialização em cursos direcionados a lecionar, pode simplesmente passar a trabalhar como professor na área em que já estava inserido, porém numa profissão totalmente diferente.

O importante é considerar que, dentro de cada área de atuação, existem diversos campos que podem abranger o que já se tem como estudo. Porém, a tendência é que os profissionais realmente passem a fazer especialização em áreas bem próximas ao que já estuda.

6. Capacitação profissional construindo planejamento de carreira.

Os cursos direcionados para a capacitação profissional são uma maneira de alcançar os diferentes objetivos que você possa ter planejado para a sua carreira profissional. Em diversas, como o Gerenciamento de Projetos, é preciso que se tenha algumas certificações para conseguir adentrar em certos campos.

Além de tudo isso, as organizações valorizam mais os profissionais que possuem responsabilidade com estudos, pois veem neles a vontade de crescer e, portanto, de serem talentos descobertos pelas empresas. A maioria das que valorizam muito isso chegam a incentivar fornecendo bolsas e maiores oportunidades.

7. Segurança para empreender

As pessoas que, apesar de trabalharem para organizações, desejam montar seu próprio negócio e chefiar uma equipe para trabalhar e ter seus próprios lucros, certamente estarão mais preparados e terão maiores informações e respaldo para conseguir realizar tal proeza.

É por isso que, ao investir na sua capacitação profissional, você conquista autoridade o suficiente para conseguir montar um negócio que tenha o suficiente para se sustentar.  Afinal, você também conseguirá maior credibilidade no que atua por conhecer muito sobre “tudo”.

Assim, considerando tudo o que você foi capaz de acumular em cada curso feito, além dos contatos que conseguiu fazer em cada um desses ambientes, poderá usar cada fator ao seu favor e para o crescimento do seu empreendimento profissional.

Você ainda será capaz de pensar melhores e mais eficazes estratégias de metodologias que podem ser favoráveis ao serem adicionadas aos objetivos que você tem para o seu projeto pessoal. Tudo isso pode ser contado como resposta ao investimento de capacitação profissional.

Espero que tenha gostado. Até breve!

Capacitação profissional: o que é e por que você deve começar hoje!
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *