Como aumentar a produtividade da sua empresa através dos códigos de barras

15/07/2016
Por cbbr

Já pensou em aumentar a produtividade da sua empresa com os códigos de barras?

A automação através dos códigos de barras pode melhorar o desempenho em muitos setores de uma empresa. O primeiro objetivo é encarar que automatização é um processo complicado e caro.

Não precisa ser necessariamente uma empresa grande para iniciar este processo, o ideal é ao decorrer do crescimento, já ter este processo implantado para evoluir de maneira organizada e concreta, garantindo assim aumento de produtividade, eliminação de erros, agilidade no envio de pedidos e informações.

A implementação do código de barras faz parte do processo de automação em uma pequena empresa.

Como aumentar a produtividade da sua empresa através dos códigos de barras

Se você como empresário ainda não identificou seu produto com código de barras, saiba que poderia estar eliminando diversos trabalhos manuais e executando-os de forma automática com uma taxa de erro muito menor.

Um exemplo simples é na separação de um pedido, em vez de ter um funcionário separando peça por peça de maneira manual, ele poderia ler o código de barras do produto onde todas as informações seriam disponibilizadas no sistema.

Essa pequena mudança, simples e de baixo custo, elimina muitos erros de separação de pedido já que não é preciso a digitação no sistema e não depende de contagem manual.

Através desta mudança, você vai notar notar um aumento na produtividade, já que com apenas a leitura do código o pedido é separado, a nota fiscal é emitida e o pedido é despachado.

Você também vai notar notar benefícios no recebimento de mercadorias, com a ajuda de um leitor de código de barras, basta ler o que vem inserido na nota fiscal e todas as informações sobre o pedido tais como: quantidade, descrição, nome do fornecedor, etc. são automaticamente enviadas ao sistema sem a necessidade de digitação.

Ao eliminar a digitação manual a empresa otimiza processos e ganha em produtividade.

Um simples erro manual na separação de um pedido pode gerar prejuízos significativos para a empresa. Se o pedido for enviado de forma errada a um cliente, ele gera custos para empresa com frete de redespacho, embalagem e sem falar na insatisfação do mesmo.

Assim, eliminar ao máximo processos manuais que possuem maiores chances de erro é primordial para evitar prejuízos. Um atividade que também pode ser otimizada é o inventário de estoque, que é de muita importância para a exatidão das informações do estoque.

Podem ocorrer situações onde o vendedor efetua para um cliente, e depois descobre que a informação no sistema estava divergente, na verdade o produto estava zerado no estoque. Esse tipo problema é muito comum, porque a contagem de estoque muitas vezes é feita de maneira manual e o funcionário pode contar de maneira incorreta um produto no estoque.

Com a implementação dos códigos de barras a contagem manual é eliminada, basta ler o código que a contagem está feita, sem mencionar que a quantidade daquele produto é atualizada no sistema sem interferência manual.

Tendo em mente que a contagem de estoque que levaria dias para ser feita é feita em instantes com o leitor de código de barras. Por isso, vale a pena identificar todos os produtos do estoque com etiquetas de código de barras, isso acabará lhe trazendo muitos benefícios.

aumentar a produtividade da sua empresa com códigos de barrasE para implantar o código de barras na sua empresa é muito simples. Em termos de hardware você vai precisar de códigos de barras uma impressora de etiquetas, etiquetas autoadesivas, ribbons e um leitor de código de barras.

Se o objetivo da sua empresa é reduzir custos ou aumentar sua margem de lucro a automação com código de barras traz resultados de curto e longo prazo.

Como aumentar a produtividade da sua empresa através dos códigos de barras
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *