10 métodos sensacionais para fidelizar clientes

21/08/2017
Por cbbr
fidelizar clientes

Fidelizar clientes é sem dúvidas alguma um dos maiores desafios enfrentados para as empresas, mas ao alcançar o objetivo, cada cliente que se consegue fidelizar se mostra uma vantagem competitiva sem tamanhos.

Antes de trazermos os 10 métodos sensacionais para fidelizar clientes, vamos entender alguns conceitos.

O que significa fidelizar clientes?

significado de fidelizar clientes

Fidelizar clientes é a certeza de que um determinado cliente que fez negócio com você, voltará a fazer negócio, e, na maioria das vezes, de forma frequente.

A primeira vantagem notória disso é a de que você terá um volume fixo de vendas proveniente dos clientes fidelizados, as outras vantagens são:

  • Fácil negociação,
  • Confiança no seu produto,
  • Você ganha propaganda com a propaganda boca a boca,
  • Manter um cliente é mais barato do que trazer novos clientes,
  • O gasto de um cliente fidelizado é maior a longo prazo.

Essas são somente algumas das vantagens que você tem ao conseguir fidelizar os seus clientes.

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Uma vez que você entendeu a importância de ter seu cliente fidelizado, vamos aos 10 métodos para fidelizar clientes.

Conheça os seus clientes

Conhecer seu público-alvo é essencial, não importa se o objetivo é fidelizar o cliente ou não. Afinal, você precisa conhecer o seu mercado.

Podemos classificar aqui a forma de conhecer os seus clientes em duas:

  1. Aspecto geral: A forma geral de se conhecer o seu cliente é demograficamente com dados como: sexo, classe social, idade e hábitos de compra. Para ter essas informações é necessário realizar uma pesquisa e analisar os resultados. Em geral, são consideradas as escolhas do gosto a partir do maior número de pessoas, sem se envolver muito com o individual das pessoas.
  2. Aspecto individual: Já no aspecto individual você considera informações mais pessoais do cliente, como a forma que ele gosta de ser atendido, gostos e hobbies, e preferências de produto. Conseguir informação no aspecto individual se torna bem mais difícil, e, claro, nem sempre é possível para todos os clientes, mas você deve procurar saber mais sobre seus melhores clientes em potencial.

Tenha um atendimento de qualidade

Ninguém deseja ser mal atendido e se você quer que os clientes voltem a comprar com você, é necessário que você tenha um atendimento que os agrade muito bem.

Algo importante a ser feito é humanizar o seu atendimento. Apesar de estarmos cercados por tecnologia, ainda preferimos saber que estamos sendo atendidos por alguém como nós.

Por isso, invista mesmo em um atendimento pela internet em uma comunicação mais humana e que deixe bem claro que o importante é o bem-estar do cliente.

Além disso, procure possuir diferentes canais de atendimento de forma que o cliente possa escolher entre os que você disponibiliza o que ele acha melhor.

Os canais de atendimento mais comuns são:

  • Presencial;
  • Telefone;
  • E-mail;

Hoje, ainda temos um crescimento de pessoas que procuram ser atendidas por chats encontrados nos sites da empresa, ou, até mesmo, através das redes sociais.

As vantagens de realizar um atendimento pelas redes sociais é que ela traz consigo uma linguagem mais casual, as redes sociais modificam a forma que o cliente se relaciona com a empresa, e a conversa fica mais parecida com uma conversa entre amigos do que um atendimento de fato.

Por isso aposte nas redes sociais!

Forneça uma experiência única para o cliente

Para fidelizar o cliente é preciso ir além de simplesmente fechar a compra e deixá-lo levar o produto para casa, é preciso criar uma experiência positiva, algo que ele só terá ao consumir no seu estabelecimento.

Podemos pegar por exemplo, as lojas da Apple, desde o visual futurista e arrojado da loja, a forma de ser atendido, os benefícios que eles te dão com o produto, muitas vezes até comemorando a compra com o cliente, são experiência positivas para o cliente e que ainda trazem junto todo o reconhecimento da marca.

Você não precisa fazer uma festa para todo cliente, mas pode procurar um jeito único no qual o cliente só conseguirá ser atendido daquela forma naquele local.

Agregue mais valor ao seu produto

Uma vez que você tenha cativado o seu cliente criando experiências únicas e dando o atendimento adequado, é preciso agregar cada vez mais valor ao seu produto.

O valor do seu produto pode ser abstrato, algo que o cliente sente ao comprá-lo, seja felicidade, calmaria, um status de riqueza ou estar na moda, por exemplo.

Você pode agregar esses valores comunicando isso nas suas propagandas, mostrando para seus clientes o que significa ter seu produto e reforçando isso no seu atendimento como na experiência de compra.

Quando os seus clientes estiverem comprando pelo valor agregado do seu produto em vez do motivo utilitário dele, é possível até mesmo competir com valores diferentes do mercado.

Pois, nesse momento, o seu produto não é apenas um produto, é um conjunto de valores que ele leva para o seu cliente.

Seja paciente

seja paciente

Potenciais clientes aparecem todo dia, e na grande maioria das vezes eles não irão realizar compra alguma. Mesmo assim, você não deve evitá-lo por não ter venda.

Se ponha no lugar do cliente por um momento, muitas vezes quando chegamos em um local onde tem produtos do nosso interesse somos logo atendidos.

Entretanto, no momento que soltamos aquele “estou só olhando” a forma de se comunicar muda repentinamente, como se o fato de não termos ido gastar não nos faça ser bem-vindos ali.

Isso não pode acontecer com os seus clientes!

Mesmo se houve concretização da compra, ele deve ter um ótimo atendimento e ser tratado como um cliente que de fato compra no estabelecimento.

Uma vez que o cliente tenha um ótimo atendimento, as chances de que ele retorne, para enfim realizar a compra, são altas. É até mais fácil de fidelizá-lo devido a experiência positiva antes mesmo da compra.

Tenha calma e valorize o relacionamento com a pessoa antes do lucro!

Trabalhe a teoria da pirâmide invertida

Normalmente dentro de uma empresa todos os esforços são feitos pensado no lucro, trabalhando a venda, a gestão e então os clientes.

A teoria da pirâmide invertida pensa de forma contrária, todos os esforços da empresa devem estar voltados diretamente para o cliente.

Uma vez que você tem o cliente como foco principal de suas ações todos os demais elementos presentes na pirâmide também serão trabalhados.

A melhor maneira de fazer isso é capacitar a equipe de vendas, que representa o contato direto entre cliente e empresa, a trabalhar prezando o bom relacionamento e tentando atrair o cliente para um programa de fidelidade dentro da empresa. Também é importante trabalhar a gestão para que eles possam gerenciar tudo de forma eficiente.

Cumpra sempre o prometido

Ninguém consegue manter confiança em quem não mantém a palavra não é mesmo?

Por isso, ao lidar com seus clientes, procure sempre cumprir tudo o que foi prometido, tudo que você oferecer ao seu cliente deve ser entregue.

Para isso, é necessário estar atento para entregar o produto de forma devida, nas quantidades pedidas e principalmente no prazo estipulado.

De todos os problemas, a falta de comprometimento com o prazo é o que mais pode prejudicar a sua empresa fazendo com que seu cliente não volte a fazer negócio, pois quando as pessoas esperam para receber o produto criam expectativas dele nesse período.

Quando um cliente vai receber o produto e o mesmo não lhe é entregue na data prometida, o cliente se frustra, e essa frustração pode ser evidenciada para outras pessoas que poderiam vir a se tornar clientes em potencial.

Por isso, sempre cumpra prazos!

Crie um programa de fidelização de clientes

Uma ótima maneira de fidelizar o cliente é oferecer benefícios e mimos para o mesmo devido ao hábito constante de compra do seu produto.

Para criar um programa de fidelização é simples.

  • Primeiro crie uma forma de cadastrá-los em um banco de dados: essa ação já se torna positiva para você uma vez que te ajuda a conseguir dados pessoais do cliente para entrar em contato, como, por exemplo, através de telefone e e-mail.
  • Crie um sistema de pontuação: faça um sistema que seja simples, objetivo e fácil de entender, esse sistema de pontuação será necessário para que desperte no cliente o interesse de consumir o produto de uma maneira mais constante. Você pode ir dando pontos para ele a cada compra de modo que ele consiga obter mimos exclusivos futuramente.
  • Tenha um atendimento VIP e diferenciado: trate clientes que estejam no programa de fidelidade de forma diferente dos que não estão, não é preciso deixar que a qualidade do atendimento caia para os clientes não vip, é claro! Porcure deixar de forma clara que o cliente está no programa de fidelidade possui grandes vantagens quando comparado a qualquer outro cliente.
  • Dê mimos: uma vez que o cliente está comprando constantemente devido ao programa de fidelidade dê mimos para ele. Você pode usar chaveiros, descontos, vale presentes, acessórios, demonstrações de produtos. O importante aqui é deixar o cliente feliz por ser seu cliente fiel.

Trabalhe o pós-venda

A maioria das experiências na compra de produtos termina de fato no ato que o cliente faz o uso do produto, esquecendo umas das coisas mais importantes para os clientes, o pós-venda.

Trabalhar o pós-venda é aumentar a experiência positiva do cliente mesmo após a compra, o que mantém o seu relacionamento com ele. Você pode até obter um feedback para o seu negócio, o que se torna essencial para fidelizar clientes.

Existem diferentes ações de pós-venda que você pode realizar.

Você pode desde enviar e-mail perguntando sobre a compra, ou trabalhar o pós-venda no próprio pdv com painéis interativos.

Por mais que o pós-venda não precise ser tão especial quanto os momentos anteriores da compra, ele é essencial para dar ao cliente aquela sensação de que foi extremamente bem tratado.

Esteja presente de forma frequente para fidelizar clientes

esteja presente de forma frequente

Esta dica segue aquela velha regra de que “quem não é visto não é lembrado”, e isso é realmente verdade.

Faça contato com o cliente de forma frequente. Existem milhões de maneiras bem simples de conseguir fazer isso, veja alguns exemplos:

  • Coloque a sua marca em todos os mimos ou itens a mais que o cliente for levar para casa: supondo que você deu um chaveiro para o cliente o qual tem a sua marca representada, ele então passa a utilizar esse chaveiro, além de estar fazendo a sua marca ser vista mais vezes por ele, o chaveiro irá servir de recordação para toda a experiência que ele teve com a compra.
  • Envie e-mails e mensagens: pode ser promoções relevantes, feitos importantes da sua empresa, ou pequenas bonificações, sempre que puder envie alguma correspondência para o cliente, mantendo assim a comunicação entre sua empresa e o cliente.
  • Esteja presente nas redes sociais: a internet vem quebrando uma barreira entre empresa e cliente, o que muitas vezes é visto normalmente como um negócio, uma vez dentro do mundo virtual a sua empresa pode se tornar uma amiga do cliente, interagindo diretamente com ele através de uma linguagem mais casual.
  • Invista em marketing e publicidade: sem dúvidas essa é uma forma de se fazer presente e dialogar com o seu cliente, tenha preferência no marketing digital onde a interação pode ser maior e você pode receber o feedback em tempo real de todos os seus clientes.

Essas são algumas formas de se fazer presente na hora de fidelizar clientes.

aperto de mãos

Essas 10 dicas super valiosas para fidelizar clientes são essenciais para qualquer tipo de negócio. Afinal, um cliente fidelizado é o tipo de cliente mais valioso que uma empresa pode ter.

Aproveite nossas dicas e saiba que você pode e deve automatizar muitos dos serviços de comunicação para continuar interagindo com o cliente, principalmente os envios de e-mail e postagens da internet, por exemplo.

Dessa forma, você consegue cobrir uma grande área de clientes e obter o sucesso no seu negócio com uma legião de cliente que querem ver o crescimento da sua empresa.

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