Como ganhar curtidas no Facebook passo a passo – Parte 1

02/02/2018
Por cbbr

Esta é uma série de 3 artigos que vai ajudar você empreendedor a como ganhar curtidas no Facebook da sua empresa passo a passo e, consequentemente, mais clientes para o seu negócio.

Existem várias formas de ganhar curtidas no Facebook, mas umas são mais recomendadas do que outras. De fato, a verdade é que hoje em dia é fundamental que tenha uma conta de Facebook ativa, com vários seguidores, e que tenha um bom nível de engajamento.

Nos dias de hoje as redes sociais estão no centro de todos os negócios. Não existe nenhuma empresa que não tenha uma conta nessa rede social, e se não tem acaba perdendo um mercado muito importante, e deixa de ser relevante para o público.

Isto porque hoje em dia tudo o que queremos buscamos na internet, e é através do Facebook que a maior parte das pessoas tem conhecimento de marcas novas e diferentes. Daí a grande necessidade de se manter presente nesses meios digitais.

Obviamente que, com o aparecimento de outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo, devemos alargar os nossos horizontes. No entanto, o Facebook continua a ser a maior rede social do mundo, e do Brasil também.

Em novembro do ano passado, de acordo com informações do CEO do Facebook, o conhecido Mark Zuckerberg, o Brasil contava com 1.8 bilhão de usuários ativos.

Exatamente por essa razão que empresas pequenas e grandes estão investindo muito dinheiro e tempo divulgando os seus negócios através das fan Pages do FB, e com isso conseguem aumentar o volume de vendas.

A grande questão é que não basta ter uma página ativa no Facebook para ter resultados efetivos. Para que consiga atingir as suas metas é preciso que tenha público que veja a sua página, o que fará gerar tráfego, e depois se tornando seus clientes.

Por isso, para aumentar o público que acede à sua página, precisa conseguir que novos usuários curtam a sua página. A isto chamamos de criação de público.

Para conseguir aumentar as curtidas no Facebook precisa seguir alguns passos importantes. Aqui vamos mostrar tudo em pormenor para que você consiga alcançar o sucesso na maior rede social do Brasil e do mundo.

Vale a pena comprar curtidas?

Uma das hipóteses que tem para aumentar o número de pessoas que seguem a sua página é pagando. No entanto, e apesar de essa ser a forma mais fácil e rápida de ganhar curtidas no Facebook, não é assim tão boa ideia. Aliás, comprar curtidas pode mesmo ser uma péssima ideia.

É verdade que aumentar as curtidas no Facebook é um processo que demora, e no início é bastante trabalhoso. Talvez por isso mesmo as pessoas optem por comprar seguidores.

O custo desse serviço não é caro, e por isso cada vez mais pessoas têm optado por esse método para conseguir mais curtidas, ou seguidores.

A questão é a seguinte. Você pode ter milhares de seguidores, mas que vantagem real isso lhe traz se eles não tiverem interesse no seu nicho de mercado? Neste caso o que a acontece é que tem seguidores que não têm interesse em suas postagens, e por isso não interagem, nem contribuem para o seu negócio.

Tem de ter sempre em mente que o Facebook, assim como qualquer outra plataforma digital, tem como objetivo principal a interação do público com a sua fan Page. Caso essa interação não aconteça, manter sua conta na rede social perde todo o sentido.

Quando temos um público falso, ou seja, quando temos um público que não tem interesse em nossas publicações, não temos resultados nenhuns, além de poder colaborar com um crime.

Isso mesmo! Um crime! Geralmente os programas que geram seguidores para as páginas de Facebook usam perfis falsos, de pessoas que nem existem. Mas também existem programas que usam perfis reais. O grande problema é que nesses casos muitos acabam roubando os dados desses perfis através da instalação de determinados programas nos computadores das suas vítimas.

Então, se comprar seguidores não é a melhor escolha, como podemos aumentar o número de curtidas de forma natural? É isso que vamos ver agora.

Como aumentar curtidas no Facebook? Passo a Passo

Existem várias formas de aumentar as curtidas nas redes sociais. Não vai ser esta a primeira, nem a última página onde vai ler sobre isso. No entanto, existem formas mais, e menos, eficazes.

Lembre-se que o mais importante é criar um público ativo, que interaja com a sua página, e que seja um potencial cliente.

1. Conhecer o Facebook

Antes de mais nada, para conseguirmos aumentar o número de curtidas no Facebook, é crucial entendermos a real natureza do Facebook. A primeira pergunta a ser respondida é

“As pessoas usam o Facebook para quê? ”

Ora, a verdade é que, independentemente de estarmos falando de adolescentes, ou idosos, todos os usuários do Facebook querem se conectar com os seus amigos, e mostrar o que andam fazendo e sentindo.

Temos de ter sempre em mente que esse é um espaço de comunicação. O Facebook é um espaço onde podemos expressar aquilo que sentimos e pensamos, onde nos “reunimos” com nossos amigos e conhecidos. Esse é um espaço onde compartilhamos a nossa vida privada.

A maior parte das pessoas usam o Facebook para ver os vídeos e as fotos dos amigos (quase metade dos usuários). Quase 50% dos usuários também consideram usar o Facebook para compartilhar as suas coisas com todos os seus amigos ao mesmo tempo.

Portanto, tendo como base esse conhecimento, o que devemos fazer é nos tornarmos os melhores amigos dos usuários.

2. Auto-apresentação

Outro aspecto a ter em conta é que as pessoas têm uma necessidade muito grande em mostrar aquilo que fazem, pensam, sentem, e aquilo que elas são.

E é isso que você tem de fazer também. Ao mostrar quem é, quais os valores da sua marca, consegue estabelecer um maior companheirismo com os usuários, consegue estabelecer uma maior proximidade e um sentimento de pertença.

Outro fator importante a ter em conta é que as pessoas procuram criar uma imagem que os represente. Para isso, as pessoas usam conteúdo dos outros que demonstrem aquilo que pensam, ou sentem.

Dessa forma, produza conteúdo interessante que os seus fãs possam usar para demonstrar a sua própria imagem, algo com que eles se identifiquem.

3. Público-alvo

Depois de saber quem são as pessoas que usam o Facebook, e para que elas usam, é importante conhecer os seus fãs.

Conhecer os seus fãs é o segredo para criar conteúdo que se aproxime a eles. Temos de conhecê-los profundamente ao ponto de conhecermos as suas necessidades, os seus desejos. Só dessa forma conseguiremos dar aquilo que eles precisam, ou criar uma necessidade nesse público.

Assim, um dos pontos mais importantes para conseguirmos aumentar as vendas da nossa empresa é criando um buyer persona, o perfil de um modelo de consumidor ideal.

Para criar o seu buyer persona precisa fazer uma análise profunda dos seus atuais clientes, e os seus fãs do Facebook. Com essa informação nós conseguimos direcionar as nossas campanhas corretamente. São essas informações que nos permitem definir a mensagem da marca, a imagem da marca, a mensagem do produto, e a voz da marca.

4. Concorrentes

Os seus concorrentes podem dar uma boa ajuda na hora de conseguir mais curtidas para a sua página do Facebook. Se achava que a concorrência só trazia coisas más, se enganou redondamente!

Nós conseguimos várias informações valiosas sobre os nossos concorrentes no Facebook, mas também conseguimos informações valiosas sobre o nosso público-alvo.

Uma ferramenta útil, e grátis, no Facebook permite que acompanhe os seus principais concorrentes (5).

O Facebook permite que veja as estatísticas dos seus concorrentes diretos. Poderá selecionar e adicionar as páginas que pretende.

O FB carrega cinco páginas de concorrentes. Eles aparecem como sugestões para você adicionar.

  • Assim você consegue obter as informações clicando na aba “informações” que se apresenta na parte superior, em cima do banner da página.
  • Depois desça a página até ao fim e clique em Adicionar páginas
  • Escolha as páginas que quer acompanhar
  • Clique em concluir
  • Assim que seguir todos esses passos irá aparecer um ranking de comparação

Esse ranking permite que compare as curtidas das páginas selecionadas, as publicações realizadas durante a semana, a porcentagem de curtidas que obtiveram durante a semana, e o envolvimento das pessoas com a página em questão.

O Facebook também analisa a sua página nesse ranking, posicionando-a automaticamente de acordo com as informações obtidas.

Essa ferramenta também permite acompanhar o envolvimento dos clientes, e assim consegue estar sempre em cima do acontecimento.

5. Outras redes sociais

Não existe só o Facebook, e todas as redes sociais estão crescendo a cada dia. Por isso é sempre bom usar as mais populares de forma a alcançar um maior número de pessoas.

A verdade é que usar as outras redes sociais também pode ajudar a aumentar o número de curtidas na sua página de Facebook.

Portanto, não deixe de divulgar a sua página de Facebook em todas as outras redes sociais onde tem presença ativa.

Para tal coloque uma caixa de curtidas nas redes sociais da empresa e use-as para pedir o curtir.

Aqui vale colocar em:

  • Sites
  • Blogs
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Pinterest
  • Snapchat
  • Youtube

Na próxima Segunda-Feira, vamos abordar mais insights para aumentar as suas curtidas no Facebook. Não perca!

Ficou alguma dúvida no artigo? Deixe os seus comentários abaixo!

 

Como ganhar curtidas no Facebook passo a passo – Parte 1
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *