COMO GANHAR CURTIDAS NO FACEBOOK PASSO A PASSO – PARTE 2

05/02/2018
Por cbbr

Vamos dar continuação a nossa artigo passado sobre como ganhar curtidas no Facebook para a sua empresa.

COMO AUMENTAR CURTIDAS NO FACEBOOK? PASSO A PASSO

Assinaturas do seu perfil

Outra dica super útil se prende com as assinaturas do seu perfil. Para nós conseguirmos angariar mais seguidores precisamos habilitar essa ferramenta no nosso perfil.

  1. Acesse a página do Facebook
  2. Clique em Configurações de conta
  3. Clique em Permitir Assinantes
  4. Defina as preferências de divulgação

Foto de perfil

A foto de perfil é quase como um retrato. Como sabemos, a primeira impressão conta muito, e como tal, deverá usar uma foto que transmita bem aquilo que é a empresa.

A foto de perfil é o cartão de visitas, por isso deve investir nela com inteligência. Essa foto deve ser bem mais do que uma imagem bonita, ela deve transmitir os valores da sua empresa. Para tal deverá criar um perfil visual para a sua empresa. Dessa forma se distingue de todas as outras pelas suas características.

Descrição da página

Para ter uma página com muitos seguidores, e seguidores que se interessem de fato pelo seu perfil, é crucial que tenha uma descrição apelativa e convincente na sua página. É aqui que se encontra o espírito da marca, por isso vale a pena investir algum tempo criando uma boa descrição.

  • Parte “sobre” – Essa parte é dedicada a colocar todas as informações da sua empresa.
  • Quando um usuário se interessa por uma empresa, ou quando conhece uma determinada marca, a primeira coisa que faz é pesquisar a página do Facebook, especialmente a seção sobre. É aqui que o usuário consegue algumas informações sobre a empresa, como o telefone ou o endereço de uma loja física.
  • Os usuários que tenham encontrado a sua marca, mas não sabem do que se trata, vão encontrar todas as informações também nessa seção da ferramenta. Esses usuários buscam uma visão geral do negócio.
  • Quando uma empresa, ou marca, não dispõe dessas informações, acabam por perder clientes e potenciais clientes. Quando não está disponibilizada informação sobre a empresa a probabilidade de as pessoas saírem da página é muito maior.

Para ter uma boa descrição na sua página de Facebook, necessita incluir:

  • Visão geral da empresa
  • Endereço
  • Link do site
  • Telefone
  • E-mail

Indexação para mecanismos de busca

O Google também indexa conteúdos que são publicados no Facebook. No entanto, deve notar que nem todos os conteúdos são indexados. São indexados:

  • Publicações
  • Comentários
  • Atualizações no timeline
  • Descrição da página
  • Notas

Assim, como acontece nos seus sites e blogs, para que a sua página de Facebook apareça nos resultados de busca é necessário otimizar o conteúdo para também conseguir gerar tráfego a partir daí.

URL

Outra forma de aumentar o número de cliques em sua página é personalizando o URL da sua página. Aqui deverá usar o nome pelo qual quer ser conhecido. Esse nome deve ser fácil de ler e digitar. Para as fanpages precisa ter um mínimo de 25 pessoas que tenham curtido a página para conseguir personalizar o URL.

Palavras-chave

No processo de otimização do conteúdo da sua página deverá estar atento às palavras-chave. A inserção de palavras-chave é crucial no processo de otimização.

Deverá colocá-las de forma a não atrapalharem o texto, ficando fácil e simples de ler. Elas devem ser colocadas de forma a que o texto pareça natural.

Na descrição da empresa deverá usar palavras-chave que descrevam exatamente aquilo que a empresa faz, com suas funções, objetivos e metas.

Deverá sempre manter a autenticidade de todas as publicações. Não copie textos nas descrições de suas publicações. Isso faz com que o Google assuma como conteúdo duplicado.

No que toca a palavras-chave, elas também devem ser incluídas nesse campo, de preferência nos 18 primeiros caracteres. Lembre-se que o Google usa o início das descrições para formar o título da página, assim como a meta descrição, a descrição que aparece na ferramenta de busca.

Convide seus amigos para curtir a página

Nós sabemos que o início é bem difícil. Não conseguimos milhares de curtidas de um dia para o outro. No entanto, temos de começar por algum lugar, né? Envie convite para os seus amigos, familiares, e para os funcionários da empresa.

Aqui não vamos focar muito o público-alvo. O que queremos para já é alavancar a página e gerar credibilidade. Note que os usuários percebem quando outras pessoas estão curtindo a sua página, curtindo as suas publicações, e comentando.

Poderá também pegar o feedback dos seus amigos sobre a sua página. Eles podem ajudar muito na hora de melhorar o conteúdo da sua página. Nesse primeiro momento é fundamental ter opiniões e críticas sinceras. Aceite sugestões também.

Além disso, os nossos amigos podem impulsionar bastante o número de curtidas em nossa página. Existem casos de aumento de mais de 1000% no número de seguidores com apenas um clique, usando os nossos amigos.

O meu conselho é que use o navegador Google Chrome, pois a ferramenta que usamos só funciona nele.

  1. Instale o Invite All – No próprio Google Chrome, clique para instalar essa extensão e adicione-a ao Chrome.
  2. Abra a página do Facebook
  3. Clique em convidar amigos
  4. Convide todos os seus amigos para curtir a sua página.

Essa ferramenta permite que convide todos os seus amigos com um único clique, o que é bem mais prático. Sem essa extensão você teria de convidar os seus amigos um a um, o que demoraria uma eternidade. E como sabemos, tempo é dinheiro.

Geralmente aparece uma mensagem de erro por convidar muitas pessoas, mas não precisa parar a ferramenta. Deixe ela ligada que vai continuar enviando os convites.

Página de Facebook para a empresa

No caso de já ter uma boa audiência em outras mídias sociais, como o Twitter, o seu blog, site, uma excelente ideia é colocar caixa de curtidas nessas mídias. Essas são curtidas um pouco mais fáceis de conseguir, até porque as pessoas já conhecem a sua empresa e já sabem do que se trata.

Poderá ainda colocar um plugin no blog ou site onde mostra que tem uma página de Facebook. Poderá colocar um botão de curtir direto na barra lateral do site da empresa ou do seu blog. Desta forma é mais simples para as pessoas curtirem a sua página.

Os plugins também são uma forma de mostrar credibilidade para a sua empresa. Isso porque os visitantes veem o rosto de outras pessoas que já curtiram a sua página, mostrando assim que a empresa é conhecida. É aquilo que chamamos de social proof, prova social em português.

Essa é uma ferramenta muito simples de usar, e pode dar um bom resultado. Assim, siga os passos seguintes:

  1. Acesse a página Plugin Page https://developers.facebook.com/docs/plugins/page-plugin
  2. Preencha os dados
  3. Adicione o endereço da sua página de Facebook
  4. Não altere nenhum dado da Tabs
  5. Defina a largura da caixa que pretende adicionar. O mínimo permitido é de 180px. O máximo permitido é de 500px.
  6. Defina a altura da caixa a adicionar. O mínimo permitido é de 70px.
  7. Selecione a opção Small Header. Isso permite que o cabeçalho da página fique pequeno, e por isso mais bonito.
  8. Se quiser ocultar a foto de capa pode selecionar a opção Hide Cover Photo.
  9. Ajuste o tamanho do gadget da sua página ou blog selecionando Adapt to Plugin Container width.
  10. No caso de pretender mostrar fotos dos usuários no seu blog selecione Show Friend’s Faces.
  11. Clique em Get Code
  12. Aparecerão dois códigos em uma janela
  13. Os gadgets já estão criados. Agora é só colocar no blog ou site.

Conteúdo

Ter conteúdo com qualidade e que seja relevante para o seu público é fundamental para conseguir bons seguidores da sua página.

Qualquer conteúdo publicado em sua página deve merecer total atenção. Lembre-se que é o conteúdo que publica que faz com que o público depois curta a sua página e depois siga as suas publicações com regularidade.

Outra questão é que uma grande parte do tráfego qualificado se consegue através do conteúdo que é publicado. Por isso vale a pena investir todo o esforço na produção de conteúdo que seja relevante.

Objetivo

Para a criação de conteúdo deverá ter em atenção o objetivo de sua publicação. Antes de escrever qualquer coisa deve traçar os seus objetivos. O que pretende com a sua página? O que pretende com a sua publicação? A quem se dirige?

Depois de responder a e as questões, estabeleça estratégias que levem à concretização dos seus objetivos.

Organização

Tudo gira em torno de organização quando falamos em marketing, quer online, quer offline.

Pense nos temas que abordará. Pense em que tipo de imagem irá usar. Defina os dias e os horários que vai fazer as suas postagens.

Faça um planejamento onde estejam presentes todos esses pontos.

Conteúdo com valor

O conteúdo partilhado deve sempre ter valor para o usuário. Podem ser notícias, curiosidades, mas sempre algo que acrescente aos usuários. O importante é que seja algo que se destaque de tudo o resto.

Tenha em mente que as pessoas estão constantemente a postar coisas no Facebook. Como tal, tem de prender a atenção dos usuários. Só há uma forma para isso. Produzir conteúdo que seja relevante, e que de fato acrescente algo ao seguidor.

Pode incluir:

  • Dicas sobre o uso de algo
  • Funções novas de determinado produto ou serviço
  • Criação de um espaço para tirar dúvidas
  • Abordar temas que estejam diretamente ligados ao mercado da sua empresa
  • Vídeos dos trabalhadores, por exemplo

Vídeos e imagens

Você sabia que as pessoas são atraídas por imagens? De fato, vários estudos têm confirmado que as imagens são o formato mais consumido pelos usuários. Mais ainda. Esse é o formato que mais compartilhamentos gera.

Os vídeos são outro fenômeno, apesar de mais recente. Muitos usuários tendem a clicar mais em vídeos do que em imagens simples. Os vídeos dão uma sensação maior de proximidade, e por isso elas tendem a se inclinar para eles.

Além disso, o formato de informação em vídeo é mais fácil de ser analisado, e mais rápido também.

Lives

O Facebook inclui recentemente a oportunidade de fazer vídeos ao vivo no Facebook. Esse é um formato perfeito para criar engajamento na sua página. Essa ferramenta permite que você se mostre para os seus fãs, e que fale com eles ao mesmo tempo.

Os fãs que estão assistindo ao seu live vídeo podem deixar os comentários, que entram automaticamente na sua página. Assim você consegue falar com o seu público, tirando dúvidas e dando recados interessantes.

O Facebook Live já é uma prática comum para muitos, inclusive no mundo dos negócios. Enquanto está transmitindo o seu vídeo ao vivo você consegue ver quantas pessoas estão assistindo, como se chamam, e as reações que vão demonstrando.

Assim que você termina o seu Live vídeo ele não é apagado, se transformando em um vídeo comum, que fica na linha do tempo do seu perfil.

Poderá compartilhar esse vídeo com os seus amigos, ou partilhá-lo em blogs e outras redes sociais.

Na próxima quarta-feira, vamos dar continuação a nossa última parte nessa série de 3 artigos. Fiquem ligados!

COMO GANHAR CURTIDAS NO FACEBOOK PASSO A PASSO – PARTE 2
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