Como Ganhar Mais Curtidas no Instagram
Para ganhar mais curtidas no instagram você precisa combinar uma série de fatores referentes ao seu público, ao tipo de conteúdo que será postado e ao algoritmo do Instagram.
O trabalho integrado desses fatores irá favorecer o alcance e engajamento do seu público. A principal forma de atingir esse objetivo é através de um planejamento estratégico.
É importante perceber aonde você está, definir aonde você quer chegar e traçar um plano que vai te ajudar a concretizar, de fato, a meta de ganhar mais curtidas no instagram.
Tirar fotos e preparar vídeos para postagem no aplicativo simplesmente para estar presente na rede social não é a melhor estratégia!
Sem um planejamento direcionado a um público específico é impossível ganhar mais curtidas no Instagram.
Não se trata apenas de postar algo legal, bonito ou que faça simplesmente uma menção à sua empresa…
É preciso que as postagens tragam inspiração para seu público, aproximando-se do cotidiano das pessoas e oferecendo conteúdo que gere valor e relevância para elas.
Se você quer ganhar mais curtidas no instagram, conquistar e fidelizar clientes e ampliar suas vendas, prepare-se para o trabalho.
Para chegar lá, mantenha seu empenho, dedicação e persistência e tenha certeza que a recompensa virá!
A primeira coisa a fazer é pensar no seu público, vasculhar o seu mundo e entregar a ele tudo que for do seu interesse.
Assim, aumentam suas chances de ganhar mais curtidas no Instagram, mais seguidores, mais comentários, mais engajamentos, mais relacionamentos e mais vendas você vai ter, é claro!
1. Crie um “banco de dados” sobre seu público.
I. Faça pesquisas.
Deixe o achismo e a preguiça de lado e trabalhe com afinco para ganhar mais curtidas no Instagram; procure se tornar o mais íntimo possível do seu público. O tempo que você vai se dedicar a esta empreitada vai te trazer inúmeros benefícios, já a curto prazo.
Quanto mais você coletar informações relevantes sobre o seu público, maiores serão as chances de oferecer conteúdos de fotos e vídeos que vão de encontro aos problemas, necessidades e interesses do consumidor.
Desta forma, sua comunicação será mais eficaz e, consequentemente, você vai conseguir ganhar mais curtidas no Instagram e ampliar o engajamento do seu público.
Um bom começo é manter o cadastrado dos seus clientes com informações como nome, endereço, e-mail, data de aniversário, número de compras, cor ou modelo de produtos adquiridos, valor total da compra, forma de pagamento, etc.
Mas saiba que é preciso ir além disso; é necessário conhecer mais sobre a vida dos seus clientes. O que eles fazem? Quais são seus seus gostos e preferências? Quais são seus sentimentos? Como é seu cotidiano?
II. Colete informações nas redes sociais.
Uma dica é utilizar as próprias redes sociais para descobrir estas informações. É claro que você não vai fazer essa pesquisa com todos os seus clientes, mas com aqueles que você percebe que estão mais engajados. Prepare um conteúdo específico para eles, poste suas publicações, ganhe mais curtidas no instagram, feche mais vendas e ainda aumente o alcance de seus produtos e da sua marca para mais clientes em potencial.
Esta é uma forma simples de segmentar seu mercado; por isso compare os comportamentos semelhantes de compras que mais forem vantajosos para sua empresa. Isto lhe dará condições de planejar publicações que vão de encontro a esse grupo específico de pessoas. É como colocar uma lente de aumento próxima a um objeto e observar detalhes que antes passavam despercebidos.
Agindo desta forma, você será capaz de preparar memes, publicações inspiracionais, ofertas assertivas e muitos outros conteúdos de valor que irão aumentar suas vendas e fazer sua marca ganhar mais curtidas no Instagram, e com isso, maior visibilidade e, consequentemente, mais oportunidades de negócios.
III. Prepare enquetes para seus clientes.
Envie e-mail para clientes cadastrados contendo questionário com, no máximo, três perguntas simples que irão auxiliar na segmentação do seu público. Elas também podem ser feitas através do Facebook.
Exemplos de algumas perguntas para a segmentação do seu público:
- Para você, o que um bom trabalho deve oferecer? Coloque 4 alternativas e a última coloque a opção “Outro requisito”, seguida da pergunta “Qual”? Aproveite as informações para produzir imagens que vão de encontro aos desejos dos seus clientes.
- O que você prefere fazer no final de semana? Coloque de 3 a 5 alternativas e descubra a preferência de lazer dos seus clientes. Você pode planejar uma foto com base na opção mais votada, proporcionando a identificação e o engajamento do seu público através deste tipo de imagem.
- Quais assuntos desperta mais a sua atenção? Coloque nas alternativas temas que estão interligados ao tipo de produto ou serviço que você oferece. As três opções mais votadas pode servir de base para ideias de postagens.
- Qual é a maior dificuldade que você enfrenta no seu dia? Coloque opções e na última alternativa deixe a opção em aberto para descrições. Com esta informação você pode criar um conteúdo engraçado no qual os seus clientes se identificam, dão muitas risadas e é claro, mais curtidas nas postagens do seu Instagram.
IV. Empatia: Coloque-se no lugar do cliente.
Utilize os produtos que você fabrica e faça uma experiência como consumidor. Responda às seguintes perguntas: o que este produto agregou na minha vida? Facilitou meu dia? Como?
Outra opção é fazer estas perguntas para um amigo que já adquiriu seus produtos ou serviços. Eles vão ter a liberdade para expor suas reais impressões sobre o que você oferta. Tente descobrir qual o impacto do produto no cotidiano de suas vidas.
Isso irá te ajudar a pensar em uma imagem que tem relação com o dia a dia do seu público proporcionando sua identificação e, consequentemente, a postagem vai ganhar mais curtidas no Instagram.
2. Crie imagens e vídeos incríveis para ganhar mais curtidas no Instagram.
I. Mantenha o foco no seu público.
Todo conteúdo no Instagram deve ser direcionado para agradar o seu público de modo específico. Afinal, não dá para sair por aí dando tiro para todo lado na expectativa de ganhar mais curtidas no Instagram ou ter algum eventual acerto.
Antes de preparar publicações para postagem no Instagram, você precisa estudar muito bem o que vai fazer e como vai fazer. Depois de ter dimensionado bem o seu público, você deve priorizar o gosto e o interesse dele.
Cuidado para não tomar decisões com base nas suas próprias preferências pessoais. Afinal, aquilo que gera interesse e boas risadas para você pode não despertar o menor interesse e nem ter a menor graça para seus clientes; impedindo sua postagem de ganhar mais curtidas no Instagram.
Postar publicações com base no achismo só vai fazer você perder tempo, dinheiro e, no final de tudo, vai gerar muito estresse.
II. Crie uma identidade visual nas postagens.
A identidade visual comunica e traz sempre novas expectativas de novas publicações para os seguidores que te acompanham no Instagram. Manter o mesmo padrão de posts facilita a visibilidade e permite a assimilação rápida dos usuários com a sua marca.
Utilize identidade visual para criar postagens referentes a datas comemorativas, frases inspiracionais, dicas relevantes para seu público, e diversos outros assuntos que colaboram para a experiência do seu público no Instagram.
III. Busque inspiração nas grandes marcas.
As grandes marcas que atuam no mesmo seguimento que você são uma importante fonte de inspiração.
Não estou falando de copiar o que elas fazem, mesmo porque se fizer isso, não acredito que vai ter um resultado positivo. Estou me referindo a observar as publicações destas gigantes; de preferência aquelas que são experts em ganhar mais curtidas no Instagram.
Observe qual o contexto destas publicações, as palavras, as cores de destaque, qual o cenário, os elementos que compõem a imagem, a linguagem e o tipo de relacionamento que as postagens acabam proporcionado entre a marca e os seus seguidores.
Através de um simples estudo dessas grandes marcas, você pode ter um insight para publicar um post certeiro para seu público.
IV. Capriche nos textos das postagens.
A mensagem pode ser o grande diferencial em meio a tantas imagens que aparecem no feed dos usuários do Instagram.
O aplicativo possibilita a inserção de até 2.200 caracteres no conteúdo que acompanha os posts. No entanto, procure criar textos curtos e que, ao mesmo tempo, transmitam o conteúdo desejado para que o usuário possa assimilar rapidamente o objetivo da mensagem comunicada.
VI. Pegue carona com personalidades famosas.
Acompanhe notícias de pessoas famosas que possuam alguma relação com seus produtos ou serviços. De modo geral, há uma curiosidade em saber as novidades sobre pessoas públicas. Descubra quais são as personalidades que mais seu público se identifica.
Aproveite essas notícias e construa um conteúdo envolvendo as celebridades nas hashtags. Faça isso com muita criatividade e cores chamativas; certamente você vai ganhar mais curtidas no Instagram.
VII. Leve motivação com frases inspiracionais.
Frases que motivam o dia do seu público e proporcionam uma visão positiva da vida também são fundamentais para você conseguir ganhar mais curtidas no Instagram.
Procure postar este tipo de conteúdo com frequência. Lembre-se apenas de não sair do foco! Não estou falando de conteúdo que te inspire, estou falando de algo que precisa ser envolvente para o SEU PÚBLICO.
VIII. Teste ideias no Instagram Stories.
Aproveite o Stories e observe a reação do seu público. Já que as publicações são temporárias e se apagam automaticamente depois de 24 horas, você pode muito bem aproveitar este recurso para testar ideias e perceber as que melhor funcionam. Depois, é só investir em postagens mais elaboradas com base no que deu certo no Stories e naturalmente vai atingir a meta de ganhar mais curtidas no Instagram.
2. Descubra os segredos do algoritmo do Instagram.
I. Instagram na atualidade.
O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012; pouco antes do aplicativo completar seus dois anos de existência.
Atualmente é a maior plataforma de conteúdo visual do mundo; o Instagram possui mais de 700 milhões de usuários. Desde março deste ano o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de tráfego direcionado para o Instagram.
Vale lembrar que Facebook e Instagram têm suas semelhanças, porém possuem públicos diferentes. Apesar da popularização do Instagram, a maioria dos seus usuários ainda continua sendo jovens de até 35 anos de idade.
II. Objetivo do Instagram.
Conhecer o seu público e preparar as postagens certas para ele não basta; é necessário também conhecer e explorar as vantagens que o canal de comunicação lhe oferece.
O objetivo central deste aplicativo é oferecer ao usuário a experiência de encontrar de imediato o que ele mais quer visualizar.
III. Experiência dos usuários no Instagram.
O usuário em si é imediatista, não quer ter o trabalho de procurar pelo que deseja, simplesmente ele quer entrar no Instagram e ter acesso rápido a tudo que lhe é interessante sem muito esforço.
O Instagram sabe muito bem disso. Tanto que o próprio algoritmo é expert em fazer buscas automáticas com base nas preferências e interações de cada usuário onde os posts mais relevantes e atraentes para cada perfil aparecem nos seus respectivos feeds.
O público do Instagram é versátil e dinâmico e é exatamente isso que procura encontrar na rede social. Por isso prepare postagens com imagens de boa qualidade, mensagens curtas, objetivas e impactantes.
IV. Não perca as atualizações do Instagram.
O algoritmo do Instagram também conhece muito bem o quanto precisa se atualizar para atender às necessidades deste público tão jovem e exigente.
As marcas precisam estar atentas quanto às constantes mudanças do aplicativo. Caso contrário, sem conhecer as atualizações do algoritmo, sua empresa deixará de ganhar mais curtidas no Instagram, além de não conseguir maior alcance e visibilidade.
No período de janeiro até começo de maio de 2018, o Instagram divulgou 10 novas informações sobre o aplicativo refentes a novas maneiras de compartilhar e se conectar, a alterações para melhorar seu feed e muito mais.
Por isso, Não deixe de conferir periodicamente a página do Centro de Informações do Instagram.
3. Faça do algoritmo do Instagram o seu aliado.
Fique atento! Tem muita gente por aí ensinando a como burlar o algoritmo do Instagram, mas você acha que isso realmente funciona? A princípio esta tática pode até dar certo, mas quando este método é descoberto pelo Instagram, tenha certeza que haverá consequências; você acabará tendo que mudar de estratégia, isso se não for penalizado pelo próprio algoritmo.
Confira algumas dicas para utilização do Instagram:
I. Tamanho das Imagens.
- Foto do perfil. Como não é possível editar e cortar a imagem do perfil pelo instagram, o ideal é criar um avatar com um tamanho mínimo de 180 x 180 pixels. Há apenas um corte circular automático feito pelo instagram, por isso é fundamental que as infomações visuais mais relevantes estejam no centro da foto.
- Feed. O formato 1080 x 1080 pixels é o mais utilizado no instagram. No entanto, o formato vertical, com resolução 1080 x 1440 pixels permite o preenchimento total do feed do usuário quando visualizado através de smartphone.
- Vídeo. No Instagram os vídeos mais curtos e no formato quadrado de 1080 pixels são mais vistos. Segundo pesquisa da Buffer, esses clipes possuem de 30% a 35% mais visualizações do que os vídeos horizontais.
- Stories. Nas stories, crie imagens e vídeos com resolução de 1080 x 1920, com uma proporção de 16:9. Evite dispor textos nas bordas para não comprometer a visualização em alguns dispositivos móveis.
II. Outras dicas valiosas para o Instagram.
Atualmente o Instagram tem algumas novidades. Confira abaixo:
- O percentual de alcance orgânico diminuiu, por isso seja muito criativo e elabore muito bem suas postagens.
- As publicações se repetem mais vezes para os mesmos seguidores; por isso incentive a marcação de amigos e, se possível, migre sua conta para a versão business; a mudança é mais favorável para marcas e influenciadores digitais permitindo impulsionar publicações e efetuar a análise das postagens.
- Respostas simples como um “sim” ou “não” e emojis em comentários não são mais vistos como uma forma eficaz de engajamento; por isso capriche nas respostas. Aproveite a oportunidade e faça uma outra pergunta bem mais elaborada, assim você está promovendo o diálogo, a interação e estreitando laços de relacionamento com seu público; fatores que são muito bem dimensionados pelo algoritmo.
- Hashtags nos comentários não são mais a melhor opção, coloque-as na legenda. Utilize no máximo 5 hashtags que estão intimamente relacionadas com a experiência dos usuários do Instagram.
3) Ferramentas de automação.
Ainda bem que podemos contar com inúmeras ferramentas de automação que irão facilitar todo o processo de criação e publicações no Instagram. Selecionamos algumas dentre as melhores. Confira!
I. Edição de Imagens.
- Canva: é uma ferramenta que oferece diversos modelos de designs para postagens no instagram. O layout escolhido pode ser alterado pelo usuário, onde pode incluir fotos do banco de imagens da ferramenta ou através de upload das suas próprias imagens. Possui também muitas cores, elementos, fontes e tamanhos de textos. Cada item da ferramenta aparece identificado como grátis ou com seu respectivo custo.
- RelayThat: é muito parecido com o Canva e também oferece uma infinidade de recursos para criação de imagens rápidas. Possui conteúdo visual profissional inspirador e reúne mais de 350.000 ícones e fotos que você pode usar sem se preocupar com direitos autorais.
II) Edição de vídeos.
- Spark Abode: possui muitos recursos que permitem criar animações simples através de gravação de voz, fotos, ícones e efeitos especiais. Dentre muitos outros recursos, a ferramenta possui vídeos direcionados, a partir da descrição de um título/ tema que você inserir e contém todas as orientações de uso para otimização de vídeos de qualidade.
- Renderforest: é um editor de vídeo online que possui uma extensa galeria de modelos de clipes prontos que pode ser uma fonte de inspiração para se adaptar ao seu tipo de negócio.
- Rocketium: oferece um banco de vídeos e dimensionamento automaticamente de clipes para publicação no instagram.
- Stories Ads: permite selecionar e personalizar o tema de vídeos para o Instagram Stories; o serviço online é gratuito.
II) Encontre as hashtags corretas.
- Display Purposes: realiza a busca das melhores hashtags para suas postagens conforme o tema que será publicado. Hashtags usadas como spam ou que podem conduzir a publicações maliciosas também são identificadas pela ferramenta.
- Focalmark: criado apenas para dispositivos móveis, a ferramenta sugere hashtags a partir da combinação do ranquemanto do Instagram com dados referentes ao comportamento dos usuários.
III) Agendamento de Postagens.
- Hootsuite: permite que você tire uma foto ou escolha uma imagem da sua galeria, em seguida, é possível escrever a sua mensagem e agendar sua publicação selecionando a data e hora desejada. Na opção “editor”, você consegue visualizar todas as postagens que estão agendadas, fazer algumas alterações, caso seja necessário e ainda remover o post.
- Later: possibilita o agendamento e visualização de postagens no calendário da ferramenta. É possível planejar o seu feed com recursos de arrastar e soltar e programar automaticamente as postagens para o seu perfil de negócios do Instagram.
- Postgrain: além de agendar suas postagens, permite também o agendamento de stories em seu perfil. Efetua o envio de mensagens diretas, mensura e impulsiona os seus resultados.
IV) Avaliação de resultados.
As ferramentas que fornecem estatísticas sobre as suas publicações são importantíssimas para você medir se realmente está alcançando o seu objetivo de conseguir mais curtidas no Instagram. Confira algumas:
- Instagram Insights: é uma opção para quem possui uma conta empresarial habilitada no Instagram. O recurso disponibiliza dados relevantes como alcance das postagens, crescimento do número de seguidores e informações como faixa etária e local desses seguidores.
- IconoSquare: além de muitas outras funcionalidades, a ferramenta permite medir o desempenho das suas postagens no Instagram em tempo real e comparar com as anteriores. É possível também classificar suas melhores publicações por curtidas, comentários, taxa de engajamento, alcance, visualizações e muito mais.
- Simply Measured Instagram: oferece estatísticas referentes aos horários que mais geram engajamento do seu público. Você encontra também uma análise dos posts que fez, o percentual de engajamento, a quantidade de novos seguidores e um comparativo entre o que você mais publicou entre fotos e vídeos. Com esta ferramenta você consegue também ficar de olho na concorrência através da comparação entre as suas métricas e a de seus concorrentes.
V. Instagram empresas: mais uma opção.
O recurso fornece as seguintes informações e recursos:
- Impressões: quantidade total de visualizações da sua publicação.
- Alcance: número de visualizações por pessoa. Inclui a quantidade total de contas únicas que curtiram ou comentaram sua publicação.
- Cliques no site: número de contas que tocaram no link do site em seu Perfil comercial.
- Atividades do seguidor: média de vezes em que seus seguidores estão no Instagram por dia. Inclui as informações de gênero, idade e localização do seguidor.
- Opção de incluir um botão CTAs para tomada de ação.
- Seleção de público alvo e o tempo de promoção da postagem.
Depois de todas essas dicas, não perca oportunidades de ganhar mais curtidas no Instagram: crie os posts certos para seu público e publique no momento em que estão online. Conheça os segredos do algoritmo do aplicativo, encontre as hashtags certas, utilize-se de ferramentas de edição de imagens e vídeos, agende as postagens, mesure os resultados e tenha muito sucesso!