9 passos para transformar sua empresa em referência no mercado

06/10/2017
Por cbbr
referência no mercado

No momento certo, sua empresa parece que se tornou grande, parece que não o suficiente para se tornar referência no mercado, não é mesmo? Mas não se preocupe. Existem alguns passos simples que poderão lhe ajudar a mudar isso.

Você com certeza quer que as pessoas pensem na sua empresa ao citar o segmento dela. E isso é possível sim. Sua empresa pode se tornar uma grande referência no mercado com uma facilidade que você talvez nem imagine.

Como? Seguindo este passo a passo apresentado no artigo. Com ele você poderá conseguir bastantes privilégios e sua empresa terá o reconhecimento necessário.

Ansioso para esse passo a passo? Não se preocupe, pois ele vem de forma mais rápido do que você imagina. E nós lhe apresentamos este passo a passo a partir de agora.

Mas antes, vamos ver por isso é importante.

Por que é importante que sua empresa se torne referência no mercado

por que é importante

Todos os meses, surgem novas empresas. E nós sabemos que com o aumento crescente da concorrência, a exigência é ainda maior.

De fato, tudo isso acontece por conta da própria competitividade que é gerada. Afinal, os empresários precisam criar diferenciais para se destacar, sejam eles no preço, na qualidade ou até mesmo no atendimento.

Mas por outro lado, o próprio consumidor está cada vez mais exigente. Isso ocorre mais em função da propagação da internet.

De qualquer forma, o empresário que deseja se tornar uma referência no mercado precisa desenvolver algumas estratégias e definir alguns planos de ação específicos. Isso acontece principalmente quando consideramos que estamos em meio a um cenário de alta competitividade.

Mas não se preocupe, pois nós decidimos separa para você algumas dicas importantes para que consiga fazer a sua empresa ser reconhecida por todos os públicos em geral.

Você pode seguir este passo a passo e só terá resultados bons.

Passo 1: Realiza a matriz BCG

Você com certeza deseja que as pessoas vejam a sua empresa como diferente de outras, certo? Para isso, você pode encontrar o diferencial para que sua empresa se torne uma referência de mercado.

Neste caso, trabalhar na matriz BCG é uma ferramenta que vai lhe ajudar de qualquer forma.

De forma simples, essa ferramenta tem como objetivo principal fazer uma análise do portfólio de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Com isso, você pode ver mais claramente a sua carteira de produtos, e pode dar prioridade aqueles que possuem mais chances de dar lucro com menos recursos.

No BCG, os produtos normalmente são divididos por eixos, que podemos chamar de taxa de crescimento e participação do produto no mercado. Depois disso, os eixos são subdivididos em alguns setores. São eles:

  • Vacas leiteiras: essas geram lucro sem o consumo excessivo de seus recursos;
  • Estrelas: geram muito lucro, mas infelizmente consomem investimento mais altos;
  • Pontos de interrogação: não geram nenhum lucro ainda, mas isso normalmente ocorre por serem novos produtos;
  • Abacaxis: se refere a produtos que não geram nenhum tipo de lucro e consomem muitos recursos. Estes devem ser excluídos do portfólio.

Você deve classificar todos os produtos de sua empresa. Só assim você conseguirá priorizar aqueles que o seu público realmente deseja, criando ações promocionais, modelos de marketing e muito mais.

Passo 2: Focar na fidelização

Um passo mais do que muito importante para o empreendedor que busca manter a diferença de outras empresas no mercado, é a realização de programas de fidelização.

A melhor ideia é procurar ramificar a relação de consumo. Ou seja, tornar a experiência mais próxima a um jogo.

De forma simples, à medida que o cliente realizar determinada ação decidida por você, como por exemplo, comprar um produto ou assinar um newsletter, ele acumula cada vez mais pontos, que podem ser trocados por brindes, descontos, e dentre outros.

É mais do que garantido que a fidelização é uma ótima estratégia para que a sua empresa se torne uma referência de mercado. Pois o cliente pode fazer o famoso marketing de boca em boca, algo que é essencial para a promoção natural da sua empresa.

Passo 3: Investir em tecnologia para sua empresa

Para que sua empresa se torne uma referência no mercado, é bom que você comece agora mesmo a investir mais na tecnologia.

Isso porque até mesmo o pequeno negócio, como os quiosques de rua, já tem o hábito de usar sistemas internos para monitorar todos os seus produtos e suas vendas.

Somente tendo o controle total da empresa que o gestor consegue criar o diferencial e impressionar seus clientes.

Por exemplo: Os sistemas de leitura de códigos de barras são mais do que indispensáveis para que o gestor consiga acompanhar toda a trajetória de qualquer um de seus produtos.

Isso lhe ajuda não só a resolver problemas dos consumidores, como também realizar todo o planejamento e o monitoramento internos. Lembrando também que com esse tipo de tecnologia, você consegue fazer a análise BCG com muito mais facilidade e eficácia.

Passo 4: Trabalhar com a pirâmide invertida

Outro conceito que devemos apresentar para aqueles que desejam se tornar referência de mercado, é a pirâmide invertida. Neste caso, a ideia seria invertermos a nossa pirâmide de prioridade.

O cliente deve estar sempre no topo da pirâmide, passando então para os colaboradores e, só depois devemos olhar para a gestão como algo importante.

Essa inversão traz a possiblidade de sempre priorizar aquilo que é importante para conquistar o seu público interno ou externo.

Isso é mais que fundamental para que uma empresa se torne uma referência no mercado. Afinal, não é são só os clientes que podem promover seus produtos e serviços, mas também seus próprios colaboradores.

Isso já não é o bastante?

Passo 5: Apostar no marketing de conteúdo

Você com certeza sabe, ou já ouviu falar que a influência do marketing digital no resultado das empresas só aumenta dia após dia.

Isso acontece por conta da quantidade de pessoas que fazem uso da internet. Afinal, o acesso vem sendo facilitado sempre, não só para aqueles que assinam pacotes de banda larga, como também para aqueles que acessam a internet por meio dos smartphones e tablets.

Segundo esse raciocínio, é muito importante manter uma boa presença no mundo digital para que você se torne uma referência de mercado. Uma ação que costuma trazer excelentes resultados para as organizações é o marketing digital completo.

A ideia de sempre é manter newsletters ou blogs, pois estes podem ser associados a qualquer mídia social. Depois, é hora de focar em criar conteúdo que seja relevante, que possam acabar com as dúvidas de seus clientes a respeito da área de atuação da sua empresa.

Com isso em mente, eles lembrarão do seu negócio sempre que forem consumir, pois você já prestou uma contrapartida na relação.

Passo 6: Oferecer produtos e serviços de qualidade

Um método muito bom de se torna referência no mercado, é oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Isso não apenas no atendimento, mas no produto ou serviço. Afinal, a primeira impressão impregna na maioria de seus consumidores.

Não busque oferecer um serviço que deixe a desejar para seus consumidores. Pois eles irão falar do serviço prestado ou do produto para amigos e familiares. O certo é oferecer sempre a qualidade necessária para conquistar a confiança de seus clientes.

Lembra de quando falamos sobre o marketing digital no ponto 5? Através dele sua empresa receberá avaliações e comentários de seus clientes. Se a avaliação e os comentários forem bons, as chances de multiplicar o número de clientes são infinitas.

Faça o possível para que sua empresa ganhe uma imagem otimista e que seus clientes percebam isso. Lembre-se: eles devem ser valorizados em primeiro lugar.

Passo 7: Treinar bem sua equipe

Um bom atendimento não se faz da noite para o dia. É necessário treinar sua equipe de colaboradores para que eles possam dar uma boa imagem a sua empresa.

Se possível, esteja sempre observando como eles estão agindo e progredindo. Depois, faça uma reunião mensal que destaque os pontos bons e ruins de sua equipe.

Quando falar dos pontos bons, dê elogios e incentive sua equipe a seguir o mesmo patamar. Mas ao destacar os pontos ruins, diga exatamente como eles podem melhorar naquele aspecto.

Eles precisam saber que você se importa com eles e com o trabalho prestado também.

Nunca deixe de mostrar a eles o melhor modo de fazer as coisas. Assim, eles terão mais confiança para fazer o seu trabalho com zelo e respeito.

Passo 8: Estar sempre analisando a concorrência

Parece loucura, mas quando você está analisando as promoções e os feitos da concorrência, você tem a oportunidade de fazer melhor.

Não extrapole os limites oferecendo um preço ou uma promoção que você sabe que vai lhe trazer prejuízo. Mas preste atenção a como empresa concorrente se comporta diante de algumas situações.

Aprenda dos erros dela também, evitando cair no mesmo. Você não é obrigado a seguir a outra empresa, mas sua obrigação é ser melhor para que seus clientes notem isso.

Quando você ver que está indo melhor do que concorrência em alguns aspectos, não deixe de trabalhar neles. Continue se aprimorando dia após dia. Você pode chegar um ponto em que sua empresa será basicamente inalcançável.

Não é isso que você quer?

Passo 9: Buscar a inovação

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Precisamos mencionar a importância da cultura da inovação em uma empresa. Sabemos muito bem que os serviços e produtos estão sendo aprimorados diariamente e, dessa forma, muitas empresas estão se tornando obsoletas no mercado.

A sua empresa negócio não pode fazer parte desse grupo de maneira alguma. Por isso, você deve focar sempre na criação de diferenciais não só nos produtos e serviços, mas principalmente no atendimento oferecido pela empresa.

A inovação deve estar acontecendo de forma constante. Afinal, é somente dessa forma que uma empresa se mantém firme e forte no mercado.

Investir em tecnologia, conforme já foi mencionado no ponto 3, já pode ser visto como um bom começo. Mas nem pense em parar por aí.

É mais do que necessário revigorar a forma como você o enxerga a própria natureza do negócio para encontrar um diferencial e se tornar uma referência de mercado. Nunca deixando de lado seus ideais.

Conclusão

E então? Gostou do nosso passo a passo? Siga ele desde já que nós temos certeza de que sua empresa alcançará o resultado que você deseja.

O melhor é nunca parar de evoluir. Mesmo quando estiver indo bem, não pare de pensar em novas estratégias que atraiam a atenção do público o qual você vai conquistar.

Tenha certeza de que essas 9 dicas lhe darão a ajuda necessária para que sua empresa se torne uma referência no mercado.

Esperamos ver seu resultado logo em breve. Então não deixe de seguir esse passo a passo.

Até a próxima!

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