Vender sapatos no atacado: conheça 11 estratégias de ouro para vender mais!

23/08/2017
Por cbbr
vender sapatos no atacado

Já pensou em vender sapatos no atacado como forma de desenvolver um negócio próprio?

Saber como firmar parcerias e fechar grandes vendas é importante tanto para quem já acumula experiência na área, quanto para quem está começando neste novo ramo de negócio.

No artigo de hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de vender sapatos no atacado, e vamos listar 11 estratégias muito valiosas para quem deseja aumentar vendas e alcançar grandes lucros.

Se você está planejando investir tempo, dinheiro e trabalho neste tipo de negócio, este texto é muito valioso para você. Não deixe de lê-lo por completo e fazer as escolhas mais acertadas.

Por que vender sapatos no atacado?

Vender sapatos no atacado pode ser muito vantajoso pelo fato dos produtos serem provenientes da própria fábrica de calçados. Desta forma, não é necessário manter contato com fornecedores ou outros revendedores, eliminando assim, perdas nos lucros obtidos.

Se você está em busca de um negócio diferenciado, vender sapatos pode ser uma alternativa rentável. Principalmente se você atuar em locais mais afastados, que possuem poucas variedades de produtos a oferecer para os moradores.

Obviamente que será necessário ter uma certa quantia em dinheiro para fazer o investimento inicial, com a finalidade de adquirir o material e revendê-lo a preços competitivos no mercado.

No entanto, com um produto de qualidade e uma boa estratégia de negócio, o retorno é vantajoso e o custo benefício vai valer a pena. Mas, para isso, é preciso ver e rever estratégias de negócio, as quais falaremos mais adiante.

Apesar de ser um nicho de atuação que está em crescimento, característica comum de todo comércio atacadista atualmente, é possível ocupar uma posição privilegiada ao ofertar produtos de uma forma não tão conhecida assim. Principalmente se você direcionar suas vendas para lojas menores.

11 estratégias para a venda de sapatos no atacado

Estratégias VFenda de Sapatos

Quer saber mais sobre as estratégias de negócio mais eficazes para que a sua venda de sapatos deixe de ser um pequeno projeto para alçar novos e interessantes vôos? Listamos aqui as 11 melhores para o sucesso da sua empresa.

1. Defina o público alvo para quem você vai vender o seu produto

Antes de se decidir por vender sapatos no atacado, é preciso ter em mente para quem você vai vender os seus produtos. Conhecer quem vai consumir o seu produto é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Mas, tenha cuidado!

Esta escolha não deve ser feita de forma aleatória, mas sim após uma pesquisa cuidadosa e com valores concretos, que se aproximem o máximo possível da realidade do seu público-alvo.

Só assim é possível definir metas e elaborar estratégias de negócio e de marketing para o alcance de resultados concretos. Vender um produto sem conhecer bem o cliente é como dar um tiro no escuro. É arriscado e o custo pode ser muito alto.

2. Mantenha o foco

É possível vender sapatos femininos, masculinos, infantis, esportivos, escolares, executivos, para o dia a dia, enfim, não faltam opções para escolher. No entanto, é preciso manter o foco em apenas um segmento, pelo menos por enquanto, principalmente se você estiver começando.

Assim, é mais fácil fazer o direcionamento correto das estratégias de marketing, definir novos projetos, estudar melhor o mercado e se firmar no seu trabalho. Com o passar do tempo e com aquisição de mais experiência, você pode incorporar outros produtos e abranger novos públicos.

É compreensível a vontade que o iniciante tem de diversificar a quantidade de produtos oferecidos pensando também em um retorno financeiro maior. No entanto, essa prática demanda também um esforço que, provavelmente, você ainda não esteja preparado para desempenhar.

3. Desempenhe um eficiente marketing B2B

Marketing B2B ou Business to Business é relacionado às relações comerciais existentes entre as empresas durante todo o longo processo que envolve a compra e venda de produtos.

As vendas de sapato por atacado são naturalmente mais arriscadas e, para ganhar credibilidade e confiança, é fundamental desempenhar boas relações, valorizando as oportunidades de novos negócios. Confira algumas dicas que você pode pôr em prática para potencializar o marketing B2B.

  • Descubra os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
  • Procure locais de atuação menos concorridos e que ofereçam mais oportunidades.
  • Aproveite a internet para manter o seu cliente sempre muito bem informado.
  • Explore o marketing de conteúdo, com informações relevantes, que levem algum conhecimento valioso ao seu público-alvo.

analisar a concorrência

4. Saiba analisar a concorrência

Saiba com quem você está lidando, com quem você está dividindo o mercado. Só através deste mapeamento é que você pode descobrir meios de se destacar fazendo algo diferente que ainda não foi explorado ou que pode ser melhorado.

Se não for possível ultrapassar a concorrência em questão de qualidade e bom atendimento ao cliente, por exemplo, procure ao menos, equiparar-se a ela. Jamais se contente em ficar para trás, principalmente se tiver chances de se superar e oferecer mais que isso.

Portanto, conheça o produto que a sua concorrência vende, verifique a qualidade, prazos, os meios de divulgação, enfim, informe-se. Importante dizer que não é preciso e nem indicado copiar, mas sim buscar inspiração.

5. Trabalhe pensando na fidelização do cliente

Em um mercado competitivo é fundamental trabalhar para fidelizar o cliente. Você pode fazer isso através de programas de fidelidade, descontos e promoções que vão fortalecer a sua ligação com seu consumidor.

Ao atingir uma determinada quantidade de pontos, o cliente terá direito a fazer alguma troca ou conseguir algum desconto, algo que seja realmente valioso para ele. É uma troca interessante em que todo mundo sai ganhando.

Para escolher corretamente a recompensa que o seu público deseja e necessita, é preciso conhecê-lo. E aí, vemos mais uma vez a importância de obter informações concretas sobre o seu público-alvo.

6. Invista na qualidade do que você vende

Tenha em mente que oferecer um produto de qualidade é imprescindível para conquistar e fidelizar clientes atuais, bem como para prospectar novos consumidores. Além de dar mais credibilidade ao seu negócio e até facilitar a promoção que você faz do seu produto.

Portanto, além de vender sapatos no atacado bons e duráveis, aposte também na variedade de cores, numeração, mesmo que ofereça apenas um segmento específico. Uma dica para atestar a qualidade do seu produto é usá-lo.

Isso mesmo, assim como acontece com quem vende perfumes e roupas, usar o sapato que você vende pode ser uma ótima maneira de trazer mais clientes para o seu negócio relatando a própria relação com o produto.

7. Use as redes sociais ao seu favor

A internet está aí para ser explorada e você não pode perder a chance de tirar proveito de todos os benefícios que ela oferece, principalmente para quem deseja se aproximar e estreitar relações com o seu público-alvo.

O número de usuários das redes sociais só cresce no mundo inteiro, e o Brasil não fica atrás. Desta forma, aproveitar todo este engajamento de potenciais consumidores é muito importante para o fortalecimento do seu negócio.

Mas, não basta criar uma página e postar informações aleatórias. Contratar um profissional de Redes Sociais deve fazer parte da estratégia de marketing do negócio. Afinal, é um trabalho que exige dedicação total e especializada.

Assim como as redes sociais podem fortalecer marcas e alavancar vendas, seguidores insatisfeitos podem também contribuir para a decadência de uma empresa. Todo o cuidado é importante.

8. Não venda produtos, venda resultados

Esta é uma estratégia conhecida e eficaz. Por mais que você esteja vendendo sapatos, não é deles diretamente que você tem que falar. Obviamente que será preciso dar detalhes acerca da numeração, estilos e cores do calçado.

No entanto, estas informações não devem ser o seu foco na hora de vendê-los. Apresente resultados, os benefícios que tanto o seu cliente intermediário como o consumidor final terão com a aquisição de um produto seu.

Apresente metas alcançadas, projetos futuros de conquista de novos mercados, estipule preços que o diferencie das demais ofertas, a experiência conquistada etc. E não se preocupe, pois grandes negócios podem sim demorar para se firmar. Saiba construir bem este caminho.

9. Valorize as relações conquistadas

Como já dissemos anteriormente, o mercado de venda de sapatos por atacado é um pouco mais arriscado e, para garantir relacionamentos valiosos neste ramo, é preciso cultivar e fortalecer os vínculos sociais e comerciais.

Cada oportunidade que surgir na sua trajetória pode ser uma chance única e indispensável de firmar vantajosas e longas parcerias de sucesso. Portanto, esteja atento e encontre meios de conhecer novas pessoas e criar novos laços, sem esquecer de conservar tudo que você já construiu ao longo do tempo.

10. Trabalhe também o pós-venda

Quem trabalha com vendas, deve saber que um negócio fechado não acaba quando o cliente finaliza a compra. Esta é apenas uma parte do longo e trabalhoso processo de atrair, conquistar e fidelizar o cliente.

Para quem trabalha com atacado é a mesma coisa. Portanto, é importante trabalhar o pós-venda do produto. Como isso é feito? Através de pesquisas de satisfação, por exemplo. Procurando saber como o seu produto foi aceito pelo seu público-alvo.

A partir destas informações, é possível fortalecer ou mudar estratégias de alcance de resultados. Esta avaliação é válida tanto para o seu negócio, quanto para o seu cliente.

11. Execute um bom trabalho

Aqui estamos falando de eficiência, trabalho de qualidade que resulta em ótimos resultados. Para que isto ocorra, é fundamental conhecer bem o trabalho que você desenvolve, buscando o máximo de informações possível.

Por isso, tenha uma visão global de tudo que o rodeia e que pode lhe ajudar nas suas vendas de sapato por atacado. Conheça o mercado, a concorrência, o público-alvo e as formas de chegar até ele.

Cumpra com agilidade e eficiência as metas e os prazos estabelecidos para que consiga fortalecer as relações de trabalho e parcerias. Domine as informações relativas ao seu produto.

Nada mais fácil do que falar, vender e trabalhar com aquilo que você sabe, que você conhece. Busque eficiência e eficácia em tudo que você faz no seu trabalho e o reconhecimento virá, com certeza.

Vantagens de vender sapatos no atacado

venda de sapatos online

Quer conhecer as vantagens de vender sapatos no atacado? Veja agora quais são os benefícios deste ramo de negócio e descubra por que ele pode ser bastante vantajoso para você:

  • Possibilidade de conseguir preços mais competitivos, em fábricas maiores, tendo como resultado mais lucros.
  • O Brasil conta com inúmeros fabricantes de calçados em diversos estados. Não faltam opções para você escolher de quem deseja comprar para revender.
  • Caso exista algum fabricante de calçados próximo à sua região, você terá ainda o benefício de diminuir gastos com locomoção, frete e transporte de material, além de poder conferir de perto a qualidade do produto.
  • O consumo de bens não duráveis, como os calçados, está em grande crescimento no país. É uma grande oportunidade de começar ou fortalecer um negócio.
  • Investir em produtos de qualidade vai favorecer e facilitar o seu trabalho na venda de sapatos para grandes empresas. Procure fabricantes que prezem por bons produtos.
  • Você pode escolher entre uma diversidade grande de produtos. Ganhando experiência e credibilidade, é possível expandir o negócio no futuro.
  • É possível estipular um valor mínimo de produtos que você pretende revender para viabilizar descontos. Estes, podem ser repassados ao seu público intermediário e também ao seu consumidor final.
  • Se você já trabalha com algum tipo de venda, é possível usar o seu público-alvo atual para fazer pesquisas e buscar informações a respeito de outras necessidades relacionadas a calçados, por exemplo.

Vender sapatos no atacado é um ramo de atuação que está em alta e, por este motivo, atrai muitas pessoas interessadas em fazer disto a sua principal fonte de renda, o seu negócio próprio. Diante disso, é essencial buscar meios de se sobressair, se destacar em meio a tanta oferta de produtos.

Estabelecer estratégias de negócio e focar na qualidade do que é oferecido ao seu público-alvo é uma das maneiras garantidas de alcançar credibilidade e permanência no mercado competitivo.

Vender sapatos no atacado: conheça 11 estratégias de ouro para vender mais!
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5 pontos de vista sobre "Vender sapatos no atacado: conheça 11 estratégias de ouro para vender mais!"

  1. estou iniciando no ramo de fabricação de calçados,e estas dicas estão ajudando bastante,pra eu entrar em uma loja e apresentar e oferecer os produtos para os lojistas;Obrigado pelas dicas.

  2. Estou em projeto de abrir loja física para venda de calçados feminino adquirindo produto de boa qualidade para venda no varejo.
    Idealizo implantar venda no e-comerce logo após abertura de uma loja física.
    Pergunto: estou no caminho certo ou devo começar com outro projeto?

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