5 Dicas para empresas usando vendas diretas

13/05/2020
Por cbbr
vendas diretas

Um novo negócio não pode ter sucesso se não puder gerar receita consistente (por exemplo, realizar vendas). Quando se trata de vendas diretas, é fundamental encontrar maneiras de atrair e reter clientes.

Venda direta refere-se à venda direta de produtos ao consumidor em um ambiente não varejista (ou seja, o processo de vendas ocorre em casa, no trabalho ou em outro local que não seja a loja). De fato, muitas empresas domésticas incorporam vendas diretas para se conectar com os consumidores.

Um negócio de vendas diretas remove os intermediários envolvidos na distribuição de produtos, como um centro de distribuição regional e atacadista. Em vez disso, os produtos vão do fabricante para a empresa de vendas diretas. Se você é um distribuidor (ou seja, um representante de vendas) que trabalha com uma empresa de venda direta, o fabricante fornece os produtos para você finalmente vender ao consumidor.

O que e quem está envolvido na venda direta?

Produtos de beleza, cuidados com a pele, óleos essenciais, tupperware e outros produtos de cuidado são as categorias mais populares para venda direta. A indústria de cosméticos é conhecida por usar vendedores diretos.

A Mary Kay é pioneira no negócio de venda direta, vendendo cosméticos por meio de um modelo de negócios de marketing multinível (MLM), que é uma estratégia de marketing para a venda de produtos ou serviços em que a receita da empresa MLM deriva de um produto não- força de trabalho assalariada. Os participantes vendem os produtos ou serviços da empresa e ganham uma comissão. Cada vendedor é considerado um freelancer ou proprietário de uma pequena empresa.

Os distribuidores da Mary Kay, ou representantes de vendas, ganham dinheiro vendendo diretamente para as pessoas da comunidade e recebem uma comissão sobre as compras no atacado feitas pelas pessoas que recrutam na rede de distribuição. A Avon é outra empresa de venda direta bem conhecida na categoria de beleza e cuidados pessoais. Eles também usam um modelo MLM.

Pode ser fácil confundir venda direta com marketing direto, mas os dois termos são muito diferentes um do outro. A venda direta é quando os vendedores individuais alcançam diretamente os consumidores, enquanto o marketing direto é quando uma empresa comercializa diretamente para os consumidores.

Estratégias para vendas diretas

Ter uma atitude amigável e profissional é um ótimo começo para ser uma estrela de vendas diretas, mas os empresários mais experientes também usam estratégias eficazes para colocar seus bens físicos nas mãos dos clientes.

No coração das vendas diretas está o poder da narrativa, liderando com valor e construindo relacionamentos. Se você puder demonstrar que é apaixonado por seus produtos ou serviços, ele ressoará e, por sua vez, terá um efeito positivo em seus resultados.

Aqui estão cinco estratégias de venda direta para que você possa obter sucesso a longo prazo.

1. Dê de graça

As empresas iniciantes e pequenas empresas raramente têm recursos para financiar grandes iniciativas de marketing. E sem o reconhecimento da marca, convencer os clientes a pagar por produtos de que nunca ouviram falar pode ser difícil. Amostras grátis são uma estratégia eficaz de venda direta, pois permitem que os clientes experimentem seu produto ou serviço antes de comprá-lo.

Você pode usar amostras grátis para:

  • Apresentar seu produto a novos públicos-alvo que não estão familiarizados com sua marca.
  • Criar lealdade com os clientes existentes e desenvolver relacionamentos.
  • Expandir o conhecimento dos clientes em potencial sobre os produtos que você fornece.
  • Estabelecer clientes fiéis para gerar mais vendas de novos produtos.

Amostras grátis podem ter um forte efeito sobre seus negócios e receita. Desenvolve confiança e conexão entre sua empresa e os consumidores. Você não apenas tem a oportunidade de transformar esses compradores em clientes de longo prazo, como também pode se beneficiar de referências boca a boca se o período de avaliação for um sucesso.

Além disso, a oferta de amostras gratuitas permite coletar feedback e identificar possíveis problemas no desenvolvimento de produtos.

2. Use o e-mail marketing nas vendas diretas

Embora os dias de vendas porta a porta não estejam inteiramente para trás, as empresas de hoje estão cada vez mais usando a Internet para atender às suas necessidades de vendas diretas. Embora o marketing por e-mail ofereça vários benefícios, incluindo maior alcance e acessibilidade, você deve estar ciente das melhores práticas ao empregar esse método de marketing.

Se você entrar em contato com clientes e clientes em potencial por e-mail, evite programas de marketing automatizados. Isso pode parecer insincero e parecer que você está interessado apenas em vender uma linha de produtos específica, em vez de criar uma conexão ou resolver um problema para o consumidor.

Como vivemos em uma era de e-mails e mensagens diretas constantes, é importante manter os seus e-mails curtos e diretos. Inclua sua oferta na linha de assunto. Limite sua primeira mensagem a algumas frases em que você pode incentivar o destinatário a entrar em contato por telefone ou responder diretamente ao seu e-mail.

Seu objetivo é iniciar o processo de construção de confiança, em vez de tentar vender para alguém em sua primeira interação.

3. Seja social com as redes sociais

A rede social começou inicialmente como uma ótima maneira de manter contato com velhos amigos, mas nos últimos anos, a rede social se tornou uma ferramenta eficaz de marketing e vendas para empresas que desejam se envolver em vendas diretas.

Ao iniciar um negócio de vendas diretas, as pessoas geralmente recorrem às suas redes próximas, como amigos e familiares, para decolar. Pode ser uma ótima maneira de começar seu negócio, mas não é sustentável.

Com as redes sociais, você pode expandir para um mercado maior. As redes sociais podem ajudá-lo a criar páginas comerciais, postar fotos e atualizações de alta qualidade, coletar feedback dos clientes e, mais importante, criar uma comunidade.

A comunidade ajuda a criar confiança e autoridade. Seu objetivo é fazer com que os consumidores se envolvam com seus negócios, porque é um sinal de uma operação comercial credível. Funciona porque tendemos a confiar em empresas que têm uma forte conexão com seus clientes.

Além disso, as redes sociais permitem que as empresas mantenham contato próximo com os membros de suas equipes de vendas. Como empresa de vendas diretas, você pode usar as redes sociais para enviar a seus funcionários um lembrete rápido sobre uma próxima promoção de produto, o que pode ajudá-lo a aumentar as vendas. Melhor ainda, as redes sociais podem ser aproveitadas para se comunicar diretamente com os consumidores sobre novas ofertas.

Se você deseja ter sucesso com as redes sociais, é importante escolher a plataforma certa. Por exemplo, o Pinterest é uma ótima plataforma para uma empresa baseada em produtos exibir mercadorias de maneira artística. O Instagram, com um bilhão de usuários ativos mensais , também é uma plataforma importante para mostrar seus produtos e estabelecer uma conexão com os consumidores.

Tanto as empresas de serviços quanto as de produtos podem usar o Twitter para postar atualizações e anúncios instantâneos que provavelmente serão lidos rapidamente, enquanto o Facebook pode ajudá-lo a construir uma comunidade central.

4. Reduza custos com promoção cruzada

Com o seu próprio negócio, os custos de marketing podem parecer esmagadores. Em vez de gastar muito em publicidade, você pode criar parcerias estratégicas para ajudá-lo a reduzir seu orçamento de marketing. Com o marketing promocional cruzado certo, você pode atrair mais clientes com menos esforço.

Exemplos de estratégias de promoção cruzada incluem ofertas agrupadas, aparições de mídia conjuntas, eventos, podcasts, entrevistas, trocas de blogs e parcerias com influenciadores em seu espaço.

A promoção cruzada pode render exponencialmente porque, com parcerias estratégicas, você pode expandir com sucesso as bases de clientes uma da outra. Métodos tradicionais de marketing, como rede, publicidade e até relações públicas, são automaticamente tratados com o marketing promocional cruzado. Isso acaba funcionando para você.

A promoção cruzada também é uma ótima maneira de cortar custos de marketing, porque você pode dividir os custos entre parceiros. Como parte de sua estratégia geral de vendas diretas, não apenas crie relacionamentos com os clientes. Esforce-se também para criar relacionamentos com outros vendedores da comunidade.

5. Ofereça extras nas vendas diretas

Para ter sucesso nas vendas diretas, as empresas precisam encontrar maneiras de atrair e reter clientes.

Uma das maneiras mais eficazes de construir uma base de clientes fiéis é oferecer incentivos extras. Os extras podem incluir descontos, como comprar um e receber um de graça, ou serviços de valor agregado, como oferecer embrulho de presente grátis.

Considere também patrocínios como patrocinar uma equipe esportiva juvenil local ou contribuições de caridade, como voluntariado em eventos relacionados ao seu negócio. Essas atividades podem elevar o perfil da sua empresa.

Conecte-se para vender, não apenas venda direta

A venda direta teve uma má reputação no passado por ser nada mais que um esquema de pirâmide com representantes de vendas agressivos martelando os telefones. Nos últimos anos, no entanto, a venda direta teve um renascimento com um foco cada vez maior no fornecimento de conteúdo, produtos e serviços valiosos aos consumidores. Se você tomar as medidas adequadas, poderá trabalhar com essas deturpações para criar um negócio confiável e bem-sucedido.

O modelo de venda direta é popular como uma oportunidade de negócios em casa, porque não envolve vendas fora de um local físico. Você pode se diferenciar concentrando-se na experiência e na paixão do usuário.

Certifique-se de se concentrar no desenvolvimento de uma boa experiência do usuário, na construção de uma comunidade, no atendimento excepcional ao cliente, no fortalecimento de parcerias fortes e na presença online de uma história poderosa. Os clientes se identificam com uma história. Faz com que o processo de vendas funcione para você, em vez de você trabalhar para vendas.

Qualquer que seja sua estratégia de vendas diretas, é importante fazer com que cada cliente se sinta um membro valioso da família da empresa. Promove a lealdade, cria uma conexão e cria confiança.

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