Gestão de pessoas: 6 dicas de como fazer e ter sucesso

01/12/2017
Por cbbr

Durante muito tempo as pessoas eram consideradas apenas peças de uma máquina que se chamava empresa. A gestão de pessoas chegou e mostrou que elas são muito mais do que isso.

A equipe de trabalho tem papel fundamental no desenvolvimento e no sucesso de um negócio. Os líderes já perceberam isso. Este é o motivo pelo qual gerir corretamente está entre os desejos mais fortes dos gestores.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre gestão de pessoas, elencar as características de um bom gestor e oferecer 6 dicas para realizar esta tarefa de liderar pessoas da forma mais correta e coerente possível.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas adotadas pelo gestor de uma empresa com o intuito de liderar corretamente a sua equipe de trabalho. Isso inclui não só pensar no sucesso empresarial, mas ter em mente que este sucesso depende diretamente da boa gestão dos colaboradores.

Ou seja, um profissional satisfeito tem mais chance de fazer as suas tarefas da melhor forma possível porque ele sabe que é bem acolhido e valorizado no seu ambiente de trabalho.

A pessoa responsável por desenvolver este pensamento e este sentimento em cada participante da equipe de trabalho é o gestor. Logo, depende dele ter jogo de cintura para saber lidar com cada pessoa que faz parte dos recursos humanos do local.

Na gestão de pessoas, o capital humano é visto com outros olhos. Não apenas como peças que podem ser substituídas diante do menor sinal de insatisfação. Mas, como pessoas de verdade, com carências e potencialidades que merecem e precisam de estímulo, motivação, capacitação e recompensa.

Só assim, estas pessoas podem desenvolver um trabalho satisfatório e benéfico para o lugar em que trabalham.

Aplicar a gestão de pessoas começa na hora da seleção

Engana-se quem pensa que a tarefa de gerir pessoas acontece apenas quando este pessoal encontra-se já dentro da empresa. Um bom gestor já deve fazer bem o seu trabalho na hora da seleção.

Não são todas as pessoas que se encaixam em determinada empresa. Cada indivíduo tem suas próprias características, valores e aptidões. Tudo isso pode se assimilar com a empresa ou não.

É mais do que importante escolher para compor o seu quadro de funcionários não apenas aqueles que apresentam o currículo mais bem elaborado, cheio de referências e experiências.

Mas, sim aquele profissional que esteja disposto a se doar e trabalhar com toda a equipe existente com o intuito de alcançar o melhor para o negócio. De forma mais prática, é preciso fazer o colaborador vestir a camisa da empresa.

Portanto, na hora de escolher aquele que irá caminhar junto de você rumo ao sucesso, escolha o melhor, o que pensa parecido, o que tem planos em comum e que esteja disposto a batalhar para um propósito igual.

Características de um bom gestor

O gestor é aquele que toma as rédeas da situação. Ele deve saber como ninguém administrar e liderar os recursos humanos da empresa. Para isso, é preciso carregar dentro de si algumas características.

Estas podem ser natas ou desenvolvidas ao longo do tempo de trabalho e experiência. O importante é estar consciente da importância do seu papel na formação e cuidado das pessoas que trabalham para a empresa que ele gerencia. Confira algumas características de um bom gestor.

  • A habilidade de se colocar no lugar do outro.
  • Sabe liderar sem ser agressivo ou amedrontador
  • Sabe reconhecer as deficiências e as potencialidades de cada profissional
  • Tem consciência do papel das pessoas dentro do trabalho desenvolvido
  • Sabe que a sua função é muito mais do que ser chefe, mas líder
  • Orienta pelo exemplo e não pela imposição
  • Dá espaço para que as pessoas falem e emitam opiniões
  • É bom ouvinte e sabe dar atenção às sugestões da equipe
  • Entende que todo profissional é diferente um do outro
  • Passa confiança para a equipe que lidera

Estas são apenas algumas das características pertinentes a um bom gestor. Claro que, além destas, existem muitas outras que facilitam e estimulam as relações de trabalho e pessoais também.

6 dicas de gestão de pessoas para garantir o sucesso do seu negócio

Você já sabe que a gestão de pessoas é mais do que uma definição. Ela é uma necessidade dentro de qualquer empresa. Afinal, as pessoas não são máquinas e exigem uma forma diferente de lidar com elas. Confira as nossas dicas:

  1. Motive a sua equipe

Equipe motivada trabalha mais e melhor. Portanto, faça a sua parte de manter os seus colaboradores sempre envolvidos com a empresa de forma que a produtividade deles aumente junto com a satisfação.

Assim como um trabalhador motivado pode levantar uma empresa, aquele que se encontra desmotivado pode afundá-la. Simplesmente porque quem trabalha no automático, sem grandes interesses não produz como deveria.

Imagina todas as pessoas de uma equipe trabalhando apenas para pagar as contas no final do mês, sem interesse verdadeiro em contribuir para o sucesso da empresa? Certamente o rendimento destas pessoas não é o melhor.

Portanto, descubra a melhor forma de manter a sua equipe sempre motivada. Ofereça bons salários, bônus, gratificações e comissões, oportunidades de crescimento etc. Converse com a equipe para descobrir as necessidades dela.

  1. Dê o exemplo

O bom gestor precisa andar na linha se quiser que a sua equipe faça o mesmo. Obviamente que as funções são diferentes e cada um tem responsabilidades distintas, mas em relação a comportamento e boa execução de tarefas eles precisam caminhar em conjunto.

O exemplo educa muito mais do que ordens e regras impostas. Se você exige que o seu funcionário entregue um relatório em tal prazo, mas não lhe dá o tempo necessário ou atrasa um feedback importante, o interesse do seu funcionário não será o mesmo para a execução de tal tarefa.

Isso também vale para tudo dentro da empresa e que envolva o trabalho. Afinal, todos fazem parte de uma equipe e o que cada um faz de errado influencia no trabalho do colega.

  1. Invista em capacitação e treinamento

Qualificar a equipe faz parte de uma boa gestão de pessoas. Um gestor sabe que investir em treinamento é uma estratégia acertada e que faz total diferença no comportamento e desempenho da equipe dali em diante.

Para fazer uma capacitação eficiente é preciso levar em consideração que cada profissional é diferente e exige treinamentos distintos. Focar nisso reduz gastos e perda de tempo para ambas as partes.

A capacitação também deve ser realizada de acordo com o objetivo da empresa. Depois de definir esta meta é que é possível elaborar o conteúdo que deverá ser repassado aos colaboradores.

E, para finalizar, descubra o que a sua equipe deseja. Treinamento pode ser de motivação, aprendizagem ou aperfeiçoamento de alguma habilidade etc. Só uma avaliação de cada profissional pode sanar estas dúvidas.

  1. Estimule o trabalho em equipe

Equipe que trabalha unida se desenvolve mais rápido e oferece um trabalho mais eficaz. Não há disputas nem competitividade nociva às relações. Pelo contrário, o trabalho em equipe sugere afinidades e fortalece amizades.

Além disso, metas muito grandes são mais fáceis de serem atingidas quando várias pessoas estão lutando pelo mesmo objetivo. É aquela velha historia que sempre dá certo.

Dividir um trabalho em pequenos pedaços acelera a sua solução e não fica tão cansativo para quem executa. É por isso também que delegar tarefas tem um sentido. É uma maneira de envolver todo mundo em um processo e fazer com que toda a equipe se sinta importante na conquista final.

Criar grupos de trabalho é uma boa alternativa e também facilita o surgimento de soluções para diversos problemas. Uma cabeça pensa bem menos do que várias juntas. Portanto, trabalho em equipe é uma ótima ferramenta de gestão.

  1. Respeite e promova a boa comunicação

Na gestão de pessoas, o capital humano é tratado como deve ser. Com respeito, reconhecimento, estímulo e motivação. Ouvir o que cada profissional tem para dizer faz parte deste processo de valorização do funcionário.

Um bom gestor sabe ouvir, aceita sugestões e propostas e dá retornos sobre tudo que recebe. Saiba estimular esta qualidade dentro da sua equipe. Uma boa conversa elimina muitos mal entendidos e até impedem que outros se enraízem.

Esteja pronto para ouvir as insatisfações da mesma forma que escuta as boas notícias em relação às metas atingidas. Além disso, aprenda a se comunicar de forma que todos entendam o que você pretende dizer e fazer.

Não espere que o seu funcionário descubra ou adivinhe o que você está precisando. Seja simples, direto e claro: fale. Defina o que você quer, estipule o prazo e mostre-se disposto a ajudar, a tirar dúvidas etc.

Outro ponto muito importante da comunicação empresarial é oferecer o retorno que o profissional deseja. É o famoso feedback. Se você disse que iria dar uma posição a respeito de algo que alguém lhe solicitou, faça o que prometeu.

Se está fazendo avaliações de eficiência, sente com cada um, exponha as suas conclusões e ouça o que as pessoas têm a lhe dizer. Mostrar que há espaço para negociações é fundamental para estreitar os laços.

  1. Ofereça boas condições de trabalho

Valorizar o profissional também é dar a ele condições favoráveis de trabalho. Isso também faz parte de uma boa gestão de pessoas.

Portanto, se você precisa de um documento em tal dia e horário, dê a ele condições de fazer isso seja com tempo suficiente, material de apoio e qualquer outra ferramenta que possa auxiliar esta atividade.

O salário que cada um recebe no final do mês não é suficiente para manter um funcionário motivado. Aliado às motivações, como já explicamos acima, ofereça uma maneira digna de trabalhar, sem pressão demasiada e desnecessária.

Vantagens de uma boa gestão de pessoas para a empresa

Praticar a gestão de pessoas dentro de uma empresa só traz benefícios para todos os envolvidos. Quando as pessoas são lideradas e tratadas da forma que precisam e merecem, elas trabalham melhor e os bons resultados surgem. Confira algumas vantagens da gestão de pessoas eficiente.

  • Alta competitividade da empresa já que ela tem em mãos profissionais qualificados que se dedicam ao crescimento da empresa.
  • Profissionais bem treinados, capazes de prospectar e fidelizar mais clientes.
  • É possível perceber habilidades que precisam ser estimuladas e outras que devem ser construídas
  • Delegação de tarefas e atividades de acordo com o perfil de cada profissional
  • Relação mais amigável, estreita e valiosa entre gestor e equipe.
  • Engajamento de toda a equipe no crescimento da empresa, já que ela se sente parte daquele sucesso.

Para realizar uma gestão de pessoas eficiente é preciso fazer um apanhado de cada item listado acima visando estabelecer as melhores relações possíveis dentro do ambiente de trabalho. Se forem aplicadas como devem, com certeza trarão os resultados esperados por todos.

Gestão de pessoas: 6 dicas de como fazer e ter sucesso
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