Como Cadastrar Código de Barras na Nota Fiscal Eletrônica

Quer aprender como cadastrar código de barras na nota fiscal eletrônica? Os empreendedores e escritórios de contabilidade devem estar frequentemente atualizado e atentos a novas exigências da SEFAZ do seu respectivo estado e a todas atualizações necessárias. Em 2018, iniciou o processo de verificação do número global do código de barras para a validação da nota fiscal eletrônica 4.0, de acordo com o ajuste SINIEF 09/07 e suas alterações obrigam o preenchimento dos campos obrigatórios quando o produto comercializado possuir código de barras com GTIN.

O que é EAN-13, GTIN, cEAN, EANTrib e NF-e?

GTIN e EAN-13 – GTIN é uma sigla que significa Número Global do Item Comercial ou Global Trade Item Number, também pode ser chamado de código universal do produto e antigamente conhecido como EAN-13. Os GTINs são simplesmente os números de um código de barras que são usados ​​pelo fabricante da marca para identificar de maneira exclusiva um produto dentro do mercado global., uma identificação a nível mundial do seu produto, tornando ele único exclusivo a nível mundial, da mesma maneira que um CPF é único para cada habitante do Brasil. cEAN, EANTrib e NF-e – cEAN e EANTrib são campos localizados dentro do seu sistema de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) ou ERP, onde você deverá informar os 13 dígitos do seu código EAN-13/GTIN. Estes campos são facilmente localizados dentro do cadastro do produto, normalmente estão juntos do campo onde você informa a NCM do produto.

Como vincular seu produto ao código de barras na NF-e?

O procedimento para vincular o código ao produto é muito simples e bem mais fácil do que parece. Este procedimento pode ser feito tanto no seu ERP, sistema do SEBRAE ou site da SEFAZ que faz a emissão de nota fiscal sem custos. No exemplo abaixo, estamos usando um ERP para fazer o vínculo:
1. O primeiro passo é acessar a aba de cadastros, depois ir até a aba de cadastro dos produtos;
cadastro código de barras nota fiscal eletrônica  
2. Você poderá escolher um produto que já está cadastrado para editar e adicionar um novo código de barras ou adicionar um novo produto na sua lista de produtos cadastrados;
cadastro nota fiscal 2    
3. Logo ao acessar o cadastro do item, você notará um ou dois campos chamados EAN, GTIN, cEAN, EANTrib, código de barras, código universal (o nome deste campo pode variar de sistema para sistema). Basta informar os 13 dígitos do seu código EAN-13 com GTIN, adquirido na CBBR;
cadastro para nota fiscal (O código informado na imagem é um código fictício, sem validade comercial)  
4. Ao salvar as informações, o produto ficará vinculado ao código de maneira definitiva e validado pela SEFAZ do seu estado.
IMPORTANTE: Note que ao emitir a nota fiscal o código EAN-13/GTIN não irá ser informado na DANFE, apenas no XML. Quando este mesmo produto foi faturado para uma empresa e a mesma der entrada na NFe e no XML, o produto será cadastrado de maneira automática no sistema e o código EAN-13 vinculado ao produto, dentro do sistema do seu cliente. Para mais informações de como cadastrar código de barras, entre em contato conosco.