Marketing digital: como fazer da forma correta na sua empresa
Muitas empresas têm o marketing digital como uma das suas formas de expandir os seus negócios, manter clientes e de angariar novos clientes, e não é para menos: essa estratégia de marketing tem efeito efetivamente positivo nas empresas.
Por essa razão é que é preciso conhecer a fundo o que a sua empresa tem que fazer para garantir todas as vantagens que o marketing das redes pode oferecer e aplicá-las no dia a dia da sua empresa.
Embora pareça óbvio, muitas empresas acabam desistindo dessas estratégias e abrindo mão de uma maior presença digital. E, como bem sabemos, hoje em dia, quem não possui presença digital não existe.
E a sua empresa? Está fazendo o marketing digital da forma correta? Que tal então acompanhar algumas de nossas dicas para melhorar a performance digital do seu negócio e assim garantir uma maior margem de lucro para os seus negócios e novos clientes?
O que é o marketing digital?
O marketing digital de uma maneira bem categórica, diz respeito às estratégias do marketing aplicadas às mídias digitais.
Isso porque, sabemos que o marketing tradicional não tem o mesmo efeito em um mundo digital como o que vivemos hoje. Os consumidores mudaram, as empresas mudaram, logo, as estratégias de venda também têm que mudar.
Por essa razão é que o uso de ferramentas de rede e as próprias mídias sociais acabam por se tornar grandes aliadas do marketing digital e de todas as estratégias que o englobam, como por exemplo, o marketing de atração (ou o Inbound marketing).
Dentro do marketing digital ainda podemos englobar estratégias de marketing de conteúdo e também as estratégias de SEO (que é a otimização de sites para mecanismos de pesquisa).
Ele é necessário no dia a dia das empresas porque a internet existe para oferecer produtos e serviços diariamente para as pessoas. Quem está em ambiente digital está procurando por esses dois tipos de serviços.
Surgida a pouco mais de 20 anos atrás, essas estratégias têm surtido efeito positivo nas empresas que a adotaram da forma correta.
E qual é a forma correta para aplicá-las? É isso que você vai descobrir agora.
Ferramentas do Marketing Digital
O marketing tradicional por si só já possui diversos meios e ferramentas para transformar quaisquer campanhas em uma forma de gerar lucros para sua empresa. Da mesma maneira funciona o marketing digital.
E, a seguir iremos enumerar algumas de suas principais ferramentas.
Blog
O blog é uma das ferramentas mais importantes para qualquer campanha de marketing de rede.
Isso porque é através dele que o site da sua empresa ganhará embasamento com artigos que fomentarão a autoridade da sua empresa com os produtos e serviços que ela oferece.
Além disso é parte fundamental para a criação de estratégias fundamentais de marketing de conteúdo.
Através da criação de conteúdos que chamarão a atenção do seu público-alvo, é possível que os seus leitores venham a se tornar clientes, graças ao fato de que essa é uma maneira eficaz de se conectar com o seu público.
Existem duas ferramentas que vão fazer toda a diferença na hora de fazer o blog da sua empresa funcionar de maneira profissional: o SEM e o PPC.
O SEM (Search Engine Marketing) são ações que envolvem o marketing digital com foco em trazer resultados pelos mecanismos de busca.
Dentro dele funciona as tão conhecidas estratégias de SEO, que servem para otimizar a sua página dentro dos resultados orgânicos do Google. Não confundir com os sites pagos, que ficam no topo das páginas.
No caso, essas estratégias envolvem muitas ações, que vão desde otimizar o seu site (e isso envolve o carregamento da página, layout, disponibilidade mobile) a até mesmo a criação de conteúdos de qualidade.
Aqui, principalmente no que se refere a criação de conteúdo, o uso de palavras-chaves, baseadas em seu conhecimento sobre o que o seu público-alvo necessita são essenciais.
Ainda dentro do SEM funcionam os anúncios patrocinados conhecidos no meio como PPC, que são pequenos investimentos que as empresas oferecem para aparecer em sites de busca.
O AdWords, da Google, por exemplo, é um ótimo meio pelo qual você pode encontrar palavras-chaves que irão otimizar os seus conteúdos – isso, combinado com um bom conteúdo vai transformar os seus resultados em relevantes, elevando-o às primeiras páginas.
Mídia Display
A mídia display é uma das formas mais conhecidas de marketing digital que encontramos sendo usuários comuns.
E a sua empresa, se quiser fazer o bom uso dessas estratégias precisará fazer uso dela.
Nada mais são do que os banners que vemos em sites de notícias e outras formas de mídias.
Depois de algum tempo a mídia display deu lugar às chamadas Ad Networrks, que distribuem anúncios em sites – que, diferentemente das mídias display, não têm necessidade de serem negociadas com vários sites e mídias.
O Ad Sense hoje em dia é uma das mais conhecidas formas de Ad Networks, que funcionam de forma mais centralizada, concentradas em nichos.
O marketing digital deve muito de seus resultados às estratégias de e-mail marketing, que sempre ajudaram e muito a fidelizar clientes. Pois, como uma das características do e-mail marketing é o fato de que o consumidor procura seus serviços, o assinante pediu pelos conteúdos que você envia para ele.
O resultado disso é um canal de contato direto com o seu público consumidor, onde você poderá realizar campanhas que irão aumentar as suas vendas.
Para isso, é importante que você possua a tão famosa lista de e-mails e fazer uma triagem que pode ser criada a partir da criação de dados em relatórios que vão identificar os melhores clientes em potencial – o que potencializará as suas vendas em promoções, eventos etc.
Publicidade Nativa
A publicidade nativa pode ser encontrada em sites como o Buzzfeed. No caso ela funciona da seguinte maneira: as empresas criam seus próprios publieditoriais e listas em outros sites (no caso, o Buzzfeed).
Essa foi uma maneira que muitos empreendedores de marketing digital encontraram de concentrar o consumo de seus conteúdos na internet. Pois, de uma maneira geral, o público consumidor hoje em dia está muito pouco interessado em pular de site em site em busca de bons conteúdos.
Redes Sociais
O “boom” das redes sociais aconteceu e está acontecendo com o Facebook. Hoje em dia uma das maiores redes sociais do mundo, o site criado por Mark Zuckerberg é uma grande ferramenta para se implementarem conteúdos de marketing de empresas de uma forma geral.
Juntamente com ela, Instagram e Twitter são algumas das mais usadas pelo público. Embora diferentes, o objetivo das empresas enquanto presente nelas é apenas um: se comunicar melhor com o seu público-alvo.
Diferente dos blogs, por exemplo, as redes sociais permitem à sua empresa um melhor canal de comunicação com os seus consumidores. Isso se dá através da participação das fanpages das empresas em grupos de discussão, fóruns e até mesmo de forma mais direta.
As redes sociais são o melhor lugar para divulgar os seus conteúdos, além de serem essenciais para criar campanhas virais e concursos culturais, por exemplo, que tenham como foco conseguir mais clientes em troca de premiações, sorteios etc.
Vídeos
Apesar dos blogs serem uma boa forma de fornecer conteúdo de marketing digital, o público consumidor da internet acaba por ter uma maior facilidade de assimilação com vídeos.
O formato dinâmico, que pode ser auxiliado por uma edição competente, acaba por oferecer os seus produtos, serviços ou mesmo conteúdos de forma mais dinâmica e mais rapidamente.
Além disso, plataformas como o YouTube são supervalorizadas pelos mecanismos de busca do Google – o que gera maior tráfego orgânico. E quanto mais visitas o site da sua empresa receber, maiores são as chances de se obter novos clientes.
Softwares de marketing digital
A seguir listamos alguns softwares e ferramentas que podem ajudar e muito a sua empresa a conseguir os melhores resultados com o marketing digital.
- SEMRush: ferramenta para monitoramento do desempenho de palavrs-chaves.
- MailChimp: ferramenta para criação de e-mail marketing de forma profissional.
- Survey Monkey: ferramenta que cria pesquisas para avaliação do site da sua empresa, produtos e campanhas.
- Alertas do Google: permite que você tenha notícias sobre a sua marca através do monitoramento de sites, blogs, vídeos etc.
- Slideshare: ferramenta para divulgação de apresentações de produtos, site – servindo até mesmo para a comunicação interna.
- Facebook Ads: ferramenta de anúncios pagos da rede social Facebook que utiliza a segmentação de público-alvo como principal meio de alcançar nichos.
- Google Analytics: ferramenta gratuita que permite o monitoramento dos usuários no seu site.
Benefícios do Marketing Digital
Dentre as vantagens do marketing digital podemos dizer que a facilidade de comunicação com o seu público é um dos maiores destaques.
Isso porque, diferentemente do marketing tradicional, através de ferramentas como as redes sociais, você poderá criar uma relação mais íntima com os seus clientes e seu público.
Isso, ao mesmo tempo que permite uma maior eficácia na hora do atendimento, também permite uma melhor estruturação de campanhas através de dados coletados por ferramentas e softwares.
O alcance da sua empresa pode ser infinitamente maior através das estratégias de marketing digital. Isso porque, diferentemente de meios como flyers e outdoors que se restringem à sua região, a internet é um ambiente sem fronteiras nesse sentido.
Uma ação de vendas pode ter efeito em seu local de atuação assim como poderá impactar pessoas em outros estados e regiões.
A comunicação e a interatividade andam juntas em se tratando de redes sociais. Não são raros os casos de interações que podem chegar a ser até mesmo bem-humoradas entre perfis de consumidores e usuários com as fanpages de empresas.
Podemos destacar como vantagem das estratégias de marketing digital também a maior facilidade de acesso aos dados de seus usuários que permitem com que você possa ter uma maior ideia de com quem está dialogando com as suas campanhas e para quem são os seus produtos.
Além disso, a segmentação é uma das estratégias que melhor funcionam nas campanhas do marketing de redes, já que é possível, através dos mesmos dados coletados, encontrar um meio de chegar a uma estratégia totalmente direcionada a um público-alvo específico.
E, por se tratar de um meio que se utiliza basicamente da internet, você pode ter a vantagem de acompanhar todas as interações com a sua empresa em tempo real.
As vantagens disso é que possível corrigir dados e estratégias que possam estar tomando um rumo errado e assim conseguir contornar situações que não seriam possíveis mudar dentro de campanhas de marketing tradicional.
Por exemplo, depois que um outdoor está na rua é impossível mudá-lo, isto custa dinheiro para a receita da empresa. Enquanto que no marketing digital o texto de uma campanha no Google Adwords, por exemplo, pode ser ajustado diversas vezes para uma melhor taxa de conversão e resultados.
Por essa razão é que o marketing digital bem aplicado na sua empresa pode oferecer os melhores resultados e ainda por cima levá-la ao seu lugar de destaque dentro do mercado.
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