O que é PDV e como ele funciona?

30/08/2022
Por cbbr
Ponto de venda

Um sistema de ponto de venda (PDV), ou ponto de compra, automatiza processos de vendas no varejo. Quando os clientes fazem check-out online, vão até o balcão de checkout ou escolhem um item do seu stand ou estande, eles estão no ponto de venda.

Seu sistema de ponto de venda é o hardware e o software que permitem que sua empresa faça essas vendas.

Como funciona um sistema de PDV em uma pequena empresa?

Um sistema de PDV permite que sua empresa aceite pagamentos de clientes e acompanhe as vendas. Parece simples o suficiente, mas a configuração pode funcionar de maneiras diferentes, dependendo se você vende online, tem uma loja física ou ambos.

Um sistema de ponto de venda usado para se referir à caixa registradora em uma loja. Hoje, os sistemas de PDV modernos são totalmente digitais, o que significa que você pode verificar um cliente onde quer que esteja. Tudo o que você precisa é de um aplicativo de PDV e um dispositivo habilitado para Internet, como um tablet ou telefone.

Então, o que um sistema de PDV faz? Normalmente, funciona assim:

  1. Um cliente decide comprar seu produto ou serviço. Se você tiver uma loja física, eles podem pedir a um associado de vendas para ligar para eles. Esse associado poderia usar um scanner de código de barras para verificar o preço do item. Alguns sistemas de PDV também permitem digitalizar itens visualmente com a câmera em seu dispositivo. Para lojas online, esta etapa acontece quando um cliente termina de adicionar itens ao carrinho e clica no botão de checkout.
  2. Seu sistema de PDV calcula o preço do item, incluindo qualquer imposto sobre vendas. Em seguida, o sistema atualiza a contagem de estoque para mostrar que o item é vendido.
  3. Seu cliente paga. Para concluir a compra, o cliente terá de usar o cartão de crédito, o cartão TAP, o cartão de débito, os pontos de fidelidade, o cartão de oferta ou o dinheiro para efetuar o pagamento. Dependendo do tipo de pagamento que escolher, o banco do seu cliente terá que autorizar a transação.
  4. A transação de ponto de venda é finalizada. Este é o momento em que você oficialmente faz uma venda. O pagamento é feito, um recibo digital ou impresso é criado e você envia ou entrega ao seu cliente os itens que ele comprou.

Quais tipos de hardware e software um sistema de PDV normalmente inclui?

Todo sistema de PDV usa software de PDV, mas nem todas as empresas precisam de hardware de PDV.

Se você tem uma loja online, então todas as suas vendas acontecem em seu site, então você não precisa de hardware de PDV para ajudá-lo a aceitar pagamentos. Mas se você tem um café, você pode precisar de um registro e um leitor de cartão de crédito. Se você opera um food truck, um telefone ou tablet pode ser tudo o que você precisa para processar pedidos.

Aqui está um resumo dos tipos comuns de hardware e software de PDV, que podem ajudá-lo a descobrir o custo total do seu sistema de PDV. Lembre-se de que o que você precisa depende do seu negócio.

Tipos comuns de hardware para PDV

O hardware do PDV permite que você aceite pagamentos. Se você estiver recebendo um novo sistema de PDV, certifique-se de que ele aceite todas as formas de pagamento, incluindo dinheiro, cartões de crédito (especialmente cartões com chip) e pagamentos móveis. Se fizer sentido para o seu negócio, o seu sistema de PDV também deve imprimir recibos, guardar dinheiro em gavetas de dinheiro e ler códigos de barras.

Esta lista de hardware pode lhe dar um lugar para começar enquanto você está avaliando suas opções de configuração de PDV.

  • Registro: Um registro ajuda você a calcular e processar uma transação do cliente.
  • Dispositivo conectado, como um iPad ou outro tablet: Um dispositivo portátil pode ser uma boa alternativa a um monitor. Os tablets podem ser apoiados com um suporte, permitindo que sua equipe marque ponto de entrada e saída.
  • Leitor de cartão de crédito: um leitor de cartão permite que seus clientes paguem com segurança com cartão de crédito enquanto estiverem na loja, seja por meio de um pagamento sem contato, como o Apple Pay, um cartão com chip ou um cartão de tarja magnética (magstripe).
  • Gaveta de dinheiro: mesmo que você aceite pagamentos sem contato, você ainda pode precisar de um local seguro para manter seu dinheiro. O software de PDV conectado a uma gaveta de dinheiro pode minimizar fraudes, rastreando exatamente quando a gaveta é aberta.
  • Impressora de recibos: um recibo em papel mostra aos clientes exatamente o que compraram, quando o compraram e quanto pagaram.
  • Scanner de código de barras: um scanner de código de barras lê os detalhes do produto de um item para que você possa ligá-lo. Também pode ser uma maneira rápida de verificar novamente o preço, o nível de estoque e outros detalhes.

Recursos comuns de software de PDV

O software de PDV é como o seu centro de comando. Em um nível básico, ele permite encontrar itens em sua biblioteca e aumentar as vendas. Soluções de ponto de venda mais robustas também apresentam ferramentas úteis, como relatórios de vendas, software de engajamento do cliente, gerenciamento de estoque e muito mais. Os sistemas de PDV também cuidam de encaminhar fundos para sua conta bancária após cada venda.

Processo de pagamentos

O processamento de pagamentos é uma das principais funções de um sistema de PDV. Cada vez que um cliente compra um item, seu sistema de PDV processa a transação.

Existem vários tipos diferentes de pagamento que um sistema de PDV pode aceitar:

  • Dinheiro
  • Pagamentos online seguros através do seu site de comércio eletrônico
  • Cartões de crédito Magstripe, que são cartões que você desliza
  • Cartões com chip, que são cartões de crédito com um chip incorporado
  • Pagamentos sem contato, que podem incluir um cartão sem contato que os clientes tocam ou uma carteira móvel (por exemplo, Google Pay ou Apple Pay)
  • Transação de cartão não presente, que acontece quando seu cliente e seu cartão de crédito não estão na sua frente, então você precisa inserir manualmente as informações do cartão de crédito. Isso também ocorre quando um cliente insere seus dados de pagamento durante o checkout online.

Gerenciamento de inventários

O software de gerenciamento de inventário permite que você acompanhe todos os seus produtos. Alguns softwares de inventário automatizados podem se conectar aos seus dados de vendas e avisar quando um item estiver com pouca carga.

PDV – Relatórios

Os relatórios de PDV dão uma olhada rápida em quanto você está vendendo e ganhando. Com relatórios claros, você pode vender mais e tomar melhores decisões de negócios.

Gestão de Colaboradores

O software de gerenciamento de equipe permite que você saiba quando seus funcionários estão trabalhando e como eles estão se saindo. Sua equipe também pode usá-lo para entrar e sair, e alguns tipos de software podem conceder permissões para que os funcionários possam ter acesso a certas tarefas.

Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM)

Uma ferramenta de CRM vinculada ao software de PDV permite que você veja o que seus clientes compraram e quando eles compraram. Esse conhecimento ajuda você a personalizar suas comunicações, marketing e atendimento ao cliente.

Recibos

Os recibos facilitam o processamento de reembolsos, já que há uma trilha digital ou de papel conectada ao item comprado. Eles também podem fazer o seu negócio parecer mais polido.

Suporte de gorjeta

Para restaurantes e profissionais de serviços, as gorjetas podem ser uma grande parte do pagamento. As soluções de PDV que permitem que os clientes adicionem uma gratificação digital durante o processo de checkout aumentam a probabilidade de darem uma gratificação.

Agora que você tem uma melhor compreensão dos sistemas de PDV, você está pronto para encontrar a solução de PDV certa para sua empresa, não importa o que ou onde você venda.

 

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