O que você precisa saber para ter um marketing de relacionamento eficiente.

13/09/2017
Por cbbr
Marketing de relacionamento

Muitas pessoas têm negócios online, mas ainda não conhecem o marketing de relacionamento e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio online. Isso porque as pessoas que desembarcam no mercado online em geral caem de paraquedas.

São pessoas oriundas da atual crise financeira que tem assolado o mercado e a economia nacional que procuram formas de criar oportunidades e de garantir uma renda extra no final do mês. Por isso aprendem boa parte das regras deste mercado através do método de tentativa e erro.

Por essa razão é que saber como o marketing digital, e principalmente o marketing de relacionamento funcionam é uma boa maneira de garantir que você esteja sempre em contato com bons resultados para o seu negócio – e isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fechar das “portas” do seu negócio.

Por essa razão este artigo se destina a você, pois vamos mostrar tudo o que você precisa saber para criar estratégias de marketing de relacionamento eficientes para o seu negócio e lucrar o máximo possível na internet com o seu e-commerce. Vamos nessa?

Uma boa lista de contatos

lista de contatos

Uma boa estratégia de marketing de relacionamento tem que ter uma boa lista de contatos.

Isso porque, o bom e velho e-mail marketing ainda é uma boa forma de fidelizar os melhores clientes com a sua marca.

Além disso, é importante saber que ao criar uma boa lista de contatos você pode ampliar ainda mais o alcance dos seus negócios.

Não sabe como, pois vamos explicar rapidamente.

O e-mail marketing tem como função primordial oferecer informações, dicas, novidades, promoções e deixar sempre o seu cliente a par das novidades do seu negócio.

Por essa razão, um cliente fidelizado acaba por se tornar um “fã” da sua marca, dos seus produtos e serviços e pode passar a agir como porta-voz dos seus negócios para uma grande parte de pessoas.

O boca a boca da internet é muito mais rápido do que o das antigas formas de comércio – e o marketing de relacionamento se aproveita disso para criar boas formas de valorizar os clientes já existentes.

E também, claro, de prospectar novas oportunidades que estão esperando apenas pelas campanhas certas e pelos posicionamentos corretos acerca das ferramentas de marketing digital que vão impactá-los.

Além disso, ao adquirir o e-mail do seu cliente, você adquire junto com isso uma boa quantidade de informações sobre eles.

Por exemplo, nível de escolaridade, emprego, sexo e gostos.

A partir destes dados você pode segmentar melhor as campanhas que estão porvir para o seu negócio.

Pense na possibilidade de investir em programas de fidelização

investir em programas de fidelização

Os programas de fidelização fazem parte de grande parte dos negócios que estão presentes nos principais negócios online atualmente.

Isso porque é uma ótima forma de garantir que os seus clientes tenham uma maior importância do seu negócio e, mais que apenas isso, se sintam parte do seu negócio.

Isso porque ao oferecer bônus de serviços, benefícios e vantagens, você vai estar garantindo que esses clientes estejam participando ativamente dos processos da sua empresa.

As regras para esses programas de fidelização devem ser definidas e muito bem para que não haja nenhum mal entendido e assim você seja responsabilizado ou ainda chegue a perder os seus clientes por esses mal entendidos.

Faz parte do marketing de relacionamento essas maneiras de garantir que os seus clientes tenham bônus de compras.

Por exemplo: imagine que dentro de um programa de fidelização, se por acaso o seu cliente compre até R$ 200,00 em compras (uma suposição) ele ganha desconto na próxima compra.

Ou ainda, um brinde a cada valor x de compras.

As possibilidades dentro de um programa de fidelização são infinitas e cabe apenas a você definir essas regras e a periodicidade.

Invista em canais de comunicação

Os canais de comunicação são parte essencial de qualquer marketing de relacionamento principalmente se você levar em consideração o sentido literal da palavra relacionamento.

Por essa razão é importante que você saiba manter os canais de comunicação acessíveis para os seus clientes e assim crie um grande diferencial com relação aos seus concorrentes.

Afinal, um cliente bem atendido sempre volta para fazer compras e leva consigo uma boa quantidade de novos leads que podem ser convertidos com um bom atendimento.

Por essa razão, as redes sociais devem ter total atenção no relacionamento com os seus clientes.

Responda a críticas e comentários e fique sempre de olho nas caixas de mensagens para que a comunicação com o seu cliente seja priorizada.

Nada de deixar as mensagens esperando.

Basta ver o site Reclame Aqui e perceber a importância que uma boa comunicação com o seu visitante é essencial para criar tanto uma boa estratégia de marketing de relacionamento quanto para ajudar a criar uma boa reputação da sua marca.

Tenha atenção ao Pós-venda

O pós-venda também faz parte do processo de venda.

Isso porque, em geral, os e-commerces e as lojas digitais têm grandes chances de devolução de produtos.

Por isso, é preciso muita atenção a esse importante momento do seu cliente.

Crie boas formas de garantir um frete, assim como manter informado o seu cliente acerca de como está o processo de entrega do produto, bem como tirar todas as dúvidas que ele possuir sobre ele.

Por exemplo, em casos de produtos que necessitem ser montados, é essencial que você informe ao consumidor o que ele precisa fazer para montar o produto com segurança.

Além, claro de oferecer guias de montagem.

Além disso, assim como falamos sobre os canais de comunicação, é preciso estar atento ao fato de que reclamações sobre o produto possam surgir e isso faz parte do processo de compra.

E, nada de ficar receoso de responder a críticas, reclamações etc.

Ofereça o melhor serviço de pós-venda possível para que este cliente insatisfeito possa voltar a comprar em sua loja novamente. Além, claro de oferecer soluções de fácil acesso e facilitar o processo de devolução, caso haja.

No caso do envio dos seus produtos, tenha a certeza de que quem comprou os seus produtos o receberá em perfeito estado de embalagem para não danificá-lo durante o seu transporte, por exemplo.

O marketing de relacionamento então se constrói a partir de todas as etapas do processo de vendas, como você pode perceber.

Evite velhos hábitos do Marketing Tradicional

O Marketing digital surgiu como alternativa ao marketing tradicional para os tempos em que vivemos atualmente onde a maior parte dos comércios é realizado de maneira digital.

E assim como o marketing passou por mudanças o processo de compras também não permanece o mesmo do mercado tradicional.

Por isso, evite utilizar as velhas técnicas de marketing, que, antigamente tinham como principal objetivo vender os produtos.

Com o marketing de relacionamento a sua intenção não é vender o seu produto propriamente dito, mas sim, a sua marca.

Pode parecer estranho, mas é exatamente isso que o marketing de relacionamento se propõe ao oferecer estratégias como a criação de conteúdo.

Por isso fique atento à insistência, típica das estratégias de marketing tradicional e procure evitar também ser evasivo.

Como já foi comentado anteriormente, os públicos consumidores mudaram juntamente com as estratégias que dizem respeito a eles.

Por isso, saiba que as pessoas podem não se sentir à vontade com esse tipo de abordagem.

Evite, por exemplo, exagerar na quantidade de e-mails enviados, SMS’s e postagens. Principalmente em redes sociais, é preciso deixar que a informação se propague naturalmente para que só assim possa-se investir em uma mesma postagem de campanha.

Seguindo a risco alguns dos princípios básicos do marketing de relacionamento dificilmente você deixará de lucrar com a sua marca.

Ofereça exclusividade para clientes de longa data

Clientes de longa data se transformam em grandes fãs e podem ainda se transformar em porta vozes dos seus produtos e serviços.

Por essa razão, além do programa de fidelização, é preciso oferecer exclusividades para aqueles que ajudam a propagar ainda mais os serviços de suas empresas e ajudam também a sua empresa a crescer.

Se você possui uma equipe grande, pode separar uma parte exclusiva desta equipe para oferecer para esses clientes as melhores oportunidades antes que todos os outros.

Além disso, oferecer um atendimento de tira dúvidas, receber críticas entre outras coisas relacionadas ao contato com essa importante parte dos seus negócios.

O marketing de relacionamento então, começa a oferecer benefícios para quem traz benefícios aos seus negócios.

Conclusão

O marketing de relacionamento é uma forma interessante de manter os seus clientes e também de conseguir novos clientes.

Por se tratar de uma forma diferente de garantir o seu comércio no mercado online (e fazendo parte das estratégias de marketing digital) é uma forma perfeita de lidar com essa nova e grande parcela do mercado consumidor atual.

Principalmente se pararmos para pensar que dentro do mercado digital podemos encontrar novos públicos-consumidores que estão muito mais interessados em mais benefícios, opções e bons preços.

Pensando neste público, que utiliza redes sociais e usa smartphones diariamente, é essencial que as estratégias de marketing de relacionamento sejam usadas para garantir a fidelização e o engajamento desse público.

E isso pode ser feito através de criação de conteúdos que digam respeito a sua área de atuação e que tenham como objetivo vender mais a sua marca que o seu produto.

Estratégias de SEO, assim como ferramentas voltadas para este fim, que coletam dados essenciais de pessoas que estão comprando em seu site, são fundamentais para a criação de boas campanhas e estratégias voltadas a esse sentido.

Dentre essas estratégias, estão inclusos os famosos e-mails marketing, que fazem com que o uso de lista de contatos seja essencial.

Isso porque, o envio de informações e novidades por e-mail faz parte do marketing de relacionamento e é quase que um dos seus maiores pilares – juntamente com o uso das redes sociais.

Outro ponto que deve ser levado em consideração diz respeito aos serviços de entregas, que fazem parte do pós-venda. Isso é importante pois, sites como Reclame Aqui são repletos de comentários que falam sobre a demora na entrega.

É preciso escolher este serviço com sabedoria, além claro, de oferecer serviços de atendimento que possam ser satisfatórios para quem adquiriu os seus produtos ou serviços.

Falamos também da importância de dar certa exclusividade aos seus melhores clientes. Através tanto de um programa de fidelização que é uma técnica usada por diversas lojas virtuais.

Assim como um atendimento exclusivo para os clientes que estão a mais tempo ajudando a construir a imagem da sua marca.

Mas também, é importante atentar-se ao fato de que o marketing de relacionamento existe, juntamente do marketing digital como uma alternativa viável para os tempos digitais.

Por essa razão é mais que indicado que se evitem as técnicas invasivas e insistentes do marketing tradicional – isso causará um desconforto e não ajuda em nada na criação de uma boa imagem da empresa.

Por isso, invista no marketing de relacionamento como forma de garantir que o seu negócio online seja um sucesso e garanta bons lucros.

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