10 maneiras de fazer sua pequena empresa crescer

14/03/2022
Por cbbr
pequena empresa crescer

Não importa que tipo de pequena empresa você administra, você vai querer aumentar suas vendas e aumentar sua receita. É por isso que tantas pessoas estão interessadas em como crescer uma pequena empresa.

Não há uma estratégia de crescimento de negócios de tamanho único fácil para proprietários de pequenas empresas. Mas, existem estratégias-chave que você pode usar para dar à sua empresa a melhor chance de crescer.

Escalar seu pequeno negócio de forma eficaz e eficiente pode ser difícil. Requer uma abordagem inteligente e esforço de várias partes da sua empresa, incluindo:

• Vendas
• Marketing
• Finanças
• Jurídico
E como você ainda é uma startup, pode usar muitas coisas até poder contratar funcionários especializados. Embora o crescimento de sua pequena empresa leve tempo e energia, existem 10 estratégias que você pode usar para ajudar a acelerar o crescimento dos negócios.

1. Faça sua pesquisa

Quando você está procurando como expandir seu pequeno negócio, você precisa fazer uma pesquisa de mercado. Isso não só permite que você entenda melhor seus clientes existentes, mas também seus clientes em potencial. É importante obter informações sobre o seu mercado-alvo e saber quais são as suas necessidades. Dessa forma, você pode ver como sua empresa pode crescer e mudar para atender a essas necessidades.

Não se esqueça de pesquisar seus concorrentes também. Saber quais são seus pontos fortes e fracos pode ajudar a orientar suas decisões sobre como dimensionar adequadamente sua pequena empresa.

2. Construa um funil de vendas

Seu funil de vendas pode ajudar a elevar os negócios para o próximo nível. Pense em um funil de vendas como a jornada de um cliente. Quando eles entram em sua empresa ou visitam seu site, eles estão no topo do funil. Quando eles compram algo ou se inscrevem para um serviço, eles passaram com sucesso pelo funil. Você deve tentar chegar a maneiras de mover as pessoas através do funil para fazer uma venda. Isso pode incluir oferecer um desconto ou obter informações de contato e enviar atualizações sobre sua empresa.

3. Aumente a retenção de clientes.

Não é suficiente apenas obter novos clientes para o seu negócio. Você também precisa manter seus clientes existentes voltando. Quando você aumenta a retenção de clientes, está criando fidelidade, o que pode aumentar as vendas.1

Considerando que custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter um atual, focar na retenção de clientes significa que sua empresa não gastará dinheiro em algo que não é um investimento garantido.2

Você pode aumentar a retenção de clientes:

Priorizando o atendimento ao cliente: se você não tratar seus clientes corretamente, eles não vão querer apoiar o seu negócio. Garantir que você resolva as preocupações deles e dê a eles a melhor experiência possível mostra que você os valoriza como clientes.

Usando um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): os sistemas de CRM ajudam sua empresa a gerenciar relacionamentos com clientes existentes e potenciais. Eles ajudam você a manter as informações do cliente e identificar oportunidades de vendas. Um dos maiores benefícios é que os dados são armazenados em um único lugar, para que você e outros funcionários que precisam deles possam acessá-los.

Criando um programa de fidelização de clientes: Estes programas recompensam os seus clientes existentes por apoiarem o seu negócio. Eles também podem ajudá-lo a atrair novos clientes ou recuperar aqueles que deixaram seu negócio.

Lançamento de uma campanha de e-mail: Usar uma campanha de e-mail pode ajudar a garantir que sua empresa permaneça no topo das mentes dos clientes. É também uma ótima maneira de mover clientes existentes e potenciais através do seu funil de vendas.

Envolvimento com clientes nas redes sociais: seus clientes podem entrar em contato com sua empresa nas redes sociais com uma pergunta ou para compartilhar feedback, pontos problemáticos ou reclamações. Reservar um tempo para responder e se envolver com eles mostra que você valoriza os pensamentos deles e leva as preocupações deles a sério.

Mantenha suas promessas: ninguém gosta de se sentir esquecido. Se você disser a um cliente que entrará em contato com ele para obter mais informações ou entrar em contato com ele posteriormente, faça isso. Caso contrário, isso pode dar aos seus clientes uma má impressão do seu negócio.

4. Participe de eventos de networking

Aumentar a visibilidade da sua marca pode ajudá-lo a atrair novos clientes e expandir seus negócios. Uma boa maneira de fazer isso é participando de eventos de networking. Verifique as organizações profissionais locais e não tenha medo de participar de alguns eventos para saber mais sobre o seu negócio.

Você pode participar desses eventos:

• Participar e conhecer outros proprietários de empresas
• Colocar um estande para promover o seu negócio
• Falando como um especialista da indústria

5. Pratique a Responsabilidade Social Empresarial

Muitos clientes querem fazer negócios com uma empresa que corresponda aos seus próprios valores. Responsabilidade social corporativa (RSC) significa que você reconhece o impacto que sua empresa tem em todos os aspectos da comunidade. Deixar o público ver o que sua empresa está fazendo para ter um impacto positivo pode ajudar os resultados finais da sua empresa.

Alguns exemplos de como sua empresa pode praticar a RSC são:

Tornar-se ecológica: os benefícios de administrar um negócio ecológico vão além de ter custos de serviços públicos mais baratos. Isso mostra ao público que você leva a sério a redução do impacto de sua empresa no meio ambiente. Seja ecológico e faça alterações para reduzir sua pegada de carbono, como obter a certificação de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) ou buscar projetos de eficiência energética.

Retribuir à comunidade: incentive seus funcionários a se voluntariarem nas comunidades em que vivem e trabalham. Seja trabalhando em um banco de alimentos ou limpando espaços abertos, esse tipo de atividade mostra que sua empresa leva a sério o investimento na área e nas pessoas.

Produção de produtos sustentáveis: Descubra se há maneiras de mudar materiais ou seu processo para criar produtos mais ecológicos.

6. Forme Parcerias Estratégicas

Entrar em uma parceria estratégica com outra empresa pode lhe dar a chance de alcançar uma rede mais ampla de clientes ou alinhar o crescimento com as metas estratégicas em seu plano de negócios. Um exemplo de uma parceria estratégica bem-sucedida é entre a Starbucks e outras lojas nacionais, como a Barnes & Noble ou a Target. A parceria coloca a cadeia de café em muitas lojas de varejo em todo o país, o que aumenta seu alcance e receita.

Você pode até formar uma parceria estratégica com um fornecedor para ajudar a expandir seus negócios. Seja qual for o tipo de parceria que você formar, é importante que você gerencie relacionamentos comerciais e mantenha relacionamentos eficazes com fornecedores.

7. Considere franquear sua pequena empresa

O franchising empresarial é uma estratégia comum de crescimento para as pequenas empresas. Isso significa que você vende os direitos de sua empresa a um proprietário independente. Então, eles abrem e operam sua própria franquia do negócio. Muitas empresas bem conhecidas vendem franquias, como McDonald ‘s, Starbucks e hotéis Marriott. Quando uma nova franquia é aberta, ela aumenta o número de locais de sua empresa, o que ajuda a gerar mais receita.

Antes de concordar em vender os direitos para sua empresa, você precisa saber se seu negócio é franqueável? O processo de franquia é mais apropriado para certos tipos de indústrias, como restaurantes de fast food ou academias.

8. Diversifique suas ofertas de produtos ou serviços

Você teve sucesso em vender seu principal produto ou serviço para os clientes. Afinal, foi isso que te fez pensar em expandir seu pequeno negócio. Agora, oferecer diferentes produtos ou serviços pode ajudá-lo a obter novos clientes. É possível fazer isso:

• Identificando oportunidades para novos produtos ou serviços: Faça uma pesquisa de mercado para ver se há algo novo que você pode oferecer aos seus clientes para comprar.
• Encontrando diferentes maneiras de oferecer seus produtos existentes: Isso inclui assinaturas ou pacotes.
Um negócio que cresceu ao diversificar suas ofertas de produtos é o Moment. Os produtos iniciais da empresa incluíam lentes para smartphones para melhorar a fotografia. Agora, a empresa expandiu suas ofertas para incluir aplicativos e acessórios para usar com suas lentes.

9. Cresça para Novos Mercados

Não há dúvida de que o franchising lhe dá a chance de aumentar sua base de clientes. Mas se seu negócio não é franqueável, existem alternativas ao franchising, como expandir seu negócio por meio da exportação.

Encontrar oportunidades de exportação significa que você pode enviar seus produtos e serviços em todo o mundo. Os benefícios da exportação incluem:

• Aproveitando plataformas globais para vender seus produtos e serviços online
• A oportunidade de abrir novos locais de negócios
• Acesso a mais clientes e empresas
Leve seu negócio global e dê à sua empresa a oportunidade de aumentar sua participação de mercado.

10. Meça o que funciona e refine à medida que avança

Embora haja uma variedade de estratégias que você pode usar para expandir seu pequeno negócio, é importante que você meça o que está funcionando. Por exemplo, se você criar um programa de fidelização de clientes e descobrir que não está melhorando a retenção de clientes, talvez seja necessário alterar sua estratégia. Talvez seja obter um CRM e interagir com seus clientes regularmente, ou interagir com eles por meio de uma campanha de e-mail ou em redes sociais.

Crescer sua pequena empresa significa que você terá que correr riscos calculados. Você deve olhar para o seu plano de negócios e fazer previsões realistas e precisas de como você acha que certas estratégias podem afetar o seu negócio. Monitorar regularmente seu progresso e fazer atualizações são fundamentais para ter um negócio de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *