Como as pequenas empresas se beneficiam do uso do código de barras

11/09/2017
Por cbbr
uso do código de barras

O uso do código de barras é generalizado nas grandes empresas. Devido a isso, diversos empresários de pequenas empresas possuem dúvidas sobre as funções e necessidade de fazer uso deste artifício.

Veja algumas informações e dicas sobre o uso do código de barras neste artigo!

O que é e para que serve o código de barras?

scanner de código de barras

Inicialmente, o código de barras foi criado para ajudar os comércios a aumentarem a velocidade do processo de averiguação na venda de produtos.  Os códigos de barras são encontrados, praticamente, em toda a atividade comercial atualmente.

Assim, através desta ferramenta, é possível determinar um produto de maneira mais rápida e prática, além, e claro, de controlar a entrada e saída de todos os produtos.

O uso do código de barras reduz as chances de erros, tornando a margem em, praticamente, zero, ja que eles lidos automaticamente.

O que é Código de Barras?

O código de barras é, por definição, a representação gráfica de uma sequência numérica utilizada para identificar um produto. Nela, tanto a representação gráfica quanto a numérica possuem o mesmo valor.

Assim, quando não dá para ler um código de barras, é possível digitar os números no sistema que estiver sendo utilizado para conseguir o mesmo resultado que um leitor de código de barras.

Podemos dizer que esse conjunto numérico é único e não existem produtos diferentes com o mesmo código.

Os códigos de barras são apresentados ao consumidor impressos, quando são apresentados direto nas embalagens, como em produtos enlatados, por exemplo.

Além disso, podem ser acrescentados posteriormente, como na maioria das embalagens plásticas que fazem uso do código de barras.

Como o código de barras ajuda uma empresa?

codigo de barras

O uso do código de barras e suas vantagens dependem sempre da área da mercadoria em que está sendo utilizado. Portanto, veja alguns exemplos de como alguns desses benefícios podem se apresentar.

1.    Comércio.

  • A automatização faz com que seja possível abastecer as prateleiras de uma maneira permanente, já que o sistema informa o momento em que o estoque de um produto atingir determinado nível.
  • O cadastro dos produtos trabalha agilizando as operações, como o faturamento e emissão da nota fiscal, por exemplo.
  • No caso de o fabricante alterar as dimensões do produto, sua informação acompanha o código, que nunca irá mudar.
  • A automação faz com que não seja preciso digitar dados do produto no caixa, o que toma muito mais tempo e trabalho, além disso, essa agilidade beneficia a empresa e satisfaz o cliente.

2.    Na distribuição e transporte

  • O código de barras organiza toda a demanda em centros de distribuição, assim, trabalha controlando e identificando o produto que entra e sai.
  • A identificação de necessidade é conseguida através do código de barras, assim, a informação do lote oferece todo o tipo de informação que se pode precisar.
  • A tecnologia no uso do código de barras permite classificar os produtos por prazo de validade, enviando todos os mais próximos do vencimento.
  • Durante todo o processo, desde a solicitação ao direcionamento, até a localização da mercadoria, é feita automaticamente com o gerenciamento a partir dos códigos próprios.

3.    Na indústria

  • Insumos são, geralmente, classificados antes de serem enviados à produção.
  • O uso do código de barras permite saber determinados itens em toda a cadeia de alimentação.
  • A identificação dos lotes permite que os produtos possam ser rastreados, o que beneficia a gestão logística.
  • Com o uso do código de barras o trabalho na expedição também se torna mais ágil.
  • O uso desse tipo de automação qualifica a relação com fornecedores, distribuidores e varejistas.

Como é gerado o código e barras é gerado para a sua empresa?

Como você pode identificar, existem diversas formas e áreas em que o uso do código de barras é possível. Assim, há diferentes formas de usá-lo para qualificar processos internos na empresa.

Portanto, se você quer usar essa tecnologia, é essencial saber que só existe uma organização no mundo responsável por controlar a numeração e padronizá-la, que é a GS1, mas diversas revendedoras que vendem códigos gerados dela.

Dessa forma, o primeiro passo é consentir à numeração dada pelo GTIN (Número Global de Item Comercial). Quando a tiver, é gerado o código de barras propriamente dito (conhecido pela sigla EAN-13). Este permite achar a mercadoria e suas características, como tamanho, cor e peso.

Por conta disso, cada tipo de item comercial tem um tipo de código específico. Dessa forma, para gerar a imagem do código de barras para impressão, você deve possuir um software de impressão de etiqueta ou embalagem.

Quais são os tipos de código de barras para empresas?

Sabendo que extem diversas formas de implementar o código de barras na uma empresa, é essencial reconhecer os diversos tipos e para que serve cada um.

  1. Códigos de Barras Código de Barras EAN EAN/UPC: o Código EAN/UPC é específico para PDV (Ponto de Venda) por sua facilidade e simplicidade. O Padrão EAN possuí 13 dígitos enquanto UPC contém 12.
  2. Código de Barras GS1 DataBar GS1 DataBar: Estes são menores que os EAN/UPC. Assim, o padrão, além de um formato mais reduzido, pode diminuir mais informações, já que possui dois códigos, um em cima do outro.
  3. Código de Barras GS1-128 GS1-128: O Aprimoramento no uso dos códigos de barras EAN/UPC, além de decodificação numérica, também conta com a alfanumérica e dessa forma, consegue abranger mais informações para seus produtos. Automatizando ainda mais seu comércio.
  4. Código de Barras ITF-14 ITF-14: Esse código é conhecido como Intercalado 2 de 5, usado em muitos produtos, mas visto é especialmente em boletos bancários. Assim, o tamanho de código depende da sua informação.
  5. Código de Barras 2D DataMatrix: DataMatrix Tecnologia Bidimensional (2D) alcança armazenar muito mais informações que os padrões unidimensional (1D). Dessa forma, tanto numérica quando alfanumérica com um tamanho mais reduzido. Diferente dos outros códigos, neste é obrigatório o uso de leitores e sistema com decodificação 2D. Dessa forma, código de Barras 2D QR Code. O código de barras da família 2D é mais popular atualmente e consegue armazenar milhares de caracteres automatizando ainda mais o processo logístico.

O que acontece quando uma empresa faz uso de código de barras?

O uso do código de barras fornece, ainda, diversos benefícios para grandes e pequenas empresas. Por isso, é importante que você saiba como o código de barras vai ajudar seu negócio.

Garantia de registro de produtos.

O código de barras aplicado às mercadorias serve para agilizar e garantir que tudo seja codificado e catalogado, tudo isso sem que nenhuma informação seja perdida no meio do processo.

Esse recurso aperfeiçoa todo o processo logístico e, antes do uso do código de barras, um operador passava mais tempo e trabalhava muito mais digitando número por número do registro de um produto.

Atualmente, basta passar o produto no leitor e imediatamente se tem todas as informações pertinentes já registradas em seu sistema, como entradas, controle de estoque e inventários, preços, cadastros, saídos, além de todos os pedidos e dados dos clientes.

Controle de estoque eficiente.

Um dos principais benefícios do controle de estoque são as melhorias logísticas que existem. Assim, é possível ter um controle eficiente, garantindo, entre outras coisas, que sejam feitas boas entregas.

Assim, são feitas sem dados errados ou informações inconsistentes. Dessa forma a organização sai ganhando, sem prejudicar sua imagem ou o financeiro de modo geral.

Aperfeiçoamento de custos e eliminação erros no trabalho

O grande benefício em usar o código de barras é que a adesão não requer nenhum treinamento, pois é totalmente intuitivo, assim você não perderá tempo de produção ou gasto com treinamento.

Assim, a sua empresa lucra bem mais, isso se deve também por conta da margem de erros recorrentes de digitação, de identificação de mercadoria ou falta de dados que possam ser eliminados.

Por conta disso, o código de barras se torna extremamente vantajoso, pois implica em ações que diminuem falhas e auxiliam o seu negócio a melhorar o processo de controle e logística de produtos.

Esteja à frente da concorrência

Para que uma organização possa sobressair em meio a tantos concorrentes, é preciso sempre estar atenta à qualidade de todos os processos para garantir o seu bom funcionamento.

É nessa situação que entra, também, outro motivo para usar o código de barras, melhorar os procedimentos e todo o trabalho em geral, mantendo sua competitividade de sua organização.

Conhecendo todas as vantagens do uso do código de barras, você poderá identificar todos os benefícios que o código de barras pode e irá fornecer aos seus negócios.

Quais são as vantagens fornecidas pelo código de barras às empresas?

O código de barras pode ser utilizado em diversos departamentos das organizações, como estoque, produção e comercial. Entre todas as atividades, que podem contar com os benefícios no uso do código estão a emissão de a transferência de produtos, as movimentações no estoque, notas fiscais, os apontamentos do setor de produção, a liberação de pedidos, entre outros.

Por conta disso tudo, o código de barras pode ser uma vantagem competitiva muito grande, tanto pelo fato de a empresa conseguir ter mais clientes, quanto por poder organizar as informações dos produtos e o seu estoque.

Dessa forma, o código de barras funcionará da forma como foi apresentado no item anterior, mas este também pode fornecer diversas vantagens graças ao seu funcionamento. Veja quais são!

1.    Agilidade

O código de barras permite que você atenda o cliente de maneira mais rápida e, ao mesmo tempo, permitirá o controle de estoque e registrar todos os produtos com mais agilidade. Assim, esse sistema pode ser ligeiramente lido por um aparelho e, por isso, o processo todo acaba sendo facilitado.

2.    Exatidão

O código de barras possui uma configuração específica, como uma digital. Por conta disso, não pode existir dois códigos de barras iguais, o que é responsável por permitir com exatidão e a segurança do processo.

3.    Facilidade

A utilização do código de barras não demanda treinamentos ou capacitações, como já foi dito anteriormente. Dessa forma, basta adquirir o código e o leitor e o uso é realmente simples.

Uma outra questão relacionada à simplicidade, é o fato de a atualização das informações ocorrer em rapidamente e em tempo real, pois é necessário apenas alterar o cadastro dos produtos.

4.    Eficiência

Essa é uma vantagem bastante importante conseguida através do código de barras, tudo isso por conta da ferramenta que auxilia diversos departamentos da organização, principalmente o estoque.

Após a implantação desse recurso, é possível identificar exatamente quantos produtos estão em estoque e verificar quantos já foram vendidos e, assim, ter uma melhor administração.

5.    Menos custos

É possível que uma empresa economize muito capital fazendo uso do código de barras. Isso ocorre devido há menos retrabalho, considerando que os dados são atualizados automaticamente e constantemente, sem a necessidade de intervenção manual.

6.    Satisfação de clientes e fornecedores

É bom negócio, para fornecedores, trabalhar com empresas que utilizam código de barras, tudo isso se deve por conta da negociação pode ser facilitada e há mais precisão nos pedidos realizados.

Além disso, é possível estabelecer uma linguagem comum com os fornecedores, o que pode aumentar muito a produtividade.

7.    Segurança

Por se tratar de um processo informatizado, o uso do código de barras diminui a ocorrência dos erros. Dessa forma, uma falha bastante comum dos processos é a digitação errada por parte dos operadores, que pode ocorrer muitas vezes. Com o leitor do código de barras, é garantido que o número estará correto.

Espero que tenha gostado das dicas e orientações. Até breve!

Como as pequenas empresas se beneficiam do uso do código de barras
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *