Relacionamento Vendedor x Cliente: 7 dicas para aperfeiçoar suas vendas

18/09/2017
Por cbbr
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Relacionamento Vendedor x Cliente: 7 dicas para aperfeiçoar suas vendas
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Quando se trata de vendas, a maioria das pessoas acha que o mais importante é um bom preço – e em verdade isso é uma das coisas que fazem parte de uma boa venda, mas não somente isso.

Pense bem quantas lojas não oferecem bons preços, mas que ainda assim têm uma grande quantidade de clientes fiéis. Qual o segredo delas? Bem, com certeza você já sabe que não são os preços.

Por isso que em se tratando de vendas, é importante que você saiba que nem só de preço o seu negócio sobrevive. Além disso, em tempos de negócios online como uma boa saída para pequenos e microempreendedores, é de se esperar que possam-se criar cada vez mais diferenciais.

Por isso, se você quer saber quais são os maiores segredos para aperfeiçoar suas vendas e no relacionamento entre você e seus clientes é importante que você siga algumas das 7 dicas que daremos neste artigo para transformar e fidelizar cada vez mais clientes para o seu negócio.

A importância de criar um bom relacionamento nas vendas do seu negócio

importância das vendas

Um bom relacionamento é a base de boas vendas, ou ainda, de bons negócios. Talvez você deva ter ouvido falar muito nisso da boca de diversas pessoas que estão no meio.

E eles não estão errados. Por essa razão é que esse aspecto dos seus negócios além de serem importantes para a criação de uma melhor imagem da sua empresa e da sua marca.

Isso porque, os clientes são o que fazem os seus negócios terem uma razão de ser. E, outra frase que você deve ouvir muito é: “o cliente tem sempre razão”.

Os velhos jargões do comércio são verdadeiros, principalmente no que concerne ao modo como você desenvolve o seu comércio, seja ele online ou não.

Mas uma boa parte do sucesso ou insucesso de muitas marcas e empresas começa no relacionamento entre a sua empresa e os seus fornecedores.

E, principalmente nesses tempos atuais, de e-commerces e loas virtuais, essa premissa deve ser cada vez mais levadas em consideração. Pois, com a quantidade enorme de lojas na internet, o público consumidor também mudou.

Hoje em dia, o consumidor está cada dia mais exigente, pois são muitas opções de preço, produtos, vantagens e, muitas vezes, até mesmo um serviço de atendimento de qualidade faz toda a diferença na hora de fidelizar um cliente.

A internet deixou o consumidor assim, por isso, junto com a natural exigência, a comodidade está em primeiro lugar.

Então, ao entender este público-alvo você pode saber também que nem só de preço o seu negócio vive, certo? Os fornecedores também devem ser levados em consideração nessa equação.

E é por essa razão que separamos a seguir 7 dicas essenciais para você que quer aperfeiçoar suas vendas e o relacionamento com os seus fornecedores – o que resultará em uma maior satisfação dos seus clientes.

Siga cada um desses passos e você verá que os resultados serão convertidos em lucros cada vez maiores para o seu negócio.

  1. Encontre bons fornecedores

Produtos vêm de fornecedores, mas bons produtos só podem vir, obviamente de bons fornecedores.

Por essa razão, uma boa pesquisa de campo lhe deixará a par dos melhores fornecedores do seu segmento.

Além disso é essencial que os fornecedores atendam a algumas exigências técnicas do mercado, como por exemplo, a padronização internacional dos códigos de barras, assim, todas as informações do produto podem ser facilmente acessadas.

Este é um ponto importante em se tratando de vendas que precisam ser entregues, permitindo que tanto você quanto o seu cliente tenham acesso aos dados do produto em quaisquer etapas do processo.

Dessa maneira você garante que a relação dos seus clientes não seja afetada e evita problemas de ordem burocrática.

  1. Tenha os seus processos sob controle

Problemas de estoque, de entregas e diversos outros fatores influenciadores acabam por fazer com que a sua empresa tenha alguns problemas de gestão que tiram a credibilidade (e o sono) de qualquer um.

Para evitar esse tipo de problema é essencial que você tenha um maior controle sobre os processos da sua empresa.

Seja no estoque ou no setor financeiro da sua empresa, a melhor maneira de resolver os problemas dessa ordem é através de um software que automatize alguns processos da sua empresa.

Isso evitará que, por exemplo, você tenha problemas com relação ao seu estoque, assim como evitará que os valores do caixa estejam fora do seu controle. Ganhos e saídas, todos eles estarão dispostos para você.

Mas principalmente no que se diz respeito à relação com o seu cliente, um software de gestão poderá evitar, por exemplo que você perca vendas importantes por falta de estoque.

Isso porque este software oferece também um completo sistema de coleta de dados que podem ser entregues através de relatórios que serão vistos por você.

Importante ponto, principalmente no que tange à demanda de clientes.

  1. Atenção aos preços e à qualidade

Ainda falando sobre os fornecedores, para que você possa garantir boas vendas para o seu negócio e assim manter uma boa relação com os seus clientes, é preciso levar em consideração muito mais que apenas o preço que você está pagando pelos seus produtos.

Por isso ele não deve ser fator decisivo.

Leve em consideração a relação de custo-benefício de preço e qualidade dos produtos que você está garantindo para pôr a sua marca para vender.

Isso é essencial se você quiser manter íntegra a reputação da sua marca para com os seus clientes.

Adquirindo bons produtos você evita que a sua empresa esteja no site Reclame Aqui, por exemplo – além do que, num primeiro momento, bons preços podem garantir uma boa quantidade de vendas, mas que pode ser significativamente retornada em forma de devoluções.

Se você não quer passar por esses tipos de problemas, evite cair na tentação do preço mais barato de fornecedores.

  1. Invista em alternativas de relacionamentos

    alternativas de relacionamento

Quando falamos de vendas temos que levar em consideração o fato de que ter uma relação de confiança com fornecedores é importante.

Mas, em se tratando do seu negócio é preciso ter em mente que uma relação de confiança é diferente de relações de dependência entre empresa e fornecedores.

Por essa razão é que, para um fornecedor, por exemplo, o atraso ou a falta de determinados produtos é apenas um negócio que não deu certo, mas para a sua empresa isso pode significar uma perda crucial de vendas e clientes importantes.

Por essa razão tenha sempre em mãos um plano de contingência. No caso, conte sempre com mais de um fornecedor para que a sua empresa não fique na mão e sem vendas que podem tornar-se essenciais.

  1. Invista em negociações

Negociar com os seus fornecedores é uma das melhores maneiras de encontrar boas formas de oferecer produtos e soluções para os seus clientes.

Isso porque, em geral uma empresa tem uma necessidade a ser atendida e os fornecedores são essa solução – mas nem sempre as duas partes estão em comum acordo e sintonia sobre todos os aspectos do que está ali posto.

Para isso existe a negociação.

Uma boa dica colhida em pesquisas é que no caso, se você está comprando produtos você não deve deixar explícita todos os seus anseios – por exemplo prazos para entregas de clientes ou mesmo o quanto você possui para um gasto em determinados produtos.

Negocie de forma sábia com o seu fornecedor para que ele não pense que a solução que ele propõe é a única possível para o seu negócio e deixe sempre a entender que em qualquer momento você poderá escolher outras opções.

Lembra-se do que falamos acima sobre relações de dependência? É exatamente sobre isso o que estamos pautando aqui.

No caso, se você estiver vendendo, é importante que você saiba quanto custam seus produtos e serviços – além disso é de interesse de quem está comprando também saber até onde vão os seus prazos e gastos possíveis.

Chegar a um acordo é apenas uma questão de tempo – e com isso você pode ter acesso a uma boa forma de garantir vendas para a sua empresa sem que para isso tenha que pagar mais do que deveria.

  1. Tenha uma relação de parceria com os fornecedores

Durante todo esse texto falamos sobre a importância da relação entre você e seus clientes ser totalmente pautada na relação entre a sua empresa e seus fornecedores.

E, como parte importante das suas vendas (afinal eles possuem os seus produtos) eles são também parte do seu negócio.

E é por essa razão que você deve repensar a relação entre você e seus fornecedores como uma forma de parceria, trazê-lo para conhecer uma parte importante de seus processos para que dessa forma ele se sinta parte de algo – no caso, o seu negócio.

Assim, essa relação de parceria tem como ponto fundamental o fato de que nem sempre a sua empresa passará por boas fases e haverá dias em que você passará por alguns problemas.

E é na solução de alguns desses problemas que uma boa relação com os seus fornecedores pode ser bastante útil e proveitosa.

Além disso, essa relação de parceria influi diretamente no processo de vendas já que com ela você poderá utilizar-se de estratégias tanto para reduzir custos ou mesmo sugerir algum tipo de otimização de prazo e entregas.

Quem ganha com essa relação é o seu cliente final e, principalmente o lucro da sua marca.

  1. Informações foram feitas para serem compartilhadas

Assim como os problemas devem ser parte fundamental para serem solucionadas com uma boa relação com os seus fornecedores, os bons resultados também tem uma função bastante positiva nesse sentido.

Além disso, os seus clientes também devem fazer parte de boa parte dos bons resultados da sua empresa. Compartilhar esses resultados, ou utilizá-los como estratégia também é uma forma de aumentar as suas vendas e assim, até mesmo expandir esses resultados.

Conclusão

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, boa parte dos resultados positivos e negativos de suas vendas depende muito dos seus fornecedores.

Afinal, são eles que se responsabilizam por seus estoques e muito do preço que você fornece para o consumidor final passa por negociações com fornecedores.

Os clientes finais são partes das vendas, mas para que elas ocorram é essencial que você tenha uma relação de parceria com os seus fornecedores.

A relação estabelecida entre você e os seus clientes se enriquece bastante, quando você, por exemplo, se utiliza de estratégias de marketing digital para criar campanhas interessantes.

E para que elas ocorram os fornecedores precisam estar cientes das suas necessidades reais no momento de negociação.

Por isso se você quer aumentar os seus níveis de vendas é essencial que você invista num bom relacionamento com os seus clientes – mas que também não esqueça da importância que os seus fornecedores têm no momento da compra.

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