5 Maiores Desafios das Pequenas Empresas

21/06/2022
Por cbbr
desafios das pequenas empresas

Para superar os maiores desafios das pequenas empresas você tem que saber quais são eles.

Começar um negócio é uma conquista significativa para muitos empreendedores, mas manter um é o maior desafio. Existem muitos desafios comuns que todas as empresas enfrentam, sejam eles grandes ou pequenos. Isso inclui contratar as pessoas certas, construir uma marca, desenvolver uma base de clientes e assim por diante. No entanto, alguns são problemas estritamente de pequenas empresas, já que a maioria das grandes empresas cresceu há muito tempo.

Aqui estão os cinco desafios mais significativos para as pequenas empresas.

Principais conclusões

  • Uma pequena empresa não deve permitir que se torne dependente de um único cliente.
  • Ter ajuda profissional com o gerenciamento de dinheiro libera um pequeno empresário para se concentrar em questões operacionais.
  • É essencial encontrar o equilíbrio certo entre trabalhar longas horas e o sucesso dos negócios.
  • Um proprietário de uma pequena empresa não deve criar uma situação em que a empresa não possa continuar na sua ausência.
  • Abrir uma pequena empresa pode ser diferente de simplesmente trabalhar como freelancer.

1. Dependência do Cliente

Se um único cliente representa mais da metade da sua renda, você é um contratante mais independente do que um empresário. Diversificar sua base de clientes é vital para o crescimento de um negócio, mas pode ser difícil, especialmente quando o cliente em questão paga bem e é pontual. Ter um cliente disposto a pagar a tempo por um produto ou serviço é uma dádiva de Deus para muitas pequenas empresas.

Infelizmente, isso pode resultar em uma desvantagem de longo prazo porque, mesmo que você tenha funcionários e assim por diante, você ainda pode estar atuando como um subcontratado para uma empresa mais significativa. Esse acordo permite que o cliente evite os riscos de adicionar folha de pagamento em uma área onde o trabalho pode secar a qualquer momento, e todo esse risco é transferido da empresa maior para você e seus funcionários. Este arranjo pode funcionar se o seu cliente principal tiver uma necessidade consistente de seu produto ou serviço.

2. Gerenciamento de Capital.

Ter dinheiro suficiente para cobrir as contas é uma obrigação para qualquer negócio, mas também é necessário para cada indivíduo. Seja seu negócio ou sua vida, um provavelmente surgirá como um dreno de capital que coloca pressão sobre o outro. Para evitar esse problema, os proprietários de pequenas empresas devem ser fortemente capitalizados ou obter renda extra para manter as reservas de caixa quando necessário. É por isso que muitas pequenas empresas começam com os fundadores trabalhando em um trabalho e construindo um negócio simultaneamente. Embora esse foco dividido possa tornar o crescimento de um negócio um desafio, ficar sem dinheiro torna o crescimento de um negócio impossível.

A gestão do dinheiro se torna ainda mais importante quando o dinheiro está fluindo para o negócio. Embora o gerenciamento de contabilidade e impostos empresariais possa estar dentro das capacidades da maioria dos proprietários de empresas, a ajuda profissional geralmente é uma boa ideia. A complexidade dos livros de uma empresa aumenta com cada cliente e funcionário, portanto, obter uma assistência na contabilidade pode impedir que ela se torne um motivo para não expandir.

3. Fadiga

As horas, o trabalho e a pressão constante para performar desgasta até mesmo os indivíduos mais apaixonados. Muitos empresários – mesmo os bem-sucedidos – ficam presos trabalhando por horas muito mais longas do que seus funcionários.1 Além disso, eles temem que seus negócios parem na sua ausência, então evitam tirar algum tempo do trabalho para recarregar.

A fadiga pode levar a decisões precipitadas sobre o negócio, incluindo o desejo de abandoná-lo completamente. Encontrar um ritmo que mantenha o negócio zumbindo sem esmagar o proprietário é um desafio que vem cedo (e muitas vezes) na evolução de uma pequena empresa.

Geralmente, é melhor para uma empresa ter uma base de clientes diversificada para recuperar a folga quando um único cliente deixa de pagar.

4. Dependência do Fundador

Se você for atropelado por um carro, sua empresa ainda estará produzindo renda no dia seguinte? Uma empresa que não pode operar sem seu fundador é uma empresa com um prazo. Muitas empresas sofrem de dependência do fundador, e muitas vezes é causada pelo fundador ser incapaz de deixar de lado certas decisões e responsabilidades à medida que a empresa cresce.

Em teoria, atender a esse desafio é fácil – um empresário apenas tem que dar mais controle aos funcionários ou parceiros. Na prática, no entanto, este é um obstáculo significativo para os fundadores, porque geralmente envolve comprometer (pelo menos inicialmente) a qualidade do trabalho que está sendo feito até que a pessoa que faz o trabalho aprenda as cordas.

O crescimento nunca deve ser inimigo da qualidade. Uma pequena empresa precisa de ambos.

5. Equilibrar Qualidade e Crescimento

Mesmo quando uma empresa não é dependente do fundador, chega um momento em que os problemas de crescimento parecem coincidir ou até mesmo superar os benefícios. Seja um serviço ou um produto, em algum momento, uma empresa deve se sacrificar para crescer. Isso pode significar não ser capaz de gerenciar pessoalmente todos os relacionamentos com clientes ou não inspecionar tudo.

Infelizmente, geralmente é esse nível de engajamento pessoal e atenção aos detalhes que torna uma empresa bem-sucedida. Portanto, muitos proprietários de pequenas empresas encontram-se vinculados a esses hábitos em detrimento de seu desenvolvimento. Há um grande meio termo entre o trabalho de má qualidade e uma obsessão insalubre pela qualidade; cabe ao proprietário da empresa navegar seus processos em direção a um compromisso que permita o crescimento sem prejudicar a marca.

Conclusão

Os problemas enfrentados pelas pequenas empresas são consideráveis, e uma das piores coisas que um possível proprietário pode fazer é entrar no mercado sem considerar os desafios que se avizinham. Procuramos maneiras de ajudar a tornar esses desafios mais acessíveis, mas não há como evitá-los.

Por outro lado, um impulso competitivo é muitas vezes uma das razões pelas quais as pessoas começam seu próprio negócio, e cada desafio representa outra oportunidade de competir.

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