5 tecnologias para melhorar seu negócio de varejo

13/09/2022
Por cbbr
negócio de varejo

Com gigantes do e-commerce como Amazon e Alibaba no topo da mente para os consumidores de hoje, parece que o varejo online está recebendo todo o hype. No entanto, dizer que o comércio digital está assumindo todo o varejo não é completamente verdade. As vendas físicas no negócio de varejo não vão desaparecer tão cedo – projeta-se que 83% das mercadorias compradas globalmente em 2022 ainda serão compradas na loja física. Como as lojas físicas estão fazendo um retorno com a geração Y e a Geração Z, atualizar a tecnologia na loja é a maneira ideal de melhorar a experiência de compra no mundo real.

Os varejistas de hoje estão rapidamente percebendo os muitos benefícios oferecidos pelas tecnologias emergentes e estão usando-os para projetar novas estratégias na loja para atrair o consumidor moderno. Essas novas estratégias estão reformulando nossas lojas de varejo e capacitando o consumidor a tomar decisões de compra rápidas e bem informadas, além de oferecer oportunidades de descoberta na loja e um novo foco no lado do impulso do varejo.

Aqui estão cinco tecnologias para implementar em seu negócio de varejo na loja.

PDV móvel

Os sistemas móveis de pontos de venda (PDV) existem há algum tempo, mas espera-se que o crescimento e a adaptação ao ambiente de varejo em mudança continuem. O PDV móvel melhora a experiência do cliente na linha de checkout, reduzindo o tempo gasto esperando. Os associados de vendas podem começar a processar transações enquanto os clientes estão esperando na fila, permitindo um check-out conveniente e rápido.

Com a pesquisa da Capital One mostrando que 34% dos millennials “raramente ou nunca” carregam dinheiro, o PDV móvel atende às preferências dos consumidores de hoje, ao mesmo tempo em que simplifica as operações nas lojas. Trazer PDV móvel para seu local de varejo é uma maneira simples, mas impactante, de se adaptar às tendências da tecnologia de varejo. Não só um sistema móvel cria uma experiência aprimorada para o cliente, mas também pode ser adicionado em qualquer lugar da loja. Longe vão os dias de registros volumosos; sistemas de PDV móveis são uma adição fácil ao seu local de varejo.

 

Baseado em nuvem

Com as preferências do consumidor e os hábitos de compra em constante evolução e mudança, a estratégia de varejo moderna requer mais dados, análise e uma melhor compreensão do comportamento do cliente para ser bem-sucedida. Por exemplo, gerenciar efetivamente seu estoque é uma função crítica para todos os negócios de varejo. Isso não só afeta o que os compradores veem nas lojas, mas também faz a diferença quando é hora de relatar ganhos. O excesso de estoque resulta em custos de redução mais altos, bem como despesas extras de publicidade e vendas para eliminar o excedente – o que afeta sua margem bruta.

No entanto, usar um sistema de planejamento de recursos corporativos (ERP) baseado em nuvem para registrar seu estoque significa que você pode comparar simultaneamente suas informações de estoque com dados financeiros, pedidos de compra, cronogramas de faturamento e outras análises valiosas. Dessa forma, dados atualizados e precisos estão constantemente ao seu alcance, permitindo que você tome decisões baseadas em dados, em todas as etapas do processo de compra, gerenciamento e venda.

 

Realidade Aumentada

Como os mundos virtual e real podem coexistir harmoniosamente, a realidade aumentada (RA) pode oferecer informações virtuais como uma ferramenta para fornecer assistência nas atividades diárias. Os varejistas físicos começaram a usar a RA para estabelecer uma experiência interativa com o cliente. É uma jogada inteligente, considerando que mais de 60% dos consumidores preferem lojas que oferecem experiências de RA. A RA também demonstrou impulsionar as compras por impulso, com 72% dos consumidores afirmando que compraram bens que não planejavam comprar por causa da RA.

No ambiente de varejo de hoje, a RA pode ajudar os compradores a visualizar facilmente um item que estão considerando comprar, seja um sofá para sua sala de estar ou um novo par de óculos escuros. Os clientes passam mais tempo em lojas que incorporam RA em sua experiência de compra e aumentam seu tempo de interação com um determinado produto. O prolongamento do tempo gasto conectando-se com um produto incentiva uma experiência mais significativa do cliente, onde os consumidores podem imaginar o item em sua realidade diária.

 

Clientelização Móvel

Os associados do negócio de varejo equipados com ferramentas de clientelização móvel podem inserir informações do cliente, bem como acessar seu perfil e histórico de compras. Esse conhecimento permite que eles adaptem suas recomendações. Eles também podem continuar a conversa entrando em contato com os clientes depois de saírem da loja, por e-mail, mensagem de texto, chat ao vivo ou mensagens de mídia social. Os clientes se beneficiam de uma experiência de compra omnichannel aprimorada e os associados se beneficiam ao receber crédito por vendas que ocorrem fora da loja.

Os associados nunca estiveram tão bem equipados para fornecer um serviço personalizado em todos os canais, e os clientes finalmente têm uma maneira de se conectar com um associado local na loja quando quiserem, como quiserem.

 

Espelhos Inteligentes

Espelhos inteligentes já foram apenas um dispositivo em filmes de ficção científica, mas agora se tornaram realidade. Para varejistas de vestuário e outros varejistas de moda, os espelhos inteligentes interativos são o mais de ponta que você pode ser. Os produtos são conectados através de etiquetas RFID que sincronizam com o inventário da loja e permitem que os clientes selecionem novos estilos ou tamanhos nos provadores. Espelhos inteligentes e provadores interativos criam uma experiência personalizada para o cliente, permitindo que os varejistas coletem dados de clientes que geralmente são restritos aos negócios de comércio eletrônico.

Os varejistas que integraram esta tecnologia experimentaram resultados significativos. Os espelhos de memória MemoMi, encontrados em 34 locais da Neiman Marcus, proporcionaram uma experiência mais agradável ao comprar cosméticos, óculos de sol e até tênis. Com uma sensação conveniente, mas luxuosa, os espelhos inteligentes certamente melhorarão suas taxas de conversão de compra.

A adição de tecnologia ao negócio de varejo permite que você e sua empresa se conectem melhor com os clientes, proporcionando uma experiência ideal ao cliente. A incorporação de tecnologia de varejo nas lojas pode preencher a lacuna entre as vendas físicas e de e-commerce, provando não apenas ser eficaz no mercado de varejo, mas também criar uma experiência de compra verdadeiramente imersiva para todos.

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