Como ganhar curtidas no Facebook: Dicas para fazer bom conteúdo

07/02/2018
Por cbbr

Encerramos aqui a nossa série de 3 artigos sobre como ganhar curtidas no Facebook com dicas para fazer um bom conteúdo.

Dicas para fazer bom conteúdo no Facebook:

  • Coloque posts onde oferece descontos e ofertas. Ninguém resiste a obter alguns benefícios.
  • Dê conselhos, dicas, sobre algum problema que esteja ligado ao seu nicho de mercado. Poderá dar conselhos úteis para o público em geral também. Poderá criar conteúdo como: Dicas para conseguir um emprego, Dicas úteis para curar uma gripe ou resfriado, Dicas úteis para limpar o seu banheiro, entre outros.
  • Coloque posts que advertem para perigos que os usuários estão correndo, especialmente perigos que se relacionem com o seu nicho de mercado. Por exemplo: Qual o perigo da fast food? Quais os perigos dos raios ultravioletas para a nossa pele?
  • Faça posts que entretenham os usuários. Coloque vídeos e fotos engraçados. No entanto, neste caso em particular, deverá ter especial atenção. Nem todo o mundo gosta desse tipo de postagem. Daí a importância de conhecer bem a sua persona. Lembre-se que o que me entretém a mim, pode não entreter a outros.
  • Faça posts inspiradores. Frases, imagens, artigos, vídeos. Aqui vale tudo.
  • Construa posts que ajam como bandeiras que possam mostrar às pessoas o que a sua empresa faz de bom.

O poder do Storytelling

Quem não gosta de ouvir uma linda história? Todos nós, desde crianças, nos envolvemos muito quando nos contam uma história. Se em crianças falávamos em contos de fada, em adultos gostamos de histórias reais, com pessoas reais com as quais nos identificamos.

Contar uma história poderá ser o segredo para aumentar muito o número de curtidas na sua página. O Storytelling é uma tática muito importante na estratégia de marketing de conteúdo. Todas as grandes empresas usam essa tática para se aproximarem do seu público.

O storytelling permite que a sua marca conte a sua própria história, e assim se torna mais humana, mais real, mais próxima das pessoas. E é essa proximidade que se mostra como diferencial no mundo do mercado empresarial atual.

Títulos

Títulos curtos e com números aumentam as chances de serem vistos. Os títulos têm de ser chamativos. Afinal de contas, o título de qualquer coisa é a porta de entrada, e ela tem de ser bem apelativa para gerar entradas, neste caso em particular, cliques.

Para achar o título certo nós recomendamos que escreva para o mesmo post aproximadamente 25 versões do título.

Poderá selecionar os melhores títulos, publicando um a cada dia, de forma a perceber qual obteve um melhor resultado.

Regularidade

Também é importante ter em conta a regularidade com que faz as suas publicações. É importante saber os hábitos do seu público para saber quando deverá fazer as suas postagens para aumentar a probabilidade de serem vistas.

Saber quando os usuários acessam ao Facebook é fundamental para criar uma agenda de publicações.

Sabendo o horário em que eles acessam a rede social te permite determinar o horário em que faz as publicações, e quantas publicações são necessárias fazer.

Nota: Não exagere no número de publicações. Quando fazemos um grande número de postagens acabamos criando o efeito contrário ao pretendido. Regra geral, duas publicações por dia são o ideal.

Publicações otimizadas

O Facebook permite que controle o público que visualiza o seu feed de notícias. Essa opção permite limitar o público de forma a aumentar o potencial das suas publicações.

Uma coisa que precisa saber acerca do Facebook é que ele faz de tudo para mostrar conteúdo que interesse às pessoas. Por isso eu até posso ter várias pessoas adicionadas, mas sempre aparecem publicações das mesmas. Com certeza você já reparou nisso.

Isso acontece porque o Facebook acha que são essas as publicações que nos causam interesse.

Ora, nós podemos usar essa ferramenta a nosso favor, pois com ela criamos um alvo para as pessoas que podem ter afinidades com as nossas publicações.

Quando conseguimos essa segmentação, a interação e o engajamento são muito maiores. Daí a grande necessidade de criar conteúdo assertivo, podendo beneficiar muito com a interação com essa ferramenta.

Para saber para quem deve segmentar as suas publicações, use o Facebook Audience Insights. Aqui consegue escolher o público que quer analisar. Escolha pessoas que já estejam conectadas com a sua página ou escolha um público personalizado.

Depois siga os seguintes passos:

  • Selecione a conta que pretende usar na lista
  • Defina o público usando os filtros do lado esquerdo ou refina o público usando os gráficos interativos apresentados
  • Selecione Salvar
  • Atribua um nome ao seu público

Interação

A interação é fundamental nas redes sociais. Afinal de contas, sem interação de que servem? Essas redes foram criadas para as pessoas interagirem entre elas, e é isso que gera um engajamento com o público.

À medida que vai fazendo publicações, as pessoas vão elogiando, criticando, tirando dúvidas. Elas fazem isso através dos comentários e por mensagem privada. É importante responder e curtir a todos os comentários.

Tenha sempre em mente que a intenção de ter uma página no Facebook é precisamente a de interagir com as pessoas, para que elas se aproximem da sua marca, da sua empresa.

Os comentários podem ser uma excelente forma de conseguir mais curtidas em nossa página. Para isso siga os seguintes passos:

  1. Clique em uma publicação feita
  2. Clique nas curtidas que obteve nessa publicação
  3. Convide todas as pessoas que curtiram o seu post e que comentaram a sua publicação.
  4. Note que isso só é permitido para páginas que ainda não tenham atingido as 100 mil curtidas.

Engajamento

Criar engajamento é o principal objetivo do Facebook. Para aumentar o engajamento com o seu público é necessário saber o que já surtiu efeito para poder entender a verdadeira dinâmica da página.

Deve analisar cada postagem de forma individual. Aqui incluímos dados como:

  • Dia da semana que postou
  • Hora em que postou
  • Número de curtidas dos fãs
  • Número de comentários dos fãs
  • Número de compartilhamentos feitos pelos fãs
  • Alcance total

Compartilhamento em grupos

Os grupos podem ser uma grande alavanca para a sua fan page. De fato, uma das formas mais fáceis e rápidas de aumentar o número de curtidas na sua página de Facebook. Em um único lugar você tem centenas, milhares de pessoas com os mesmos interesses.

Outro ponto a ter em conta é que não há ninguém, ou quase ninguém, que não pertença a um grupo no Facebook.

O segredo é escolher grupos onde as pessoas se interessem pelo produto / serviço que a sua empresa oferece. É importante que encontre grupos onde possa compartilhar as suas publicações com os usuários, mas que lhes sejam úteis.

Imagine que tem uma empresa de comida saudável. Pode compartilhar várias notícias ou dicas em grupos de vida saudável, ou de alimentação saudável.

Para compartilhar com um grupo clique na publicação pretendida e selecione a opção “Compartilhar em um grupo”.

Nota: Tem de compartilhar com a sua página pessoal, e não a da empresa.

Linguagem

Outro item muito importante é a linguagem a usar. Esta varia de acordo com o seu público-alvo. De fato, você não fala da mesma forma para jovens e para adultos.

No entanto, vale uma regra. A linguagem informal deve sempre ser preferida.

Apesar do Facebook ser usado com seriedade para uma grande diversidade de negócios, a verdade é que os usuários estão naquele espaço para relaxarem. Eles usam a rede social num momento de tranquilidade, por isso é importante manter esse tom na linguagem a usar.

Anúncios

O Facebook permite que as empresas façam anúncios para aparecerem na timeline dos usuários. Esses anúncios são pagos, mas podem ser uma boa opção para aumentar o número de curtidas no Facebook.

A esses anúncios pagos nós chamamos de Facebook Ads. Esta ferramenta permite que você divulgue a sua empresa, marca, ou uma publicação específica.

Esse é um dos tipos de publicidade mais eficaz. Como permite segmentar as pessoas, você consegue direcionar o anúncio para o grupo de pessoas mais propenso a se interessar pelo que oferece.

Outra vantagem dos Facebook Ads é que o custo não é elevado. Além disso você poderá limitar o gasto que quer fazer.

Para usar o Facebook Ads siga esses passos:

  1. Clique em Promover
  2. Clique em promover página
  3. Agora edite as imagens e o texto a usar no anúncio
  4. Selecione o público-alvo a ser atingido
  5. Defina o período do tempo do anúncio e o orçamento disponível para ele
  6. Faça a configuração da forma de pagamento
  7. Clique no botão promover

Liker vs Facebook Ads

Muitos usuários de páginas estão usando as ferramentas liker. Estas ferramentas conseguem seguidores da página consoante pagamento. Você paga um determinado valor em troca de um número determinado de seguidores.

Existe uma diferença muito grande entre o liker e o Facebook Ads. Em ambos os casos compramos seguidores, mas com o liker consegue seguidores que em nada se identificam com o seu negócio. Ou seja, na realidade, com o liker você aumentará o número de seguidores obsoletos, que em nada beneficiarão a sua página.

O Facebook Ads permite que você é quem define o tipo de usuário que pretende, um usuário que tenha uma grande probabilidade de curtir realmente a sua página, e crie engajamento com ela.

Campanhas

Para aumentar as curtidas no Facebook existem várias campanhas disponíveis, entre elas:

  • Divulgar um evento
  • Impulsionar publicações
  • Promoções
  • Promover a página para ganhar mais curtida

Impulsionar publicações

Para impulsionar uma publicação em particular clique no botão ao lado direito do post.   Para um máximo de resultados escolha um post que já tenha gerado bastante interesse do público. Isso significa que terá uma maior probabilidade de chamar a atenção de novas pessoas.

Depois selecione o orçamento máximo. Esse orçamento é o limite que está disposto a pagar pelo seu anúncio. O Facebook cobra por cada clique, mas só até ao limite que você definiu.

Promover a página para ter mais curtidas

Aqui é fundamental que tenha o seu público-alvo bem definido. A segmentação é o segredo desse tipo de campanha. Além disso, é preciso ter atenção na segmentação do anúncio consoante o público que pretende atingir.

Tendo esses dois fatores, a probabilidade de curtirem a sua página é muito maior, além de aumentar as chances de interação com a página.

Para divulgar uma loja virtual, ou para divulgar o site da sua empresa, poderá usar o Facebook e a sua Fan page para direcionar os usuários para ela. Para isso o melhor é usar imagens que despertem a curiosidade do usuário.

Mensurar resultados

Não existem estratégias de marketing, digital ou não, que funcionem corretamente se não mensuramos os resultados obtidos.

Para saber o que deu certo, e o que deu errado, é crucial que mensure os resultados da sua página.

O Facebook oferece uma variedade grande de métricas que permitem uma boa avaliação dos resultados. Essa ferramenta é o Facebook Insights. Com esta ferramenta consegue fazer uma análise com bastante precisão.

  • Alcance – Consegue ver o número total de usuários que viram as suas publicações em geral.
  • Alcance pago – Consegue ver de forma detalhada o alcance de todos os anúncios pagos do Facebook.
  • Engajamento – Consegue ver a interação do público com as postagens que fez na sua página. Aqui entram o número de curtidas, cliques, compartilhamentos e comentários.
  • Pessoas que falam sobre – Consegue ver quantas pessoas interagiram com outras falando da sua marca, ou que compartilharam algo seu ou comentaram.
  • Curtidas da página – Consegue ver quantas pessoas curtiram a sua página num determinado período. Desta forma você consegue analisar da melhor forma o que fez nesses períodos específicos de forma a obter mais curtidas.
  • Taxa de rejeição – Consegue ver quantas pessoas deixaram de seguir a sua página, quantas pessoas ocultaram as suas publicações, e quantas pessoas denunciaram como spam as suas publicações.

Messenger

O Messenger também pode ser ótimo para aumentar o número de curtidas na sua página do Facebook.

Poderá usar o Messenger para convidar os seus amigos a curtirem a sua página. A vantagem é que esse convite é mais próximo. Cria um maior engajamento com as pessoas, e a probabilidade de aceitarem o convite é maior.

Além disso, permite que você saiba quem leu, ou não, a sua mensagem, descobrindo quais as pessoas que se interessam, ou não, pelo seu negócio. Num momento inicial essa pode ser uma grande ferramenta para descobrir qual o seu público-alvo.

Conclusão

Hoje em dia o mundo gira em torno das redes sociais. O Facebook é a rede social onde mais pessoas estão envolvidas, e por isso é tão importante para quem quer alavancar um negócio.

Não existe nenhuma grande empresa que não tenha uma presença ativa nessa rede social, demonstrando bem o valor que tem nos dias de hoje.

De fato, o Facebook é bem mais do que um mero encontro de amigos. Esse é um lugar onde podemos marcar uma posição forte no mundo.

Existem vários casos de personalidades, marcas e empresas que conseguiram alcançar o sucesso através do Facebook. E não é por acaso que isso acontece. A verdade é que não há ninguém que não tenha uma conta nessa rede social.

Além disso, já passamos daquela fase em que usávamos o Facebook exclusivamente para saber novidades dos nossos amigos. Ele se tornou num lugar onde conseguimos todas as informações que precisamos.

Se sabemos de um produto novo, ou de um serviço, ou quem sabe uma marca, a primeira coisa que fazemos é buscar no Facebook.

Além de conseguirmos saber as informações sobre a empresa, também conseguimos buscar opiniões, sabemos o que os usuários pensam sobre determinado produto, marca, empresa.

Hoje em dia a opinião e o comentário dos outros é muito importante. É prática comum as pessoas pesquisarem por opiniões antes de comprarem um determinado produto, especialmente quando se trata de comprar online.

Como existem várias falcatruas por aí, as pessoas aprenderam a se prevenir buscando o máximo de informações possíveis, e informações reais. E essas informações não são passadas pela empresa, mas por outras pessoas que já tenham comprado o produto, ou contratado o serviço, e expõe a sua opinião sobre eles.

Portanto, ter um perfil ativo é fundamental. Aumentar a sua presença nas redes sociais significa uma maior prevalência no mercado. É mais falado, é mais visto, tem mais credibilidade, e logo tem um aumento de vendas.

Lembre-se que não basta ter uma fan page com milhares de fãs. Aqui o que conta não é a quantidade, mas sim a qualidade.

Nós queremos pessoas que agreguem valor real à marca, à empresa. Queremos pessoas que realmente se interessem por aquilo que oferecemos. Só dessa forma a nossa marca pode crescer.

Siga todas as nossas dicas. Elas podem ser muito úteis na hora de aumentar o número de curtidas no Facebook, e curtidas reais. Curtidas de pessoas que se interessam pelo que você compartilha, pelo seu produto, e pela sua empresa.

Como ganhar curtidas no Facebook: Dicas para fazer bom conteúdo
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