Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais para empresas

27/04/2018
Por cbbr
calendario de conteúdo para redes sociais

Se você ainda não pensou em criar um calendário de conteúdo para redes sociais, você deveria analisar essa possibilidade.

Embora seja importante mapear seus membros da audiência existentes e pensar sobre o conteúdo que eles querem ver, você também pode explorar quem deseja que visualize seu conteúdo.

Esta informação pode ser capturada em personagens aspiracionais que refletem seu público-alvo.

Nesse artigo, vamos ver como você pode fazer isso, e pelo menos 6 motivos pelos quais deveria.

 

Como criar um calendário de conteúdos para redes sociais para sua empresa

ferramentas para ajudar no calendário de conteúdo para redes sociais

Agora que você já sabe da importância de criar um calendário de conteúdos para as redes sociais, provavelmente quer saber como fazer isso, certo? Portanto, vamos ver agora 4 passos para fazer isso.

Leia Mais:

Como fazer uma boa otimização de conteúdo para vender mais

Como ganhar curtidas no Facebook passo a passo

Passo 1# – Criar a estrutura de seu calendário de conteúdo

Para criar uma agenda de conteúdo, a melhor ideia é formular um template de agenda em branco. Isso irá lhe ajudar a visualizar como ficará o resultado de seu conteúdo mensal.

Para criar esse template, o melhor é optar por algumas opções versáteis, tais como o como Google Agenda ou Trello.

Essas ferramentas lhe possibilitam criar calendários de conteúdo colaborativos que podem ter detalhes como o horário de publicações e etiquetas para as categorias de conteúdo.

Google agenda

Para quem já tem uma conta do Google, o Google Agenda provavelmente será a primeira opção natural para criar seu calendário de conteúdo para redes sociais.

É verdade que seu objetivo original não era planejar conteúdo, mas você pode facilmente usar seus recursos para organizar as publicações nas redes sociais para o mês seguinte e adiante.

Para começar, crie uma nova agenda e convide seus colegas de equipe, para que consigam iniciar a colaboração de conteúdo.

Depois, adicionar novas publicações será muito simples, tanto quanto adicionar um evento à sua agenda. Você pode usar o campo Horário do Evento para colocar o horário de sua publicação.

E se você quiser compartilhar essa agenda de conteúdo com alguns colegas de equipe? Basta clicar na seta ao lado do nome da agenda e selecionar “Compartilhar esta agenda”.

Trello

O Trello é um aplicativo pouco conhecido, e altamente personalizável para navegadores que permite organizar diferentes projetos em painéis de notícias e calendários.

Para iniciar um calendário de conteúdo através do Trello, crie um novo painel.

Crie um nome memorável e descritivo para esse painel, como por exemplo, “Calendário de Conteúdo de Redes Sociais”. Depois, clique em “criar”.

Depois de criar um painel, você será verá a visualização padrão de projetos do Trello. Ele consiste em um painel de notícias.

O Trello é altamente personalizável, como já falamos, e isso quer dizer que você poderá organizar novos projetos no formato que funcionar melhor com sua equipe.

Para conseguir uma visualização no formato de calendário para suas publicações, clique na opção “Power Ups”.

Depois ative o Power Up “Calendário”.

Feito isso, agora é possível visualizar o painel do Trello em forma de calendário, o que facilita o planejamento e verificação de sua estratégia de conteúdo.

Não deixe de usar também as etiquetas e as datas de vencimento do Trello para organizar melhor seu conteúdo.

Passo 2# – Pense no seu público

O bom conteúdo deve sempre começar no mesmo lugar: o seu público. Isso significa conhece-lo dentro e fora.

A melhor maneira de entender seu público – e avaliar facilmente se eles estariam interessados ​​em um determinado tipo de conteúdo – é criar personas.

Esses arquétipos fornecem uma janela para o que seus usuários de audiência típicos se parecem, incluindo detalhes demográficos sobre eles, bem como suas necessidades, metas e pontos de dor.

Se está olhando para o seu público atual ou seu público-alvo, suas pessoas devem informar o conteúdo que você criou. Não tem certeza se você deve criar um determinado conteúdo?

Pergunte a si mesmo se alinha com uma de suas pessoas. Se não, então você provavelmente não deve investir recursos nela.

Passo 3# – Investigue qual conteúdo ressoa

Para planejar e criar conteúdo bem-sucedidos, você precisa saber como é o sucesso. Comece por analisar o conteúdo que você produziu no passado e examine o que funcionou.

Pergunte a si mesmo:

  • Qual conteúdo foi mais curtido?
  • Qual conteúdo recebeu mais comentários?
  • Qual conteúdo obteve o maior número de visualizações?
  • Qual conteúdo obteve a maior taxa de engajamento?

Passo 4# – Auditoria do conteúdo existente

Agora que você sabe o que funciona, veja o conteúdo que realmente possui.

Percorra sua biblioteca existente e identifique tipos e categorias. Por exemplo, em termos de tipos de conteúdo, sua empresa pode criar postagens de blog e vídeo.

Em termos de categorias de conteúdo, você pode ter perguntas e respostas.

Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • O que ainda é utilizável?
  • O que pode ser atualizado?
  • O que pode ser repassado?
  • O que não pode ser reutilizado?

Todos os itens que se enquadram nas primeiras três categorias têm o potencial de se tornar um conteúdo permanente que constituirá a base do seu calendário.

Passo 5# – Fazer curadoria de conteúdo para seu calendário

Existem algumas ferramentas que facilitam a obtenção de conteúdo relevante. Vamos ver algumas.

Feedly

O Feedly é uma plataforma de curadoria de conteúdo que lhe permite se inscrever em publicações de notícias, blogs, canais do YouTube, palavras-chave, etc.

As inscrições serão organizadas todas em uma série de feeds que são personalizáveis. Isso lhe permite conferir rapidamente os mais recentes conteúdos relevantes para o seu tipo de audiência.

Pocket

O Pocket é o aplicativo perfeito para quem quer salvar conteúdo para usar mais tarde.

Você poderá encontrar conteúdos ótimos a qualquer o momento, os quais podem funcionar com sua audiência, mas é complicado se lembrar de salvá-los para usá-los em uma publicação nas redes sociais.

Através dele, você pode salvar histórias para ler e usar mais tarde, e isso lhe fornece um banco de dados com conteúdo relevante e cada vez maior para aproveitar sua próxima agenda.

Passo 6# – Agendar seu conteúdo

Agora que você já organizou todo seu conteúdo, está na hora de agendar as publicações para o próximo mês.

Esta parte é importante para evitar que você tenha que ficar sempre lembrando de publicar seu conteúdo. Em vez disso, você pode configurar tudo antecipadamente e apenas deixar que as coisas funcionem.

Veja alguns aplicativos de agendamento para redes sociais que podem lhe ser úteis para suas publicações:

Essas ferramentas contam com ótimos recursos de dados analíticos, que podem lhe fornecer uma visão mais aprofundada com respeito a diferença entre diversos canais, os melhores horários para publicar, etc.

Uma grande vantagem em agendar seu conteúdo com antecedência é ter tempo para se aperfeiçoar nas redes sociais.

Quanto melhor for seu tempo de execução, mais você poderá considerar aquilo que funciona bem com sua audiência, bem como pensar em formas de incorporar novos insights ao seu conteúdo para o futuro.

6 motivos para fazer um calendário de conteúdo para redes sociais

Antes de lhe ensinarmos como fazer, lhe daremos alguns motivos para criar um calendário de conteúdo para redes sociais.

Motivo 1# – Nunca perder datas importantes

festas

Uma das coisas-chave que um calendário de conteúdo deve conter é as datas-chave que interessam aos seus feriados de negócios, eventos, lançamentos de produtos, campanhas e muito mais.

Isso permite que você planifique o conteúdo para essas datas e assegure-se de que você não acabe a perdendo.

Além disso, um calendário de conteúdo é um bom lugar para documentar o desempenho.

Por exemplo, se a sua marca opera no espaço B2B, você pode achar que as férias resultam em cliques como seu público-alvo não está no trabalho.

Inclua esta informação no seu calendário de conteúdo para que você possa planejar de acordo.

Por exemplo, você pode mudar para um menor volume de publicação ou confiar no conteúdo de repostagem em vez de empurrar novos conteúdos.

Motivo #2 – Poder organizar conteúdo

Os calendários de conteúdo para redes sociais ajudam a manter sua agenda de publicação organizada. Óbvio, certo?

Mas você ficaria surpreso – apesar desse benefício muito claro – em quantas marcas não conseguem usar um calendário de conteúdo.

Manter a organização não só significa que você se lembra de datas importantes, mas também que sabe o que está publicando, onde e quando.

Não subestime o impacto que esse tipo de planejamento pode ter sobre a eficiência do seu plano de marketing de rede social.

Além disso, um calendário de conteúdo ajuda você a estabelecer uma cadência regular para cada um de seus canais sociais e cumpri-lo.

E, é claro, qualquer gerente de rede social sabe que a consistência é fundamental. Um calendário de conteúdo pode ajudar a garantir que você não corre o risco de valorizar uma rede enquanto negligencia outra.

Motivo 3# – Fácil colaboração

Outro grande motivo para usar calendários de conteúdo para redes sociais? Eles facilitam o trabalho com uma equipe.

Se você está compartilhando informações com as partes interessadas ou atualizando sua equipe, este calendário serve como fonte única de verdade para o que está sendo publicado e quando.

Isso é especialmente simplificado se você hospeda seu calendário em uma plataforma da nuvem projetada para promover a colaboração, como planilha do Google ou uma do Excel no Dropbox.

Motivo 4# – Economia de tempo

A organização inerente dos calendários de conteúdo promove a eficiência.

Planejando o conteúdo adiante, sabendo quando você está compartilhando recursos permanentes, quando está empurrando novo conteúdo e quando está curando itens de outros criadores, você vai economizar tempo a longo prazo.

Motivo 5# – Alocar recursos efetivamente

Ao invés de fazer perguntas de última hora sobre seus redatores de longa duração e equipe de vídeo muito paciente, você pode atribuir coisas com bastante antecedência, proporcionando tempo suficiente para pesquisa e criação, garantindo assim que você raramente perca um prazo.

Ter um calendário de conteúdo significa que é mais provável que publique seu conteúdo precisamente quando você pretende e no nível de qualidade que espera.

Motivo 6# – Obter uma compreensão mais profunda do conteúdo bem-sucedido

O planejamento cuidadoso do seu conteúdo para redes sociais também o ajudará a obter uma melhor compreensão do que faz um bom conteúdo, permitindo que você aumente sua taxa de sucesso e crie mais do que seu público deseja ver.

Como? Primeiro, liberta tempo para você dedicar a medições em vez de publicação de última hora.

Em segundo lugar, fornece uma estrutura uma estrutura clara para suas atividades de conteúdo, o que significa que é mais provável que você note padrões.

Talvez o conteúdo que saia na quinta-feira melhore, ou seu post-serviço diário supera todos os outros conteúdos.

Essa compreensão mais profunda pode ajudá-lo a determinar os horários de postagem ótimos, quem é o público e o que eles querem ver. Isso tornará mais fácil a duplicação do que está funcionando.

Conclusão

Agora que você já sabe como criar um calendário de conteúdo para redes sociais, não deixe de fazê-lo, pois isso lhe será mais útil do que imagina.

Como criar um calendário de conteúdo para redes sociais para empresas
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *