Como criar uma descrição de produto para e-commerce: Guia completo

12/06/2018
Por mich
descrição de poroduto

A descrição de produto é importante para quem trabalha com e-commerce, pois é necessário está atento a cada detalhe do seu empreendimento. Porém, a maioria dos empreendedores costumam focar de mais em como conquistar clientes e acabam esquecendo do mais importante, o seu produto.

Entretanto, não adianta você criar um site incrível, utilizar tudo que você sabe para fazer ele ser um sucesso e esquecer do seu produto. E uma das coisas que está ligada ao seu produto que as pessoas costumam não dar tanta importância é a sua descrição.

Criar uma boa descrição de produto é um passo fundamental para você ter sucesso. Porque a partir do momento que você se concentra totalmente nessa parte você faz com que o seu e-commerce cresça mais.

Isso acontece porque os seus clientes irão saber mais sobre o que você vende, logo estaram mais próximos da sua marca e consequentemente irão comprar mais. Além disso, uma descrição bem feita também ajuda a melhorar o seu rankiamento no Google.

Bom, mas afinal, por onde começar? Nesse artigo trouxe um guia completo para você criar uma descrição de produtos espetacular! Além disso, você vai aprender também o porquê desse passo ser tão importante e quais as suas vantagens! Confira!

O que é e para que serve a descrição de produto?

descrição de produto 2

Antes de te mostrar o passo a passo para criar uma boa descrição de produto, precisamos entender o que ela é e para que serve. Então basicamente a descrição de produto trata-se de um pequeno resumo no qual irá especificar o que é aquele produto que está sendo vendido.

Apesar de parecer algo bem simples, muita das vezes as pessoas não colocam informações importantes ou colocam coisa de mais e não objetiva. Entretanto, a descrição de produto é um passo fundamental para qualquer tipo de e-commerce.

Pois afinal, isso é o mínimo que todo empreendedor deveria fazer. Pois será justamente com uma descrição bem definida, que levará o consumidor a finalizar sua compra.

Além disso, para uma descrição adequada é importante que o vendedor coloque informações básicas e objetivas sobre o produto e saiba utilizar estratégias.

Isso acontece porque além da descrição precisar está objetiva, também é necessário que ela esteja bem otimizada. Pois assim, isso irá ajudar a aumentar o alcance do e-commerce em questão.

Por isso, criar uma descrição de produto é algo que tem que ter calma e paciência. E não algo que você vá fazer em apenas dois minutos.

Quais suas vantagens?

Para que você possa entender mais sobre a importância de uma descrição de produtos bem definida, separei suas principais vantagens para você conhecer. Então antes de você ver como fazer uma boa descrição, vou te mostrar ainda mais o porquê de isso ser tão importante.

Logo, você se sentirá ainda mais motivado para fazer um bom trabalho. Confira!

  • Gera leads;
  • Mostra profissionalismo no seu negócio;
  • Melhora o seu posicionamento nos buscadores;
  • Aumenta as chances do seu cliente efetuar uma compra.

Como criar uma boa descrição de produtos?

Agora que você já aprendeu um pouco sobre a importância de uma descrição de produto é hora de começar a colocar a mão na massa. Para isso, separei alguns passos essenciais para que você faça uma descrição incrível.

Portanto, pegue um caderno e uma caneta e começa a anotar agora o passo a passo!

Descubra quem é a sua persona

O primeiro passo para você criar uma descrição de produto eficiente é descobrindo quem é a sua persona. Esse passo é muito importante, pois quanto mais você conhecer o seu público, mais fácil você consegue vender.

Se você estiver perdido e não sabe o que é uma persona, calma que vou te explicar. Basicamente a persona trata-se de um personagem fictício criado através de dados no qual irá simular a pessoa no qual você vende os produtos.

Ou seja, imagine que você tenha um cliente que além de cliente é o seu melhor amigo. Você sabe de todos os gostos dele inclusive os produtos que ele mais gosta. Logo, vender algo para ele se torna um processo muito mais fácil, porque você sabe exatamente o que ele quer.

Agora imagine que esse seu amigo represente todo o resto do seu público, assim fica bem mais fácil vender certo? Então a persona é exatamente isso. E quanto mais informações você tiver sobre ela, melhor.

Veja um exemplo de persona para que fique ainda mais claro:

Maria, tem 20 anos, está cursando publicidade e propaganda na UFMG e faz estágio em uma agência de publicidade. Ela tem uma renda baixa e procura uma mochila que seja espaçosa e boa, para que assim ela possa levar os seus materiais para a faculdade.

A sua maior dificuldade é encontrar uma mochila que esteja com um preço acessível e que tenha um bom material.

Percebeu que dessa forma fica mais simples? Então automaticamente você sabe que Maria precisa de uma mochila barata e boa. Então, você pode procurar abaixar o preço, fazer parceiras com cupons de desconto ou outras estratégias para que Maria compre sua mochila.

Público-alvo VS Persona

persona

A diferença de uma persona para um público-alvo é que a persona é algo bem específico, já o público-alvo é muito amplo. Então fica complicado você conseguir vender um produto quando você só tem um público-alvo.

Isso acontece porque por exemplo, um público-alvo pode ser mulheres entre 20 a 30 anos que fazem faculdade. Com apenas essa informação você não sabe exatamente o que fazer para atingir o seu público.

Como criar uma persona para a descrição de um produto

Para criar uma persona não há complicações. O primeiro passo é você conhecer o seu público. Então para isso você precisará fazer pesquisas, perguntas ou questionários.

Entretanto, uma sugestão é você fazer produtos que sirvam como isca e para ganhar esse produto você faça algumas perguntas. Como:

  • Quantos anos você tem?
  • O que você faz?
  • Qual sua região?
  • Qual o seu maior sonho?

Depois que você tiver essas informações, você precisará criar a sua persona. Então para isso você pode preencher alguns tópicos. Então, para ficar mais claro veja o exemplo abaixo:

Características: Marcos, 30 anos.

Profissão: Advogado.

Sonhos: Expandir o seu negócio.

Hobbies: Gosta de acompanhar notícias sobre economia.

O que ele quer: Encontrar lojas que possam vender produtos baratos para colocar nos escritórios que ele está montando.

Utilize o SEO na descrição dos seus produtos

seo

O próximo passo para você fazer uma descrição de produtos excelente é utilizar o SEO ao seu favor. Esse passo é sem dúvidas um dos mais importantes.

Pois uma vez que você faz a sua utilização corretamente, consequentemente você melhora o seu posicionamento nos buscadores e então conquista mais clientes.

Entretanto, para você utilizar o SEO na sua descrição, você precisará de pesquisas e paciência. Porém, para ficar mais claro, separei alguns passos para você utilizar o SEO. Confira!

Faça uma pesquisa de palavras chaves

A primeira coisa que você deve definir para utilizar o SEO são as palavras chaves. Utilizar ela é um passo básico para qualquer site otimizado. Então essa é a parte que você vai precisar de muita pesquisa para encontrar as palavras chaves ideias.

Portanto, comece a fazer uma pesquisa de palavras chaves que tem a ver com o seu produto e possui um ótimo rendimento. Para que assim, você possa coloca-las na sua descrição.

URL do produto

A URL do produto é um passo no qual muitas pessoas acabam esquecendo. Entretanto, é muito importante que você edite o URL do seu produto, para algo curto e objetivo. Além disso, vale destacar que os mecanismos de busca não conseguem ler espaços. Então você precisa utilizar os traços para definir os espaços.

Procure ao máximo colocar uma URL bem curta e objetiva, pois isso irá melhorar o seu posicionamento. Veja um exemplo:

www.lojax.com/mochila-vermelha

Tag Alt

A próxima estratégia de SEO que você tem que ficar atento é quanto ao Tag Alt. Muitas pessoas costumam concentrar em tudo a sua volta e não dão tanta importância as imagens.

Entretanto, as imagens do seu produto também devem ser elaboradas. Afinal, querendo ou não ela também é faz parte da descrição do seu produto. Já que é a primeira coisa que o cliente nota.

Então, toda vez que você for adicionar uma imagem do seu produto não se esqueça de alterar o nome dessa imagem. Pois colocar uma legenda adequada para ela irá fazer com que os seus clientes também encontrem o seu produto através da imagem.

Tags Headings

Os títulos da descrição do seu produto também devem ser muito bem estruturados. Por exemplo, se você for deixar a sua descrição mais organizada, você pode colocar um título indicando as dimensões do produto ou sobre o material.

Logo, é importante que você estruture bem os títulos.

Portanto, não se esqueça de colocar qual é o título 1, 2 ou 3, pois os buscadores também olham essa organização de títulos, considerando de melhor relevância.

Avaliações

A próxima sugestão é você sempre deixar no seu produto um espaço para as pessoas avaliarem. E com essas avaliações, você pode está tirando ideias para melhorar a sua descrição, imagem e outras áreas do seu e-commerce.

Então procure sempre saber o que os seus clientes estão achando. Pois essas informações também são importantes para você montar uma estratégia adequada.

Mostre o seu diferencial

mostrar diferencial

Quando você decidir montra um e-commerce é muito importante que você já tenha em mente que existem inúmeros empreendimentos iguais ao seu. Então, querendo ou não você tem uma concorrência, por isso é importante você mostrar o seu diferencial.

Portanto, procura fazer o possível para ter uma descrição mais interessante que a do seu concorrente. Pois assim, você irá conseguir se destacar.

Para te ajudar, separei alguns passos interessantes que você pode fazer para conseguir se destacar. Confira!

Faça uma análise Swot

A minha primeira sugestão é você fazer uma análise Swot. Basicamente essa análise irá te mostrar todos os pontos positivos e negativos do seu empreendimento.

Então uma vez que você consegue colocar no papel isso, fica muito mais fácil de você analisar o seu empreendimento.

Você deve estar se perguntando o que essa análise tem a ver com você se destacar entre os concorrentes. Bom, o primeiro passo para você fazer isso é conhecer o seu próprio empreendimento.

Pois se você consegue entender completamente quais são suas oportunidades e fraquezas, você sabe exatamente o que fazer para melhorar. Sendo assim, você estará a um passo a frente dos seus concorrentes.

Para fazer a análise Swot, basta você fazer um quadro com quatro parte. Em uma parte, você irá colocar suas oportunidades e na outra suas ameaça. Isso será o relacionado ao ambiente externo. Já nos outros dois quadrados, você irá colocar a força e a fraqueza, que será de âmbito interno.

Coloque em sua descrição brindes

brindes

Uma outra ideia para você conseguir captar mais clientes é criar brindes. Não necessariamente precisa ser algo muito grande, mas só de um cliente saber que ele vai ganhar algo a mais com a sua mercadoria, ele irá querer te escolher.

Por exemplo, suponhamos que você esteja vendendo um tênis. Então procure colocar na descrição do seu produto, que ao comprar ele irá ganhar um manual exclusivo de cuidados com o tênis ou um cadarço a mais.

Esses pequenos detalhes presentes em uma boa descrição, irá despertar mais desejo no consumidor na hora de comprar.

Seja criativo

A criatividade é algo que sem dúvidas irá fazer você se destacar! Então para isso é muito importante que você comece a pensar no que os seus concorrentes não fizeram nas suas descrições e o que você pode fazer de melhor.

A minha sugestão é que você comece a pensar o que te cativaria a querer comprar um produto.  Se você pensar dessa forma, irá encontrar o que fazer no seu negócio.

Além disso, você também pode começar a adotar alguns hábitos na sua vida que estimule a criatividade. Isso te ajudará a pensar em ideais inovadoras e assim criar uma boa descrição.

Coloque vantagens ao utilizar seu produto

Uma outra sugestão para fazer com que você destaque é colocar vantagens para a utilização do seu produto.

É muito importante destacarmos que por mais que você venda um produto igual a de outra pessoa, existe alguma coisa única que você tem. Seja no seu e-commerce ou no próprio produto.

Portanto, conte isso para os seus clientes. Para que eles se sintam ainda mais a vontade para adquirir o produto que você está vendendo.

Colocando a mão na massa

mão na massa

Bom, agora que você já aprendeu os principais tópicos para criar uma descrição ideal para o seu produto, é hora de colocar a mão na massa. Então para garantir que você não vai pegar todas essas informações e executar depois, resolvi te mostrar o passo a passo para que você comece a fazer agora!

Então para começar escolha um produto do seu empreendimento no qual você vai fazer uma descrição. Logo, você vai seguir o passo a passo desse produto aqui e depois praticar sozinho com os outros. Veja!

Pesquisas

O primeiro passo é você começar a pesquisar sobre o produto que você vai oferecer. Comece a fazer uma pesquisa de concorrentes, de palavras chaves e anote tudo! Pois essa pesquisa irá servir como base para que possamos prosseguir para o próximo passo.

Portanto, para facilitar veja o que você vai pesquisar agora:

  • Concorrentes;
  • Descrição dos produtos dos concorrentes;
  • Palavras-chaves;
  • Informações para a persona.

Definindo a persona

Depois que você fez a pesquisa a cima, você vai pegar a informação sobre a persona para defini-la. É muito importante que você faça ela o mais próximo possível da realidade, para que possa ter um resultado eficaz.

Estruturando o texto

estruturando o texto

Com a persona definida, as palavras-chaves selecionada e com as informações dos seus concorrentes você vai começar a estruturar o texto. Então, veja abaixo a minha sugestão do que você pode colocar na sua descrição:

  • Breve resumo sobre o produto;
  • Informações técnicas;
  • Sugestões para a utilização do produto;
  • Colocar o porquê o cliente deve comprar esse produto.

Esses tópicos acima serão as headings que você pode colocar no seu produto. Levando em consideração que na parte de resumo, você pode coloca-lo do lado da imagem do seu produto. Já as outras informações, você pode colocar a abaixo da descrição do seu produto.

Na parte de sugestões para a utilização do produto e o porquê o seu cliente deveria compra-lo é hora de você se destacar entre os seus concorrentes.

Procure colocar algo diferente dos outros e-commerce e interessante. Para que o seu cliente prefira comprar no seu empreendimento do que nos outros.

Seja claro e objetivo

Quando você começar a estruturar o seu texto, busque ser sempre ser breve e objetivo. Não adianta você encher o seu texto de informações desnecessárias. Pois isso irá cansar o seu cliente e pode levar ele a desistir de comprar o seu produto.

Portanto, procure sempre colocar informações suficientes, de forma que fique uma descrição curta, porém bem objetiva.

Analisando um exemplo

Seguiu os passos acima? Agora veja um exemplo que montei para você ter uma ideia de como vai ficar o seu texto depois de seguir o passo a passo acima:

Bolsa preta de couro

Descrição:

Está é uma bolsa de couro no qual te trará conforto e elegância para qualquer situação. Ela possui um material reforçado então está preparada para todas as estações, inclusive com um material resistente a água.

Além disso, ela é uma bolsa barata e possui um amplo espaço para você colocar o que quiser. E é claro, ela também tem várias divisões para que você possa organizar suas coisas dentro dela.

Informações técnicas:

Altura: 28,00cm

Largura: 13,00 cm

Profundidade: 35,00 cm

Material: Couro

Recomendações para o seu uso:

Apesar da bolsa ter amplo espaço, evite colocar muito peso dentro dela. Pois é importante que você respeite a quantidade adequada e não coloque tantas coisas até que ela fique lotada.

Para mulheres que carregam cosméticos e maquiagem dentro da bolsa, procure colocar dentro de uma necessaire. Já que assim você evita sujar a bolsa. Além disso, essa sugestão também vale para alimentos e líquidos.

Por que você deveria comprar?

  • Durabilidade;
  • Espaçosa;
  • Preço baixo;
  • Material resistente;
  • Combina com qualquer ocasião.

Analisando o exemplo acima podemos observar que ele possui os requisitos básicos para uma boa descrição. O primeiro é que ele está bem estruturado, com os títulos separando os tópicos, parágrafos com menos de quatro linhas e frases com no máximo 20 palavras.

Além disso, ele possui palavras chaves, como no caso a “bolsa barata” e “bolsa de couro”. Em relação ao seu diferencial entre os concorrentes, ele possui sugestões para o cliente se sentir mais à vontade e motivos para ele efetuar a compra.

Portanto, esse exemplo acima seria uma boa descrição do produto. Organizado, objetivo e ainda utilizando o SEO na sua estrutura.

Conclusão

Criar uma descrição de produto é algo que irá fazer toda diferença no seu negócio. Mas infelizmente nem todo mundo consegue perceber o potencial que um pequeno texto tem em fazer que o seu cliente conclua uma compra.

Entretanto, com essas informações que disponibilizei gratuitamente acima, tenho certeza que você vai pensar duas vezes na hora de adicionar um novo produto no seu e-commerce.

Então, agora que você já aprendeu como criar uma descrição de produto excelente comece a fazer isso em todos os seus produtos.

É muito importante que você esteja disposto a dar o seu melhor e deixar a preguiça de lado na hora de criar uma descrição. Afinal, é exatamente isso que impede a maioria das pessoas de fazerem um trabalho bem feito.

Portanto, não deixe de começar a fazer isso nos seus produtos. Pois além de isso te ajudar a atrair mais clientes, você também estará um passo a frente dos seus concorrentes.

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