5 Formas de Aumentar a Qualidade do Produto

05/04/2021
Por cbbr
qualidade do produto

Melhorar a qualidade do produto é uma das coisas mais importantes para alcançar o crescimento das vendas e a lucratividade a longo prazo. De acordo com o Relatório de Qualidade Mundial da Sogeti, 2018 foi o primeiro ano em que as empresas de teste de software se concentraram principalmente em alcançar a satisfação do usuário final. E embora aumentar a qualidade dos produtos não seja uma tarefa fácil, ele recompensa as empresas com aumento de receita e redução de custos.

As empresas que buscam melhorar a qualidade do produto precisam incorporar práticas de qualidade em seus processos de rotina. Portanto, ao invés de apenas uma reflexão tardia, a qualidade deve ser intrínseca ao desempenho das empresas e ao gerenciamento de operações diárias. Embora os especialistas em qualidade tenham dado diferentes definições de qualidade, muitos deles têm princípios semelhantes em mente.

Definindo e melhorando a qualidade do produto

Então, vamos ver como podemos definir e melhorar a qualidade do produto com base nesses princípios.

Entenda o que é qualidade do produto

Com base nas observações, definições e explicações oferecidas pelos renomados especialistas em qualidade do mundo, podemos dividir a definição de qualidade em duas categorias.
Por um lado, a qualidade está preocupada em satisfazer um conjunto de especificações predeterminadas. De acordo com esta definição, os fabricantes ou prestadores de serviços alcançam a qualidade criando produtos cujas características satisfaçam um conjunto de especificações definidas numericamente.

Por outro lado, qualidade pode significar satisfação de seus clientes. Alcançar a satisfação do cliente implica usar um conjunto de características mensuráveis. A qualidade de um produto é determinada com base na satisfação das expectativas dos clientes em termos de consumo e uso. Claramente, é melhor que as empresas se concentrem no uso de uma combinação dessas duas definições. Ao fazer isso, você garantirá que seus produtos atendam aos requisitos e atendam às necessidades dos clientes simultaneamente.

Construa uma estratégia de produto sólida

Para se destacar em um mar de inúmeros novos produtos, você precisa planejar uma estratégia de produto brilhante. Conceituar um produto do zero é difícil, mas apenas se você não tiver ideias. E como já existem tantas soluções, você terá que criar algo único. Encontre inspiração conversando com seus usuários e clientes em potencial.
Depois de aprender o que seus clientes potenciais precisam, é importante desenvolver uma visão de produto de alto nível. Isso permitirá que você e sua equipe empreguem uma abordagem mais estratégica para o desenvolvimento de produtos.

Consequentemente, ter uma visão clara do produto permitirá que você pense nos objetivos do produto. As metas servirão como KPIs e, ao priorizá-las, você será capaz de criar planos para a funcionalidade do produto, recursos, etc.

Depois de determinar as metas, você precisará traduzi-las em detalhes claros para que possa priorizar o roteiro de seu produto. Quando você tem uma estratégia clara e um roteiro de produto lógico, pode compará-los com sua visão inicial do produto. Depois de revisar sua visão, ajuste o roteiro do produto e faça-o regularmente.

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Implemente um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Embora seja importante conceituar, visualizar e criar um roteiro para o produto, essas etapas por si só não determinarão a qualidade do produto por padrão. Um sistema de gestão da qualidade (SGQ), como a ISO 9001 , é um conjunto de regras internas que determinarão como uma empresa criará e entregará seus produtos ou serviços.

A implementação de um SGQ permitirá que você faça a auditoria de seus processos junto com um organismo de certificação. Uma vez que um sistema de gestão da qualidade é baseado nos 7 princípios estritos de qualidade, seus clientes não terão que auditar seus próprios negócios. ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente que fornece garantia de qualidade, o que é essencial se você deseja aumentar a qualidade de seus produtos.

Ao cumprir o padrão, você melhora a credibilidade e a imagem de sua empresa, mas, o mais importante, aumenta os níveis de satisfação do cliente. Um dos requisitos da ISO 9001 é melhorar constantemente a satisfação do cliente atendendo às suas necessidades. Isso, junto com outros requisitos do SGQ, como melhor integração de processos ou melhoria das evidências para a tomada de decisão, vai condicionar você e seus colegas de equipe a se empenharem apenas pela qualidade.

Faça da qualidade uma parte da cultura da sua empresa

Implementar um SGQ é importante, mas não basta apenas parecer compatível. Esses princípios de qualidade precisam ser incorporados firmemente em toda a organização. Toda a equipe precisa estar na mesma página quando se trata do que constitui um produto de qualidade.

Para alguns, é um produto de baixo custo, enquanto para outros é uma solução de ponta. Independentemente do que você concorde, faça com que seus gerentes constantemente reforcem a ideia. É assim que você fará com que todos concordem com sua visão de qualidade.

Para criar produtos de acordo com suas especificações de qualidade, a administração precisa permitir que os funcionários façam parte do processo de desenvolvimento. Se um funcionário não sentir que tem uma palavra a dizer em um projeto, provavelmente irá ignorar a necessidade de dar qualquer feedback. E você precisa desse feedback porque seus funcionários estão diretamente conectados à produção. Deixe os funcionários falarem livremente sobre o roteiro do produto ou dos requisitos de qualidade.

Você deve dar aos seus funcionários a quantidade exata de orientação durante o desenvolvimento do produto. Se você microgerenciá-los demais, eles perderão a capacidade de criatividade. Se você for muito frouxo, eles não terão certeza de sua autoridade para tomar decisões independentes. Permita que seus funcionários observem os processos de negócios e organizem reuniões onde sugiram melhorias.

Realize testes de produto e mercado

É muito importante analisar e testar seu produto antes do lançamento. Provavelmente, você precisará corrigir erros, adicionar recursos e ajustar as funcionalidades para que o produto atenda às necessidades e requisitos dos consumidores. Você precisará testar o produto por meio de testes beta, bem como testar como os consumidores reagem a ele por meio de testes de mercado.

Os testes beta permitirão que você atenda à experiência do usuário prometida e garantirá que todos os componentes do produto, incluindo a qualidade, funcionem conforme inicialmente previsto. O teste do produto também permitirá que você veja o desempenho do seu produto no mundo real em comparação com seu desempenho em um ambiente controlado. Você testará seu produto quanto à usabilidade, suporte e marketing para que possa medir a validação do cliente e aprimorar a qualidade do produto de acordo.

A pesquisa de mercado o ajudará a entender a demanda e a aceitação de seu produto, permitindo obter maior precisão durante o lançamento completo de um produto. Ao realizar testes de mercado, você poderá otimizar os sistemas de distribuição, produção e suporte para o seu produto. Além disso, você poderá mitigar os riscos de investimento e fazer alterações na comercialização do produto, bem como no próprio produto.

Sempre Lute pela Qualidade

O número de fabricantes e prestadores de serviços está crescendo a cada dia. Destacar-se em um ambiente tão competitivo pode ser extremamente difícil. No entanto, a maioria de seus produtos e serviços não oferece níveis satisfatórios de qualidade para seus clientes. Ao compreender a qualidade do produto, você será capaz de tomar decisões mais informadas sobre como desenvolver seu produto do início ao fim.

Muitos especialistas têm opiniões diferentes sobre o que constitui qualidade. Lembre-se de criar uma estratégia, implementar um SGQ, incorporar a qualidade à sua cultura e realizar testes regulares de produto e mercado. Fazendo tudo isso, você está no caminho certo para criar produtos de alta qualidade que irão encantar seus clientes e fazer com que eles voltem sempre.

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