Diretrizes para uma campanha de marketing de código QR criativa

15/07/2016
Por cbbr

Códigos QR. Declarados mortos por especialistas várias vezes, mas ainda parecem ter mais vidas do que um gato. Entretanto, se especialistas afirmam que o código QR está morto, por que as pessoas ainda o usam ou recomendam? O problema não reside na mecânica de um código QR em si, mas sim na técnica ou método em que ele é utilizado.

Muitas empresas hoje estão engajando com sucesso os clientes em todos os aspectos das redes sociais. Desde o Facebook ao Twitter até o YouTube, estes canais interativos estão tornando mais fácil encontrar os clientes no meio do caminho.

As redes sociais obtêm uma resposta positiva porque entretêm, bem como informam, e uma das mais recentes formas dessa interação pode ser encontrada em códigos QR. Estes códigos—curtos para códigos de resposta rápida – permitem que as empresas ofereçam aos clientes uma nova maneira de acessar as informações.

Então, como as empresas tiram o máximo proveito dos códigos QR e desmascaram o mito de que a tecnologia está morrendo?

A chave é incorporar de forma inteligente técnicas de marketing interativo com anúncios impressos e utilizar estratégias de marketing através da mídia. Desta forma, não só os clientes se tornam mais interativos com o seu negócio, mas tornam-se uma outra fonte online para potencial feedback positivo e falar para os seus amigos, familiares e colegas.

código QR social

Além de permitir que as empresas capitalizem sobre anúncios impressos visto pelos clientes no mundo real, os códigos QR criam interação online com os clientes com uma simples verificação de um código de barras e o pressionar de um botão.

Agora você tem clientes que se engajam com seu anúncio fisicamente e, simultaneamente, vendo vários links em seu site que o seu código QR os levou – nós não precisamos mencionar quão grande isto é para o SEO e os resultados de busca orgânica.

Um negócio que não reconhece o valor da criação de uma campanha de marketing de impressão totalmente abrangente, corre o risco de ser deixado para trás, pois o resto do mundo gravita mais e mais para a mídia online todos os dias.

Quanto mais interação você tem com seus clientes, tanto no mundo real quanto online, mais provável será que eles vão desenvolver um relacionamento de longa data leais com o seu negócio, o que prova ser rentável para os próximos anos.

Vamos olhar para as várias funções que os códigos QR podem executar

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Acompanhe dados úteis: número de varreduras, tipo de telefone/dispositivo utilizado, o tempo das varreduras, a localização das varreduras, compare o desempenho dos códigos e informações demográficas

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Recompensas: cupons móveis, pontos colecionáveis, programas de fidelidade, desbloquear recursos, download de arquivos

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Como fazer: ajuda ou assistência, receitas e instruções, demonstrações, tutoriais, mostrar a localização no mapa

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Compra: comércio móvel, compra antecipada, compra para outros

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Amostragem de conteúdo: amostra de música antes da compra, ouvir introdução do autor de um livro, ver os trailers e clipes do YouTube

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Feedback: curtidas, seguidores, se inscrever em newsletters, check-in, pesquisas e análises, votações e enquetes ao vivo

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Executar uma função do dispositivo: adicionar contatos, salvar a agenda, fazer chamada de telefone, preencher previamente uma mensagem de e-mail ou de texto, e entregar uma nota

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Concursos e jogos: faça concursos de ponto de venda, resgate imediato ou empates, localização baseada no jogo

10 regras para lembrar ao criar uma campanha de marketing de impressão de código QR:

  1. Auxiliar o consumidor no uso do QR code
  2. Levar até uma página amigável a dispositivos móveis
  3. Desconfie de recepção de células
  4. Valor agregado ao consumidor
  5. Acompanhar o desempenho de seus códigos
  6. Ofertas de teste e páginas de destino
  7. Faça a promoção original, criativa e divertida
  8. Teste os códigos
  9. Mantenha os links frescos e precisos
  10. Considere o seu posicionamento de anúncio de impressão

Para usar um código QR com sucesso, é importante que os potenciais clientes tenham um incentivo para a digitalização – voltar para os pontos listados acima, bem como as várias funções de códigos QR pode lhe dar uma ideia. O céu é o limite, e sugerimos fortemente, pois qualquer anunciante faria, que você estude seus clientes para descobrir quais os seus interesses, o que eles querem, como eles interagem, quando e onde eles estão propensos a se envolver com suas campanhas, etc.

Certifique-se de colocar seus anúncios em um ambiente adequado, onde os clientes têm tempo ou meios para digitalizar o código de barras móvel.

Os usuários estão muito mais propensos a escanear códigos de barras em um restaurante ou ambiente de janela de compras do que ter seus códigos impressos em um carro em movimento. Garanta também que haja um link direto entre o código QR e a página resultante – após a digitalização, o seu cliente deve acabar na página, produto ou promoção exato – estamos em uma era de gratificação instantânea e você não pode perder clientes por desperdiçar o seu tempo ou ser ambíguo.

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No mundo de hoje, é imperativo que você seja capaz de instigar uma chamada fácil a ação em uma variedade de formas de marketing e publicidade e anúncios impressos.

Um negócio bem sucedido cria vários caminhos para que os seus clientes façam a interação com eles – desde anúncios impressos com códigos QR até publicidade online e presença social. O mundo está constantemente conectado a smartphones, iPads, laptops e muito mais; e os códigos QR são apenas mais uma forma de manter-se atual.

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