QR Code: O Que é, Como Funciona e Como Gerar?

18/12/2021
Por cbbr
o que é qr code

QR Code é um código de barras bidimensional, cuja sigla QR, vem do termo em inglês Quick Response Code, traduzido em português como Resposta Rápida. Sendo assim, o QR Code possui muito mais informações que o código de barras comum.

Os QR codes são muito úteis e podem ser utilizados em diversas operações. Eles estão presentes, por exemplo, na gestão do inventário de estoque, em ações de marketing e, também, são usados para em sistemas para o consumidor final como o Shop & Go.

Mas não pára por aí, os códigos QR podem ser utilizados em embalagens de produtos para mostrar informações nutricionais ou outros dados, podem ser utilizados em cartões de visita mostrando dados pessoais ou em pontos turísticos com informações sobre o local.

Estes códigos podem ser colocados em vitrines de lojas físicas para divulgar promoções exclusivas e informações dos produtos.

E ele pode contribuir até para a locomoção urbana, sendo colocado em pontos de ônibus com informações sobre horários e trajetórias das linhas.

O código em 2D do QR code funciona muito bem para transmitir informações para dispositivos móveis com bastante agilidade. Como este método está se tornando cada vez mais popular no mundo todo é fundamental compreendê-lo corretamente.

Pensando nisso, aqui selecionamos um material bastante completo para que você possa se aprofundar sobre o QR code! Aqui abordaremos o que é, como funciona e como gerar o QR code!

Além disso, informaremos para você quais são as principais empresas geradoras do código com os links para você entrar em contato e gerar seus códigos! Acompanhe!

O Que é QR Code?

Com o avanço da tecnologia vêm surgindo cada vez mais recursos, ferramentas, plataformas e aplicativos para facilitar a vida dos usuários e profissionais que utilizam a internet. E o QR Code é um destes recursos, você já ouviu falar nele, correto?

Este código de barras é bidimensional, ou seja, ele trabalha com informações tanto no plano vertical como no plano horizontal. Ele pode ser lido facilmente por qualquer dispositivo móvel com câmera e um leitor de QR Code.

O código QR é bastante utilizado dentro da indústria para identificação de peças, produtos e mercadorias. Dessa forma, ele facilita bastante diversos processos presentes na cadeia de suprimentos como o inventário de estoque.

Ele também é muito usado em ações de marketing e comunicação, estabelecendo uma conexão entre o modo de comunicação online e offline. Está presente em diversos tipos de mídias, desde programas de televisão até jogos de videogame.

Com o QR Code é possível transmitir mensagens, informações, dicas ou qualquer outro conteúdo de interesse da empresa. Ele pode conter um texto, um link, uma localização GPS, um contato, um e-mail, um número de telefone ou um SMS.

Os QR Codes possuem uma alta capacidade para armazenamento de caracteres. Confira abaixo:

  • Alfa-numérico: 4.296
  • Numéricos: 7.089
  • Binário (8 bits): 2.953
  • Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

História do QR Code

O código QR foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. A sua criação foi feita com o propósito de identificar e catalogar peças na produção de veículos.

O termo QR Code é uma marca registrada da empresa Denso-Wave, do grupo Toyota, e ela também possui os direitos de patente, porém, decidiu não usá-los. Então, o uso de QR Code é livre de qualquer licença e considerado um padrão ISO.

Sendo assim, desde 1994 ele vem sendo utilizado para diversas finalidades. Há a utilização de QR Code até mesmo no Turismo de alguns países como em Lisboa, Portugal.

Atualmente existem mais de 40 tipos de códigos QR. Eles apresentam variações em relação ao seu tamanho e quantidade de pixels.

Estrutura de um QR Code

A estrutura de um código QR é composta por alguns elementos funcionais como:

  • Informações sobre a versão
  • Informações sobre o formato
  • Chaves de correção de dados e erros
  • Padrões exigidos (posição, temporização, alinhamento)

Cada um dos módulos de um código QR possui uma função específica, por isso que sua estrutura é tão importante.

Os três quadrados maiores localizados nos cantos do código são responsáveis por informarem onde estão todos os dados. Além disso, também funcionam para que ele possa ser lido em qualquer posição.

O quadrado maior localizado mais ao centro do código é responsável pelo alinhamento que possibilita a leitura correta da imagem. Dessa forma, ele mostra como ela deve ser processada.

A versão do QR Code pode ser encontrada ao lado dos quadrados maiores presentes no canto superior direito e inferior esquerdo.

Ao lado dos quadrados maiores superiores também podem ser encontrados os padrões de temporização, responsável por informar qual o posicionamento das colunas e linhas dentro do código.

Os QR Codes precisam apresentar margens brancas em seus quatro lados. Esta margem possibilita a delimitação da área do código QR.

Além disso, existem partes no QR Code que identificam qual o seu formato e qual é a composição dos dados presentes nele. Por exemplo, é possível identificar se há números, letras ou combinação de caracteres.

Padrões de Codificação QR

Existem diversos padrões de codificação Quick Response como:

  • Association for Automatic Identification and Mobility (AIM) International
  • JIS X 0510
  • ISO/IEC 18004:2006

Ele pode ser implementado de diversas formas e sua leitura é feita rapidamente até mesmo por câmeras simples. Não há necessidade de preocupação com distância, foco e ângulo. Além disso, ele pode ser lido mesmo quando danificado.

Qual a Diferença Entre o Código QR e o Código de Barras Comum?

código qr

Os códigos QR são considerados uma evolução do código de barras. Devido ao fato de ordenarem as informações em duas dimensões, eles podem armazenar até 100 vezes mais caracteres do que os códigos de barras 1D.

Visualmente os dois códigos também são muito diferentes entre si. Isso porque a representação gráfica do código de barras tradicional é composta por faixas escuras e claras e um código numérico.

Já a representação gráfica do código QR é composta por uma imagem quadrada com códigos e caracteres decodificados. Os pixels presentes no código são chamados de módulos.

A leitura do código de barras tradicional só pode ser feita por um scanner com emissão de raio vermelho. Em compensação, o código QR pode ser escaneado por qualquer aparelho eletrônico móvel com um software instalado para a leitura dele.

No caso da leitura do código de barras 1D, o scanner transfere as informações para um computador, estas informações são convertidas em números e podem ser interpretadas através do código e de informações presentes em um banco de dados.

No código QR os dados e informações podem ser facilmente decodificados e interpretados. E ele dispõe de uma capacidade para armazenamento de dados muito superior à do código de barras comum.

Como Funciona o QR Code?

Como vimos acima, o QR Code carrega informações e dados que devem ser decodificados e interpretados. Ele possui um padrão que possibilita a leitura destes dados, para isso, é necessário escaneá-lo com a câmera de um dispositivo móvel e um software para leitura.

Este software, através da câmera do aparelho, faz a leitura do código QR e praticamente traduz o código para que o usuário saiba qual a informação presente nele.

Portanto, para efetuar a leitura de um código QR, basta apontar a câmera do dispositivo móvel para o código.

O QR Code pode ser utilizado até mesmo em realidade aumentada. Dessa forma, o usuário precisa estar em um local específico com a tecnologia disponível para ter acesso à informações e conteúdos com exclusividade.

Como o QR Code Pode Ajudar Sua Empresa?

Existem inúmeras possibilidades de utilização do código QR. Ele é e pode vir a ser bastante útil para a sua empresa!

O QR Code pode ser amplamente utilizado em ações de marketing. Com ele, é possível despertar a atenção dos consumidores sobre os seus produtos e aumentar o tráfego de seu site e, consequentemente, suas vendas.

O código QR pode ser usado tanto digitalmente quanto em mídias impressas como folders, catálogos e livros. Ele pode até mesmo ser fixado em vitrines e produtos para disponibilizar promoções e informações exclusivas.

Ao gerar um código QR para os seus produtos, você pode expandir o acesso às informações e aumentar o valor deles. Por exemplo, é possível divulgar a tabela nutricional do produto, caso ele seja da indústria alimentícia.

Algumas lojas físicas espalhadas ao redor do mundo já oferecem o sistema de compras Shop & Go, em que o cliente escolhe os produtos que quer comprar e não precisa enfrentar filas em caixas.

O sistema Shop & Go pode contar com o QR Code presente nos produtos para registrar os produtos escolhidos pelo cliente. Assim, com o aplicativo leitor de QR Code o consumidor pode usufruir dos benefícios do autoatendimento de forma prática e segura.

Além disso, o QR Code pode contribuir nas etapas logísticas de sua empresa. Então, assim como o código de barras, ele possibilita maior rapidez e controle nos processos internos de sua empresa, permitindo um atendimento ao consumidor mais eficiente e ágil.

Como Gerar um QR Code?

código qr na mesa

Devido ao fato da licença do QR Code ser livre, qualquer pessoa pode gerar um destes códigos. Através dele é possível disponibilizar um link, imagem, texto, localização GPS, SMS ou informações de contato.

Mas você sabe como gerar um QR Code? Se a resposta for negativa, não se preocupe, pois agora você pode ir até a nossa página de gerador de código QR e fazer o seu agora mesmo. Aproveite!

 

8 pontos de vista sobre "QR Code: O Que é, Como Funciona e Como Gerar?"

  1. Essas empresas que geram QR code gratuito, nao tem prazo de validade do conteudo do QR code? Tem limite de links? Mapeiam por geolocalizacao a origem do acesso? Obrigada!

    Reply
  2. Olá Val
    Tudo bem?

    Sempre deve ser verificado se a empresa tem um prazo de validade ou não para os QR code gerados, no nosso caso, nossos QR code não tem prazo de validade. Um link é permitido por QR code, o código QR e o link permanecem válidos enquanto o próprio url funcionar. Normalmente QR code com limite de utilização são utilizados para um ingresso de evento expiraria assim que o evento fosse encerrado, por exemplo.

    O rastreamento só é possível após a visita ao url (página da web). É importante ressaltar que os direitos de coleta de dados do usuário devem ser respeitados. Verifique quais leis LGPD (GDPR) seriam aplicáveis ​​ao seu caso de uso.

    Espero ter lhe ajudado com suas dúvidas.
    Nosso e-mail é [email protected] e nossos telefones são (11) 3197-4704, (21) 3958-0735 , celular e whatsapp (51) 99902-0011 caso tenha mais dúvidas, será um prazer lhe auxiliar, fico a disposição.

    Reply
  3. Boa noite é só apontar a câmera do celular e tirar a foto do desenho qrcold? Simples assim???🤔🤔🤔

    Reply
    1. sim é só apontar a câmera dependendo do modelo do teu telefone vai aparecer um link ao apontar a câmera pelo app normal de tirar foto do cel, tem casos de ter abrir pelo app do lens.
      não faço parte do site que escreveu a matéria, tá muito bom oq eles escreveram ( estou aqui lendo mais sobre pq minha monografia vai ser baseada no uso do qr para realidade expandida.)

      Reply
  4. Bom dia, parabéns pela matéria, muito esclarecedora. Uma dúvida sobre o QR Code é se tem uma limite máximo de unidades geradas? Se tem qual é a quantidade máxima sem repetir?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *