Embalagens Personalizadas: sua empresa deve possuir essa estratégia hoje mesmo!

22/08/2017
Por cbbr
embalagens personalizadas

Embalagens personalizadas devem fazer parte de uma estratégia de marketing eficiente de qualquer negócio que esteja em busca de se diferenciar da concorrência ou alcançar o mesmo patamar de disputa de mercado.

Há muito tempo, as embalagens deixaram de ser um mero objeto destinado ao armazenamento de produtos e se tornaram uma ferramenta eficaz para fidelizar clientes e fortalecer vínculos de consumo.

Veja neste artigo um pouco mais sobre a importância das embalagens personalizadas para o seu negócio e a melhor forma de desenvolver este projeto.

A importância da embalagem no processo de escolha

A embalagem já vem sendo estudada há bastante tempo como ferramenta e estratégia de marketing. Os motivos são óbvios! As empresas perceberam que a embalagem tem um potencial muito maior do que simplesmente acomodar, resguardar e proteger um produto.

As empresas se deram conta, e algumas ainda estão nesse processo de descoberta, que a embalagem pode ser determinante na escolha de um produto durante uma visita do cliente a um supermercado, por exemplo.

Através das embalagens personalizadas, o cliente faz o primeiro contato visual com o produto. E, se este produto é novo, o consumidor vai observar a embalagem inteira em busca de informações que o convençam que aquele produto é confiável.

Para que um produto seja escolhido pelo cliente, nos dias atuais, não basta que ele seja tradicional e conhecido no mercado. Os consumidores estão dando espaço cada vez mais para produtos novos, que possam surpreender e se configurar como uma opção acertada.

Estar atento a estas mudanças no perfil de compra do consumidor é essencial para se firmar no mercado que se encontra saturado de opções diversas. Um único ponto na embalagem pode definir se uma pessoa leva ou não o produto.

Por que você deve investir em embalagens personalizadas?

pilha de embalagens personalizadas

Se você ainda está em dúvidas sobre a importância de ter embalagens personalizadas como parte da sua estratégia de marketing, conheça agora 6 motivos que vão fazer você começar a mudar de ideia.

1. Usar as embalagens personalizadas como estratégia de marketing

As embalagens fazem parte de um dos 4 Ps do marketing que são Produto, Preço, Praça e Promoção. Elas estão inseridas no produto, e os custos da fabricação das embalagens influenciam, inclusive, no preço final ofertado ao consumidor.

Além de ser observada e utilizada como um meio de proteção e armazenamento do produto, as embalagens personalizadas precisam também ser vistas pelas empresas como uma poderosa ferramenta de marketing e serem exploradas neste sentido.

Seja para fortalecer a marca, valorizar o produto, fidelizar o cliente ou atrair novos consumidores, uma embalagem personalizada pode ser o diferencial que uma empresa está buscando para se destacar das demais.

2. Gerar praticidade para o consumidor

Quando você desenvolve um produto que está voltado para uma melhor experiência do seu público consumidor, você está mostrando que valoriza o seu cliente. Para perceber isso na prática, basta se imaginar no lugar dele.

A embalagem pode estreitar e favorecer a relação de um produto com quem o consome. Perceber de que forma você pode melhorar a vida do seu cliente ofertando um produto prático é fundamental e pode influenciar diretamente na decisão de compra dele e na repetição do consumo.

Ao focar na praticidade, você se aproxima do seu consumidor, ganha mais pontos com ele, fideliza o cliente, ganha indicações e consegue atrair mais gente para adquirir o que você está vendendo.

3. Conservar e proteger o seu produto

benefícios das embalagens personalizadas

Essa função da embalagem de conservar, proteger e facilitar o transporte de um produto já é conhecido e difundido. Se você ainda não aderiu às embalagens personalizadas por achar desnecessário, pode estar perdendo clientes.

A forma como o seu produto chega até o consumidor final influencia muito na satisfação e análise pós compra que ele vai fazer do que está recebendo. Além de contar com um produto conservado e seguro, o consumidor vai perceber a sua dedicação em deixá-lo satisfeito.

Afinal, só uma empresa que realmente pensa no cliente pode pensar em todas as formas possíveis de não decepcionar quem ela mais precisa manter.

4. Buscar comunicação com o seu público

A embalagem personalizada é uma forma certeira de aumentar a comunicação com quem consome o seu produto. Você estará aproveitando a função natural da embalagem para falar com o seu público.

Através dela, você pode deixar o seu consumidor mais informado, por dentro de promoções, de mudanças ou ajustes, novos meios de contato, horários de funcionamento, dicas, receitas, idéias e o que mais a sua criatividade mandar.

O custo que você terá com isso é muito menor do que se escolhesse outro meio de levar todas estas informações para o seu consumidor. Além de prático, é fácil, barato e consegue atingir em cheio o objetivo desejado.

5. Reforçar a sua identidade visual

Certamente já aconteceu com você algo semelhante a gostar de um presente recebido antes mesmo de abrir o pacote, apenas por reconhecer a marca e identificar do que se tratava. Isso não seria possível se a marca não estivesse bem estabelecida na mente do consumidor.

Usar uma embalagem personalizada, com características da empresa, logotipo, cores e demais informações que identifiquem e reforcem o que a marca deseja repassar ao seu consumidor é uma atitude inteligente e muito eficaz.

A embalagem é o primeiro contato que o seu público terá com o seu produto. Por que não transformar essa experiência em um momento mais significativo tanto para você quanto para ele?

6. Agregar valor ao produto

Uma embalagem tem um leque de funções, e agregar valor ao produto é uma delas. Ou seja, o que vem dentro da embalagem se torna mais valorizado diante da primeira impressão que o destinatário tem ao receber um produto.

Quantas vezes ficamos com dó de jogar uma embalagem fora, seja pela beleza ou pela qualidade do material? Logo pensamos em uma forma de encontrar um novo destino, uma nova maneira de reutilizar aquele material, não é verdade?

Isso acontece cada vez com mais frequência justamente porque as empresas estão percebendo que o cliente, muitas vezes, vê a embalagem e produto como sendo a mesma coisa e isso pode definir ou não uma compra.

Como as embalagens personalizadas podem aumentar as suas vendas?

como aumentar vendas com as embalagens personalizadas

As embalagens e suas características podem ser o diferencial, o destaque responsável pela decisão de compra de um produto nos minutos finais de reflexão do consumidor.

O que for mais conveniente para ele vai ser a sua escolha. Por isso, é muito importante conhecer o seu cliente a fim de saber do que ele precisa, as suas necessidades e como é possível atendê-las.

Embalagens atraentes, com informações importantes, relevantes, bem organizadas e que tenham real afinidade com o produto que ela acomoda são mais estimulantes, saltam aos olhos de quem está apenas olhando as prateleiras.

E se as embalagens interferem na escolha final do cliente e fazem com que ele escolha um produto e não o outro, ela também tem papel importante no pós-compra. Através da embalagem é provável que o cliente volte a fazer contato.

Isso pode acontecer devido a uma promoção estampada na embalagem, uma opção que surge em uma situação em que ele está buscando alternativas, a lembrança de um momento bom enquanto consumia o produto e que vai fazer com que ele queira repetir etc.

Enfim, uma embalagem personalizada, com uma comunicação inteligente tem todas as chances de atrair, envolver e fidelizar o cliente, fazendo com que ele retorne posteriormente para refazer uma compra que ele sabe que já deu certo uma vez.

Para uma experiência que o satisfaça completamente, é essencial que o produto seja tão bom quanto o seu invólucro. Do contrário, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro.

Benefícios da embalagem personalizada para o seu negócio

Estes são os principais benefícios do uso da embalagem personalizada para o seu negócio. Lembrando que, além de uma embalagem atraente e de qualidade, o produto em si também deve ser interessante para o cliente.

  • Melhor experiência de compra para o consumidor;
  • Oferece ao produto mais destaque entre os demais;
  • Chama atenção do consumidor na prateleira dentre várias opções;
  • Pode ser crucial na hora da decisão final do consumidor;
  • Facilidade de armazenamento, transporte e proteção do produto;
  • Aumenta a chance de o consumidor realizar uma nova compra;
  • Reforça o nome da marca na mente do consumidor;
  • É mais um canal de comunicação com o cliente;
  • Valorização do produto junto ao consumidor e revendedores;
  • Mais credibilidade da marca no mercado;
  • Deixa o produto com aspecto mais profissional;
  • Estreita a relação com o público-alvo.

Como você deve elaborar as suas embalagens personalizadas?

Oferecer ao seu cliente uma embalagem personalizada é uma tarefa que exige alguns cuidados. Conheça as nossas dicas e veja em que você precisa focar para um bom desempenho do seu produto junto ao seu cliente.

Design é importante

É fundamental um bom design para reforçar a credibilidade da marca. O design da sua embalagem deve procurar refletir tudo o que a sua empresa defende. Além de valorizar a marca, o cliente se sente valorizado.

Ao pensar no design da sua embalagem foque na praticidade que ela deve e pode oferecer, na facilidade de manuseio, na conveniência, ou seja, em abranger diferentes públicos que têm preferências diferentes para o uso de cada produto.

Capriche na estética

Não adianta se enganar, beleza também atrai consumidor. Sabe a história de comprar um livro pela capa? Isso também acontece com uma embalagem de um produto qualquer. E isso vai além de estética. Também é uma questão de afinidade com a marca.

Portanto, capriche em uma embalagem bonita e atraente, em material durável, de qualidade, resistente, que possa ser bem acomodado nas prateleiras e em casa, que faça o cliente gostar de exibir o produto que escolheu.

Pense como cliente

Ter empatia é muito importante. Pense no que você gostaria de encontrar em uma embalagem personalizada de um produto. Pense também no que lhe desagrada, no que poderia ser melhorado. As suas experiências diárias podem servir para este exercício.

A partir daí, é muito mais fácil pensar e elaborar embalagens que sirvam para o cliente muito mais do que levar até ele um produto em segurança. Conheça o seu público e saiba definir o que se adequa a cada perfil.

Seja sustentável

Sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente estão em alta!

É fundamental deixar isso explícito no conceito geral da sua empresa e também na embalagem que envolve o seu produto.

Tomar este cuidado favorece a sua aparência junto à sociedade e ao seu público consumidor que, atualmente, está muito voltado para a preservação do meio ambiente. Pense em uma estratégia para alinhar a redução de custos a um produto ecologicamente correto.

Ofereça um diferencial

O que você pode oferecer ao seu cliente, através da embalagem, que vá além da segurança e da preservação do seu produto?

Encontrar uma resposta inteligente para esta indagação pode mudar toda uma estratégia de marketing.

E é o que você deve fazer se deseja se destacar dos demais produtos que surgem numa velocidade assustadora no mercado. É pensar em uma nova finalidade para a sua embalagem que não seja rapidamente o cesto de lixo.

Procure ajuda especializada para confeccionar as embalagens

Depois de descobrir a importância da embalagem personalizada para o seu negócio e pensar em todas as características que podem melhorar e ampliar a experiência do público consumidor com o seu produto, é preciso focar na embalagem em si.

Para isso, procure contratar uma empresa que ofereça um produto de qualidade, em atenção ao projeto elaborado pela sua equipe de trabalho, em consonância com o que você tem em mente. Se a embalagem pode ser um atrativo, o contrário também é muito fácil de acontecer.

Como você viu, as embalagens personalizadas alcançaram um patamar que se aproxima muito do próprio produto que ela envolve. São sinônimos de status, valorizam o produto e a marca, aproxima o consumidor da empresa e fortalece as relações de consumo.

Devido a todo esse potencial, as embalagens devem ter a sua importância reconhecida pela empresa e, assim, serem melhor aproveitadas.

Embalagens Personalizadas: sua empresa deve possuir essa estratégia hoje mesmo!
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