Mapas Conceituais: o que são e como usar na sua empresa

21/08/2020
Por cbbr
mapas conceituais

Um mapa conceitual é uma forma especial de um diagrama da web para explorar o conhecimento e reunir e compartilhar informações na empresa. O mapeamento de conceito é a estratégia empregada no desenvolvimento de um mapa conceitual que é uma representação visual de conceitos, ideias, teorias ou questões. Os mapas conceituais podem mostrar relações existentes ou novas. Eles auxiliam no processamento de informações, armazenamento ou recuperação de informações e solução de problemas.

Um mapa conceitual consiste em links entre nós ou células que contêm um conceito, item, teoria ou questão. Os links são identificados e indicam a direção com um símbolo de seta. Os links rotulados explicam o relacionamento entre os nós. A seta descreve a direção do relacionamento e parece uma frase.

O mapa conceitual é uma ótima maneira de construir o conhecimento prévio, conectando novas informações a ele. Esta postagem explora os usos do mapeamento conceitual e fornece ferramentas para criar mapas conceituais no computador.

Se uma pessoa soubesse fazer uma torta de limão e merengue, seria fácil aprender a fazer um Baked Alaska. Devido à experiência anterior de fazer merengue para a torta, seria fácil entender como fazer um Baked Alaska, mesmo que você nunca o tenha feito antes. O mesmo ocorre com o aprendizado acadêmico.

Quando o novo conhecimento é integrado e conectado ao conhecimento existente, esse novo conhecimento é mais fácil de entender e lembrar. O trabalho de um professor é construir um arcabouço a partir do conhecimento existente, para sustentar o novo conhecimento. Usar um mapa conceitual é uma maneira de construir esse andaime.

Um mapa conceitual é uma organização visual e representação do conhecimento. Mostra conceitos e ideias e as relações entre eles. Você cria um mapa conceitual escrevendo palavras-chave (às vezes encerradas em formas como círculos, caixas, triângulos, etc.) e, em seguida, desenha setas entre as ideias relacionadas. Em seguida, você adiciona uma breve explicação pela seta para explicar como os conceitos estão relacionados.

Por que usar mapas conceituais?

  1. Para obter informações sobre as maneiras como os alunos veem um tópico científico
  2. Para investigar o quão bem e organizadas as empresas estão em seus processos
  3. Para capturar o desenvolvimento das ideias dos alunos ao longo do tempo
  4. Para examinar entendimentos válidos e equívocos que os alunos mantêm
  5. Para avaliar a complexidade estrutural das relações que os alunos descrevem

Para que usar mapas conceituais

  • Termos de aprendizagem, fatos e conceitos pertencentes a um assunto específico
  • Organização de informações em categorias significativas
  • Sintetizar e integrar informações, ideias e conceitos da empresa
  • Pensar na visão geral e ver as conexões entre os conceitos
  • Pensar criativamente sobre um assunto
  • Melhorar as habilidades de memória de longo prazo para o conhecimento acessível
  • Desenvolver habilidades, estratégias e hábitos de pensamento de alto nível
  • Usando gráficos de forma eficaz
  • Fornecer uma riqueza de informações em um piscar de olhos
  • Desenvolver a compreensão de um corpo de conhecimento.
  • Fazer novas relações entre conhecimentos já conhecidos.
  • Explorando novas questões e soluções
  • Como auxiliar na resolução de problemas.

O que perguntar ao usar mapas conceituais

  • Qual é a palavra, conceito, questão de pesquisa ou problema central em torno do qual construir o mapa?
  • Quais são os conceitos, itens, palavras descritivas ou questões que podem ser associados ao conceito, tópico, questão de pesquisa ou problema?

Ao trabalhar com mapas conceituais

  • Use uma abordagem de cima para baixo, trabalhando do geral para o específico
  • Use uma abordagem de associação livre fazendo brainstorming de nós e, em seguida, desenvolvendo links e relacionamentos. Use cores e formas diferentes para nós e links para identificar diferentes tipos de informação. Use nós de cores diferentes para identificar informações novas e pré-existentes. Use um nó de nuvem para identificar uma pergunta.
  • Reúna informações para uma pergunta no nó de pergunta.

Aplicações práticas para empresas

  • Fazer anotações
  • Brainstorming de grupo
  • Planejamento de estratégias e carreira
  • Fornecimento de gráficos para apresentações e trabalhos
  • Delinear projetos, monografias e apresentações.
  • Refinar o pensamento criativo e crítico sobre problemas, questões, ideias exploratórias

Instruções Passo a Passo

Para aprender conhecimento factual e conceitual

  • Apresente um conceito que seja familiar a todos os funcionários ou peça aos funcionários que comecem com um conhecimento conceitual com o qual estão familiarizados
  • Peça aos funcionários que escrevam 10 conceitos adicionais que eles associam a este conceito principal
  • Peça-lhes que classifiquem os 10 conceitos de “mais geral e inclusivo” a “menos geral e inclusivo” ou de “mais importante” a “menos importante”. Esta etapa levará vários minutos.
  • Diga aos funcionários para escreverem o conceito “mais geral” ou “mais importante” perto do topo de uma grande folha de papel (cartolina ou papel pardo são excelentes, mas papel normal para caderno será suficiente). Peça-lhes que coloquem esse “conceito superior” em uma caixa ou oval. Use lápis em vez de canetas! (Post-its® são excelentes para esta etapa.)
  • Explique que você deseja que eles conectem conceitos de sua lista, um par de cada vez, com links direcionais e, o mais importante, rotulem as linhas de ligação. Continue esse processo até que todos os conceitos apareçam no mapa.
  • Dê aos funcionários bastante tempo (a quantidade real varia de acordo com o nível da classe e a dificuldade da questão). Incentive-os a incluir muitas ramificações e muitos níveis de hierarquia. Dê ênfase especial aos conceitos de cross-linking em uma área do mapa com os de outras áreas. Observe que eles podem adicionar tantos conceitos adicionais quantos desejarem para tornar seus mapas únicos e pessoalmente significativos. Lembre-os de que as caixas ou ovais devem conter apenas uma ou duas palavras ou uma descrição muito curta e clara do conceito. Diga-lhes que podem redesenhar seus mapas com a freqüência que desejarem.
  • Incentive a criatividade.
  • Selecione vários funcionários para compartilhar seus mapas com a equipe. Você pode fornecer uma transparência para que cada grupo exiba seus mapas. Concentre a atenção nas conexões apropriadas entre os conceitos.
  • Lembre aos funcionários que os mapas conceituais podem ser uma maneira muito útil de estudar. Eles podem ser usados para condensar muitas páginas de palavreado de livro didático em um resumo sucinto. Os mapas conceituais são auxílios visuais úteis para apresentar relações entre conceitos teóricos e ajudam os usuários a criar novas questões de pesquisa ou soluções para um problema.
  • Na próxima aula, apresente um conceito central de seu curso e peça a seus funcionários para construir um mapa conceitual sobre este tópico. Colete os mapas e revise-os, mas não os classifique. Você pode sugerir maneiras de melhorar os mapas.
  • Devolva os mapas aos funcionários e sugira que eles repensem algumas de suas idéias. Peça-lhes que usem lápis de cores diferentes para cada iteração, para que os funcionários possam descrever e enfatizar como suas ideias mudam com o tempo. O mesmo mapa pode ser usado por vários períodos de aula e os funcionários podem ser incentivados a adicionar, excluir, reorganizar ou até mesmo começar de novo sempre que necessário.

Para desenvolver habilidades de raciocínio indutivo, metacognitivo e de pensamento crítico

  • Peça aos funcionários para listar todas as teorias e conceitos que aprenderam até agora
  • Liste as teorias em caixas retangulares e os conceitos em caixas ovais. Cada caixa deve conter uma breve descrição da teoria.
  • Peça aos funcionários que liguem os conceitos às teorias apropriadas e os incentive a encontrar novas relações; peça que usem setas para mostrar a direção do relacionamento representado pelo link.
  • No próprio link, os funcionários devem escrever o motivo pelo qual acham que o relacionamento existe.
  • Peça aos funcionários que desenhem links para uma caixa em forma de estrela e listem as possíveis aplicações da teoria no mundo real.
  • Peça aos funcionários que considerem o quadro geral e o mapa conceitual como um todo, considerando todas as relações e informações fornecidas pelo mapa conceitual.
  • Peça aos funcionários que desenhem um círculo em um dos cantos da folha e listem uma questão de pesquisa como ponto de partida para a pesquisa que gostariam de realizar.

Mapas conceituais de classificação

  • Mapas conceituais são boas ferramentas para instrução em sala de aula e avaliação formativa.
  • Há ocasiões em que um instrutor gostaria de usar mapas conceituais como uma avaliação somativa (especialmente quando há conhecimento factual com relações verdadeiro / falso ou correto / incorreto – onde não há dúvida na categorização de um conceito e relação entre os conceitos)
  • Quando os mapas conceituais são usados para fins de classificação, há várias perguntas a serem feitas:
    1. Os conceitos mais importantes são descritos?
    2. As ligações entre os conceitos são cientificamente aceitáveis?
    3. Existe uma quantidade significativa de ramificação, hierarquia e cross-linking?
    4. Alguma das proposições sugere que o aluno concorda com equívocos significativos?
    5. Se um mapa conceitual for usado como um portfólio curto apresentando várias iterações do mapa, a pergunta a fazer é: Como os mapas conceituais mudaram ao longo de dias ou semanas?

Uso de mapas conceituais

Vantagens

  • Os mapas conceituais ajudam os funcionários a ter uma visão geral e visualizar relacionamentos.
  • Os mapas conceituais são bons para processar e armazenar grandes quantidades de informações.
  • Por meio de links, os mapas conceituais apresentam as informações de maneira dinâmica
  • Os mapas conceituais ajudam os funcionários a desenvolver habilidades metacognitivas.

Desvantagens

  • O uso de mapas conceituais dificulta a classificação comparativa do trabalho dos funcionários. Às vezes, todos os mapas conceituais são semelhantes.
  • A avaliação consome mais tempo para o instrutor (em comparação com uma questão de múltipla escolha).
  • No processo de pontuação de mapas conceituais, uma rubrica de classificação deve ser usada para consistência.
  • Os funcionários que desenvolveram fortes habilidades de memorização factual podem resistir e ser intimidados por mapas conceituais que exigem que eles vejam as relações entre conceitos, ideias, teorias, questões, etc.
  • Os funcionários que estão acostumados a pensar em níveis mais elevados (como geralmente são os funcionários de alto nível) podem achar os mapas conceituais tediosos e demorados.

Conclusão

Os mapas conceituais são extremamente importantes para o seu negócio. Sempre esteja a par das últimas e melhores ideias de mapas conceituais e organize a sua empresa. Caso esteja organizando os produtos, não se esqueça de colocar a numeração do código de barras neles. Caso precise de uma etiqueta ou números para impressão, entre em contato através da nossa página comprar.

1 pontos de vista sobre "Mapas Conceituais: o que são e como usar na sua empresa"

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