EAN Brasil: O Que é, História e Como Usar nos Produtos

21/10/2019
Por cbbr
EAN Brasil

EAN Brasil é um código único internacional que serve para identificar os produtos nos pontos de vendas (PDV’s) de supermercados e lojas de qualquer lugar.

Você está procurando informações completas sobre os códigos de barras para implementá-los em seus produtos, certo? Aqui você encontrará tudo o que você precisa saber sobre os códigos de barras e os códigos EAN Brasil!

Todo bom empreendedor deve conhecer bastante sobre os códigos de barras para melhorar suas operações comerciais. Eles são compostos por uma representação gráfica e conjunto numérico único que facilita o acesso às informações sobre suas mercadorias.

Os códigos EAN, são um tipo de código de barras, eles são fundamentais para quem deseja criar um negócio escalável. Implementar os códigos em seus produtos contribui para que sua empresa possa vendê-los na sua loja virtual e nos marketplaces do Brasil.

Além disso, ao escolher um código EAN para implementar nos seus produtos você torna muito mais fácil padronizar seus produtos para exportação. E estas não são as únicas vantagens na utilização do código EAN Brasil.

Por isso, aproveite agora mesmo todo o material que preparamos para você entender o que é, história e quão bem faz para seus produtos o código EAN Brasil! Aqui você conhecerá as vantagens na utilização do código e como implementá-lo nos produtos!

O Que é o EAN Brasil?

Os códigos de barras EAN Brasil estão presentes no cotidiano de todos os consumidores e empreendedores inseridos na sociedade atual. Eles facilitam diversas operações relacionadas às vendas físicas ou virtuais.

O termo código de barras é a tradução de duas palavras em inglês bar code. Elas significam uma representação com barras e um conjunto com números ou letras. Com o código único é possível acessar informações detalhadas sobre os produtos como tipo, lote e fabricante.

Os códigos podem ser lidos por leitores de código de barras e um computador com software específico para decodificação instalado. Ao apontar o laser do leitor para o código, ele realiza a leitura e envia os dados para o software que decodifica as imagens e caracteres.

Implementar os códigos de barras em seus produtos otimiza sua cadeia de suprimentos, facilita o inventário de estoque, transporte interno e externo de mercadorias. Com o aumento de controle e rastreabilidade é possível melhorar seu atendimento ao cliente.

Ao utilizar um código de barras, você conseguirá encontrar seus produtos no estoque mais rapidamente, saberá todas as informações sobre ele e ainda poderá realizar uma entrega mais ágil para o consumidor final.

Existem diversos tipos de códigos de barras, os mais comuns são o EAN-13 (GTIN-13), DUN-14 (ITF-14), UPC e QR Code. Hoje nos aprofundaremos nas explicações para que você possa entender mais sobre o código EAN Brasil.

O Que São Código de Barras EAN?

Os códigos de barras EAN ou, European Article Number, em português, Número de Artigo Europeu, são códigos únicos internacionais que servem para identificar os produtos nos pontos de vendas (PDV’s) de supermercados e lojas.

O código EAN-13, também conhecido como GTIN-13, é o mais utilizado nos comércios do mundo todo, apesar dele ser mais utilizado no comércio europeu. O código serve para ser aplicado em etiquetas e para a digitalização de bens de consumo.

Ele é composto por 13 dígitos que são separados em 4 blocos. Nestes blocos, 12 referem-se aos produtos e o último contém um dígito verificador. Sua identificação numérica usa números de 0 a 9.

Como os padrões do código EAN-13 podem ser lidos facilmente pelos leitores de código de barras, eles estão em quase todos os produtos comercializados no varejo. Dessa forma, se você tem um comércio pode escolher este tipo de código para melhorar suas operações.

Como Funcionam os Códigos EAN?

codigo ean brasil reduzido

Para identificar seus produtos com os códigos EAN é necessário um código para cada produto específico. Sendo assim, você precisará gerar um código para cada um dos itens que deseja comercializar.

O GTIN ou, Global Trade Item Number, que em português significa Número Global de Item Comercial realiza a identificação única de produtos com o funcionamento semelhante ao número de RG.

Então, cada um dos códigos EAN que você implementar em seus produtos serão os responsáveis pela identificação de cada um deles. Contendo informações completas e exatas sobre eles.

Confira abaixo as informações sobre a estruturação dos caracteres do código EAN-13!

Qual a Importância do Código EAN Para o seu Negócio?

Entender a importância do código EAN para o seu negócio é imprescindível, afinal, com a implementação do código sua empresa pode aumentar o número de vendas e garantir um alto crescimento e lucratividade.

A leitura do código de barras EAN é importante para otimizar cada uma das operações fundamentais para realizar as vendas de seus produtos. Com os códigos de barras você economizará tempo de seus funcionários ao conseguir captar os dados mais rapidamente.

A exatidão e agilidade das informações que podem ser lidas em tempo real contribui para reduzir as falhas e erros que podem gerar muitos prejuízos financeiros, além de interferir no seu atendimento ao consumidor.

Sendo assim, eles são bastante importantes para melhorar seu relacionamento não só com seus colaboradores, mas também, com seus fornecedores e clientes. Pois, uma vez que suas operações serão mais ágeis e precisas, todos ficarão mais satisfeitos!

Se você deseja vender seus produtos em marketplaces, a utilização do EAN é obrigatória. O código EAN identificará os produtos, sua localização e possibilitará a entrega dentro do prazo para os consumidores finais.

Ao optar pela implementação dos códigos EAN Brasil nos seus produtos, você facilitará todas as suas transações comerciais, reduzirá custos e aumentará a boa reputação de sua empresa. E não pára por aí, confira a seguir todas as vantagens em adotar o código EAN!

Vantagens na Implementação do Código EAN Brasil

EAN 13 Brasil

Como podemos ver implementar o código de barras EAN Brasil traz inúmeras vantagens para a sua empresa. Conheça abaixo todas as vantagens na utilização dos códigos de barras EAN!

Padronização Para Exportação de Produtos

Ao utilizar os códigos EAN em seus produtos, sua empresa estará realizando uma padronização extremamente importante para exportá-los. Esta padronização é bastante vantajosa, pois contribui para a expansão de suas vendas e negócio.

Com a exportação dos itens que você comercializa é possível tornar sua empresa ainda mais bem-sucedida. Então, este é um aspecto que você deve considerar para finalizar sua escolha.

Facilidade Para Cadastrar Seus Produtos em Marketplaces

Os códigos EAN possibilitam o cadastro de seus produtos para serem comercializados nos marketplaces. Isso é muito vantajoso, uma vez que os marketplaces ajudam no alcance de mais consumidores, ampliando seu número de vendas e clientes.

Cada código EAN traz detalhes essenciais de todos os seus produtos, assim, é possível identificá-los individualmente, cadastrá-los nos marketplaces, realizar mais vendas e garantir um ótimo atendimento à todos os consumidores que comprá-los.

Agilidade na Leitura e Identificação dos Dados

Adotar os códigos EAN nos itens que sua empresa comercializa ajuda a tornar o processo de identificação feito através da leitura de dados bem mais ágil. Sendo assim, se você tem uma loja física, diminuirá o tempo de atendimento nos caixas.

E ninguém gosta de esperar muito tempo na fila ou no caixa, não é mesmo? Portanto, diminuir o tempo de atendimento deixará seus clientes bastante satisfeitos, fazendo com que eles voltem para comprar mais frequentemente.

A agilidade na leitura e identificação das informações de seus produtos também contribui bastante nos seguintes processos:

Custos Reduzidos

Além de aumentar suas vendas a utilização dos códigos EAN Brasil também ajudam a reduzir os custos de suas operações.

Como os dados são lidos de forma bastante precisa e ágil, é possível evitar erros e reduzir o número de colaboradores, afinal, o processo otimizado trará mais produtividade, sendo possível reduzir a jornada de trabalho ou diminuir o número de funcionários.

Então, as tarefas serão executadas com mais excelência e rapidez, reduzindo falhas e retrabalho.

Melhoria No Relacionamento Com os Clientes

Com o aumento da produtividade e agilidade na captura de informações sobre os itens comercializados, seu atendimento e relacionamento com os seus clientes apresentará muita melhoria.

A rapidez nas transações de e-commerce, desde a localização do produto no estoque, passando pela rastreabilidade, até a entrega para o consumidor final, fará com que sua empresa garanta uma ótima reputação.

Seus clientes ficarão com alta satisfação e poderão recomendar sua loja para amigos e familiares. Dessa forma, é possível ampliar seu número de clientes e vendas.

Além disso, se você tem uma loja física, facilitará o acesso do cliente às informações sobre o produto como, por exemplo, aos preços exatos. E também, diminuirá o tempo de atendimento e o tempo de espera na fila dos caixas.

Otimização do Inventário de Estoque

Ao adotar os códigos de barras EAN seus produtos poderão ser cadastrados assim que entrarem em seu depósito, assim como, é possível dar baixa rapidamente quando eles são vendidos.

Dessa forma, se você tiver uma loja virtual, assim que um produto for incluído no carrinho do cliente, já é possível dar baixa nele. Este processo facilitará bastante no momento de fazer o inventário de estoque.

Portanto, sua cadeia de suprimentos estará sempre com os dados atualizados, possibilitando um inventário de estoque muito otimizado e preciso.

Desvantagens na Utilização do Código EAN Brasil

Apesar de apresentar muitas vantagens e ser bastante benéfico para o seu negócio, o código EAN Brasil também traz algumas desvantagens. Aproveite para conhecê-las abaixo!

Identificação de Produtos Mais Complexos

Devido ao fato do limite de caracteres do código de barras EAN ser baixo, ele pode ser desvantajoso para quem deseja comercializar produtos mais complexos. Afinal, com um limite baixo fica bem mais difícil fazer a identificação destes itens.

Sendo assim, o código de barras EAN Brasil apesar de ser bastante recomendado para a comercialização de produtos no varejo, possui algumas limitações que devem ser consideradas na sua tomada de decisão.

Personalização de Seus Códigos de Barras EAN Brasil

Os códigos de barras EAN-13 podem ser lidos facilmente graças ao contraste entre as barras mais claras e as barras mais escuras. Sendo assim, é necessário escolher cores para aplicar nos códigos que possibilitem uma boa leitura.

São recomendadas as cores preto, azul, marrom escuro e verde-escuro para serem colocadas nas barras escuras. Já nos fundos ou barras claras o ideal é a utilização de cores neutras como o branco, bege, rosa, entre outras.

Como há limitações à respeito da escolha das cores, pode ficar mais difícil fazer a personalização visual de seus códigos de barras. Portanto, esta é uma das desvantagens deste tipo de código.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *