Recursos humanos RH: o que é e qual a importância para seu negócio.

10/01/2018
Por cbbr
Recursos humanos RH: o que é e qual a importância para seu negócio.
Avalie este artigo

O setor de recursos humanos vem sendo implementado em um grande número de empresas atualmente. Porém, as grandes organizações, principalmente as estrangeiras, já possuem esse setor de organização pessoal a muitos anos, e foram muito importantes para influenciar outras empresas mais recentes.

Veja tudo sobre o assunto neste artigo!

O que é a gestão de Recursos Humanos?

De forma geral, o setor de recursos humanos é a parte da organização que é responsável por fazer o relacionamento entre a empresa contratante e seus funcionários. Assim, é designada como gestora de profissionais, mesmo após sua contratação.

É importante lembrar que a tendência do mercado é terceirizar a contratação da maioria dos funcionários. Por isso, cabe ao setor de recursos humanos conduzir os talentos dentro da empresa.

O RH é, portanto, a área responsável por criar políticas de convivência entre superiores e funcionários, além de poder transformar todo o local de trabalho em um ambiente realmente prazeroso para os envolvidos.

Por exemplo, o setor de recursos humanos pode encontrar, através de métodos de avaliação e monitoração, funcionários motivados ou desmotivados com seu trabalho. Assim, ele aplica soluções ou aproveita o empregado para estudos de melhorias, mudança de cargo, etc.

O RH cria iniciativas que possibilitam demonstrar o valor que cada profissional possui para o estabelecimento. Qualquer organização que se preocupa com seus talentos, possui ou deve possuir medidas de conservação desses funcionários na empresa.

Dessa forma, a produtividade de uma organização que possui um enfoque na adequada da gestão de RH é, realmente, superior àquelas que gestores não possuem atenção à área.

Do mesmo jeito, uma boa gestão de recursos humanos permite conhecer as habilidades efetivas e as vocações dos empregados da organização para explorá-las da melhor maneira possível.

Assim, é possível ter certeza de que as pessoas estão dando o máximo para atingir os objetivos da corporação e as metas da empresa.

Qual a importância do RH para as empresas?

Os profissionais de recursos humanos e os superiores das organizações, especialmente, são os realmente os responsáveis por transformar as demandas do trabalho atrativas e, além disso, elevar o desempenho dos empregados da organização.

A gestão de RH, portanto, conquista maior relevância e, afim de fomentar à eficácia dos colaboradores, a equipe de recursos humanos pode usar muitas técnicas e ferramentas que possibilitam alavancar os números das organizações.

É por isso que, a muito tempo, o setor de RH parou de simbolizar apenas as tarefas referentes ao pagamento, contratação, e outras atividades mais burocráticas. Com isso, surgiu um novo paradigma e o coaching, que é intrínseco ao despontamento. Veja o que uma empresa pode fazer ao inserir o setor de RH:

1.      Conseguir mais instruções.

O primeiro ponto a se pensar é que é necessário alcançar o estágio de conhecimento adequado para definir se o novo posicionamento na organização realmente depende do interesse estipulado pelo profissional de RH, que será responsável por aprimorar os estudos com coaching.

O treino de Coaching é essencial para conseguir aprofundar os conhecimentos aprimorados e usar as técnicas e ferramentas de coaching na rotina dos colaboradores.

Os profissionais formados pelo curso de Coaching possibilitarão suas qualidades sendo responsáveis pelo melhor desempenho das pessoas. Ainda durante o treinamento, o coach é formado de atingir excelência e melhores resultado na prática do coaching nas diversas áreas da vida.

Ou seja, lidar com vários tipos de comportamento na organização e pessoal; acompanhar o desenvolvimento afim de melhorar as habilidades de mudança no cliente. Estes são, inclusive, temas essenciais para garantir que o setor de recursos humanos trabalhe de maneira eficaz.

2.      É o essencial para uma melhor performance.

A melhora da performance é um objetivo compartilhado por empresas e colaboradores de todos os ramos, e isso justifica os diferentes estudos realizados afim de compreender os caminhos que fazem chegar até o estágio cobiçado.

  • Empresas pequenas precisam de RH?

É uma realidade que a maioria das empresas pequenas realmente não possuem setor de recursos humanos, quando se tem, geralmente não é estruturado para gerenciar o número pessoas que fazem serviço para organização.

Esses fatores refletem de maneira direto o seu crescimento. Ou seja, o RH vai muito além das atividades de selecionar, entrevistar, contratar ou demitir funcionários, ele é responsável por fazer com que a empresa consiga agregar mais valor, supervisionar, cuidar, ou motivar os funcionários de uma empresa.

Por isso, a tendência no ambiente corporativo é a valorização dos funcionários e zelar pela integridade da empresa e dos direitos de seus funcionários.

O que o RH precisa fazer?

Apesar de ser uma prática comum confundir o RH com um setor relacionado apenas à demissões e contratações, é um erro enorme estabelecer que apenas estas são as suas funções, e isso acaba desmerecendo o trabalho do profissional de recursos humanos e fazendo com que a organização perca um excelente recurso.

A atuação do RH nas organizações envolve a relação entre todos os fatores internos e externos da empresa, assim, acaba contribuindo para uma melhor gestão de pessoal feita de maneira adequada e conquistando os resultados almejados.

As alterações verificadas no mercado solicitam adaptações na área de recursos humanos de forma constante, possibilitando que as organizações consigam se destacar em todo contexto.

Assim, diante dos avanços tecnológicos, por exemplo, o RH precisa ser flexível e trabalhar de forma eficiente para ter uma visão empreendedora. Assim, este será possibilitado de conseguir fazer o gerenciamento adequado das pessoas para que estas passem a contribuir com maiores níveis de performance.

Além de serem mais adequadas às transformações respectivas. Por conta disso, fornecer os recursos para os colaboradores ampliarem a sua performance e produtividade, de maneira que eles saibam o que fazem e o verdadeiro significado de suas atividades.

Dessa forma, se pode determinar que o setor de recursos humanos é o mediador, responsável por verificar, através da visão, missão e valores de uma organização, a melhor maneira de usar os recursos financeiros, físicos, financeiros e humanos.

Ao inserir a gestão de RH numa empresa, é necessário fazer uma análise ampla de toda a organização e estruturação do ambiente afim de que seja possível elaborar um planejamento de ação mais apropriado.

Tudo isso é feito com foco, principalmente, no colaborador. Tudo para que este consiga se identificar com os objetivos da empresa e, assim, dar o melhor de si desempenhando suas atividades.

Quando a área é reconhecida devidamente, é possível desenvolver tanto os colaboradores como o relacionamento pessoa. Além de formas de tornar a organização mais competitiva.

Dessa forma, a sua importância maior é atuar para valorizar, integrar, treinar e capacitar respeitando os seres humanos, por isso é tão essencial para qualquer empresa.

O maior erro de algumas empresas é relacionar o setor de recursos humanos apenas com as partes burocráticas da organização. Quando, na verdade, ela encerra mais funções e orientações estratégicas do que geralmente se pensa.

1.      Fornecer suporte a todos os outros setores da organização.

É essencial que o setor de RH se ‘mantenha atualizado sobre todas as atividades e o de outros setores da organização, além de controle. Isto se deve, principalmente, pelo fato de que se houver problema em qualquer área, é este setor que certamente será chamado para fornecer a melhor solução..

2.      Elaboração de uma política de gestão de carreira apropriada.

Este setor se diferencia, em sua maior parte, por ser eficaz e demonstrar capacidade na forma de liderar dentro de um negócio. É por este motivo que a gestão de carreira é muito no acompanhamento da produtividade dos seus profissionais.

3.      Administrar as questões práticas da organização.

Apesar de ser relacionado diretamente coma administração de pessoal, o setor em questão também é uma parte responsável por garantir o melhor funcionamento prático da organização.

Assim, dentro de algumas funções do setor de recursos humanos, também estão:

  1. Responsabilidade pelos pagamentos,
  2. atestados médicos,
  3. demissão e contratação colaboradores
  4. articulação das férias dos colaboradores.

Portanto, se existe algum problema em específico que tenha se tornado persistente, principalmente com algum funcionário, é tarefa do RH conversar com o funcionário e resolver o problema da forma mais adequada possível.

Como é possível fazer uma boa gestão de Recursos Humanos?

Agora que você reconhece as vantagens e a necessidade do setor de RH em uma organização, veja algumas orientações de como ter uma boa gestão na sua organização.

  • Realize avaliações de desempenho dos profissionais de forma constante.

Para conseguir manter a empresa funcionando bem, é importante completar as avaliações rotineiras de desempenho dos profissionais da organização.

Após essa análise, é essencial marcar uma reunião das informações desses colaboradores (fazendo divisão por qualidade de desempenho), para discutir o que deve ser melhorado e o que está funcionando.

  • Realize uma análise da organização da empresa

Para inserir uma boa gestão de RH, é preciso, anteriormente, entender como é a organização de sua instituição. Dessa forma, será possível definir como o RH precisará se encaixar na sua lógica de condutas, expectativas e convivência.

  • Aprenda qual o perfil de todos os funcionários.

Assim que for feito a contratação, é importante conhecer quais são as qualidades e os defeitos no modus operandi da empresa. Assim, a ideia não é demiti-lo ou não fazer isso, é de incentivá-lo na contribuição para o negócio.

  • Fornecimento de plano de carreira.

Para garantir ficar com os melhores profissionais, é muito importante entender que a maioria das pessoas se sentem bem mais motivadas em trabalhar em uma organização que fornece um plano de carreira realmente consistente. Essa função fica a cargo do setor de RH.

Ø  Quais resultados podem ser alcançados por um bom RH?

Quando se tem uma boa gestão de recursos humanos, as chances de que seja possível aumentar a produtividade são bem maiores para o seu negócio. Por isso, uma seleção eficiente de funcionários junto a uma gestão eficaz é a receita básica para transformar o ambiente do trabalho.

Assim, no lugar do clima pesado e competitivo, que é tão comum nas organizações, se passa a observar um ambiente mais colaborativo, com profissionais realmente satisfeitos e defendendo os valores e objetivos da empresa.

Ao fazer a contratação de bons profissionais, também existe aumento na produtividade do grupo de funcionários. Por isso, as notas dos funcionários podem ser usadas como um parâmetro para conseguir recompensar e reavaliar a posição de todos os profissionais.

Com isso, será possível acomodar mais responsabilidades para os colaboradores que mais produzem, por exemplo. Além de tudo isso, essas avaliações devem servir de base para uma nova criação de metas. Por exemplo, meta de produtividades que precisam ser atingidas em um período.

Porém, é importante ter cuidado na implementação das metas, elas precisam, antes de tudo, serem realistas e palpáveis. Caso contrário por ocorrer de haver mais estresse na vida das pessoas compõe sua equipe. Por isso o setor de recursos humanos é essencial.

Espero que tenha gostado. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *