7 vantagens de implantar novas tecnologias na indústria

04/10/2018
Por cbbr
implantar novas tecnologias

Implantar novas tecnologias já está presente nas nossas vidas há bastante tempo e de diversas formas. Nas indústrias não poderia ser diferente, com o grande aumento da concorrência no mercado, apenas implantando novas tecnologias é possível se destacar.

No artigo de hoje você vai acompanhar um conteúdo incrível que vai te deixar por dentro das 7 vantagens de implantar novas tecnologias na indústria. Continue lendo a seguir.

Importância de implantar novas tecnologias na competitividade da indústria

O impacto de novas tecnologias é totalmente benéfico para a competitividade na indústria, por uma série de motivos. Os grandes avanços nessa área têm tornado as empresas mais flexíveis em relação as constantes mudanças no mercado.

Porém, ainda existe muito desconhecimento sobre a importância da tecnologia, principalmente entre as empresas menores. Diante desse ambiente, vamos apresentar 5 fatores que exemplificam bem a importância que a as novas tecnologias tem sobre a indústria.

Indústria personalizável

Em um mercado volátil, com um clico de vida cada vez mais curto e uma grande complexidade de produtos, as industrias precisam encontrar tecnologias para tornar sua produção flexível. Para que seja possível atender as novas tendências de consumo e demandas dos clientes.

Com a digitalização da indústria, as organizações irão reagir com mais rapidez para implementar novas configurações, e até reprojetar a produção de forma mais pratica.

O investimento em tecnologia pode parecer alto, mas estima-se que o retorno seja a médio prazo, isso se justifica pelo aumento da produtividade, melhora da competitividade e intensa exploração de novos mercados.

Produção inteligente

produção inteligente

As novas tecnologias colocam o consumidor no centro de todas as ações, isso se torna quase uma obrigação.

Já que o consumidor exige cada vez mais produtos complexos e exclusivos, apenas com a introdução de tecnologia avançada na indústria isso se torna possível.

Com a implantação de novas tecnologias na indústria, fica mais fácil produzir lotes pequenos de produtos customizados e atender demandas personalizadas vindas dos seus clientes, sem que haja um aumento no custo de produção.

Além disso, quando você traz tecnologia de ponta para a indústria, você ganha mais eficiência nos processos internos. Ganha também redução de erros e retrabalhos e gera inovação, uma vez que fica totalmente possível realizar atividades antes muito complexas para a operação humana.

Novos modelos de negócios

Por mais que a inclusão de inovação na linha de produção resulte em uma grande economia de custos, as oportunidades criadas vão além de mera otimização de processos.

Com formas mais eficazes de projetar e criar instalações de produção, espera-se que seja totalmente possível o desenvolvimento de novos produtos para atender ás necessidades de novos clientes.

Além disso, a implementação da tecnologia impulsiona o surgimento de novos modelos de negócios, dando a possibilidade de um aumento na renda da organização.

Mão de obra capacitada

Com todo uma tecnologia maior sendo investida em maquinário, o trabalho nas linhas de produção será enriquecido e humanizado. Enquanto as antigas tarefas manuais, muito provavelmente desaparecerão.

Todo esse ciclo, faz com que os colaboradores se tornem mais capacitados, sendo transferidos para tarefas de controle, manutenção e coordenação. Dessa forma, a empresa ganha bastante no viés estratégico, e entrega mais qualidade no trabalho ao funcionário, comparado ao trabalho braçal de outrora.

Por outro lado, com um numero crescente de ferramentas e máquinas, sua empresa precisará de técnicos especializados capazes de realizar a manutenção de todas essas máquinas, é preciso se atentar a isso.

Industria Sustentável

A implementação de novas tecnologias mostrou aos países que os velhos modelos de industrialização têm gerado escassez de recursos e perda de empregos, criando uma pressão para produzir mais usando menos.

Pensando nisso, se a sua organização pensa em obter sucesso, é preciso pensar que gerar lucro e crescer precisa ser colocado em uma perspectiva de longo prazo, encontrando formas de lidar com as restrições de energia e os impactos sociais e econômicos.

A inteligência artificial como uma realidade

Muitos já sabem, a próxima revolução industrial já começou, e o maior responsável por ela é a inteligência artificial. Ao contrário do que os filmes sempre mostraram, ela já é uma realidade nas indústrias.

A inteligência artificial está mudando a maneira de fazer negócios, diversas aplicações são utilizadas em diversos segmentos do mercado, como varejo e saúde.

Setores de bens de consumo também fazem o uso eficaz da inteligência artificial. Sua força de trabalho vem aumentando com o uso de agentes digitais, os chamados bots, e somente quando necessário é feito o uso de atendentes humanos.

Outro exemplo são as campanhas especializadas em produtos de higiene, que melhoraram suas taxas de aprovação da inspeção de saúde e aumentaram a oferta de serviços para além dos oferecidos.

Entre as empresas mais beneficiadas, as do setor financeiro são as com mais potencial no futuro. Por lidar com uma quantidade enorme de dados sob formas de transações financeiras, a inteligência artificial pode evitar erros, reduzindo custos e ajudando as instituições a serem mais seguras.

A expectativa é de que em um futuro próximo a maioria das instituições financeiras reduzirão em 50% o processamento de dados. Esse número expressivo é uma realidade para outros setores também, principalmente as indústrias.

Os recursos que conseguem introduzir um novo nível de colaboração entre homem e máquina são muitos. Um deles é a automação inteligente, que está presente em call-centers, nesse conceito, as maquinas imitam a aprendizagem, a tomada de decisão e as ações dos seres humanos, por meio da inteligência habilitada por serviços analíticos avançados.

No Brasil, o caminho a ser percorrido em relação à inteligência artificial ainda é longo, porém os empresários sabem que a adoção de tecnologias avançadas pode reduzir custos, melhorar o atendimento a clientes e aumentar a produtividade. Isso deixa claro que a competitividade pode ser mantida por muitos anos, caso a empresa adote tais tecnologias

Em uma visão geral, as indústrias ainda estão se adaptando com a alta tecnologia, e com os impactos positivos que podem ter sobre os seus processos.

A aplicação da inteligência artificial mais focada nas tecnologias das indústrias ajudaria a indústria brasileira no rumo da competitividade internacional e no crescimento econômico.

7 vantagens de implantar novas tecnologias na indústria

A implementação da tecnologia, seja em qual área for, traz inúmeros benefícios para as empresas. Um dos aspectos que mais chamam a atenção são os sistemas de gestão. Eles são capazes de receber informações e programar melhorias em tempo real, com foco na otimização de resultados.

Podemos dizer que essas plataformas terão autonomia suficiente para entender, detectar erros e aplicar melhorias no processo industrial sem a interferência humana.

Parece que deu para entender um pouco da implementação de novas tecnologias na indústria, mas com essas 7 vantagens, você ficará de uma vez por todas convencido da importância da tecnologia na sua empresa.

#1- Melhora na produtividade por meio da automação

melhorar produtividade

O aumento da produtividade é um dos grandes pilares trazidos pela implementação de novas tecnologias na indústria.

De forma reduzida, isso impacta os setores levando benefícios como menores custos e maior lucratividade. Assim como a prevenção de erros e aumento da agilidade de produção.

#2- Mais eficiência na produção

O investimento em maquinários de ponta, com tecnologia de ultima geração, permite que as empresas atinjam uma eficiência maior.

Quando comparado com uma pessoa, um sistema automatizado oferece uma execução com perfeição, pois eles são adequados com um sistema de inteligência que permite a reprodução exata e eficiente dos comandos programados.

#3- Maior segurança

É normal, como em toda empresa, um trabalhador cometer erros, afinal, somos todos humanos.

Porém, com um sistema automatizado, esse tipo de ocorrência fica impossível de acontecer, pois sua operação é toda feita por um computador. Isso reduz a zero a margem de erros e acidentes de trabalho.

Esses equipamentos são projetados para trabalhar em condições impossíveis para colaboradores, já que as temperaturas são altíssimas, além de ter contato com processos químicos, fundição de matéria prima e outros eventuais riscos a vida.

Com a inserção da tecnologia, ela isenta a participação do homem nos processos, oferecendo toda a segurança na operação de atividades nesse local.

Hoje no Brasil, existe uma norma regulamentadora que exige que os fabricantes de maquinários levem em consideração rigorosas normas de segurança do trabalho. Ou seja, um sistema automatizado deve, por obrigação, seguir as leis.

#4- Diminuição da margem de erro

maior segurança

Sabendo que todas as etapas da produção são mensuradas pelo sistema principal, e possuindo um computador que conta com um programa voltado para a inteligência artificial, a execução dos processos têm uma precisão inigualável, deixando em evidencia um dos pontos altos da automação industrial.

Esses programas são indispensáveis para a indústria, pois a sua execução é feita com muito mais segurança, precisão e tempo exato para escalonar a produção.

Uma empresa que não conta com essa tecnologia, não consegue manter os processos. Fica impossível controlar o timing deles, com a apuração necessária.

É bem comum, com a implantação de novas tecnologias na indústria, que além de um programa avançado de inteligência artificial, os sistemas façam uso de sensores.

Eles são mecanismos que têm o objetivo de monitorar o desenvolvimento de todos os processos, isso dá a liberdade de buscar sempre a perfeição na execução, chegando sempre próximo ao que o cliente deseja.

Uma das grandes vantagens é que esse conjunto de tecnologias permite que as falhas sejam minimizadas em todas as etapas do processo industrial.

#5- Entregas super personalizadas ao consumidor

O consumidor vem mudando bastante, se tornando cada vez mais exigente e buscando produtos únicos. Essa busca impõe uma mudança em todo o mercado, fazendo com que o mesmo tenha que se adaptar.

A forte concorrência, em quase todos os setores, aumenta essa personalização pois com tantas empresas oferecendo produtos parecidos, o mais personalizado se destacada.

De fato, as empresas que conseguem esse distanciamento, entregando produtos únicos, são as que mais possuem tecnologias inseridas em sua produção.

A personalização não acaba na produção, o cliente busca um atendimento único também.

Toda essa exigência se estende até a comunicação da empresa, nas ofertas e nos diferenciais que são oferecidos a elas.

A busca por propósito e identificação com os clientes passa por diversas etapas, a grande maioria delas com o auxilio de sistemas de monitoramento e mapeamento do público-alvo. Vemos a tecnologia ajudando de outra forma.

As pessoas acabam buscando identificação com as empresas que consomem seus produtos, se a empresa não se atentar a essas mudanças, consequentemente perderá competitividade.

Diante desse cenário relativamente novo para as empresas, a busca por plataformas digitais para auxiliar nesse processo é obrigatória pois, as organizações estão focadas em criar métodos mais personalizados de comunicação, substituindo produções em escala para tiragens limitadas ou exclusivas.

Um ótimo beneficio de trabalhar com essa personalização dos produtos para os clientes, é a exploração de outros territórios, antes inexplorados, mas agora com muito mais qualidade para oferecer os produtos.

As grades empresas, que possuem um uso maior das tecnologias avançadas, podem realizar uma entrega em escala com personalização mais avançada, com a atual exigência do mercado.

#6- Aumento da vantagem competitiva

A concorrência é inevitável, seja qual for a área da sua empresa, ela tende a crescer pois todas as empresas pensam em crescer e acabam usando tecnologias parecidas. Com isso, elas têm a obrigação de se reinventarem de tempos em tempos.

Para se destacar, é fundamental que a sua empresa busque alternativas para se tornar ainda mais competitiva. É nessa parte que as novas tecnologias se tonam responsáveis por fazer a empresa ter capacidade de competir diante de muitos concorrentes.

A área da robótica, por exemplo, possui tecnologia suficiente para viabilizar uma entrega que reduza os ciclos de produção. Assim, contribuindo para uma melhoria na produção e diminuindo os custos operacionais.

vantagem competitiva

#7- Redução de custos

Além das grandes vantagens apresentadas anteriormente, podemos concluir que a implantação de novas tecnologias na indústria diminui os custos gerais dentro da empresa.

Isso acontece principalmente com a diminuição de gastos com capital humano. Também com o aumento da produtividade e eficácia nos processos.

Como um sistema será responsável por determinadas operações no dia a dia da empresa, não serão mais necessários postos de trabalho com pessoas. Por outro lado, essa equipe especializada poderá trabalhar nas soluções que as máquinas ainda não conseguem resolver.

Em linhas gerais, a substituição de trabalho humano por máquinas também tem diminuição de custos com água e energia elétrica, porque esses serviços serão usados por menos tempo.

Conclusão

É inegável que a implantação de novas tecnologias é benéfica para todas as indústrias.

Concluímos que suas vantagens nos garantem mais retorno financeiro e mais competitividade no mercado. Se você não estava convencido que sua empresa precisa de tecnologia, garanto que agora você sabe qual o melhor caminho para obter sucesso na sua área.

Esse conteúdo pode ajudar muitas pessoas, conhece alguém que precisa ler esse texto? Marque aqui nos comentários!

 

 

7 vantagens de implantar novas tecnologias na indústria
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *