5 vantagens do código de barras em um produto

07/08/2018
Por cbbr
vantagens do código de barras em um produto

Você sabe as vantagens do código de barras em um produto? Quem nunca viu um código de barras em um produto? Acredito que poucas pessoas!

Provavelmente você não saiba para que serve um código de barras. Aliás, isso é mais do que normal, pois, não são todas as pessoas que procuram entender mais sobe eles.

No entanto, se você tem produtos próprios deve saber os benefícios do código de barras em seus produtos. Certamente, se você ignorar isso vai perder vários benefícios.

Muitas vezes, são os mínimos detalhes que nos fazem melhorar nossos negócios e ter mais lucro. Ficou curioso para aprender mais sobre o assunto?

Quais as vantagens do código de barras em um produto?

Código de barras é um código utilizado para identificar produtos diversos. Através de um código de barras fica mais fácil empresas e fábricas controlarem produtos, visualizarem informações de notas fiscais, entre outras.

Os códigos de barras não podem ser dispensados, o seu uso é de extrema importância em qualquer mercado de produtos. Cada produto possui um único código de barras, assim, não é possível ter outro código.

De maneira geral, os códigos de barras servem para ter um controle extremamente efetivo da existência dos produtos no mundo.

Para ler códigos, foram desenvolvidos softwares e aparelhos como os leitores a laser e outros. A decodificação faz com que todas as informações contidas no código passem para um computador ou outras máquinas.

Redução de gastos na empresa

redução de gastos

Um dos benefícios do uso dos códigos de barras é a redução de gastos na empresa. Através do controle assertivo de produtos é possível planejar melhor as compras e todo o controle de estoque.

Além de controlar a quantidade de produtos na empresa, o uso dos códigos de barras é importante pois reduz o tempo de trabalho dos colaboradores.

Por exemplo, se uma pessoa leva horas para contar todo o estoque, com um simples leitor de códigos é possível contar bem mais rápido. Toda empresa deseja evitar gastos excessivos, isso é fato!

Facilidade no gerenciamento de produtos

Como cada produto possui um código, então já dá para entender a importância do gerenciamento de produtos através desses códigos.

No entanto, não podemos deixar de destacar que os códigos são reconhecidos mundialmente. Portanto, os códigos são usados para o gerenciamento de produtos importados.

Os códigos possuem um padrão numérico que é usado na maioria dos países, com exceção dos Estados Unidos da América e Canadá.

De fato, em outros países um produto que é comercializado mundialmente possui o mesmo código de barras, isso facilita as relações exteriores.

Contudo, não se pode negar que os benefícios do uso de código de barras são muito relevantes para todo mercado de compra, venda e fabricação de produtos.

Melhoria no comércio

Quando falamos sobre melhorias no comércio, podemos citar várias. Os códigos ajudam:

  • a dar mais agilidade na contabilização de produtos.
  • a reduzir custos e horas de trabalho
  • na melhora todo o comércio mundial.

Todo o processo de pedidos e controle de estoque de produtos são melhorados.

O processo de gerenciamento por códigos de barras está sendo usado desde os anos 80 no Brasil, o que facilita toda a logística no país. O controle por códigos evita atrasos e erros nos dados.

Com o aumento da tecnologia a maioria dos trabalhadores pararam de memorizar grandes códigos. Quem já trabalhou em uma loja ou em qualquer empresa que gerencia produtos sabe o quanto isso é bom.

Graças ao uso da tecnologia, nos dias de hoje não é necessário tanto esforço para controlar produtos nas empresas, algo muito bom, não é mesmo? Continue lendo o artigo e saiba mais sobre esses códigos simples que são de grande serventia.

Garantia e validação dos produtos

Um produto que não possui código de barras pode ser duvidoso a depender do seu segmento. Além de tudo, a falta do códigos pode trazer vários problemas.

De fato, algumas empresas não podem deixar de trabalhar com código de barras, especialmente empresas que comercializam produtos como:

  • Brinquedos diversos
  • Legumes e verduras
  • Roupas e calçados

Existe alguns tipos de códigos de barras que validam produtos, eles são chamados de EAN-13. De fato, esse tipo de código é como um registro geral dos produtos.

Outro tipo de código é o DUN-14, que na verdade é um número unitário de distribuição. Esse tipo de código é usado para diferenciar produtos como as embalagens.

Os códigos são responsáveis pela automatização do processo de controle e distribuição de produtos de diversos setores.

Se a sua empresa fabrica ou comercializa produtos como os que foram citados aqui, os códigos de barras podem te ajudar no controle e gerenciamento deles.

Mais autoridade no mercado que os concorrentes

O uso de códigos de barras é um fator que pode deixar as empresas na frente da concorrência. Certamente, não são todas as empresas que usam o sistema de códigos no seu gerenciamento.

Então, podemos afirmar que as empresas que usam os códigos de barras deixam a concorrência para trás no mercado.

A utilização dos códigos ajuda mais e mais no gerenciamento e na agilidade de reposição de produtos. Portanto, não podemos negar que quem usa algo exclusivo no mercado sai na frente.

Se você quer ganhar tempo e melhorar o controle de estoque da sua empresa, basta começar a usar códigos de barras. Além disso, você vai conquistar autoridade no mercado em que atua.

A autoridade de mercado é algo muito importante. Por exemplo, uma empresa como a coca cola, é autoridade máxima no mercado de refrigerantes.

Se esse conteúdo te ajudou, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Assim, você vai ajudar outras pessoas curiosas para saber sobre os códigos de barras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *