7 ferramentas gratuitas para a produção de conteúdo

22/03/2018
Por cbbr
produção de conteúdo
7 ferramentas gratuitas para a produção de conteúdo
Avalie este artigo

Quando o assunto é produção de conteúdo, você com certeza quer conhecer as melhores ferramentas para essa finalidade, não é mesmo?

Existem muitos tipos de conteúdo, e citar 7 ferramentas com o mesmo objetivo não valeria muito a pena, e seria muito ineficaz.

Por isso, separamos um conjunto de 7 ferramentas diferentes, que você pode usar da maneira que quiser, sendo uma, duas, ou mais delas somete para criar seus conteúdos e eles não se tornarem enjoativos.

Por isso, faça bom proveito de todas elas, sem ignorar seu bom uso. Se possível, vá usando todas, de uma por uma para ver como se sai em cada. Isso lhe despertará ainda mais o seu lado criativo.

Além disso, irá lhe proporcionar conteúdo de fácil compartilhamento, em que as pessoas poderão se identificar e mostrar a seus amigos.

Sem dúvidas, essas ferramentas são excelentes para todos os que quiserem uma boa produção de conteúdo. Por isso, vamos lhe apresentar aqui 7 delas que são gratuitas para seu uso.

1. Meme Generator para a criar de memes

meme generator

Atualmente, os memes, são o que chamamos de “piadas internas”, fáceis de de imitar, mas nem tanto de se fazer direito.

Os memes não são eficazes para todos os tipos de marcas, mas já se mostraram uma excelente maneira de criar identificação com o público da nova geração, caso sua marca tenha senso de humor.

O segredo é buscar por um meme que atemporal, ou que seja uma tendência atual. Depois o ideal é adaptá-lo de acordo com as necessidades da sua marca, a fim de agradar seu público.

Você pode usar o Meme Generator e criar memes padrão que a maioria das pessoas reconhece quase que imediatamente.

Você também pode usar o aplicativo Know Your Meme. Ele é, na verdade, um ótimo recurso para encontrar alguns memes para você aproveitar, assim como os modelos interessantes que sirvam de inspiração.

Dessa forma, você pode ir além do meme tradicional com legenda, e ainda consegue alavancar alguns menos conhecidos (é possível adicionar textos com facilidade, usando ferramentas como Powerpoint ou o KeyNote).

Leia Mais:

2. Lumen5 para vídeos editoriais

lumen 5

Os vídeos editoriais também são uma ótima alternativa na produção de conteúdo. Ele também serve como complemento de artigos longos ou até mesmo os artigos curtos em forma de listas (“listicles”).

Como eles são vídeos, é possível carregá-los diretamente para os sites como Facebook, Twitter, YouTube e dentre outras plataformas para aproveitar o público que as acessa.

O Lumen5 tem se mostrado uma ferramenta bem útil, já que permite que você crie conteúdo no formato de vídeo em pouco tempo.

Pode-se ver que ele coloca em suas mãos o poder dos vídeos para redes sociais.

  • Veja abaixo o que você pode fazer:
  • Importar uma postagem ou script do blog (ou começar do zero)
  • Escolher uma biblioteca de fotos e música
  • Fazer ajustes no texto e ritmo
  • Fazer o upload do seu vídeo onde você quiser.

Sem nenhum tipo de dúvidas, essa ferramenta merece sua atenção na produção de conteúdo.

3. Fake iPhone Text Generator para diálogos

fake iphone

Você provavelmente já encontrou na internet algumas capturas de tela de conversas engraçadas pelo iPhone, não é mesmo? Afinal, quem nunca?

Você não precisa se preocupar em tentar inventar essas conversas manualmente. Basta usar o Fake iPhone Text Generator e criá-las em apenas alguns segundos.

Esse tipo de imagem pode ser usado para fazer seu público rir, anunciar um evento futuro ou se comunicar de forma criativa através de diálogo, usando os mesmos com inspiração.

Sem dúvidas, essa ferramenta foi uma das ideias mais criativas que você já viu, não é mesmo?

4. GIPHY para GIFs

Não importa a forma como você pronuncia: “gifs” ou “jifs”. O importante é saber que os GIFs são um tipo versátil de micro conteúdo e uma maneira positiva de chamar a atenção de outras pessoas.

Com essa ferramenta, o GIPHY, você consegue acessar toda uma biblioteca de GIFs que já existem, ou (a melhor parte vem agora) criar a sua própria biblioteca desde um vídeo do YouTube ou de suas próprias filmagens.

Há muitas opções de edição e a possibilidade de incorporar o seu GIF hospedado no próprio aplicativo (ou site) GIPHY ou até mesmo baixar o arquivo de origem e fazer upload em outro local, como nas redes sociais.

Você pode usar esses GIFs para:

  • Entreter seu público
  • Explicar como fazer algo (por exemplo, como usar um site ou aplicativo)
  • Interagir com as pessoas ao fazer comentários nas redes sociais, como facebook ou no twitter.

Não há como negar que na produção de conteúdo, os gifs são incríveis, não é mesmo?

5. Canva para citações

As ilustrações com breves citações (palavras emprestadas de outras pessoas que são embelezadas através do design), são uma excelente fonte de inspiração e motivação para muita a maioria das pessoas.

E se a motivação for a alma de toda a sua marca (por exemplo, caso seus produtos estejam relacionados com áreas como fitness ou produtividade), pense na possibilidade de integrar gráficos de citação em suas publicações nas redes sociais.

O Canva é uma das melhores ferramentas para fazer desenhos rápidos. Algumas pessoas levam menos de um minuto para fazer uma imagem criativa.

Mas, como você já deve estar imaginando, o Canva é ainda mais útil para fazer postagens em suas redes sociais, já que ele oferece dimensões ideais para cada plataforma social específica (tal como o famoso Instagram).

Se estiver em busca de citações instigantes, você pode encontrar facilmente no Brainy Quotes um repositório de frases marcantes, para os mais diversos tópicos, faladas elas por uma infinidade de autores, palestrantes ou pessoas famosas (a preferida da maioria dos usuários).

6. Qzzr para testes

Você gosta de testes online? Que tal criar o seu próprio?

Seja tentando nos dizer quem somos em um filme ou desenho, conferindo o quanto sabemos também ou identificando quais são as nossas necessidades, esses testes oferecem um tipo de conteúdo divertido e interativo.

Além disso, eles são realmente mais fáceis de fazer do que você imagina. Você só precisa de uma ferramenta para isso.

Existem várias ferramentas de testes, mas o Qzzr é uma das mais conhecidas e preferida dos amantes desses jogos. Acima de tudo, ele chega a ser muito útil, mesmo no plano gratuito.

Se o seu público se identificar de fato com os testes que você já tiver criado na versão gratuita, considere adquirir um plano pago e começar a usá-los no Qzzr para receber e-mails e promover a conversão de leads online em clientes fiéis.

Dependendo de como seu teste tenha sido criado, você também pode usar as respostas para criar “perfis de leads” com base em informações coletadas pelo mesmo, como cores e estilo favoritos, por exemplo.

Essa ferramenta é tão eficaz, que lhe permite fazer até três tipos de testes, sendo eles:

  • Testes de personalidade:

Com base nas respostas que forem fornecidas, os testes de personalidade associam o respondente a um tipo de personalidade, celebridade ou personagem de filmes, desenhos e séries.

Isso acaba se tornando um perfil resumido das pessoas, que, ao verem o resultado, compartilham o mesmo em suas redes sociais, mesmo se não concordam com eles.

  • Testes de listas

São testes que simplesmente nos fornecem um resultado com base em quantos itens selecionamos através de uma lista, geralmente usado para ajudá-lo a avaliar onde situamos em uma escala específica.

  • Testes com pontuação

Esses são os testes mais tradicionais –  que você faz para comprovar o que sabe (jogo de perguntas) sobre algo que gosta.

Mas, em vez de se figurar entre os primeiros da sua turma da escola, você poderá se exibir em seu círculo social.

Qualquer que seja o teste, eles oferecem o potencial de criar um loop viral através de compartilhamento nas redes sociais:

  • Você faz o teste
  • Obtém o resultado
  • Compartilha com seus amigos
  • Alguns deles também podem fazer o teste e fomentar a repetição do processo.

Uma outra opção também é usar o Typeform para criar testes com visual mais elegante, calculadoras e outras ferramentas interativas.

Vamos então ver agora o último item de nossa lista.

7. Playbuzz para conteúdo interativo

Por último, mas com certeza muito eficiente também, o Playbuzz é uma plataforma que oferece um conjunto completo de ferramentas para a produção de conteúdo interativo, e o melhor: gratuito.

O foco dessa ferramenta é lhe permitir criar seu conteúdo interativo, incorporável, no estilo do Buzzfeed, que acaba cativando seu público e seja compatível para compartilhamento.

Ele também oferece a funcionalidade de integração de comentários e compartilhamento através do Facebook, lhe oferecendo, assim, uma boa experiência nas redes sociais.

Existe ainda uma série de possibilidades e casos de uso para essa ferramenta.

Veja o que você pode fazer:

  • Criar um teste para orientar seu público-alvo em uma decisão de compra
  • Talvez testar o quanto eles sabem a respeito de um nicho específico
  • Exibir um slideshow com uma pequena lista de dicas
  • Até mesmo escrever uma publicação no estilo típico do Buzzfeed

Outras funcionalidades interessantes dessa ferramenta são os gráficos de desempenho do conteúdo interativo que você já criou e a oportunidade de compartilhar seu trabalho na rede do Playbuzz.

Você pode se sentir livre para navegar pelos exemplos da comunidade do Playbuzz para ter uma noção do que consegue criar.

Qual é o seu kit de ferramentas para a produção de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem grande potencial para ser muito mais do que apenas criar postagens em um blog.

Você tem a oportunidade de oferecer conteúdo original, interativo, envolvente, engraçado ou inovador para conseguir se destacar na internet e se distinguir de seus concorrentes.

Juntamente com boas ideias que você tenha, essas ferramentas acima são úteis para manter seu marketing de conteúdo e publicações de mídias sociais atualizadas e atraentes por muito tempo, de acordo com sua utilização.

Qual usar primeiro?

Não há um padrão para qual ferramenta você deve usar primeiro. Nosso incentivo, porém, é que você busque aquela que mais parece atender suas necessidades.

Por isso, melhor a se fazer é encontrar uma boa forma de usar a sua criatividade, o que lhe disponibiliza uma série de opções.

Por isso, encontre a ferramenta de produção de conteúdo que mais se parece com o que você quer produzir. Pois assim será fácil para você encontrar uma boa ferramenta para usar como, com já mencionamos antes.

Acima de tudo, não deixe de aproveitar o melhor que cada uma delas tem a lhe oferecer. Não se limite apenas a uma também, pois todas são fáceis de usar, e muito queridas por quem já tem experiência.

Agora que você as conhece, fica ainda melhor produzir bons conteúdos para compartilhar.

Como você viu a produção de conteúdo por de ser mais fácil do que pensa, usando apenas essas 7 ferramentas tão criativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *